Durante reunião ontem (13) com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, de representantes da Pastoral Carcerária e de comunidades de leigos católicos, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ouviu sugestões para promover uma melhoria no sistema prisional de Pernambuco.
“O Estado vai agir para manter a ordem e promover os direitos humanos dentro das unidades prisionais”, afirmou o secretário, que destacou a importância da participação da sociedade para que o sistema seja, de fato um espaço de ressocialização.
A reunião, realizada a pedido de Eurico, na sede da Arquidiocese de Olinda e Recife, também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, que falou sobre a situação atual das unidades da Funase, bem como investimentos que estão sendo realizados.
Durante o encontro, Pedro Eurico afirmou que está com uma agenda de reuniões confirmada com representantes da comunidade evangélica e de diversos setores da sociedade civil para discutir alternativas para o sistema prisional.
“O primeiro passo já foi dado. A demanda é enorme e por isto também convidamos outras comunidades católicas para que possam apoiar a Pastoral Carcerária. No próximo dia 31, às 08h30, durante a primeira reunião de formação da Pastoral Carcerária do ano, na sede da CNBB, na Rua Dom Bosco, no Recife, também estarei presente para continuar debatendo alternativas para fortalecer nossa participação”, afirmou o arcebispo Dom Fernando Saburido.(Fabiana Gonçalves)