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ESPAÇO DO INTERNAUTA

 Auto Viação Progresso

É notória a insatisfação dos usuários da empresa acima que, diariamente, faz a linha que liga o Sertão à capital do Estado. Desde muito se comenta a falta de respeito com que os passageiros são tratados, passando por problemas de toda ordem. Não raro, as emissoras de rádio de nossa cidade, abrem os seus microfones para ouvir os reclames da população que sofre com a falta de qualidade no serviço ofertado.

É bom que se registre que houve uma melhora substancial com a colocação de ônibus novos, consequentemente mais confortáveis e na ampliação dos horários de saída para melhor atender aos interesses dos passageiros; os acidentes diminuíram e os ônibus estão deixando as pessoas na Praça do Derby (uma reivindicação antiga) e que por vezes houve relutância por parte da empresa, causando sérios transtornos aos seus clientes.

A verdade é que essa empresa não mantém uma regularidade por muito tempo, sempre oscilando entre um atendimento ruim ou péssimo.

Para ilustrar o meu comentário vou relatar um ocorrência do dia 12.08 (dia dos pais), no ônibus número 6172, que saiu da cidade de Tabira-PE, às 16h, conduzido pelo motorista Ednaldo, com destino à capital pernambucana, chegando aqui por volta das 23h20.

Nesse ônibus viajaram a minha esposa e a minha sogra ocupando as cadeiras nrs. 19/20 e, quando desceram na praça, a mala de minha esposa não foi localizada. Após muita conversa e sondagem por parte do motorista, ficou acertado que a empresa iria tentar localizar a mala e que ela não se preocupasse.

Passados 2 dias fomos até o escritório da empresa, no Bairro do Curado e, após apresentarmos comprovante de passagem e ticket com o número da bagagem, fizemos uma ocorrência constando todos os detalhes e relação dos pertences, quando nos disseram que aguardássemos uma ligação comunicando as providências tomadas.

Passados 30 dias e sem qualquer contato, ligamos para o nr. 21219068, fornecido pela atendente Sra. Marta Líbero G. da Silva e fomos informados que estavam calculando o reembolso e logo entrariam em contato conosco. Após 60 dias, fizemos novo contato e a ladainha continuou.

Crentes que não íamos lograr êxito, entramos com uma ação no Juizado de Pequenas Causas e, segundo informações preliminares, essa ação deve levar de 10 meses a um ano. Esse é o prazo médio para julgamento de casos dessa natureza, considerando que as ações transitadas por esse Juizado são consideradas rápidas.

A nossa revolta maior é que no verso do documento que registramos a queixa consta uma observação que se a empresa não tomar nenhuma providência no prazo máximo de 30 (trinta) dias, você deverá ligar para a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Vale salientar que o telefone para contato é um 0800 (chamadas gratuitas) e que curiosamente ninguém te atende.

As perguntas que fazemos são: 1- Como será que essa empresa lida com uma situação inversa? Suponhamos que algum funcionário ou um passageiro qualquer venha a subtrair dela algum pertence. Será que ela trata as coisas com esse mesmo descaso?

Como é que se trata um cliente dessa forma em um mercado tão competitivo como o atual?

Ah! Comentei uma besteira. Competitivo? Quem compete com essa empresa na linha citada? Quais os seus concorrentes? Que outras opções temos fora os transportes alternativos que ela tanto combate? Porque não existe fiscalização para coibir esses abusos? A quem reclamar? Por que a fiscalização é tão rigorosa com os nossos amigos que fazem lotação? Será porque são pequenos?

São perguntas que ficam sem respostas e nos fazem lembrar uma das músicas do saudoso Renato Russo: Que país é este?

Para finalizar e não cometer um pecadoinformo que hoje (23.11), isto é, após três meses e 15 dias do ocorrido voltei a ligar para a Progresso e a funcionária da recepção ( a mesma que me atendeu no início) disse que eu não me preocupasse pois já estão calculando o valor da indenização e assim que tiverem uma posição entrarão em contato conosco.

É BRINCADEIRA OU PIADA?

Estou pensando seriamente em sugerir aos seus administradores, a adoção de um Slogan que traduza o lema principal da empresa: AUTO VIAÇÃO PROGRESSO – Aqui a sua bagagem jamais terá o mesmo tratamento que damos a você.

Danizete Siqueira Lima


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Anonymous
11 anos atrás

É mesmo um verdadeiro descaso com a população. Uma verdadeira “sacanagem” o que fazem com todos os transportes coletivos que são infinitamente melhores que os ônibus desta empresa. A quase 3 anos do acidente que sofri, quando voltava para casa, Afogados da Ingazeira, sofri um acidente terrível… E graças a irresponsabilidade desta empresa e da falta de respeito com nós consumidores, até hoje tenho trauma. Mesmo estando dentro de carro pequeno, quando o mesmo faz uma curva fechada, eu entro em pânico.

Uma boa sugestão também, seria trocar o nome da mesma, de “PROGRESSO” para “REGRESSO”… E ainda poderiam utilizar o seguinte slogan: Ou suas malas não chegam, ou quem não chega é você.

Absurdo!

Priscyla Caroline Pires