Os números evidenciam uma evolução consistente na redução dos principais indicadores criminais de segurança pública pernambucana, no âmbito do programa Juntos pela Segurança
Pernambuco registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, o melhor resultado da série histórica em Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Foram 942 homicídios registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de janeiro a abril, sendo a primeira vez, em mais de duas décadas, que o número ficou abaixo de mil casos no período. Isso representa uma queda de 31% em relação a 2004, no início da série histórica, quando houve 1.366 registros, e de 53,8% em comparação a 2017, ano em que os homicídios atingiram o ápice, com 2.040 casos.
“Nosso Estado vem apresentando resultados importantes na redução da violência, e isso não acontece por acaso. É fruto de muito trabalho, integração das forças de segurança e investimentos que estamos fazendo de forma contínua. Temos reforçado o efetivo, trocado os equipamentos, ampliado o uso da tecnologia e garantido melhores condições para quem está nas ruas. A nossa prioridade é proteger a vida das pessoas e dar mais tranquilidade às famílias pernambucanas. Vamos seguir trabalhando com firmeza para avançar ainda mais”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Ainda segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, o período entre janeiro e abril de 2026 registrou mais um marco na segurança pública do Estado: o melhor resultado da série histórica em CVPs, com 9.702 casos. O resultado representa uma redução de 43,4% em relação a 2011, início da série, quando foram registrados 17.129 casos. A queda se torna ainda mais significativa quando comparada a 2017, ano em que os roubos violentos atingiram o pico, com 41.954 ocorrências. Nesse cenário, Pernambuco alcança uma redução de 76,9%. A redução no número de homicídios e de roubos reflete os avanços do Programa Juntos pela Segurança, que completa quatro anos em 2026 e vem se consolidando como uma política pública efetiva, baseada em investimentos e na integração das forças policiais.
“Com a implantação do Juntos pela Segurança, as estatísticas de criminalidade vêm melhorando ano a ano. Em relação a 2022, último ano sem o novo plano, registramos uma queda de 26,5% nos homicídios e de 42,8% nos roubos violentos. Além disso, estamos alcançando os menores índices de criminalidade de toda a série histórica. Esse resultado é reflexo de investimentos robustos na ampliação do efetivo, em equipamentos e tecnologia, somados às ações ostensivas, repressivas e de inteligência das nossas operativas”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
FEMINICÍDIO – O quadrimestre também apresenta redução nos casos de feminicídio. Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 24 ocorrências, contra 38 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 36,8%. Em março, o Governo do Estado lançou o programa 197 Mulher (197mulher.pe.gov.br) , uma plataforma digital voltada ao atendimento e à orientação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Pernambuco. A ferramenta funciona como um canal virtual de acolhimento e orientação, ampliando o acesso das vítimas aos serviços de proteção.
Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os números 181 e 0800 081 5001. O sigilo é garantido, e a ligação é gratuita em todo o Estado. Também é possível registrar denúncias pelos sites denunciainterativa.sds.pe.gov.br e portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco.

O deputado estadual Diogo Moraes usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (05), para tranquilizar empresários, trabalhadores e lideranças do Polo de Confecções do Agreste pernambucano sobre um assunto que tem gerado questionamentos: a taxação antidumping sobre produtos de poliéster, matéria-prima essencial para a cadeia produtiva da região. O parlamentar reafirmou que o trabalho de articulação política junto ao Governo Federal, desenvolvido ao longo de mais de um ano, tem sido determinante para proteger os interesses do setor.
A governadora Raquel Lyra concluiu agendas em Brasília, nesta terça-feira (5), em reuniões com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o ministro dos Transportes, George Santoro. Nos encontros, a gestora detalhou os encaminhamentos ao governo federal da solicitação de recursos para ações emergenciais e estratégicas em cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Entre as solicitações, estão obras de barragens e recuperação de trechos de rodovias danificados. A governadora também debateu os encaminhamentos com o senador Fernando Dueire e o deputado federal Túlio Gadêlha. O dia de trabalho teve início ainda na manhã desta terça em reunião no Ministério das Cidades, com o ministro Vladimir Lima.
Augusto reuniu-se com o pré-candidato a governador na presença do presidente estadual do PT, o deputado federal Carlos Veras
O Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou no início da tarde desta terça-feira (05) a programação oficial da tradicional Festa de Maio, na comunidade do Picos, que será realizada nos dias 22 e 23.



A Prefeitura de Caruaru realiza, nesta semana, mais duas edições da Caravana da Saúde e Cidadania na zona rural do município. As ações acontecerão na terça-feira (05), em Malhada de Pedra, ao lado da igreja, e na quinta-feira (07), em Peladas, na Vila Peladas, na rua do CCFV.