O Jornal do Comercio, em suas edições deste final de semana, destacou importantes ações de infraestrutura hídrica que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira.
Em sua edição de Sábado, no caderno Cidades, mais especificamente na coluna “Do Litoral ao Sertão”, comandada pelo jornalista Wilfred Gadelha, o jornal destacou o colapso no abastecimento de água no município, dando ênfase aos poços que estão seno perfurados pela Prefeitura na zona urbana do município.
Segue a nota na íntegra:
“Afogados na Seca – A crise no abastecimento de água em Afogados da Ingazeira é séria. A Barragem de Brotas, responsável também por levar água a Tabira, está seca. Desde 1977, quando foi inaugurado, o reservatório nunca tinha ficado vazio. Hoje, sobraram só lama e matéria orgânica em decomposição (foto). A Prefeitura autorizou a perfuração de mais 11 poços, na tentativa de minimizar o impacto do problema para os cerca de 36 mil habitantes do município do Sertão do Pajeú. Anteontem, o Ministério da Integração Nacional anunciou que abriu a torneira: a Adutora do Pajeú começou a funcionar, levando água para oito municípios além de Afogados. Quer dizer, funcionando apenas a primeira parte, que custou a bagatela de R$ 200 milhões para beneficiar 210 mil pessoas. A Segunda etapa, orçada em R$ 347 milhões, ainda nem começou. Ainda está na fase de licitação. Até lá, tudo continua como antes.”
Neste Domingo, o jornal destacou a inauguração de um chafariz na comunidade de Retiro, onde a Prefeitura perfurou um poço com vazão de mais de dois mil litros por hora. A matéria saiu na coluna Repórter JC, do jornalista Jodeval Duarte. Segue na íntegra: “A inauguração de um chafariz: Está programada para hoje a inauguração deste chafariz (foto), em Afogados da Ingazeira. Não é exagero. Para quem passa pelo Pajeú é compreensível a festança e, até, o gesto dramático de levantar os braços ao céu. A seca por ali é uma tragédia que se repete todo santo dia.”
Embora o jornal não tenha dado o devido crédito, as fotos que ilustraram as duas notas, como sempre, do competente fotógrafo Afogadense, Cláudio Gomes.