Home » Pernambuco » PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

O programa Pacto Pela Vida, implantado pelo Governo de Pernambuco em 2007, registrou, pelo sétimo ano consecutivo, uma redução de 7,6%, em 2013, na comparação com 2012, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede o número de homicídios e latrocínios por 100 mil habitantes. Desde sua criação, o Pacto Pela Vida reduziu em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas em sete anos. Ao alcançar sete anos consecutivos de queda na criminalidade, o Estado é o único do Nordeste que apresenta declínio nos índices de violência. O mesmo acontecendo com o Recife, única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.
Na análise dos dados por município, apenas em 2013, a capital pernambucana apresentou uma queda de 24,7% na taxa de homicídios e obteve 140 dias sem ocorrência de assassinatos. Na tabulação dos números nos últimos sete anos, Recife atingiu um patamar de redução de 60,88%. Para colaborar na redução da violência, a gestão municipal, após receber sugestões de vários setores da sociedade, lançou, no último mês de julho, o Pacto pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil. Também foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento, em 13 bairros da cidade, reforçando a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais.
Além dos vários municípios que diminuíram seus índices de CVLI, 13 cidades pernambucanas não registraram nenhum homicídio durante todo o ano de 2013. São eles: Salgadinho, Brejinho, Solidão, Buenos Aires, Calumbi, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Poção, Santa Filomena, Triunfo e Verdejante. O distrito de Fernando de Noronha também não registrou homicídios no ano passado. Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu em 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto Pela Vida.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu os resultados à decisão política do governador Eduardo Campos de ter optado pela criação efetiva de uma política de segurança pública e Defesa Social para o Estado. “Com a decisão, buscamos conhecer quais eram os problemas que levavam à violência e, a partir de um diagnóstico, investimos na complementação do efetivo, na integração entre os órgãos operativos da SDS e em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade civil.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários