A noite desta segunda-feira, 15, marcou o início da SBPC Educação na Cidade das Flores. O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, que se prepara para receber os espetáculos de teatro durante o Festival de Inverno de Garanhuns, foi palco para pronunciamentos e apresentações de trabalhos, além de shows culturais.
A representante da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Rejane Mansur, fez a abertura oficial, com um pequeno histórico do evento e a agenda que tomará conta do estado nos próximos dias, quando acontece a SBPC Educação simultaneamente em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada e Nazaré da Mata, além da capital pernambucana.
Pedro Henrique Falcão, em nome da Universidade de Pernambuco, onde responde pela Reitoria de Administração, representando o Reitor Dr.Carlos Calado, falou da importância do evento para disseminar o conhecimento. A SBPC Educação ofertará, somente em Garanhuns, mais de 20 minicursos, palestras e seminários, e tem como público-alvo os professores das redes públicas estadual e municipal. Quase mil inscritos participarão das atividades.
O Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Dr. Marcelino Granja, reafirmou o papel do estado no investimento tecnológico e no saber científico. Lembrou que Eduardo Campos foi Ministro da Ciência e Tecnologia, e ressaltou os avanços nesta área que o estado vem percebendo no atual governo.
Várias autoridades estiveram presentes, como a Secretária de Educação do município, Janecélia Marins, que representou o prefeito Izaías Régis, os diretores da UPE Garanhuns e da UFRPE/UAG, Clóvis Gomes e Airon Melo, respectivamente, prof. Antônio Pereira, coordenador regional do evento, Cirlene Leite, Secretária de Cultura de Garanhuns, entre outros.
Após a mesa ser desfeita, o Professor Dr. Fábio Rocha Formiga, vice-diretor da UPE Garanhuns, apresentou palestra bastante elogiada em que versou sobre os avanços da ciência no Brasil.
A SBPC Garanhuns tem co-realização da UPE, UFRPE/UAG e AESGA, com a instituição nacional. As atividades acontecem exclusivamente nas salas da UPE.