Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Iguaracy divulga programação da Festa de Maio no Picos

O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou no início da tarde desta terça-feira (05) a programação oficial da tradicional Festa de Maio, na comunidade do Picos, que será realizada nos dias 22 e 23.

No dia 22, a animação ficará por conta de Jailson Silva e da dupla Julio Teclas e David Silva. Já no dia 23, o encerramento promete movimentar o público com os shows de Mateus Max e Zeca Bota Bom.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância do evento para a valorização cultural do município. “Serão dois dias especiais, preparados com muito carinho para o nosso povo, valorizando a cultura e fortalecendo as nossas tradições”, afirmou.

Blogueiro que criticava gestões de Trindade e Araripina pode ter sido alvo de crime político

Blog do Nill Júnior 

Como amplamente divulgado, o radialista e blogueiro Zé Silva, da TV Ativa do Araripe, foi brutalmente agredido na manhã desta terça-feira (5), em Trindade.

Quatro homens encapuzados, em duas motocicletas, abordaram a vítima e iniciaram uma série de agressões com coronhadas e golpes na cabeça e no rosto.

O caso levanta suspeitas de perseguição política.

Com pouco mais de 45 mil seguidores, o canal traz notícias populares de grande engajamento, traz o profissional fazendo publicações publicitárias como personagem central e uma característica política: parte de suas postagens criticam as gestões Helbinha Rodrigues no município de Trindade e Evilásio Mateus em Araripina.

Não há como fazer ligação entre seus questionamentos e o episódio no momento, mas essa não é uma possibilidade descartada. As notícias do canal documentam fatos do cotidiano que geram engajamento e por elas, não é possível identificar mais suspeitos. A Polícia investiga se há também possibilidade de alguma motivação pessoal.

De toda forma, o episódio exige apuração detalhada das autoridades.

Duque reforça urgência do Canal do Sertão em audiência pública na Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou audiência pública, na manhã desta terça-feira (5), para debater a implantação do Canal do Sertão, uma das obras mais aguardadas para garantir segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento do interior do estado. Proposta pelo deputado estadual Luciano Duque, que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, a reunião reuniu parlamentares, gestores públicos e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta considerada estruturante para o futuro do Sertão.

Durante o encontro, foi destacado que o Canal do Sertão tem potencial para transformar a realidade da região, assegurando água para abastecimento humano, produção agrícola e atividades econômicas. Ao comparar Pernambuco com outros estados nordestinos que já avançaram em grandes obras hídricas, Luciano Duque chamou atenção para a situação do estado. “Eu tenho dito, e reafirmo aqui com convicção: se Pernambuco quiser dar um salto no seu desenvolvimento, existem três obras que são decisivas. A duplicação da BR-232, que garante mobilidade e integração interna. A conclusão da Transnordestina até o Porto de Suape, que fortalece a logística e o escoamento da produção. E o Canal do Sertão, que garante aquilo que está na base de tudo: água”, afirmou o parlamentar.

O deputado também destacou o avanço de outra iniciativa hídrica estruturante que começa a sair do papel. Nesse contexto, ressaltou a adutora de Negreiros, já viabilizada pela governadora Raquel Lyra. Segundo ele, representa um passo importante para ampliar o abastecimento humano e enfrentar, de forma concreta, um problema histórico de escassez hídrica no estado.

A deputada estadual Socorro Pimentel defendeu a criação de uma comissão de acompanhamento para tratar do tema de forma permanente na Alepe, fortalecendo o debate e a articulação institucional em torno da obra. Já o secretário executivo de Saneamento da Secretaria de Recursos Hídricos, Arthur Coutinho, destacou o caráter estratégico do projeto. “Esse é um tema emancipatório para o Sertão de Pernambuco”, afirmou.

Outro ponto levantado durante a audiência foi a necessidade de ampliar o debate e envolver mais territórios. Padre Luciano, do Projeto Fulgêncio, ressaltou a importância de levar a discussão também para outras regiões impactadas, garantindo que a pauta seja construída de forma coletiva. Participantes também reforçaram o potencial produtivo da região do Araripe, destacando a riqueza do solo e as oportunidades que podem ser ampliadas com o acesso à água.

Estiveram presentes na audiência o vice-prefeito de Trindade, Paulo Renê; o ex-deputado Raimundo Pimentel; os deputados estaduais Eriberto Filho e Jarbas Filho; o ex-deputado e coordenador adjunto do comitê, Antônio Fernando; o coordenador do comitê, Gildevan Tavares; as vereadoras de Lagoa Grande Edneuza Lafaiete e Lindacir Amorim, a liderança Lamarthe Piancó, além de representantes de instituições e lideranças regionais.

Ao final, Luciano Duque reforçou a necessidade de união de esforços para tirar o Canal do Sertão do papel e transformar o projeto em realidade. “Água é desenvolvimento, é dignidade e é futuro. Pernambuco não pode mais esperar”, concluiu.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra defende junto ao governo federal pacote de investimentos para obras em cidades atingidas pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra desembarcou em Brasília, nesta terça-feira (5), em busca de novos recursos para investimentos nas cidades pernambucanas afetadas pelas chuvas da última semana. Em reunião com o ministro das Cidades, Vladimir Lima, e equipe técnica, a chefe do Executivo estadual apresentou um pacote com cerca de R$ 8 bilhões em solicitações voltadas à reestruturação dos territórios que mais sofreram com os impactos do temporal. Entre os pedidos estão recursos para a realização de obras de contenção e estabilização de encostas em áreas de alto risco, para obras estruturantes de macrodrenagem e habitação de interesse social.

“Aqui em Brasília viemos dar mais um passo para a reestruturação dos nossos municípios após as chuvas dos últimos dias. Apresentamos um pacote de investimentos de quase R$ 8 bilhões para recompor as áreas que foram diretamente afetadas. O que precisamos, de verdade, é ter uma agenda de trabalho para que as nossas cidades sejam mais resilientes”, disse a governadora Raquel.

O ministro Vladimir Lima, por sua vez, reafirmou o compromisso do governo federal com a reestruturação das cidades pernambucanas impactadas. “Recebemos aqui a governadora Raquel Lyra, que preocupada com as fortes chuvas do final de semana passado em Pernambuco, trouxe novas e importantes propostas para discussão, para que possamos reestruturar o que foi afetado e de forma preventiva preservas a vida de quem vive em área de risco. Reafirmo aqui o compromisso e parceria do Ministério das Cidades e do governo do Brasil com a governadora Raquel Lyra e com Pernambuco”, afirmou.

Participaram da reunião a secretária-executiva substituta do Ministério das Cidades, Paula Nóbrega; o secretário nacional de Periferias, Victor Araripe; o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel Souza dos Santos; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério das Cidades, Glauto Wolfgang; e a equipe técnica do Ministério das Cidades. Pela equipe da gestão estadual, acompanharam a agenda os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais); a secretária executiva de Imprensa Daniella Brito e o assessor especial André Teixeira Filho.

Fotos: Marcelo Camará/MCID

Salgueiro recebe oficina para a população do Sertão Central sobre a construção do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática de Pernambuco

A próxima edição será nesta quarta-feira (06), no Centro Vocacional Tecnológico em Confecção (CVT), Rua Ana Nunes de Carvalho Barros, nº 282, em Santo Antônio, das 8h às 13h

Considerada um marco nas políticas públicas ambientais de Pernambuco, a construção do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEAR-PE) está em suas últimas oficinas. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, contempla as 12 regiões de desenvolvimento do Estado. A próxima edição será nesta quarta-feira (06), com a população do Sertão Central, em Salgueiro.

Aberto ao público, o encontro tem o objetivo de discutir de forma regionalizada os impactos das mudanças climáticas, reduzindo vulnerabilidades, prevenindo riscos e fortalecendo a capacidade de adaptação dos territórios. O local será no Centro Vocacional Tecnológico em Confecção (CVT), Rua Ana Nunes de Carvalho Barros, nº 282, em Santo Antônio, das 8h às 13h. Para participar, é necessário se inscrever pelo link: www.semas.pe.gov.br/pear-pe.

O plano integra conhecimento científico, dados climáticos e informações socioambientais e territoriais, garantindo que as estratégias de adaptação estejam alinhadas às realidades de cada Região de Desenvolvimento de Pernambuco. Os participantes trocarão experiências por meio de palestras e participarão de um dos cinco eixos temáticos para a construção de propostas que serão incorporadas ao PEAR-PE: Segurança Hídrica, Agropecuária e Segurança Alimentar, Saúde Humana, Biodiversidade e Ecossistemas, e Cidades e Infraestrutura.

O Governo de Pernambuco tem o compromisso de ouvir as diferentes regiões, compreender suas vulnerabilidades e transformá-las em ações concretas e mais eficazes de adaptação às mudanças climáticas, informou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Nathalie Ribeiro. “Esses encontros fortalecem o diálogo com a sociedade e permitem identificar, de forma regionalizada, os principais desafios enfrentados pelos territórios. A partir desse diálogo com a sociedade, buscamos fortalecer a capacidade de resposta do Estado, proteger pessoas e ecossistemas e promover um desenvolvimento mais sustentável para todo o território pernambucano”, destacou

PLANO – O PEAR-PE está sendo elaborado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio de órgãos estaduais e federais, além da participação da sociedade civil, setor produtivo, governos municipais e comunidades locais. Dessa forma, garantindo que as estratégias de adaptação dialoguem com a realidade de cada Região de Desenvolvimento de Pernambuco.

REGIÕES – Em suas últimas oficinas, ainda acontecerão nas regiões: Sertão do Pajeú (Serra Talhada) e Região Metropolitana do Recife (Jaboatão dos Guararapes). As oficinas para a construção do PEAR-PE já passaram por: Zona da Mata Norte (Palmares), Agreste Setentrional (Surubim), Sertão do Moxotó (Arcoverde), Agreste Meridional (Garanhuns), Sertão de Itaparica (Petrolândia), Zona da Mata Norte (Carpina), Sertão do Araripe (Ouricuri), Sertão do São Francisco (Petrolina), Agreste Central (Caruaru). Após essa etapa, as informações serão incorporadas ao documento final do plano, com previsão de conclusão para o mês de outubro deste ano.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-7900 ou pelo e-mail: oficinas.pear.pe@gmail.com.

Caravana da Saúde e Cidadania chega a Malhada de Pedra e Vila Peladas, na zona rural de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru realiza, nesta semana, mais duas edições da Caravana da Saúde e Cidadania na zona rural do município. As ações acontecerão na terça-feira (05), em Malhada de Pedra, ao lado da igreja, e na quinta-feira (07), em Peladas, na Vila Peladas, na rua do CCFV.

Durante a iniciativa, a população terá acesso a uma ampla oferta de serviços gratuitos, incluindo consultas médicas e odontológicas, exames de ultrassonografia, vacinação antirrábica, testagens rápidas, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Também serão disponibilizadas práticas integrativas, como auriculoterapia e ventosaterapia.

A Caravana ainda contará com serviços de assistência social, como atualização do CadÚnico, emissão de documentos, a exemplo de RG e ID Jovem, orientações da Secretaria da Mulher e atendimentos da Ouvidoria, garantindo mais cidadania e acesso a direitos para os moradores das comunidades atendidas.

A Caravana segue o calendário, que encontra-se no site www.prefeituradecaruaru.gov.br, levando serviços essenciais para outras localidades rurais do município até o dia 19 de maio.

Viva Garanhuns 2026 celebra a força do forró e abre o São João do Nordeste com tradição e emoção

Com grandes nomes da música nordestina, valorização de artistas locais e programação em dois polos, festival transforma Garanhuns em palco de cultura, encontros e homenagens ao legado de Dominguinhos

O Viva Garanhuns 2026 reafirmou seu papel como um dos maiores e mais simbólicos eventos do calendário cultural nordestino ao transformar, durante quatro dias, a cidade de Garanhuns em um verdadeiro palco de celebração da música, da tradição e da identidade regional.

Consolidado como a Abertura Oficial do São João do Nordeste, o festival marcou o início do Ciclo Junino com uma programação diversa, estrutura ampliada e uma forte valorização tanto de grandes nomes da música quanto dos artistas locais.

A abertura, realizada na Praça Mestre Dominguinhos, foi marcada por emoção e reverência às raízes nordestinas. Rogério e os Cabra deram início à festa com uma apresentação carregada de simbolismo, incorporando elementos do cotidiano do sertão e ritmos como o xaxado, o batuque e o cordel.

Na sequência, Nando Cordel trouxe ao público um repertório afetivo, relembrando sua trajetória e sua ligação com Garanhuns e com Dominguinhos. Elba Ramalho, com sua presença marcante, emocionou ao homenagear o mestre com “Eu Só Quero um Xodó”, reafirmando o forró como uma expressão viva da cultura. Encerrando a noite, João Gomes celebrou sua trajetória ascendente e a importância do legado nordestino em sua carreira, sendo acompanhado por um público que cantou em coro seus sucessos.

Na segunda noite, o festival manteve o ritmo de celebração com shows que reuniram tradição e contemporaneidade. O garanhuense Pedrinho Pontes abriu a programação, seguido por Luan Estilizado, que destacou a importância da persistência em sua trajetória artística.

 A banda Limão com Mel trouxe nostalgia e emoção com grandes sucessos, enquanto Xand Avião encerrou a noite com uma apresentação vibrante, destacando a receptividade do público e a grandiosidade do evento.

A ocasião também foi marcada pelo anúncio das primeiras atrações do Viva Garanhuns 2027. Foram confirmados os nomes de Calcinha Preta, Rey Vaqueiro, Solange Almeida, Mano Walter e Geraldo Azevedo, antecipando a expectativa para a próxima edição do evento. Antecipando a expectativa para a próxima edição.

O sábado foi marcado por romantismo e animação, reunindo um grande público na Praça Mestre Dominguinhos. Batista Lima abriu a noite celebrando sua estreia em carreira solo na cidade, seguido pela energia contagiante da Fulô de Mandacaru.

Lucy Alves apresentou um show que mesclou clássicos e canções autorais, homenageando Dominguinhos e reafirmando sua versatilidade como artista.
Encerrando a noite, a banda Seu Desejo consolidou sua conexão com o público ao embalar a praça com seus hits românticos.

Paralelamente, o Parque Euclides Dourado também se consolidou como um importante polo do festival, reunindo música e público durante as tardes.

Na sexta-feira, Rayssa Danielle abriu a programação, seguida pela banda Capim com Mel, em apresentações que aqueceram o público com muito forró. No sábado, foi a vez de Forró Pesado e Capital do Sol levarem energia e tradição ao palco, fortalecendo a diversidade musical do evento.

Já no último dia, Targino Gondim e Assisão encerraram a programação no parque celebrando as raízes e a força da cultura nordestina, em apresentações marcadas pela autenticidade.

O último dia do festival continuou à noite na Praça Mestre Dominguinhos, com shows de Nando Azevêdo, Mastruz com Leite, Dorgival Dantas e Márcia Fellipe, encerrando o evento com grandes performances e momentos marcantes.

Nando Azevêdo destacou que este foi o repertório mais atual que já apresentou, reforçando sua conexão com o público contemporâneo. A banda Mastruz com Leite trouxe uma reflexão sobre a passagem do tempo aliada à permanência da qualidade musical, além de também prestar homenagem a Dominguinhos. Dorgival Dantas seguiu na mesma linha, reverenciando o mestre em sua apresentação.

Já Márcia Fellipe protagonizou um momento especial ao convidar ao palco o artista garanhuense Pedro Vinícius, evidenciando a valorização dos talentos locais dentro de um evento de grande porte.

Além da programação musical, o Viva Garanhuns 2026 se destacou pela organização e pelas ações estruturais. Com dois polos de programação, o evento ampliou a circulação do público e garantiu mais opções de lazer. O Camarote da Acessibilidade assegurou inclusão e conforto para pessoas com deficiência, enquanto uma operação integrada entre órgãos municipais e estaduais garantiu segurança, mobilidade e suporte ao público durante todos os dias de festa.

Com uma combinação de tradição, diversidade musical, inclusão e planejamento, o Viva Garanhuns 2026 não apenas celebrou o legado de Dominguinhos, mas também reafirmou o festival como um espaço de encontro entre gerações, linguagens e histórias.

Mais do que um evento, a festa se consolidou como uma expressão viva da cultura nordestina marcada pela resistência, pela memória e pela celebração coletiva que dá início, com força e significado, ao São João do Nordeste.

Coordenadoria da Juventude de Salgueiro incentiva emissão do primeiro Título de Eleitor entre estudantes do município

Em ação conjunta com o Cartório da 75ª Zona Eleitoral, a Coordenadoria da Juventude de Salgueiro realizou ao longo de abril a ação ‘Eleitor e Eleitora do Futuro’, com objetivo de estimular a emissão do primeiro Título de Eleitor entre os jovens estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) do município.

De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Maria Luiza Sampaio, a ação promoveu educação política nas escolas, incentivando a participação dos jovens abaixo de 18 anos no processo eleitoral, mesmo sem a obrigatoriedade do voto.

A iniciativa começou com conscientização nas unidades escolares, seguida de agendamento e a emissão do título. Foram beneficiados estudantes de diversas escolas do município, como a EREMSAL e a EREM Aura Sampaio.

O prazo para emissão do documento termina nesta quarta-feira, 6 de maio, em todo o Brasil. Também será o último dia para transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados cadastrais, incluindo a regularização de pendências.

Coluna do Finfa