Um antigo pleito dos avicultores do sertão do São Francisco foi defendido pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB). O socialista formalizou um pedido por meio de indicação à Secretaria de Agricultura do Estado para construção de um abatedouro público de aves em Petrolina. O equipamento atenderia não só os produtores petrolinenses, mas centenas de avicultores de municípios próximos.
De acordo com o parlamentar, o abatedouro além de assegurar melhores condições de trabalho e higiene, pode aumentar a produção da avicultura do São Francisco. “A criação de estrutura uma exclusiva para os avicultores pode aumentar a comercialização e reduzir gastos, o que garantiria aos produtores ampliar os investimentos nos negócios”, explica Miguel.
Potencial – A avicultura é um dos setores produtivos que mais pode crescer no Nordeste. Este é um dado apontado por uma recente pesquisa encomendada pela Associação de Avicultura de Pernambuco (Avipe). O estudo mostra que, apesar de 30% da população ser nordestina, a produção avícola na região corresponde somente a 8% no país. A pesquisa afirma ainda que a produção no Nordeste deve triplicar nos próximos dez anos, mas para isso é necessário maiores investimentos em infraestrutura e redução de custos na produção. (FOTO: João Bita)