À convite da Embrapa Semiárido (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) participou “Workshop Agrobiodiversidade e Agroecologia no Nordeste” ontem (16) na cidade de Petrolina. Na ocasião, a coordenadora executiva da Articulação, Neilda Pereira, moderou o tema e apresentou diversas experiência agroecológicas no Estado a partir das tecnologias sociais implantadas pela ASA junto com as famílias agricultoras.
A ideia do workshop é avaliar os projetos de agroecologia que estão em andamento na região nordestina, com o envolvimento da sociedade civil, por meio de suas organizações sociais, e propor novos projetos que atendam às realidades locais e que estejam alinhados à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).
Entre dos temas dos debates da programação do evento está manejo comunitário da agrobiodiversidade para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais, uso de novas variedades de mandioca, quintais agroflorestais dinâmicos e agroecológicos para aumento da segurança alimentar e renda de agricultores familiares.
A participação da ASA/PE foi expressiva nas discussões, devido ao acúmulo de diversas experiências agroecológicas em Pernambuco. “As pesquisas devem estar associadas a ampliação dessas experiências da famílias agricultoras na perspectiva de uma consolidação enquanto politicas de Estado. O workshop foi oportuno também porque colocamos o que temos construído enquanto ASA, como por exemplo: a Politica Estadual de Convivência com o Semiárido”, ressaltou Neilda Pereira.
Representantes de organizações e movimentos sociais e pesquisadores também estiveram participando do evento, como o coordenador do Chapada (Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe), Edsésio Medeiros. O workshop segue até esta sexta-feira (17) e está acontecendo no Auditório do Sebrae, dentro do Centro de Convenções da cidade.(Foto: Fernanda Birolo)