Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Perdi meus ídolos
No início dos anos 70, época que eu estudava no Ginásio Industrial, movido por ideais de Dom Francisco e de outros mensageiros da liberdade inocentemente acreditava na luta em favor de um país mais justo socialmente.
Em 1974, durante a campanha de Marcos Freire ao senado, comecei a admirar o quinteto; Cristina Tavares, Fernando Lira, Jarbas Vasconcelos, Marcos Freire e Roberto Freire.
Nos pleitos eleitorais entre 1978 e 1994 sempre votei em um deles na expectativa de que seriam guardiões da guerra contra os desníveis sociais do Brasil. No Mato Grosso do Sul no ano de 1985 fui assistir um pronunciamento de Fernando Lira na campanha de prefeitos das capitais. Naquela época vibrei com a vitória de Jarbas Vasconcelos na eleição de prefeito da capital de Pernambuco.
Hoje, 40 anos depois percebo que perdi meus ídolos. Marcos Freire foi tragado em 1987 por acidente aéreo na região que atualmente resido no Pará; Cristiana Tavares foi derrota na luta contra um câncer em 1992 e Fernando Lira faleceu no início de 2013. 
Jarbas Vasconcelos e Roberto Freire transformaram-se em porta vozes da turma de José Serra, em nada espelham os líderes que tanto admirei. Não há crime em mudar, o preço é que a identidade original fica no caminho, a segunda via costuma perder nitidez.
Hugo Chaves trocou a direita pela esquerda, o militarismo pelo populismo e morreu caricaturado de ditador. Os dois remanescentes dos meus ídolos da juventude estão em uma encruzilhada, os eleitores no próximo ano darão rumo às suas trajetórias.
Neste período, teimosamente, continuei do mesmo lado apesar de convivência cotidiana com o capital – dos outros é claro. 
Fico, portanto, com a mensagem “A pobreza é fruto da falta de acesso, à riqueza, ao conhecimento e ao poder” escrita por Juarez de Paulo, no artigo “Desenvolvimento é coisa séria”. 
Na expectativa que isto mude a utopia continua morando comigo.
Por: Ademar Rafael

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários