Home » Pernambuco » APÓS VISITA A OBRA, HUMBERTO FAZ BALANÇO DA TRANSPOSIÇÃO

APÓS VISITA A OBRA, HUMBERTO FAZ BALANÇO DA TRANSPOSIÇÃO

Relator da Comissão Especial que fiscaliza a transposição do rio São Francisco, o senador Humberto Costa (PT) fez um balanço ontem (03), no Senado, sobre o andamento da obra. Segundo Humberto, praticamente todos os lotes que formam a estrutura da transposição estão em atividades. “Apenas um último lote encontra em processo de licitação, para, muito em breve, já poder começar a arregimentação de trabalhadores, a colocação das máquinas e a retomada da obra em toda a sua extensão”, disse o senador.

Humberto repassou informações dadas pelo Ministério da Integração Nacional durante audiência pública realizada, na última sexta-feira (30), no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O petista, inclusive, admitiu a possibilidade da presidente Dilma Roussef realizar visita à transposição ainda no mês de setembro.

“Provavelmente a Presidenta Dilma estará lá, neste mês de setembro, para constatar in loco que não existem mais partes dessa obra com algum tipo de paralisação. Recentemente foi dada a ordem de serviço para as obras que atenderão a Paraíba. Esse foi um evento extremamente importante, porque a previsão do início das obras na Paraíba era apenas para depois que as demais estivessem concluídas”, comemorou Humberto.

O senador também destacou a importância da obra para todo o Nordeste. “Sabemos que o projeto de transposição do São Francisco vai produzir a segurança hídrica que todos nós almejamos para a Região. Termos um regime de chuvas marcado pela escassez e não temos formas adequadas de armazenamento da água. Com a transposição do São Francisco, com o fluxo de água permanente, teremos uma condição muito melhor de lidar com os reservatórios, com os açudes, garantindo assim um abastecimento importante e um aproveitamento dessas águas de 20% a 35% maior do que temos hoje”, afirmou o senador.

Humberto admitiu as dificuldades iniciais da transposição, mas disse acreditar que o novo cronograma da obra será cumprido. “Na condição de relator desta comissão continuo convencido de que o governo vai conseguir cumprir o cronograma. A previsão é que no ano que vem, em 2014, já sejam entregues no eixo leste e no eixo norte 100 km de canais de água”, disse.

O senador ainda lembrou ainda que foi a decisão definitiva do ex-presidente Lula que garantiu a execução da obra. A transposição beneficiará 12 milhões de pessoas que moram em 391 Municípios, de quatro Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments