Humberto Costa foi premiado, na noite de ontem (26/9), em Brasília, pelo site Congresso Em Foco como um dos cinco parlamentares que mais se destacou neste ano na defesa da gestão pública. Essa é a terceira vez desde que assumiu o mandato, em 2011, que o senador é distinguido pelo trabalho que desenvolve no Poder Legislativo. No ano passado, esse petista de 56 anos, representante do povo de Pernambuco, foi escolhido, entre os 594 deputados e senadores, como o de melhor atuação na área da saúde. Nessa mesma categoria, na edição anterior, figurou como destaque.
Em 2013, na oitava edição do prêmio, 166 jornalistas que acompanham o Poder Legislativo votaram em parlamentares para concorrem ao Congresso Em Foco. Essa primeira lista de nomes foi divulgada na internet e recebeu contribuições espontâneas da população. Todos os indicados passaram, então, pelo crivo de mais de 254 mil votos. O processo é validado por meio de auditoria, para checagem da autenticidade dos votos, sob o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O senador petista foi o único representante de Pernambuco que ganhou destaque no prêmio deste ano.
Humberto Costa tem se dedicado à defesa do fortalecimento da saúde pública brasileira e reivindica a destinação de um valor mínimo do orçamento federal para o Sistema Único de Saúde (SUS). O senador é responsável pelo pedido de criação de uma comissão temporária que busca alternativas para o financiamento da saúde e atua, nesse mesmo fórum, como relator. Nas últimas semanas, tem se reunido com parlamentares, representantes de movimentos sociais e do governo federal para a definição de um percentual que será levada à votação no Congresso.
A luta pelo fortalecimento da saúde pública brasileira, conforme previsto na Constituição Federal, ou seja, um sistema público, gratuito e universal, ganhou força com as manifestações de junho passado. Durante os protestos, os manifestantes reivindicaram em diversas cidades a melhoria dos serviços públicos e citações a hospitais e postos de saúde foram frequentes em refrãos e cartazes. Humberto Costa entende que, hoje, há consenso quanto ao subfinanciamento do SUS, mas vai além e considera que é preciso também o aperfeiçoamento da gestão.