Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Quem são os donos dos rios?
A disputa entre cariocas e paulistas que foi alimentada por muito tempo pelas partidas entre o Santos de Pelé x e o Botafogo de Garricha e Flamengo x Corinthians, donos das maiores torcidas do Brasil, ganha um novo componente, o Rio Paraíba do Sul.
O conflito hídrico causado pela perspectiva de utilização das águas do rio para abastecer o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento da região metropolitana de São Paulo, está dando contornos para disputa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
As autoridades do Rio de Janeiro partiram para briga em favor do rio que eles desviam para abastecer a capital e cidades do entorno e que eles poluem em Resende, Barra Mansa, Campos e outras cidades e que se acham donos.
O governo de São Paulo afirma que tem direito em utilizar as águas do rio uma vez que em seu território ele nasce. Seria bom ouvirmos a voz dos “intelectuais” paulistas que fizeram editoriais contra a transposição do São Francisco, fazendo coro com os nossos vizinhos Bahia e Sergipe.
Os ambientalistas de plantão defendem que as águas dos rios devem correr para o oceano e a população que crie mecanismos para suprir suas necessidades básicas, para eles a preservação está acima das carências humanas.
A falta de investimento no setor e os desperdícios do precioso líquido nas residências são os principais motivos da crise, culpar falta de chuva é ter pouca criatividade.
A sorte é que os “tucanos”, governantes de São Paulo desde a era Mario Covas, por serem dotados de poderes quase “divinais” encontrarão o caminho para solucionar o problema. Estamos em ano eleitoral período em que as habilidades multiplicam-se. Esquecida a briga cariocas x paulistas x ambientalistas fica uma certeza: A culpa é de São Pedro, com ele está a chave do céu o do registro que libera a água.
Por :Ademar Rafael 

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments