Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Recorde no campo: Lucas Ramos ultrapassa mais de 100 equipamentos pesados entregues e fortalece a agricultura familiar em Pernambuco

Filho de agricultor, Lucas Ramos conhece de perto a realidade de quem vive da terra. Sabe o peso do sol forte, a incerteza da chuva e a luta diária para garantir o sustento da família. E foi dessa vivência que nasceu um mandato com raízes fincadas no campo.

Em pouco mais de três anos como deputado federal, Lucas já ultrapassou a 100ª entrega de equipamentos pesados – tratores, retreacavadeiras, motoniveladoras, e mais de 400 implementos agrícolas que ajudam a impulsionar o trabalho no campo em todo estado, consolidando um dos maiores investimentos recentes na agricultura familiar de Pernambuco.

Grades aradoras e niveladoras, desbulhadeiras de grãos, forrageiras, encilhadeiras, pulverizadores, carretas agrícolas, roçadeiras, entre outros, que chegam diretamente aos agricultores, fortalecendo a produção, ampliando a renda e garantindo mais dignidade ao homem e à mulher do campo.

Cada entrega representa mais autonomia para o pequeno produtor permanecer na sua terra, produzir com melhores condições e movimentar a economia local.

As emendas do parlamentar não ficam no papel — viram ação concreta, chegam na ponta e transformam vidas, beneficiando dezenas de milhares de pessoas. O mandato do filho de Petrolina se destaca pela presença, pela escuta ativa e, principalmente, pelos resultados.

“_Não é discurso, é entrega. Cada máquina que chega é mais oportunidade, desenvolvimento e respeito para quem vive da terra”_, afirma Lucas Ramos.

Mais do que números, são vidas transformadas e sonhos materializados. Lucas Ramos faz da agricultura familiar uma prioridade e consolida seu nome como o parlamentar que mais investe no fortalecimento do campo em Pernambuco.

Diante das fortes chuvas, Recife disponibiliza 8 abrigos e orienta população evitar deslocamentos

Nas últimas 24 horas, choveu uma média de 96,5mm na cidade, sobretudo na Zona Norte, o equivalente a um terço da média histórica do mês de maio, que é de 294mm. Moradores devem seguir orientações da Defesa Civil e buscar informações nos canais oficiais da Prefeitura

Com o agravamento das chuvas nas últimas horas, a Prefeitura do Recife abriu, nesta sexta-feira (1º), oito abrigos para atender a população que vivem em áreas de risco e elevou para Alerta o estágio situacional da cidade. Com isso, a orientação é que os moradores que residem em regiões de morros e alagados, especialmente em bairros da Zona Norte, procurem casas de parentes e amigos, além dos locais disponibilizados pelo município, e se protejam com segurança. Além disso, a gestão orienta que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários pela cidade, em função dos alagamentos. Nas últimas 24 horas, choveu uma média de 96,5 mm no Recife – o equivalente a terço da média histórica de maio, que é de 294mm -, com destaque para Guabiraba, que registrou 116,9 mm no período. A previsão é de continuidade das precipitações ao longo das próximas horas, especialmente à noite. O prefeito Victor Marques esteve na Central de Operações (COP) e segue monitorando os serviços municipais.

“Estamos na Central de Operações do Recife acompanhando as fortes chuvas das últimas horas e, neste momento, a gente eleva o estágio da cidade para Alerta. São quase 120 mm nas últimas 24 horas na Guabiraba, e quase tudo isso concentrado nas últimas seis horas”, afirmou Victor Marques. “Além dos grandes episódios de alagamento que estão acontecendo pela cidade, neste momento a nossa prioridade é a segurança e salvar a vida das pessoas. É muito importante que você acompanhe todos os canais oficiais da Prefeitura do Recife e da Defesa Civil. Neste momento, dois abrigos já estão abertos, em Cajueiro e no Bidu Krause, e nas próximas horas abriremos mais seis”, acrescentou o prefeito do Recife.

Desde da manhã de hoje, foram disponibilizados os abrigos emergenciais do Cajueiro (Cajueiro) e do CSU Bidu Krause (Curado) para a população. Também estão sendo abertos outros espaços nas escolas municipais de Água Fria (Água Fria), Professor Florestan Fernandes (Ibura), Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba), Diácono Abel Gueiros (Macaxeira), Célia Arraes (Várzea) e Jardim Uchôa (Areias). Ao todo, são oferecidas cerca de 400 vagas para acomodar as pessoas, oferecendo alimentação, kits de higiene pessoal, acompanhamento psicossocial, entre outros serviços. Todos os endereços estão disponíveis no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/).

A Defesa Civil do Recife recebeu 71 chamados durante a manhã, a maioria relacionada a pedidos de vistoria e colocação de lonas plásticas, sem gravidade. As equipes devem ser acionadas pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia. A maré estará no ponto mais alto às 15h49 da sexta, com 2,29m.

Devido às chuvas, os centros de vacinação dos shoppings (Recife, RioMar e Boa Vista) não funcionarão no dia de hoje. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer também foi desmobilizada, visando garantir a fluidez e mobilidade do trânsito na cidade. A Pracinha Cultural, que ocorreria na Pracinha de Boa Viagem, também foi suspensa.

AÇÃO INVERNO 2026 – A Prefeitura do Recife vai investir R$ 381,8 milhões na Ação Inverno 2026, batendo um novo recorde de recursos aplicados para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos. Serão executadas obras estruturadoras para reduzir pontos históricos de alagamento, além de reforçar os serviços de limpeza de canais; micro e macro drenagem; e as intervenções de contenção de encostas, que ocorrem ao longo de todo o ano.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Multidão marca inauguração de moderna UBS e reforça novo momento da saúde em Brejinho

Uma noite histórica para a saúde pública de Brejinho. O prefeito Gilson Bento inaugurou, nesta quinta-feira (30), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rita Ferreira Alves, reunindo uma verdadeira multidão que fez questão de prestigiar o importante avanço para o município.

A nova unidade, construída dentro do padrão 4 do Ministério da Saúde, representa um salto significativo na estrutura de atendimento oferecida à população. O evento contou com a presença do vice-prefeito Naldo de Valdim, vereadores, secretários municipais e do deputado estadual Gustavo Gouveia, além de moradores que celebraram a conquista.

Durante a solenidade, a secretária de saúde Amanda Araújo destacou a relevância da obra, enfatizando que se trata da primeira unidade desse porte na região. Segundo ela, a UBS vai proporcionar mais qualidade no acolhimento e ampliar a capacidade de atendimento, garantindo mais dignidade e eficiência para quem precisa dos serviços de saúde.

Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova UBS na comunidade de Vila de Fátima, com valor estimado em 1,8 milhões de reais, ampliando ainda mais a rede de atenção básica do município. Na mesma ocasião, foram entregues dois novos ônibus escolares, que irão reforçar o transporte de estudantes, garantindo mais segurança e conforto no deslocamento até as escolas.

Em seu discurso, o prefeito Gilson Bento reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município. Ele afirmou que ações aguardadas há décadas pela população estão finalmente saindo do papel. “Estamos vivendo um momento importante, com cerca de 30 milhões de reais sendo investidos em obras que já estão em andamento e outras que ainda vão começar, todas com recursos garantidos”, destacou.

Duque fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos em Itambé

Na tarde desta quinta-feira (30), o deputado estadual Luciano Duque realizou a entrega de 9 tratoritos e 10 roçadeiras no assentamento Manuel Mattos, no município de Itambé. A ação contou com a presença dos vereadores Ronaldo Fernandes e Verônica Lima e da liderança Manuella Mattos, reforçando a parceria com lideranças locais em defesa do homem e da mulher do campo.

Os equipamentos são resultado de emendas parlamentares destinadas por Duque, viabilizadas por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com o objetivo de fortalecer a produção rural, ampliar a capacidade de trabalho das famílias agricultoras e garantir mais dignidade no dia a dia no campo.

Durante a entrega, o parlamentar destacou a importância de investir na agricultura familiar como caminho para o desenvolvimento do interior. “A gente sabe das dificuldades enfrentadas por quem vive da terra, por isso nosso mandato trabalha para garantir condições reais de produção. Esses equipamentos chegam para facilitar o trabalho, aumentar a produtividade e melhorar a vida de quem sustenta a economia do nosso estado com tanto esforço”, afirmou Luciano Duque.

Lideranças de Cachoeirinha reforçam apoio político e alinham projeto com João Campos em Pernambuco

O movimento reúne nomes de peso da política local, como o Prefeito de São Caetano Josafá Almeida, os ex-prefeitos de Cachoeirinha: Beto e Ivaldo, além de figuras atuantes como Léo de Delino, os vereadores Vitor, Kaky, Farinheiro, Júnior e Cícero de Cabanas, e também os amigos Mychael e Léo. A união desse grupo demonstra um alinhamento estratégico em torno de um projeto político que visa o desenvolvimento de Cachoeirinha e de todo o Agreste pernambucano.

Além do fortalecimento local, o grupo também reafirmou apoio ao projeto estadual liderado por João Campos, apontado como uma das principais lideranças para o futuro de Pernambuco. A sinalização de que “Cachoeirinha está fechada” com esse projeto reforça a articulação política e o engajamento das lideranças em torno de um objetivo comum.

A movimentação evidencia um cenário de união, diálogo e construção coletiva, destacando a importância da parceria entre diferentes representantes políticos para impulsionar ações e garantir avanços concretos para a população.

Com esse alinhamento, a expectativa é de que novas iniciativas e investimentos possam surgir, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento regional e ampliando as oportunidades para os cidadãos. Da Assessoria

Governo Municipal de Itapetim lança Programa de Formação de Atletas

O Governo Municipal de Itapetim (PE) realizou, na noite desta quinta-feira (30), o lançamento do Programa Itapetinense de Formação de Atletas, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer. A iniciativa representa um avanço importante nas ações voltadas ao fortalecimento do esporte no município.

O programa é direcionado a crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos e oferece uma ampla variedade de modalidades esportivas, incluindo futebol, atletismo, voleibol, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô, luta olímpica e natação. A proposta é ampliar o acesso ao esporte e incentivar o desenvolvimento físico, social e educacional dos participantes.

Além da prática esportiva, o projeto também foca na formação cidadã dos jovens, com acompanhamento técnico qualificado, realização de treinos regulares e estímulo a valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. A iniciativa ainda busca identificar novos talentos, incentivando o desenvolvimento com foco também no futuro profissional dos atletas, abrindo portas para grandes competições e oportunidades em nível mais avançado.

A solenidade de lançamento contou com a presença da prefeita Aline Karina, do seu esposo Robson, do diretor de Esportes Matheus Patriota e equipe, além de atletas, pais, professores do programa, gestores de escolas das redes municipal, estadual e particular, vereadores, secretários, diretores municipais e outras lideranças locais.

Com a criação do programa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o incentivo ao esporte, investindo na juventude e contribuindo para a formação de cidadãos e também para o surgimento de futuros talentos no cenário esportivo. Da Assessoria

Diante das fortes chuvas, governadora Raquel Lyra cancela agenda em Panelas e monitora situação na sede da Apac

A governadora Raquel Lyra realiza, na manhã desta sexta-feira (1º), o monitoramento das chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste diretamente da sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A gestora cancelou sua ida ao Festival Nacional dos Jericos, no município de Panelas, no Agreste.

Mais cedo, a Apac estabeleceu estado de alerta para o Estado, apontando a incidência de chuvas de moderadas a fortes nas regiões Mata Norte e Metropolitana do Recife, e moderadas nas regiões da Mata Sul e do Agreste.

Salgueiro comemora 162 anos de emancipação política com ordens de serviços de CAPS e creche e inaugurações

Nesta quinta-feira, 30, data de comemoração dos 162 anos de emancipação política de Salgueiro, a prefeitura comemorou com celebração de missa e ações administrativas em prol da população. O governo assinou ordens de serviços nas áreas da saúde e educação e inaugurou calçamentos, melhorando a infraestrutura urbana.

A programação começou cedo, às 7h, com Missa de Emancipação na Sé Catedral de Santo Antônio. Em seguida, o prefeito do município, Fabinho Lisandro, o vice-prefeito, Emmanuel Sampaio, e secretários, assinaram ordens de serviços para a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e de uma creche no bairro Nossa Senhora Aparecida (Prado).

As comemorações terminaram com as inaugurações dos calçamentos das ruas Antônio Trapiá, Travessa Antônio Henrique Pereira Calou, Francisco Noberto, Joaquim Pereira Lima e Monsenhor Mariano, localizadas nos bairros Nossa Senhora das Graças (Bomba) e Divino Espírito Santo.

Coluna do Finfa

Totalmente fatiado – Afogados da Ingazeira, para as eleições de outubro próximo, terá uma fatiamento eleitoral para deputado estadual nas duas correntes, Frente Popular e União pelo Povo.
Esta situação teve início com a Frente Popular. Na época, o prefeito Sandrinho Palmeira, apoiava Waldemar Borges, quando o presidente da Câmara de Vereadores Vicentinho, juntou-se com três colegas vereadores, Cancão, Cícero Miguel e Douglas Eletricistas, fecharam com o apoio ao deputado estadual João Paulo, posteriormente a vereadora Gal Mariano anunciou seu apoio a João Paulo.

Após a desistência de Waldemar Borges, o prefeito Sandrinho Palmeira, anunciou seu apoio à Maria Arraes. Acompanham o prefeito cinco vereadores: Cesar Tenório, Renaldo Lima, Raimundo Lima, Mário Martins e a vereadora Simone da Feira. A vereadora ,também da base, Lucineide do Sindicato deverá votar em Doriel Barros.

Agora foi a vez da União pelo Povo comandada por Danilo Simões. Até a manhã desta quinta-feira 30 de Abril, estavam todos fechados com a reeleição do deputado estadual Romero Sales. Quando foi a tarde a bomba estouro, o vereador Zé Negão e seu filho o Coordenador da Casa Civil do Pajeú e candidato a vice-prefeito nas eleições de 2024, o advogado Edson Henrique, anunciaram apoio a Marconi Santana, deixando alguns aliados da União Pelo Povo, perplexo.

Danilo Simões continua apoiando a reeleição de Romero Sales, tendo agora somente o apoio do vereador Edson dos Cosmético, que confirmou a este blogueiro na noite de ontem, que segue apoiando Romero.

Então o cenário em Afogados da Ingazeira, para as eleições de deputado estadual em outubro próximo, terá uma verdadeira corrida de ‘fórmula 1’, cada um correndo para fazer seu candidato majoritário.

Só tenho uma coisa que posso afirmar, neste período eleitoral: muita coisa poderá acontecer!

Exonerou e provável substituto – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, exonerou nesta quinta-feira (30) Lígia Torres, do cargo de Secretária Distrital de Jabitacá. Este blogueiro foi informado por uma fonte governista, que quem deve substituir Lígia, será o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Sales.Vai anunciar – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, vai receber no próximo domingo (03), o apoio formal do PP à sua reeleição. A informação foi apurada pelo Blog Cenário, após a reunião entre a chefe do Executivo estadual e o presidente da Federação União Progressista em Pernambuco, Eduardo da Fonte.

Disse “Receber Zé Negão é acolher uma trajetória de luta e muita credibilidade. São cinco mandatos no Legislativo municipal e uma história de serviço que o povo reconhece de longe. Ele foi candidato a prefeito em 2020 e, nas eleições de 2024, fez história ao se tornar o vereador mais votado de todos os tempos em Afogados da Ingazeira.  Somando a esse time imbatível, Edson Henrique chega com toda a sua força e competência. Ex-vereador e candidato a vice-prefeito nas últimas eleições de 2024, Edson é uma voz respeitada que traz ainda mais musculatura e representatividade para o nosso grupo. Com essa união, mostramos que a nossa pré-campanha está consolidada e pronta para os grandes desafios que vêm pela frente. Essa parceria também se integra ao projeto de Danilo Simões, caminhando em sintonia por uma Afogados da Ingazeira que acredita na renovação e na esperança”.(Pré-candidato a deputado Estadual Marconi Santana)

Lançou – A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (30), a nova versão do Conecta Recife, principal plataforma digital de serviços públicos do município. Batizada de Novo Conecta, a atualização marca uma nova etapa da transformação digital da cidade, com foco na personalização dos serviços, no uso de inteligência artificial, na proatividade da oferta e na ampliação da acessibilidade. A cerimônia de lançamento aconteceu no Porto Digital, no bairro do Recife, e contou com a participação do prefeito do Recife, Victor Marques.

Frase“Sou a favor do fim da escala 6×1 e defendo a escala 5×2 como um caminho mais justo e equilibrado”. (Deputado estadual Waldemar Oliveira)

Perguntar não ofende – Quando a Secretaria de Transporte de Afogados da Ingazeira, vai resolver o problema de estacionamento de motos e carro ao entorno da Praça Monsenhor Arruda Câmara?