Evento realizado nesta quinta-feira, no Recife Expocenter, discutiu integridade eleitoral, uso de inteligência artificial e enfrentamento à desinformação
O Recife Expocenter sediou, nesta quinta-feira (14), o primeiro dia de atividades do I Congresso Eleitoral do TRE-PE, realizado em conjunto com o III Congresso Integrado do IDEPPE. O encontro reuniu magistrados, advogados, promotores, contadores e especialistas de todo o país para debater os principais desafios do processo eleitoral em vista das eleições de 2026.
A abertura do evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, que destacou a relevância nacional do congresso. “É um evento que interessa a toda a sociedade, especialmente aos profissionais da magistratura, do Ministério Público, aos advogados, aos contadores e a todos que trabalham com o direito eleitoral ou têm interesse na matéria eleitoral”, afirmou. Cerqueira ressaltou ainda a presença de nomes de peso na programação. “Teremos aqui estudos, palestras e painéis com a participação de ministros do Tribunal Superior Eleitoral, com ministros eméritos e especialistas nessa área. É um evento de grande repercussão a nível nacional.”
A coordenadora acadêmica do congresso, Diana Câmara, traçou um panorama do contexto que torna o debate urgente para a sociedade. “Vivemos um tempo em que a tecnologia não apenas influencia, mas redefine a forma como a política se comunica, se organiza e se apresenta à sociedade. As redes sociais, a inteligência artificial, a velocidade da informação, tudo isso trouxe novos desafios para o Direito Eleitoral”, afirmou. Para ela, nunca foi tão necessário compreender os limites da liberdade de expressão, os contornos da propaganda eleitoral, a validade das provas digitais e os mecanismos de enfrentamento à desinformação.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, chamou atenção para os riscos do uso indiscriminado de inteligência artificial na advocacia eleitoral. “A utilização de inteligência artificial vem atingindo parâmetros e aspectos até então inimagináveis. Estamos lidando com incertezas muito maiores do que as que conhecíamos”, alertou.
A presidente da OAB também definiu o que espera do processo eleitoral que se aproxima. “Nós ainda não sabemos quais são os principais problemas que enfrentaremos em 2026 nas campanhas eleitorais. Mas todos nós sabemos o que queremos: eleições limpas, combate à divulgação de notícias falsas, respeito à cota e à representatividade, e que possamos eleger homens e mulheres que realmente representem o povo pernambucano e o povo brasileiro.”
O primeiro dia do congresso reuniu especialistas de todo o Brasil para debater os principais desafios do cenário eleitoral atual, com destaque para temas como desinformação e a superação do fenômeno das fake news, estratégias digitais e uso de dados em campanhas eleitorais, e os impactos jurídico-eleitorais da inteligência artificial no processo democrático, abordados por Guilherme Gonçalves, Michel Campos e pelo desembargador Alexandre Pimentel, respectivamente. A programação também contemplou discussões sobre cotas de gênero e raça, prestação de contas e seus efeitos, apresentadas pelo presidente da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Sidney Neves, além de um painel aprofundado sobre propaganda eleitoral na pré-campanha, desinformação e o papel dos influenciadores nas Eleições 2026, com Anne Cabral, Delmiro Campos, Orson Lemos e Carol Clevé, sob mediação do desembargador Erik Simões.
A tarde trouxe ainda a apresentação do caso concreto da Operação Teatro Invisível, pelo delegado da Polícia Federal Jaime Candido da Silva Junior; sobre interferência no pleito eleitoral, reflexões de Carlos Barros sobre deepfakes e crimes eleitorais; um debate entre os ex-ministros do TSE Admar Gonzaga e Joelson Dias acerca dos limites jurídicos da liberdade de expressão nas campanhas; e, por fim, um painel sobre abuso de poder e cassação de registros de candidatura, com a participação de Vania Aieta, Wellington Saraiva, Geraldo Cristovão Jr., Renato Hayashi e Rafael Carneiro.

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta quinta-feira (14), da entrega de 21 computadores ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, ao lado da diretora da instituição, Ividy Andrade. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado e integram o processo de modernização e informatização da unidade, fortalecendo o atendimento prestado à população do Sertão.
A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que recebeu notificação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do Ofício nº 343/2026, determinando a regularização do plantio de mudas no leito da linha férrea do Pátio Ferroviário do município. A medida tem como base análise técnica do órgão federal, formalizada na Nota Técnica nº 82/2026 e em laudo de fiscalização realizado no local.
O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) prestigiou, na noite desta quinta-feira (14), a festa alusiva aos 44 anos de emancipação política de Abreu e Lima, na Região Metropolitana. O ex-prefeito do Recife foi recebido pelo prefeito Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB) e por outras lideranças. Também durante a agenda, João participou de uma reunião com o grupo político local para marcar o início das mobilizações em torno da pré-campanha na cidade.




O Governo de Pernambuco deu mais um passo para construir de forma participativa a redução dos impactos e os danos causados pelas mudanças do clima. Nesta quinta-feira (14), a população da Região Metropolitana do Recife participou da última oficina para a construção do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEAR-PE), em Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, foram promovidos 12 encontros em todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado, integrando a ciência, saberes territoriais e informações socioambientais.
Seguindo na liderança dos indicadores econômicos entre todos os estados do país, Pernambuco registrou a maior queda no desemprego no primeiro trimestre de 2026, com uma taxa de 9,2% de desocupação. No mesmo período de 2025, o Estado registrou um percentual de desocupação de 11,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14). Este é o melhor resultado do Estado desde 2015.
O deputado Diogo Moraes (PSB) se posicionou publicamente, através de suas redes sociais, em defesa do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano diante da extinção da isenção fiscal para importações de até US$ 50, popularmente conhecida como a “taxa da blusinha”. A medida, que preocupa produtores e trabalhadores do setor têxtil da região, motivou o parlamentar a anunciar uma articulação direta com o Governo Federal em busca de alternativas para o polo.
A cidade de Sertânia já vive a expectativa para um dos maiores eventos de sua história em praça pública. No próximo dia 28 de maio, a Praça de Eventos Olavo Siqueira será palco de uma grande celebração em comemoração aos 153 anos de emancipação política do município.