Home » Pernambuco » OPOSIÇÃO PERDE OPORTUNIDADE DE SER BEM INFORMADA SOBRE A OPERAÇÃO MATA SUL

OPOSIÇÃO PERDE OPORTUNIDADE DE SER BEM INFORMADA SOBRE A OPERAÇÃO MATA SUL

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, comentou sobre a ausência da bancada de oposição na audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (16.05), sobre a Operação Mata Sul. “É lamentável que a oposição não tenha comparecido, quando três secretários estaduais estavam na Assembleia Legislativa, trazendo todas as informações vinculadas à Operação Reconstrução”, afirmou.

Em relação à comparação feita na Reunião Plenária das ações realizadas em Pernambuco com o estado de Alagoas, o deputado acredita que a magnitude do que está sendo feito em Pernambuco não se compara nem de longe com a intervenção pontual realizada no estado vizinho. “Aqui estamos indo à causa do problema para evitar que a indústria da calamidade continue funcionando. Há no estado uma intervenção de requalificação geral do ambiente atingido pelas enchentes, que passa por construção de hospitais modernos, urbanização da orla dos rios, construção de cinco barragens e também de novas moradias”, enfatizou.

“Em Alagoas, ao contrário de Pernambuco, no que pese os terrenos estarem desembaraçados, a construção e distribuição das casas, como tem sido amplamente noticiado pela imprensa nacional, respondem aos velhos esquemas clientelistas que não podem ser referência para ninguém. A forma como cadastraram e estão distribuindo casas naquele estado, é um retrocesso tal ordem que o Ministério Público e a Polícia Federal estão tomando conta do assunto”, concluiu.

Audiência – A audiência pública sobre a Operação Mata Sul, que desenvolveu ações emergenciais e atua na reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes na região desde 2010, contou com a presença dos secretários de Planejamento e Gestão, Fred Amâncio; da Casa Civil, Cel. Mário Cavalcanti; e de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo; do presidente da Cehab, Flávio Figueiredo; do secretário executivo de Gestão Estratégica, Jorge Vieira,  e de representantes da Secretaria de Educação, Compesa e Defesa Civil. O líder do Governo, Waldemar Borges, também participou da audiência, além dos deputados João Fernando Coutinho, Clodoaldo Magalhães, Sebastião Rufino, Aglaílson Júnior, Raimundo Pimentel, Ricardo Costa e Silvio Costa Filho.

Também participaram da audiência os prefeitos Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Otacilio Cordeiro (Catende) e Julieta Pontual (vice-prefeita de Água Preta).  O secretário Fred Amâncio começou sua apresentação corrigindo o nome da operação Reconstrução para Mata Sul.  O gestor explicou que a operação foi realizada em duas etapas: as ações emergenciais e as de reconstrução de equipamentos públicos e de prevenção de novos desastres.

Em relação às medidas emergenciais, o secretário fez um balanço relatando desde o fato climático, as medidas de contingência tomadas, a força-tarefa criada, a montagem do Gabinete de Reconstrução, até as ações emergenciais realizadas, como o estabelecimento de acesso às cidades, a limpeza, o fornecimento de energia elétrica e abastecimento d’água, o abrigamento, a emissão de documentos e o pagamento de benefícios. Amâncio apresentou números, fotos e um vídeo sobre a maior operação já realizada do Estado.

Logo depois, o secretário de Planejamento falou sobre as ações de reconstrução, que entre outras coisas, recuperou e/ou construiu 71 pontes; 1.323 km de estradas vicinais; 281.365 m² de vias urbanas; 28 muros de arrimo, 63,13 km de rodovias, 123 bueiros; o novo Hospital Regional de Palmares, além dos hospitais municipais de Água Preta, Barreiros, Cortês e Jaqueira. Para a prevenção de novas enchentes, o Governo está construindo cinco novas barragens na Mata Sul: Panelas II, Gatos, Igarapeba, Barra de Guabiraba e Serro Azul. “Esses conjuntos de obras ficarão escrito na memória de PE”, destacou Fred Amâncio.

Para finalizar, o secretário de Planejamento detalhou o número de habitações que, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, já ficaram prontas e apresentou o cronograma atualizado de entrega das casas. Ele ressaltou que até março de 2014 todas as 15 mil casas serão entregues à população.

O deputado Waldemar Borges destacou que as intervenções realizadas pelo Governo modificaram definitivamente a qualidade de vida das cidades da Mata Sul. “As ações que estão sendo realizadas pelo Governo vão impedir novas enchentes e requalificar os espaços públicos. Estamos reconstruindo os municípios dentro de um novo padrão de qualidade no serviço público, desde o cadastramento até as obras físicas estruturais, que estão modificando definitivamente a realidade dos municípios atingidos.” enfatizou.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários