Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Ministra do TSE participa, no Recife, de congresso voltado ao debate sobre as Eleições 2026

Evento será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Recife Expocenter, reunindo especialistas, magistrados e profissionais que atuam na área eleitoral

Com o tema Eleições 2026: Integridade do processo eleitoral na era digital, o I Congresso do TRE-PE e o III Congresso Integrado de Direito Eleitoral reúnem, nos dias 14 e 15 de maio, no Recife Expocenter, especialistas, magistrados e profissionais que atuam na área eleitoral. O evento terá como destaque a palestra magna da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estela Aranha, na sexta-feira, dia 15 de maio.

Nomeada para o TSE em agosto de 2025, Estela Aranha atuará diretamente nas Eleições 2026. Com mais de 20 anos de experiência como advogada, pesquisadora e formuladora de políticas públicas, ela foi secretária nacional de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e Segurança Pública e assessora especial do ministro Flávio Dino, tendo liderado iniciativas voltadas à proteção de direitos no ambiente digital. No Legislativo, integrou a comissão de juristas do Senado Federal responsável por elaborar propostas para a regulação da inteligência artificial, em 2022.

O congresso, realizado em parceria entre o TRE-PE e o Ideppe, reunirá assessores, políticos, pré-candidatos, advogados, magistrados, promotores e profissionais da comunicação. O evento conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), do Governo de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, da Assembleia Legislativa, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Para a coordenadora acadêmica do congresso e presidente de honra do Instituto de Direito Eleitoral de Pernambuco (IDEPPE), a advogada Diana Câmara, o evento é uma oportunidade concreta de fortalecer o debate institucional. “O Congresso Integrado nasce da convicção de que o fortalecimento do direito eleitoral passa pelo diálogo entre instituições. Reunir o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público, a OAB e tantas outras entidades em torno de um mesmo tema é uma forma concreta de contribuir para eleições mais íntegras e para a formação de profissionais mais preparados para os desafios que estão por vir”, afirmou.

As inscrições estão abertas pelo site eventos.legiscapacitacao.com.br.

Microempreendedores Individuais (MEIs) inscritos no CadÚnico que trabalham com turismo receberão crédito do Banco do Nordeste

Os microempreendedores Individuais (MEIs) que atuam em atividades ligadas à cadeia produtiva do turismo poderão acessar crédito por meio do Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste (BNB), com condições favorecidas e juros subsidiados.

A iniciativa contará com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que prevê a destinação de R$ 100 milhões dentro da estratégia nacional de ampliação do crédito para o setor. Os valores permitirão o acesso aos empréstimos por profissionais que não possuem garantia para oferecer. Nesse contexto, o BNB está entre as instituições habilitadas a operacionalizar parte desses recursos em financiamentos voltados a públicos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 7, pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, pelos ministros do Turismo, Gustavo Feliciano, e do o Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, durante a abertura do 10º Salão do Turismo, que acontece até sábado, dia 9, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A ação chamada “Do lado do turismo brasileiro” deverá atender profissionais como guias de turismo, motoristas, vendedores ambulantes de comida e bebida e artesãos. No Banco do Nordeste, as operações serão realizadas pelo Crediamigo, programa de microcrédito produtivo orientado. Os valores podem chegar a R$ 21 mil por empreendedor.

Geraldo Alckmin destacou o recente acordo de reciprocidade entre o Brasil e a China que permite o trânsito de turistas entre os dois países sem necessidade de visto. A medida, segundo o presidente em exercício, deve incrementar o fluxo de visitantes chineses no Brasil. “A agricultura mecaniza muito. O setor secundário, que é a indústria, automatiza muito, robotiza, e produz com menos pessoas. O setor terciário de serviços, especialmente o turismo, é um grande empregador. E vai ter uma importância ainda maior”, afirma.

Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a iniciativa reforça diretrizes estratégicas do Governo Federal e o compromisso com a inclusão produtiva, em sintonia com a agenda liderada pelo presidente Lula.

“Sabemos que o turismo gera muito emprego e renda. Nossa atuação atinge toda a cadeia, ou seja, do micro aos grandes empreendimentos. E nossa área de atuação possui uma vocação enorme para o turismo, seja de lazer, cultural, empresarial ou religioso. Com essa ação, alinhada às prioridades do presidente Lula de fortalecer a renda e ampliar oportunidades para quem mais precisa, e que une o microcrédito produtivo orientado ao microempreendedor, não há dúvida de que muitos negócios vão acontecer e ampliar as oportunidades”, analisa.

O Crediamigo contratou R$ 13,4 bilhões em 2025, em toda sua área de atuação (estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo). Segundo o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), esses recursos ajudaram a criar ou a manter 118.200 postos de trabalho.

Sanitários do Mercado Publico de Afogados da Ingazeira em situação precária

Estive no Mercado Público de Afogados da Ingazeira, na oportunidade assim que adentrei para fazer um compra no setor de cereais, fui acionado por comerciantes daquele estabelecimento, que relataram a situação dos sanitários do referido mercado. Fizeram questão de pedir para eu fazer um vídeo da situação precária daquele equipamento, de uso da população.

São caixa d’água e torneira quebradas, o funcionário no momento do vídeo, estava tentando limpar com a maior dificuldade.

“Isso é um absurdo, falaram com o secretário que prometeu resolver este problema, e o mesmo disse que iria solucionar e continua esta situação”, disse uma comerciante.

Governo de Pernambuco inicia força-tarefa emergencial de limpeza do Rio Beberibe no Recife

Nesta sexta-feira (8), o Governo de Pernambuco inicia uma força-tarefa de limpeza emergencial do Rio Beberibe no Recife, com retirada de lixos e entulhos, por exemplo. A intervenção tem por objetivo diminuir os riscos de inundações durante o período chuvoso e beneficia todas as comunidades existentes ao longo do Rio. A operação inicia nesta sexta e segue pelo tempo necessário até a conclusão dos trabalhos. Vão estar na ação os secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, e de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Coluna do Finfa

Encontro – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, realizará no neste sábado (09) reunião com lideranças políticas do município. O encontro está marcado para as 16 horas, no espaço Candelabro Recepções no Loteamento Jardim Santana. A reunião contará com a presença do deputado estadual Luciano Duque (Podemos). O momento será de diálogo e alinhamento político, reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade. O evento é aberto às lideranças e a população em geral, onde também o prefeito Dr. Pedro, vai apresentar seu deputado estadual para as eleições de outubro próximo, um parlamentar que em pouco tempo, já mostrando seu comprometimento o município.Vibrando – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, está comemorando os trabalhos que as máquinas está realizando nas estradas da zona rural. “É máquinas nas estradas, trabalho acontecendo e compromisso com o nosso povo. Seguimos trabalhando para melhorar a vida de quem precisa trafegar todos os dias pelas nossas comunidades. A maior alegria é entregar resultados positivos e ver as mudanças chegando de verdade”, disse o gestor.Acelerando sua pré-campanha – O pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana, tem acelerado sua pré-campanha no estado. Ultimamente Marconi teve uma reunião no The Garden, em Piedade, com profissionais que atuam na linha de frente do sistema socioeducativo em Jaboatão dos Guararapes. “Contar com o apoio e a experiência de quem conhece essa realidade de perto é fundamental para as mudanças que queremos construir em nosso estado”, disse Marconi.

Agenda – Nesta sexta-feira (8), às 10 horas, a governadora Raquel Lyra assina a autorização para início das obras de requalificação do Armazém 11, que fica localizado no Marco Zero do Recife. Com investimento de R$ 14 milhões, serão feitas reformas estruturais e repaginação na identidade visual, que também será apresentada durante a solenidade. O local é sede das lojas do Artesanato de Pernambuco e da Moda Autoral de Pernambuco (MAPE), ambas de iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Durante a intervenção, as lojas passarão a funcionar temporariamente no Edifício Palazzo Itália, também no Recife Antigo, a 200 metros do local original, onde ocorrerá o evento.

Disse –  “Nós temos um palanque montado, nós temos um time formado: é com Humberto Costa senador, com Marília Arraes senadora, João Campos candidato a governador e com Lula presidente”. (Deputado federal e Presidente Estadual do PT em Pernambuco Carlos Veras, um recado claro e contra às especulações de que o presidente Lula poderia ter dois palanques competitivos em Pernambuco na eleição de 2026)

Frase “Muita gente duvidou da nossa capacidade de construir chapas fortes e competitivas. Enquanto existia torcida contra, nós escolhemos trabalhar. Construímos tudo no diálogo, na união e na lealdade. Hoje, Pernambuco se tornou peça importante no crescimento nacional do Avante”. (Presidente Estadual do Avante em Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, Sebastião Oliveira)

Perguntar não ofende – Finalmente, de que é a responsabilidade deste imóveis na Rua Roberto Nogueira Lima em Afogados da Ingazeira?

Marília e Humberto lideram para o Senado, aponta DataTrends

A pesquisa do Instituto DataTrends para o Senado Federal em Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (8), pelo Blog Edmar Lyra,  mostra a ex-deputada federal Marília Arraes em posição de destaque na corrida pelas duas vagas que estarão em disputa em 2026. O levantamento ouviu 4 mil eleitores em 75 municípios pernambucanos entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com margem de erro de 1,6 ponto percentual para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números PE-05320/2026 e BR-08337/2026.

No primeiro cenário estimulado, Marília aparece com 49% das intenções de voto, seguida pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa, que soma 24%. Na sequência aparecem Anderson Ferreira com 15%, Eduardo da Fonte com 11%, Túlio Gadelha com 7%, Paulo Rubem Santiago com 3%, Carlos Sant’Anna e Jô Cavalcanti, ambos com 1%. Brancos e nulos somam 50%, enquanto 39% disseram não saber ou preferiram não responder.

No segundo cenário, sem Marília Arraes, Humberto Costa lidera com 35%. Eduardo da Fonte e Mendonça Filho aparecem empatados com 16%, seguidos por Túlio Gadelha, com 9%. Paulo Rubem Santiago e Jô Cavalcanti registram 3% cada, enquanto Fernando Dueire tem 2%. Neste cenário, os brancos e nulos chegam a 65%, e os indecisos somam 49%.

Já no terceiro cenário, Marília Arraes mantém a liderança com 48%, seguida de Humberto Costa, que sobe para 29%. Anderson Ferreira registra 15%, enquanto Miguel Coelho aparece com 9%. Túlio Gadelha marca 6%, Paulo Rubem Santiago 4%, Jô Cavalcanti 2% e Carlos Sant’Anna 1%. Brancos e nulos representam 50%, enquanto os indecisos chegam a 36%.

No quarto cenário apresentado pelo instituto, Marília Arraes tem 45% das intenções de voto e Humberto Costa aparece com 31%. Mendonça Filho registra 12%, Miguel Coelho 9%, Túlio Gadelha 7%, Paulo Rubem Santiago 3%, Jô Cavalcanti 2% e Carlos Sant’Anna 1%. Brancos e nulos somam 52%, enquanto 38% dos entrevistados disseram ainda não ter decidido o voto.

Como a disputa para o Senado prevê a escolha de dois nomes por eleitor, os percentuais ultrapassam 100%, podendo atingir até 200% na soma total das intenções de voto.

Auto Viação Progresso conquista 321 novos mercados interestaduais na Janela Extraordinária da ANTT

Do Ônibus e Transporte

A Auto Viação Progresso, uma das mais antigas e tradicionais empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, está entre as companhias contempladas pela Janela Extraordinária nº 01/2024 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A empresa conquistou 321 novos mercados interestaduais, ampliando sua atuação em diferentes estados da região Nordeste.

Fundada em 1932 por João Tude de Melo, a Progresso construiu uma trajetória histórica no transporte rodoviário nordestino, com rotas que cruzam importantes eixos regionais. Com o novo resultado da ANTT, a empresa fortalece ainda mais sua presença em mercados já estratégicos para sua operação.

Do total de mercados conquistados, 38 são monopolistas, ou seja, ligações que até então eram operadas por apenas uma empresa ou grupo econômico. Outros 283 mercados são desatendidos, classificados pela ANTT como rotas sem operadora oficial com Licença Operacional (LOP) vigente.

A inclusão desses mercados reforça a política regulatória da Agência, que utiliza janelas de entrada para ampliar a concorrência, aumentar a oferta e reduzir a concentração operacional em determinadas ligações interestaduais.
Mercados monopolistas contemplam rotas em vários estados

Entre os mercados monopolistas conquistados pela Auto Viação Progresso, estão ligações como Arapiraca/AL–Bom Conselho/PE, Cajazeiras/PB–Natal/RN, Garanhuns/PE–Natal/RN, Juazeiro do Norte/CE–São Caitano/PE, Sousa/PB–Natal/RN, Sertânia/PE–Picos/PI e Tauá/CE–Dom Expedito Lopes/PI.

A lista também inclui conexões entre cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, reforçando a atuação regional da empresa em corredores de média e longa distância.

Sebastião Oliveira destaca força de Pernambuco e emociona lideranças em encontro nacional do Avante

O Avante Pernambuco chega ao cenário nacional como reflexo de uma construção sólida, feita com diálogo, compromisso e trabalho de verdade. Um partido que cresceu sem atalhos, ouvindo as bases, fortalecendo os municípios e construindo pontes que hoje colocam Pernambuco em posição de destaque dentro da legenda no Brasil.

Durante o Encontro Nacional do Avante, realizado na última quarta-feira (6), em Belo Horizonte, o presidente estadual do partido, Sebastião Oliveira, destacou o modelo político construído em Pernambuco ao lado do deputado federal Waldemar Oliveira e do ex- deputado federal Inocêncio Oliveira, uma trajetória marcada pela experiência, articulação e capacidade de unir forças em torno de resultados concretos.

Mais do que números ou projeções eleitorais, Sebastião apresentou um modelo consolidado, que integra base municipal fortalecida, articulação política estadual e capacidade de buscar recursos federais para transformar a vida das pessoas. Um sistema que funciona porque foi construído com presença, compromisso e entrega.

“Muita gente duvidou da nossa capacidade de construir chapas fortes e competitivas. Enquanto existia torcida contra, nós escolhemos trabalhar. Construímos tudo no diálogo, na união e na lealdade. Hoje, Pernambuco se tornou peça importante no crescimento nacional do Avante”, afirmou Sebastião.

O dirigente também ressaltou que o crescimento do partido não aconteceu por acaso, mas através de uma atuação permanente nos municípios pernambucanos, ouvindo lideranças, fortalecendo prefeitos, vereadores e criando soluções para quem mais precisa.

“O Avante Pernambuco não ocupa espaço por acaso. Existe um legado, existe história, existe compromisso. Temos orgulho de fazer parte de um partido onde a palavra é cumprida e onde as relações são construídas com respeito e verdade”, destacou.

Na oportunidade, o pré candidato à Presidência da República, Augusto Cury, apresentou propostas voltadas ao combate à desigualdade social, educação e desenvolvimento humano. Já o presidente nacional da sigla, Luís Tibé, reforçou o planejamento estratégico do partido para ampliar ainda mais sua presença no cenário político nacional.

Encerrando sua participação, Sebastião emocionou os presentes ao reforçar que o Avante Pernambuco segue avançando não apenas para crescer politicamente, mas para transformar realidades.

“Tudo isso vem de muito trabalho, compromisso e entrega. Pernambuco continuará sendo protagonista porque aqui existe grupo, existe palavra e existe coragem para construir um futuro melhor para as pessoas.”

João Campos recebe apoio do ex-prefeito Humberto Mendes e se fortalece no Sertão do São Francisco

Ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista oficializou adesão ao projeto da Frente Popular em reunião com o pré-candidato a governador

Em mais um dia de reuniões políticas no Recife, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) oficializou uma nova adesão ao projeto da Frente Popular de Pernambuco para as eleições deste ano. Nesta quinta-feira (7), ele recebeu o apoio de Humberto Mendes, ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista e pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos. O encontro político contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos).

“Humberto Mendes realizou um grande trabalho como prefeito de Santa Maria da Boa Vista, tem uma trajetória reconhecida por quem é da região e já caminha ao lado do ex-ministro Silvio Costa Filho e de Carlos Costa. Por isso, é uma alegria receber esse apoio ao nosso projeto, que se intensifica com presença e diálogo no Sertão do São Francisco”, declarou João.

O apoio conquistado pelo pré-candidato a governador se soma a outras adesões de lideranças que já exerceram mandatos marcantes como prefeitos e prefeitas, a exemplo de Gustavo Caribé (Belém do São Francisco), Eliane Soares (Santa Cruz), Chico Siqueira (Ipubi), Antônio Cassiano (Condado), Josimara Cavalcanti (Dormentes), Ricardo Ramos (Ouricuri), Beto de Tôta (Cachoeirinha) e Ivaldo Almeida (Cachoeirinha). Todos fizeram anúncios recentes de que marcharão com João Campos.