Home » Pernambuco » GESTORES MUNICIPAIS DE TURISMO RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO PERQUALI

GESTORES MUNICIPAIS DE TURISMO RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO PERQUALI

Gestores públicos municipais de turismo, que participaram do curso de qualificação Perquali, receberam hoje os certificados e declarações de conclusão, no Auditório Brum do Centro de Convenções. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e executado pelo  Instituto de Desenvolvimento Brasileiro (INDEBRÁS), teve como foco a preparação dos profissionais para o planejamento e gestão do turismo, aguçando a percepção para o potencial dos próprios municípios.  

Cerca de 190 gestores receberam os certificados. Representantes de municípios como Exu, Gravatá, Triunfo, Santa Cruz do Capibaribe e Ibimirim estiveram presentes. Durante a cerimônia, foi apresentada a dinâmica do curso, realizado em nove polos anfitriões: Recife, Ipojuca, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Trindade e Petrolina, escolhidos de acordo com a localização estratégica para receber os demais municípios do entorno. A carga horária do curso foi de 144 horas de aulas presenciais no período de 16 de abril até 6 de junho de 2013.

No curso, foram ministradas as disciplinas de princípios da administração, fundamentos do turismo, planejamento e organização do turismo, fundamentos da pesquisa aplicada ao turismo, noções gerais de marketing, marketing aplicado ao turismo, análise estrutural do turismo e administração financeira e municipal.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a ação é bastante relevante, uma vez que a intenção do Estado é oferecer o que há de melhor aos turistas, vindos não só de outros Estados e fora do país, como também de municípios vizinhos. “O turismo é uma grande solução para o Estado. É preciso que cada gestor entenda essa ferramenta e passe a ser um bom anfitrião, preparando os municípios de forma sensível e atenciosa de acordo com as necessidades de quem nos visita. Temos que atentar para o fato de que recebemos gente de todas as partes, municípios vizinhos e de outras regiões, que merecem uma atenção especial”, comenta.

Quem freqüentou as aulas do curso garante que a iniciativa é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. “O curso foi de suma importância para o entendimento do turismo, um verdadeiro norte para vendermos bem o produto do município”, diz a secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Exu, Maria Helenilda Moreira. Em Santa Cruz da Venerada, a iniciativa já rendeu frutos. Com a capacitação, a Secretaria de Turismo e Lazer se sentiu estimulada a criar um Conselho de Turismo Municipal. “Nos sentimos privilegiados por receber a qualificação em nosso município. Com as aulas, percebemos a importância de um conselho permanente para discutirmos as ações e aperfeiçoar o atendimento aos nossos turistas”, comenta o secretário Lusmar Amaral.

A solenidade de entrega contou também com apresentações culturais dos nove polos onde foram realizados os cursos e com a entrega de certificados aos municípios que se destacaram na participação.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments