Para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores do Agreste com a forte seca que se abate na região, políticos tem somados esforços para levar soluções para os municípios. A exemplo de Palmeirina, no Agreste Meridional. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) intermediou uma reunião entre o prefeito da cidade Renato Sarmento (PMDB) e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, para levar novas ações de combate à seca ao município.
Durante a reunião, que aconteceu ontem (01), na sede da secretaria, no bairro do Cordeiro, o secretário Ranilson Ramos garantiu de imediato algumas ações paliativas, como: a assinatura de comodato da retroescavadeira; autorização de três carros- pipas e ração para o gado. Outras solicitações do prefeito serão atendidas a médio e longo prazo, é o caso da construção de cisternas, barragens, poços artesianos e a liberação de hora-máquina para trabalhos mecânicos que serão realizadas via convênio.
Ranilson Ramos lembra que o Governo do Estado está desenvolvendo dois eixos de ações de atendimento à população para 1,3 milhão pessoas de 122 municípios do Agreste (66) e Sertão (56) em estado de emergência em Pernambuco. “Estamos atendendo esta população com 1.500 carros-pipas numa parceria com o Governo Federal. Temos também programas de transferência de renda e estamos desenvolvendo ações de distribuição do milho e cana-de-açúcar para atender os pequenos criadores”, lembra.
Para o prefeito Renato Sarmento, a viabilização do parlamentar Jorge Côrte Real foi fundamental para as ações se tornarem realidade o quanto antes. “A nossa cidade está sofrendo com a seca e é necessário fazer algo para ajudar o povo”, frisou. Côrte Real avaliou a reunião como positiva. “Vamos juntos trabalhar para minimizar os efeitos da seca atendendo a pequenos pleitos que, de certa maneira, vão amenizar o sofrimento da população e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região”, finaliza.(ASCOM)