Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governo de Pernambuco entrega camas elétricas e poltronas ao Hospital Regional Belarmino Correia e ao Hospital Jaboatão Prazeres

O Governo de Pernambuco segue investindo na modernização e no fortalecimento da rede estadual de saúde. Como reflexo desse compromisso, o Hospital Regional Belarmino Correia (HRBC) recebeu, nesta semana, 64 novas camas elétricas e 20 poltronas, reforçando a estrutura e proporcionando mais conforto e segurança para pacientes e profissionais. Para o Hospital Jaboatão Prazeres (HJP) foram entregues 50 poltronas. O investimento nos equipamentos ultrapassa R$ 500 mil.

As novas camas elétricas do HRBC, por exemplo, oferecem mais autonomia e mobilidade, uma vez que o próprio paciente pode ajustar as posições que considera mais cômodas, sem auxílio da enfermagem. Além disso, previnem lesões nas mudanças de posições, melhoram a circulação sanguínea e a qualidade do sono. As grades laterais são mais altas e seguras.

“A iniciativa representa um investimento na qualificação da assistência prestada à população, contribuindo significativamente para a promoção de maior conforto, segurança e dignidade aos pacientes, bem como para o fortalecimento das condições de trabalho das equipes assistenciais”, afirmou Cynthia Ferreira Lima, diretora do HRBC.

“O HRBC reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado, com a humanização da assistência e com a contínua busca pelo aprimoramento dos serviços ofertados à população pernambucana”, considerou Cynthia Ferreira Lima.

Já no Hospital Jaboatão Prazeres (HJP), foram entregues 50 novas poltronas para a unidade, ampliando a capacidade de atendimento e qualificando ainda mais a assistência prestada à população.  As poltronas já estão disponibilizadas nas clínicas médicas e demais setores da unidade para atendimento.

“A renovação das poltronas para acompanhantes representa um importante avanço na humanização da assistência hospitalar, garantindo mais conforto, dignidade e acolhimento às famílias que permanecem ao lado dos pacientes durante a internação. Além de contribuir para o bem-estar físico e emocional dos acompanhantes, os novos equipamentos favorecem a recuperação dos pacientes, melhoram a rotina das equipes e fortalecem a qualidade do atendimento oferecido nas unidades da rede estadual”, comentou a diretora do HJP, Ane Gleice Wanderley dos Santos.

Prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti entrega equipamentos, amplia investimentos e reforça parcerias estratégicas

Arcoverde deu mais um passo decisivo em seu processo de fortalecimento institucional e avanço administrativo na tarde desta quinta-feira (7), com a entrega de um amplo conjunto de equipamentos no Pátio de Eventos do município. O ato reuniu a população e lideranças políticas e marcou um novo momento na estruturação dos serviços públicos, evidenciando a capacidade de planejamento, articulação e execução da gestão liderada pelo prefeito Zeca Cavalcanti.

Com investimentos que ultrapassam R$ 4,5 milhões, a ação contemplou áreas estratégicas, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento rural, ampliando, de forma significativa, a capacidade operacional do município. Entre os equipamentos entregues estão uma ambulância UTI totalmente equipada, quatro ônibus escolares, um caminhão-pipa, retroescavadeiras, um trator agrícola e diversos implementos, que passam a impactar diretamente o transporte de pacientes, a mobilidade escolar, o apoio ao homem do campo e a manutenção de estradas vicinais.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Siqueirinha, do deputado estadual Gustavo Gouveia e do ex-presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, reforçando o ambiente de cooperação institucional que vem sendo consolidado pela atual gestão. Os equipamentos são resultado de emendas parlamentares, parcerias estratégicas e recursos próprios, refletindo um modelo de gestão que transforma articulação política em resultados concretos para a população.

A agenda contou, também, com o apoio do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que tem mantido um olhar atento para Arcoverde e contribuído para o fortalecimento de ações estruturantes no município. Durante a programação, também foi anunciada a destinação de mais de R$ 2,2 milhões para a área da saúde, ampliando ainda mais os investimentos no setor.

A entrega simboliza um movimento contínuo de crescimento e organização administrativa, no qual planejamento, parcerias e investimentos caminham de forma integrada. Nesse cenário, Arcoverde avança na consolidação de sua posição como polo regional, fortalecendo sua estrutura de serviços e ampliando sua capacidade de resposta às demandas da população, em um ciclo permanente de desenvolvimento e projeção institucional.

Prefeitura de Caruaru anuncia Cartão Ração para protetores de animais

Reafirmando o compromisso da gestão municipal com o avanço das políticas públicas de proteção animal, a Prefeitura de Caruaru lança o Cartão Ração, iniciativa anunciada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro ao lado da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

O Cartão Ração é um programa que tem como objetivo oferecer suporte alimentar para animais resgatados por protetores independentes, reconhecendo o trabalho essencial realizado por esses voluntários. A iniciativa busca fortalecer essa rede de apoio e garantir melhores condições para o cuidado dos animais em situação de abandono.

“Nosso compromisso é transformar a causa animal em política pública permanente. O Cartão Ração chega para apoiar quem está na linha de frente, cuidando dos animais resgatados e ajudando a combater o abandono. Essa é uma iniciativa construída com diálogo, escuta e responsabilidade social”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

A gestão municipal reforçou o compromisso com a causa animal, destacando que novas ações continuarão sendo desenvolvidas para ampliar a proteção e o bem-estar dos animais, consolidando avanços que não devem parar.

“Essa iniciativa nasce da escuta dos protetores. Queremos dar suporte real a quem cuida dos animais e avançar cada vez mais na causa animal em Caruaru. Reforçamos a importância para esses protetores em relação a castração e posteriormente adoção desses animais para que novas vagas possam surgir”, destacou Fagner dos Animais, Secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

Em audiência pública, Duque apresenta PLO e debate riscos da importação de tilápia do Vietnã para a piscicultura pernambucana

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na tarde desta quinta-feira (7), no Auditório Sérgio Guerra, audiência pública para discutir os riscos da importação de tilápia do Vietnã pelo Brasil e os impactos para a cadeia produtiva do pescado em Pernambuco. O debate reuniu representantes de órgãos sanitários, produtores, indústria do pescado, parlamentares e especialistas do setor aquícola.

Presidente da comissão, o deputado estadual Luciano Duque alertou para os riscos sanitários e econômicos que a medida pode trazer para a piscicultura brasileira, destacando que o Vietnã é apontado por pesquisadores e órgãos técnicos como área de circulação do vírus TiLV, conhecido como Vírus do Lago da Tilápia, que pode provocar mortalidade nos plantéis. “Não estamos falando de protecionismo sem fundamento. Estamos falando da defesa de milhares de empregos, da proteção da nossa produção e da necessidade de agir preventivamente diante de uma ameaça sanitária séria. Pernambuco vem ampliando sua produção de pescado e muitas famílias do Sertão, do São Francisco e do Agreste dependem dessa atividade para sobreviver”, afirmou.

Durante a audiência, Luciano Duque também destacou o Projeto de Lei Ordinária nº 4052/2026, de sua autoria, que estabelece requisitos de origem, rastreabilidade e conformidade sanitária para a comercialização de tilápia de origem estrangeira em Pernambuco. “Nosso projeto não proíbe a importação. O que ele faz é exigir responsabilidade, transparência e segurança. Estamos defendendo o direito do consumidor de saber o que está consumindo, o direito do produtor pernambucano de competir em condições justas e o dever do Estado de agir preventivamente”, reforçou o parlamentar.

O presidente da Adagro, Moshe Dayan, afirmou que o vírus TiLV já foi identificado em 16 países e quatro continentes, incluindo a Colômbia, e destacou que a mortalidade causada pela doença ultrapassa 80% dos peixes contaminados. Segundo ele, embora não exista risco para a saúde humana, o impacto sobre a produção aquícola pode ser devastador. “Não podemos proibir a importação porque essa é uma definição do Ministério da Agricultura. Mas Pernambuco pode adotar medidas restritivas quanto ao transporte, trânsito e comercialização no estado”, afirmou. Moshe defendeu ainda que, caso o produto entre no território pernambucano, seja armazenado em contêineres lacrados até saírem do estado, além da ampliação da fiscalização nos pontos de venda.

Representando a indústria de pescados, Geraldo Cosentino destacou que além do risco sanitário, a importação ameaça diretamente a cadeia produtiva nacional, colocando em risco milhares de empregos. “A indústria brasileira atende a rigorosos protocolos sanitários e de qualidade. Estamos falando de uma cadeia inteira que pode ser comprometida por um produto sobre o qual não se conhece com clareza os critérios de auditoria e controle sanitário”, afirmou.

A deputada estadual Débora Almeida também demonstrou preocupação com a capacidade de resposta do país diante de uma possível disseminação do vírus. “Nós acompanhamos isso na avicultura durante o risco da gripe aviária. Houve protocolos sanitários, treinamento e preparação. Precisamos discutir se o Brasil está preparado para enfrentar uma situação semelhante na piscicultura”, pontuou.

Também participaram da audiência os deputados estaduais Fabrizio Ferraz, Henrique Queiroz Filho e Abimael Santos; o professor da Universidade Federal de Pernambuco Maurício Nogueira; o presidente da Faepe, Jailton da Silva; o superintendente de Pesca e Aquicultura do IPA, Pedro Palmeira; o representante dos produtores, Romero Magalhães; e o representante da superintendência federal da Pesca e Aquicultura, Cristiano Marcos.

Ao final da audiência, os participantes defenderam o fortalecimento da fiscalização sanitária, a criação de mecanismos de rastreabilidade e a adoção de medidas preventivas para proteger a piscicultura pernambucana e brasileira.

Morre mãe/avó da prefeita de Bezerros Lucielle Laurentino

A Prefeitura de Bezerros decretou, nesta quinta-feira (07 de maio de 2026), luto oficial de três dias pelo falecimento da Senhora Margarida Geralda da Silva, de 70 anos de idade, mãe/avó da prefeita Lucielle Laurentino. Dona Margarida, como era carinhosamente chamada, era agricultora e morava no Sítio Serra Velha, na Serra Negra. Ao longo da vida construiu um legado de amizades, carinho e admiração com todos que a conheceram. Sinônimo de força, coragem e fé, Dona Margarida sempre foi inspiração para sua família, amigos, vizinhos e todos àqueles que conviveram com ela.

O Decreto Nº 2.806, de 07 de maio de 2026, foi assinado pela prefeita em exercício do município, Socorro Silva. Em respeito aos familiares e amigos e a memória de Dona Margarina, as bandeiras da sede da Prefeitura de Bezerros estão hasteadas a meio mastro.

NOTA OFICIAL DE LUTO – PREFEITURA DE BEZERROS
A Prefeitura de Bezerros lamenta pelo falecimento da Senhora Margarida Geralda da Silva, de 70 anos de idade, mãe/avó da prefeita Lucielle Laurentino. Dona Margarida, como era carinhosamente chamada, morava no Sítio Serra Velha, na Serra Negra, e ao longo da vida construiu um legado de amizades, carinho e admiração com todos que a conheceram. Sinônimo de força, coragem e fé, Dona Margarida sempre foi inspiração para sua família, amigos, vizinhos e todos àqueles que conviveram com ela. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros votos de pesar e solidariedade. Bezerros-PE, 07 de maio de 2026.

NOTA OFICIAL DE LUTO – PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO
Com pesar, informo sobre o falecimento de mamãe, Margarida Geralda da Silva, ocorrido hoje. Mamãe estava internada no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, com um quadro delicado de saúde. Neste momento de dor, agradeço por todo apoio e mensagens de carinho que tenho recebido, desde o momento que ela deu entrada no hospital. Que Deus conforte nossos corações e conceda paz à alma de mamãe, uma mulher linda e que me ensinou valores para vida inteira, especialmente para cuidar do povo bezerrense. Com respeito, Lucielle Laurentino – Prefeita de Bezerros, 07.05.2026.

Comércio e construção civil aquecem economia de Salgueiro e fazem município ficar entre os que mais geraram empregos no Sertão em março

Salgueiro foi um dos municípios que mais geraram empregos no Sertão pernambucano em março, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com saldo de 80 novos empregos formais gerados no mês, Salgueiro superou outras cidades de médio porte da região, a exemplo de Serra Talhada e Araripina.

O número positivo foi proporcionado pelo aquecimento da economia nos setores de comércio e construção civil, que lideraram a geração de empregos com carteira assinada no município em março, ultrapassando serviços.

No terceiro mês de 2026, Salgueiro registrou 278 admissões e 198 desligamentos, o que resultou no saldo positivo de 80 novos postos de trabalho criados. Isso elevou o estoque do município para 7.554 pessoas trabalhando com carteira assinada, o que garante dignidade e estabilidade para muitas famílias salgueirenses.

Afogados da Ingazeira recebe ônibus de coleta do Hemope

A unidade móvel de coleta de sangue do Hemope chegou a Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, nesta quinta-feira (07/05) para uma ação realizada no Hospital Regional Emília Câmara. A iniciativa contou com o apoio da direção do hospital, da Secretaria Municipal de Saúde e da X Gerência Regional de Saúde (Geres), reforçando a parceria em prol da manutenção dos estoques de sangue.

Durante toda a manhã, a população compareceu ao local para participar da coleta, demonstrando solidariedade e compromisso com a doação de sangue. Com capacidade para armazenar até 80 bolsas, o novo ônibus recebeu voluntários dispostos a contribuir com um gesto que ajuda a salvar vidas diariamente em hospitais de todo o estado. O sangue coletado será processado e distribuído pelo hemocentro regional de Serra Talhada.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou a importância da participação da população e do fortalecimento das ações no interior. “Ficamos muito felizes com a adesão da população. A unidade móvel chega para ampliar o acesso à doação de sangue e aproximar ainda mais o Hemope dos pernambucanos. Cada doação representa esperança e pode salvar até quatro vidas”, afirmou.

A nova unidade móvel representa um avanço para a hemorrede estadual, permitindo que o Hemope amplie as coletas externas em municípios sem posto fixo de doação. O equipamento conta com sala de triagem, espaço de coleta com quatro poltronas, sistema de climatização, acessibilidade e área de acolhimento, oferecendo mais conforto e segurança aos doadores.

Dr. Pedro Alves realiza encontro político com lideranças e deputado estadual Luciano Duque, próximo sábado 9 de maio em Iguaracy

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, realizará no próximo sábado 9 de maio uma reunião com lideranças políticas do município. O encontro está marcado para as 16h 4 da tarde, no espaço de festas de Vânia Perazzo Eventos.

A reunião contará com a presença do deputado estadual Luciano Duque (Podemos), que deve discutir junto às lideranças locais e o povo pautas voltadas ao desenvolvimento do município e ao fortalecimento de parcerias institucionais.

De acordo com a organização, o momento será de diálogo e alinhamento político, reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade.

A expectativa é de que o encontro contribua para a construção de novas ações e projetos em benefício da população de Iguaracy.

O evento é aberto às lideranças e a população em geral que deve reunir um público significativo, reforçando a articulação política de Dr. Pedro Alves no município de Iguaracy.

Obras da nova Creche Escola no Cordeiro entram na fase final

Prefeitura do Recife está investindo R$ 4,5 milhões na unidade, que terá capacidade para atender cerca de 262 crianças

A Prefeitura do Recife segue avançando na ampliação da Educação Infantil com as obras da nova creche escola Cyro de Andrade Lima, no bairro do Cordeiro, que tiveram início em julho de 2025 e já se encontram na fase final. Em ritmo acelerado, a construção da unidade, localizada ao lado do Compaz Ariano Suassuna, representa um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões e vai beneficiar cerca de 262 crianças, do berçário ao Grupo IV. O prefeito do Recife, Victor Marques, acompanhou as obras na manhã desta quinta-feira (7).

“Estamos vistoriando a nova Creche Escola Cyro de Andrade Lima, que vai contar com 12 salas de aula e atender mais 260 crianças. Essa é mais uma ação do nosso programa de expansão de vagas de creche na cidade, que já apresenta resultados muito relevantes. O Recife triplicou o número de vaga de creche nos últimos anos, proporcionando mais autonomia para as famílias, educação de qualidade para as crianças e uma cidade que cresce com visão de futuro”, afirmou o prefeito Victor Marques.

A creche integra o programa Infância na Creche, que já alcançou um marco histórico ao triplicar o número de vagas nesta etapa de ensino, e hoje o Recife conta com mais de 19,4 mil vagas em creches na rede municipal. O avanço consolida a cidade como referência nacional na ampliação do acesso à primeira infância.

Com mais de 1.600 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos interligados por rampa e escada, o espaço está sendo erguido em um terreno de quase 1.800 metros quadrados. O projeto foi pensado para garantir acessibilidade, conforto e segurança no atendimento às crianças.

A creche escola contará com 16 salas de aula, sendo 12 regulares e quatro destinadas a atendimentos especializados, além de sala multiuso, sala de recursos multifuncionais, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica e sala de professores. A estrutura inclui ainda cozinha, lavanderia, vestiário para funcionários, depósitos, banheiros acessíveis, recreio coberto, parque infantil e refeitório.

“A Creche Cyro de Andrade Lima é mais uma unidade educacional que vem para aumentar a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos na rede municipal de ensino do Recife. Aqui nós vamos ter mais de 260 vagas para atendimento integral das crianças da creche e também o atendimento da pré-escola. A oferta é prioritária para quem mora no entorno, mas a gente também tem um complemento a isso, com critérios de priorização de vaga chegando primeiro para quem mais precisa, como pessoas de baixa renda, pessoas com deficiência, filhos de mulheres que foram vítimas de violência, entre outros. O Recife já é responsável por 40,5% da criação de novas vagas em creches no país e seguimos avançando com dedicação”, destacou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.

Lula e Trump almoçam agora na Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram nesta quinta-feira (7), em Washington. Em vídeo divulgado pelo governo norte-americano, é possível ver o momento em que Trump recebe Lula na Casa Branca. Os dois trocaram um aperto de mão, e o presidente americano perguntou ao brasileiro como ele estava.

Segundo a programação oficial da Casa Branca, os líderes participam de uma reunião no Salão Oval e depois seguem para um almoço bilateral na Sala do Gabinete. A pedido do governo brasileiro, a imprensa só terá acesso ao local ao final do encontro.

As discussões entre os presidentes devem girar em torno de:

  • Tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros;
  • Questões de segurança pública;
  • Temas de geopolítica internacional;
  • Investigações americanas envolvendo o Pix;
  • Debate sobre minerais críticos e terras raras.

Entre os produtos afetados pelas tarifas americanas estão aço, alumínio, cobre e móveis brasileiros.

ENCONTRO BUSCA REDUZIR TENSÕES ENTRE OS PAÍSES

A reunião é vista como uma tentativa de normalizar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos após meses de atritos diplomáticos e econômicos. Apesar das tensões recentes, interlocutores do governo brasileiro avaliam que o encontro deve ocorrer em tom cordial, diante do histórico recente de conversas amistosas entre Lula e Trump.

Este é o segundo encontro presencial entre os dois líderes desde outubro do ano passado, reforçando a retomada do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano.