Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Retrospectiva 2013
Final de ano é hora de fazermos uma retrospectiva. Para este texto usei a numerologia 2013 = 6 (2+0+1+3) e minha percepção sobre seis ocorrências destacáveis no ano que se encerra, extraídas de fatos reais, sem ordenação quanto ao grau de importância.
Iniciamos com a sensação de que a impunidade começa a ser banida no Brasil com a execução das penas impostas aos condenados pelo Supremo na Ação Penal 470, popularizada como Mensalão. Foi o começo, há muito campo a ser percorrido.
Destacamos queda do mito “EUA” perante seus aliados diante da comprovação de espionagem pelo mundo, sob as ordens do xerife do universo. Foi a constatação do que todo mundo sabia e não queria dizer por total omissão aos “ianques”.
Registramos o “pulo de cerca” do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Após anos sob às ordens do comandante Lula rebelou-se nas eleição de Recife ao eleger uma “ponte”, “poste” quem elege é o ex patrono. O roçado petista pode ter perdido um operário o mundo politico, com certeza, ganha um rebelde com causa: A Presidência de República.
Assistimos no Rio de Janeiro, sob orientação espiritual do carismático Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude. O novo pontífice demonstrou seu jeito diferente de tratar os católicos. Ao substituir Bento XVI o argentino deu outra cara ao catolicismo. 
Vimos protestos de diversos tons, exigindo um amontoado de coisas. Positivo nos movimentos foi a ausência de lideranças formais e a espontaneidade. Como ponto negativo identificamos a presença de “agentes”, pagos por não sei quem e sob proteção de máscaras, que causaram destruição em patrimônios públicos e privados. O movimento durante a Copa das Confederações acendeu a luz amarela, alguns políticos entenderam a mensagem. 
Encerramos com a perda de Mandela, este sim um líder acima dos interesses mesquinhos dos países centrais e do capitalismo cruel. Suas causas e seus ideais aproximam sua figura de líderes da estatura de Gandhi e Martin Luther King Jr. Que venha 2014…

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários