Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

A viola e o povo.
Os organizados da 87ª festa da padroeira de Tabira – PE, Nossa Senhora dos Remédios, deram uma demonstração exemplar de preocupação com a cultura regional.
Ao inserir entre as atrações profanas o festival de violeiros a organização materializa o modelo que julgamos salutar para preservação das nossas raízes culturais. A terra de Dedé Monteiro merece e agradece atos da espécie.
No dia 13.08.13 um grande número de admiradores da cantoria de viola, de todas as idades, permaneceram atentos às apresentações até o final, numa demonstração fidedigna da perfeita sintonia entre a viola e o povo.
Sebastião Dias, prefeito e cantador de viola, fez uma apresentação especial e prometeu ampliar o apoio ao evento no próximo ano. Esta postura é sempre bem vida e inibe a banalização da cultura provocada pela contratação de artistas de renome nacional sem identificação com os valores culturais da comunidade.
As apresentações das seis duplas, do convidado especial e dos três declamadores serviram para abrandar um pouco o desconforto que o sertanejo enfrenta com a estiagem. O assunto seca esteve presente nos motes de sete e dez linhas, bem como em tema de sextilhas, estilo com o qual cada dupla de cantadores fez abertura da participação.
A dupla vencedora Rogério Menezes e Zé Viola foi merecedora do prêmio e a comissão julgadora fez justiça ao apresentar a classificação final. O ambiente de harmonia entre os participantes também merece destaque, não percebemos clima de insatisfação após anúncio dos resultados.
Quem esteve presente na Praça Gonçalo Gomes presenciou uma noite onde a cultura do Pajeú foi muito bem representada, afinal na cidade que promove a Missão do Poeta o clima é sempre favorável para os artistas das rimas. Esperamos que o exemplo de Tabira possa sensibilizar as autoridades da região no sentido de preservar o que temos de melhor, nossa invejável cultura popular.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários