Medalhista de bronze no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres, a pernambucana Yane Marques está entre as finalistas do Prêmio Brasil Olímpico, que irá eleger o melhor atleta de 2012. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou o nome dos atletas nesta quarta-feira. A sertaneja de Afogados da Ingazeira tem como concorrentes Sheilla (vôlei) e Sarah Menezes (judô).
Na briga pelo prêmio, Yane terá que desbancar duas concorrentes medalhistas de ouro: Sarah Menezes, que faturou o primeiro ouro olímpico do judô feminino, e Sheilla, que conquistou o bicampeonato no vôlei.
Entre os homens, os finalistas são Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação). Zanetti se tornou o primeiro campeão olímpico da ginástica brasileira, Esquiva Falcão voltou a colocar o boxe do Brasil no pódio com a sua prata e Thiago Pereira chegou a desbancar o supercampeão Michael Phelps para ser prata na natação.
Thiago Pereira, que levou o prêmio em 2007, tenta conquistar a estatueta pela segunda vez, assim como Sarah Menezes, que foi eleita em 2009. Enquanto isso, os outros quatro atletas tentam conseguir uma honraria inédita. No ano passado, o Prêmio Brasil Olímpico foi vencido por Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo).
Um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte se encarregou pela escolha dos finalistas. O voto deste grupo terá 50% de peso na definição dos dois vencedores. A outra metade virá da eleição popular, com votação aberta para o público, através do site do COB (www.cob.org.br), a partir desta quinta-feira. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro, em cerimônia que será realizada no Theatro Municipal do Rio.