Home » Sem categoria » RENAN DÁ ATÉ 45 DIAS PARA O GOVERNO SE DEFENDER DE PARECER DO TCU

RENAN DÁ ATÉ 45 DIAS PARA O GOVERNO SE DEFENDER DE PARECER DO TCU

RENANO presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), concedeu nesta quarta-feira (21) prazo de até 45 dias para o governo federal se defender em relação ao parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda a rejeição das contas de 2014.

Com isso, a tramitação do processo no Congresso levará mais tempo, já que o parecer do TCU só será encaminhado à Comissão Mista de Orçamento (CMO) depois de o governo apresentar a defesa. Antes de ir para votação no plenário, o parecer tem de passar pela comissão.

Há duas semanas, o TCU apontou no parecer supostas irregularidades nas contas do governo, entre os quais as chamadas “pedaladas fiscais”. Com isso, os ministros entenderam que as contas não estão em condições de serem aprovadas.

Renan Calheiros assinou o despacho que dá ao governo um prazo de 30 dias, prorrogável por mais 15 dias, para a apresentação de uma defesa ao Congresso.

Contraditório
O documento tem data de terça-feira (20). No texto, o presidente do Congresso argumenta que o objetivo da decisão é “garantir o devido processo legal e o direito ao exercício do contraditório”, previstos na Constituição.

Renan Calheiros argumenta que o governo pode fazer nova defesa devido ao fato de, no Congresso, o exame das contas ser “político”, diferente do TCU, onde se tratava de um julgamento técnico.

“Embora tenha sido estabelecido o contraditório no âmbito do Tribunal de Contas da União, naquela ocasião se tratava de um julgamento técnico, enquanto agora, perante o Congresso nacional, far-se-á outro tipo de exame, de natureza política, no qual o entendimento do TCU será elemento de formação da convicção dos senhores parlamentares”, escreveu.(G1.COM)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários