O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) será o relator na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do parecer que recomenda a rejeição das contas de 2014 do governo, anunciou na noite desta quarta-feira (21) a presidente da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).
Há duas semanas, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, parecer que recomenda a rejeição das contas do ano passado do governo da presidente Dilma Rousseff. Devido a supostas irregularidades, como as chamadas “pedaladas fiscais”, os ministros entenderam que as contas não estavam em condições de serem aprovadas.
Gurgacz é líder do PDT e vice-líder do bloco de apoio ao governo no Senado. Na recente reforma ministerial, o PDT foi contemplado com um ministério, o das Comunicações, comandado pelo então líder do partido na Câmara, deputado André Figueiredo (CE).
O anúncio da indicação de Gurgacz foi feito após o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), conceder, nesta quarta-feira (21), prazo de até 45 dias para o governo se defender em relação ao parecer do TCU que recomenda a rejeição das contas do governo de 2014.
Com isso, a tramitação do processo no Congresso levará mais tempo, já que o parecer do TCU só será encaminhado à CMO depois de o governo apresentar a defesa. Somente após apreciação pela comissão, o plenário vai deliberar sobre a aprovação ou rejeição das contas.
‘Neutralidade’
A senadora Rose de Freitas afirmou que escolheu Acir Gurgacz como relator devido à “neutralidade” do senador.
“A seleção foi exatamente em cima das premissas que estabelecemos. Todos são dignos da confiança, mas a experiência, a seriedade e um pouco da neutralidade pública das posições colocadas, se tira Dilma, deixa Dilma, esse tem sobriedade, discrição e sabedoria”, afirmou.(Agência Estado)