A comunidade da Carapuça vinha sendo abastecida, precariamente, com a água do poço perfurado em São Domingos. Há duas semanas, a sobrecarga causou um curto circuito na bomba, que parou. Apesar de a Prefeitura ter, rapidamente, consertado a bomba, a vazão não dava para abastecer suficientemente as duas comunidades.
Para acabar com o problema que terminava afetando Carapuça e São Domingos, a Prefeitura perfurou um poço na Carapuça. No último Domingo (21), o Prefeito de Afogados da Ingazeira esteve na comunidade para inaugurá-lo. Com vazão de 3.200 litros por hora, com água boa, própria para o consumo humano, o poço libertou as mulheres e homens que moram na Carapuça do galão de água, do carroceiro, do carro-pipa.
Muitas mulheres se queixaram que já estavam com feridas na cabeça de tanta lata d’água que carregavam. As mais idosas, com dificuldades para carregar as latas, se queixavam de que já não tinham mais dinheiro para comprar água dos carroceiros.
Esse problema acabou. A água do poço foi encanada para as casas, garantindo água na torneira de 80 famílias. O Presidente da Câmara, Augusto Martins, participou da festa de inauguração. “O Prefeito abriu o cofre, não mediu esforços para garantir água na zona rural. Todo Domingo a pisada tem sido essa, inaugurar poços, barragens e sistemas de abastecimento de água na zona rural,” declarou Augusto. Outro que também acompanhou as atividades foi o Vereador Reinaldo Lima.
“Só quem carregou água no galão sabe o sofrimento que é. A Carapuça é mais uma comunidade liberta desse sofrimento. E isso é só o começo. Muita coisa boa vem por aí. Quero até o final do mandato, universalizar o acesso à água,” afirmou o Prefeito José Patriota. Ele aproveitou para anunciar, em breve, a inauguração do Sistema de Abastecimento de água da comunidade do Baixio da Carapuça, onde mais 60 famílias serão beneficiadas.