A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social, realizou, na última sexta-feira (12/12), no antigo Espaço Cultural Rogaciano Leite, a formatura do Curso de Processamento Primário de Frutas do Programa Pernambuco no Batente, oferecido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco.
Segundo Lucielda Nunes, coordenadora municipal do Programa Pernambuco no Batente, foram certificados 100 beneficiários. Para a secretária de Ação Social do município, Cláudia Patriota, a conclusão do curso representa o início de uma nova etapa na vida dos formados. “Estou muito feliz por todos. Quero parabenizar cada um pela persistência e força de vontade”, frisou.
De acordo com o supervisor estadual do Pernambuco no Batente, Paulo Cesar, o programa é voltado para famílias em vulnerabilidade social e promove ações para a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, contribuindo para o processo de emancipação social dos beneficiários e diminuindo a dependência de programas e benefícios sociais do Governo Federal.
O prefeito Arquimedes Machado destacou a importância da qualificação para a geração de emprego e renda. “Com o fim do curso, agora vamos lutar para colocar a fábrica do Ambó para funcionar. Nossa expectativa é a melhor possível. Fizemos uma grande reforma na estrutura da fábrica e compramos novos equipamentos. Hoje a fábrica está pronta para receber toda a produção de caju, goiaba, banana e outros frutos do município”, ressaltou.
O Curso de Processamento Primário de Frutas teve duração de um ano e possibilitou a formação de profissionais na área de processamento, derivação e produção de poupas de frutas e vários tipos de doces. Ao final da solenidade de formatura foi servido um jantar ao som de Aldinho do Acordeom.(Assessoria de Comunicação)