Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Administradores
No dia da eleição que elegeu Fernando Collor para Presidente de República um amigo sociólogo afirmou: “Hoje, independente do resultado da eleição, começa um novo ciclo no Brasil. Em cinquenta anos teremos um país decente, primeiro a organização política, em seguida a massificação do ensino superior, depois o resgate de valores morais perdidos”.
Passados vinte e cinco anos percebo que a receita do meu amigo não foi absorvida em sua plenitude. A organização política caminha em passos lentos, a massificação do ensino superior tem ocorrido de certa forma, o problema maior tem sido o resgate de valores morais, que permanece adormecido.Aquifalaremos do segundo item. É inegável que a massificação do ensino superior tem acontecido por meio do ensino à distância, semipresencial e presencial, por todo país temos opções para nossos jovens e adultos ingressarem em uma instituição de ensino superior.
Alguns discutem a qualidade do que é ensinado, tenho plena convicção que muito depende do aluno. Esta “estória” de falta de base é desculpa. Metendo a cara nos livros barreiras serão rompidas.
Uma das áreas em que a massificação aconteceu foi a administração, existem várias opções. Atualmente os cursos de administração contam com mais de oitocentos mil alunos matriculados e, conforme dados oficiais, os Conselhos Regionais de Administração alcançaram a marca de 343.477 profissionais registrados em janeiro de 2014.
O dia do administrador 09.09 foi oficializado através da Lei 12.967, de 06.05.2014. O dia era comemorado tradicionalmente em função a data da Lei 4.769, de 09.09.1965, que regulamentou a profissão.
Resultado de pesquisa recentemente realizada pela Consultoria “Universum” entre fevereiro e maio deste ano, com 13.477 estudantes aponta a preferência dos acadêmicos por empregos em grandes organizações, no entanto, as empresas de pequeno e médio porte estão recebendo esta mão de obra qualificada na condição de empregados e empreendedores.
Estudos revelam que os empreendimentos gerados por administradores recém-formados crescem e caminham em direção à perenidade. Os fantasmas que rondam as organizações estão pouco a pouco eliminados por meio de práticas administrativas contemporâneas e aderentes as particularidades deste importante universo empresarial.
O binômio teoria x prática pode e tem contribuído para criação do país decente que meu amigo profetizou em 1989. Parabéns administradores do BRASIL.
Por: Ademar Rafael

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários