Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Torrões ganha mais quatro vias requalificadas pela Prefeitura do Recife

Obras realizadas pela Emlurb receberam investimento de mais de R$ 2,1 milhões, beneficiando os moradores das ruas Sanfoneiro Luiz Gonzaga, Vinte e Três de Abril, Onze de Novembro e Cinco de Setembro. Prefeito João Campos inaugurou neste sábado (28)

Neste sábado (28), o prefeito do Recife, João Campos, entregou mais quatro vias requalificadas no bairro dos Torrões. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que implantou rede de drenagem de águas pluviais e pavimentação nas ruas Sanfoneiro Luiz Gonzaga, Vinte e Três de Abril, Onze de Novembro e Cinco de Setembro. O investimento total foi de R$ 2.101.507,51. Também participaram da solenidade o vice-prefeito da cidade, Victor Marques, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, além de secretários e vereadores.

“Seja no sol ou na chuva, a gente está inaugurando obras. Hoje, são quatro ruas nos Torrões, a primeira com o nome do rei, Luiz Gonzaga. Recordo o dia em que estive aqui para dar a ordem de serviço e, durante o caminho, recordei a história de Roda de Fogo e a luta deste lugar, a relação especial desta área da cidade com o doutor Arraes, que esteve ao lado da população em momentos de necessidade”, declarou o prefeito João Campos, em visita à comunidade.

As obras foram iniciadas em 4 de junho do ano passado e finalizadas em etapas até o último dia 20 de maio. Os trechos em questão abrangem uma extensão aproximada de 556,59 metros em linha reta, contemplando diversas melhorias e intervenções estruturais. Entre as obras realizadas, destaca-se a instalação de 417 metros de rede de drenagem em tubos PEAD , fundamental para o adequado escoamento das águas pluviais. Além disso, foram pavimentados 1.515,3m² em paralelepípedos, oferecendo maior durabilidade e segurança ao tráfego local.

Complementando as intervenções, foram instaladas 19 caixas com grelha, 24 poços de visita  retangulares, assegurando a funcionalidade do sistema de drenagem e saneamento.

Evandro Francisco de Aquino é um dos moradores mais antigos da comunidade. Ele chegou na área ainda no início da ocupação, há mais de 30 anos. “Quando cheguei, só havia barracos. Era tudo muito precário, mas graças a Deus conseguimos seguir em frente. Quando Miguel Arraes assumiu, conseguimos regularizar nossa moradia. Foi quando construí minha casa”, disse. Hoje, Evandro vê com bons olhos as transformações pelas quais a comunidade passou. “Antes era só lama. Agora, com o calçamento, conseguimos andar com mais tranquilidade, até de carro. Graças a Deus, e ao prefeito João Campos”, afirmou o morador.

“Primeiro, a gente tem que agradecer a Deus, porque foram mais de 20 anos de luta até essa conquista sair do papel. Teve gente que já partiu e que também fez parte dessa caminhada. Teve quem dissesse que isso aqui nunca ia sair, mas quando a gente coloca Deus na frente, as coisas acontecem de um jeito que ninguém acredita. Quando entrei nessa luta, pela pavimentação da nossa rua, ao lado de outros moradores, foi com o coração limpo: ou calçava todas as ruas ou nenhuma. E hoje está aí o resultado”, declarou o morador José Marcos.

RUA TININDO – As obras do Programa Rua Tinindo já beneficiaram 139 vias e outras 26 estão com intervenções em andamento nas seis RPAs da cidade. O programa transforma a infraestrutura urbana, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Prefeito João Campos e ministro Silvio Costa Filho recebem carinho do povo no São João do Recife

Em ritmo de São João e numa demonstração clara de sintonia, o prefeito do Recife, João Campos; e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; caminharam juntos, neste sábado, pela tradicional feirinha artesanal de Boa Viagem, que ocorre todos os últimos sábados do mês na avenida principal.

Recepcionados por artesãos e frequentadores, o ministro de Lula e o gestor municipal foram recebidos com saudações calorosas, abraços e cumprimentos pelos moradores e turistas que aproveitaram para posar para fotos e trocar votos de boas energias.

Aliado do prefeito desde os tempos de Câmara dos Deputados em 2019, quando começaram a estreitar uma proximidade política que se consolidou nas eleições municipais de 2020 —, Costa Filho ressaltou a importância do espaço cultural criado pela gestão municipal e a parceria com o prefeito.

“O prefeito João Campos vem fazendo uma grande gestão em todas as áreas e não poderia ser diferente na cultura da nossa cidade. Esse espaço, que ocorre todos os últimos sábados do mês, é muito importante para estimular a produção cultural e o turismo não só do Recife, mas, sobretudo, de todo nosso Estado. João conta com o nosso apoio e o governo do presidente Lula em ações como essa para estimular a geração de emprego e renda”, ressaltou o ministro.

Durante a passagem de Costa Filho e João Campos, os artesãos presentes elogiaram a disposição dos dois em dialogar, colher sugestões e reforçar a importância da feira como espaço cultural, econômico e de integração comunitária. A visita do auxiliar do presidente e Campos reforça a imagem de parceria constante entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife.

25ª Fenearte oferece 13 oficinas gratuitas para quem quer aprender práticas artesanais

Ao todo, serão disponibilizadas 1,6 mil vagas em atividades que vão ocorrer durante a programação da feira, de 09 a 20 de julho, no Mezanino do Centro de Convenções

Há 25 anos, a Fenearte mostra a potência de ancestralidades e a beleza dos fazeres manuais. Ciente de seu papel de contribuir para a transmissão de saberes, a Maior Feira de Artesanato da América Latina, que ocorre de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, oferece 13 oficinas gratuitas para ensinar técnicas artesanais. Nelas, o público poderá aprender a produzir itens em cerâmica e em couro, a criar xilogravuras e até transformar resíduos eletrônicos em arte.

As atividades vão ocorrer durante a programação da 25ª Fenearte, com turmas de segunda a sexta-feira, sempre das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h. Já aos sábados e domingos, serão ministrados das 13h às 16h e das 17h às 20h. Cada turma terá duração de três horas e capacidade para receber até 10 participantes. As inscrições são feitas no próprio local, no mezanino da feira, por ordem de chegada. Ao todo, serão 1,6 mil vagas disponibilizadas.

As oficinas são divididas em blocos. De 09 a 14 de julho, os interessados poderão aprender xilogravura, fabricação de instrumentos musicais com material reciclado, ou ainda a modelar barro, moldar bumba meu boi em argila, fazer mamulengo e criar cordel.

Já de 15 a 20 de julho, as aulas serão de confecção de produtos em couro, bonecos de mamulengo, produção de rimas e métricas para literatura de cordel, gravura popular a partir de materiais reciclados, e ainda vivências de olaria e transformação de resíduos eletrônicos em arte.

Também compõe a programação a oficina de técnicas com linhas Pingouin, que será a única com oferta de turmas durante toda a feira, sempre das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h.

OFICINAS – PROGRAMAÇÃO

Horários:
Segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h
Sábados e domingos, das 13h às 16h e das 17h às 20h

Oficinas
De 09 a 14 de julho:
• Descobrindo a Arte da Xilogravura – com Mestre Edilson
• A Arte do Cordel em Xilogravura – com Jennifer Lima
• Oficina de Instrumento Musical Artesanal Reciclado “Marimbau”- com Ed Sá
• Entre Barro e Bocejos – com Ivanildo de Tracunhaém
• Modelando o Bumba Meu Boi – com Sussula Andrade
• Xibana: A Cobra Encantada do Mamulengo – com Neide Lopes

De 15 a 20 de julho:
• Rimas e métricas para Cordéis – com Poeta Altair Leal
• OMaia Ensina: Mãos que Moldam o Couro – com Robson Rodrigues
• Do Cais ao Sertão: Oficina de Gravura Popular com Materiais Recicláveis – com Tatiane Renata
• Vivenciando a Arte da Olaria – com Ateliê Micaella Alcantara
• MangueTech, Do Resíduo Eletrônico à Arte Popular – Com Artec (Arte com Resíduos Eletrônicos)
• Bonecos de Mamulengo Salvaguardando a Tradição – com Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória

De 09 a 20 de julho:
• Técnicas com Linhas Pingouin

25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato
Quando:
 09 a 20 de julho de 2025
Onde: Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)
Horários:
Segunda a sexta-feira — 14h às 22h
Sábado e domingo — 10h às 22h
Ingressos:
Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)
Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)
À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.brwww.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings Boa Vista (quiosque Ticket Folia); Plaza (loja Crabolando); RioMar (quiosque Ingresso Prime) e Tacaruna (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da Casa do Pará (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da Trois Barbearia (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

UFPE realiza provas escritas do primeiro concurso público para professor do Centro Acadêmico do Sertão na segunda (30)

Os 336 candidatos homologados concorrem a um total de nove vagas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, na próxima segunda-feira (dia 30), as provas escritas do concurso público para o cargo de professor do magistério superior para o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), localizado na cidade de Sertânia. Os 336 candidatos homologados concorrem a nove vagas, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em História (três vagas), Gestão Pública (três vagas), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (duas vagas) e Engenharia de Energias Renováveis (uma vaga). Haverá reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência (PCD).

“Este é o primeiro concurso de docentes do Centro Acadêmico do Sertão, na cidade de Sertânia. Então, é um marco para a UFPE, porque é o primeiro movimento de ingresso de servidores para os novos cursos”, afirma a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho Granja. “Um outro marco é o fato de fazermos esse concurso em Sertânia e, a partir disso, construirmos essa identidade dos próprios candidatos e dos futuros professores com o local onde eles irão trabalhar”, completa a gestora. O concurso integra o PAC Educação, do Governo Federal.

O concurso constará de quatro etapas obrigatórias, que serão realizadas na seguinte ordem: prova escrita (eliminatória); prova didática (eliminatória); defesa de memorial (eliminatória); e prova de títulos (classificatória). A critério da unidade demandante, poderão ser realizadas adicionalmente prova didático-prática, de caráter eliminatório, e/ou defesa de plano de trabalho, de caráter meramente classificatório. Todas as etapas do concurso serão realizadas na cidade de Sertânia, no período de 30 de junho a 20 de julho. A remuneração inicial é de R$ 13.288,85, em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.

A previsão de publicação do resultado do concurso no DOU é até o dia 7 de agosto, com as atividades previstas para iniciar ainda este ano. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo da UFPE.

Delegada Gleide Ângelo prestigia de festejos de São Pedro em polos do Recife

A Delegada Gleide Ângelo participou, ao lado do prefeito João Campos, das celebrações dos festejos de São Pedro em diversos polos descentralizados da capital. Os polos do Poço da Panela, do Sítio da Trindade e do Ibura foram escolhidos como os destinos da noite desta sexta-feira, 27.

“É sempre emocionante ver a diversidade da nossa cultura, do nosso Pernambuco!
E os polos descentralizados levam essa variedade para pertinho da casa de milhares de homens e mulheres, com atrações de qualidade e muita alegria!! Gente, é uma pluralidade de atrações que nosso prefeito espalhou pela cidade que só reforça o quanto que o nosso São João é feito para cada um e para todos os recifenses. Que coisa linda!!”, destacou a Delegada.

O Ciclo Junino do Recife se encerra no próximo domingo (29). Foram mais de 1,2 mil apresentações em 14 polos espalhados pelo Recife e a expectativa é de que, juntos, os polos tenham reunido mais de 1 milhão de pessoas ao longo do período, reafirmando a capital pernambucana como um dos maiores destinos juninos do país. “O São João do Recife é, hoje, uma referência nacional. Respeita as tradições, fala com todos os públicos e valoriza os artistas da terra — o que faz essa cultura linda pulsar em todo lugar!! E isso mostra o nosso brilho e a nossa força e a grandiosidade do trabalho de fortalecimento e valorização feito pelo prefeito João Campos”, frisou a deputada.

Em Santa Cruz do Capibaribe, governadora Raquel Lyra prestigia o São João da Moda

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite dessa sexta-feira (27), o São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. Realizado no Pátio da Moda, no Parque Wellington Monteiro, o festejo junino segue até este sábado (28), reunindo grandes atrações e movimentando a economia do município. Acompanhada do prefeito do município, Helinho Aragão, e de lideranças políticas, a chefe do Executivo estadual cumprimentou o público presente, reforçando o compromisso da gestão com as tradições culturais de Pernambuco e destacando as ações realizadas pelo Governo do Estado para melhorar a infraestrutura, a economia e os indicadores sociais da região.

“Em Pernambuco, a gente sabe que São João gera emprego e renda. Eu não poderia deixar de prestigiar essa festa de jeito nenhum. Estava vendo à distância a festa linda que a prefeitura está fazendo, garantindo o São João mais bonito e mais charmoso que essa cidade já viu. Assim a gente vem fazendo em Pernambuco, pois o Governo do Estado está presente, apoiando os eventos e a segurança pública para que tenhamos o São João mais seguro da nossa história”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) montou uma grande operação integrada que reúne mais de 960 profissionais das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A atuação conta ainda com tecnologias como videomonitoramento em tempo real, drones e câmeras com reconhecimento facial, garantindo tranquilidade para o público durante todos os dias de festa. A operação também envolve ações da Lei Seca, patrulhamento nas áreas de acesso ao parque de eventos e reforço no atendimento de ocorrências.

A secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, enfatizou que o São João de Santa Cruz do Capibaribe celebra a tradição e reforça o compromisso do Governo do Estado com a cultura popular pernambucana. “A gente olha para a cultura popular pernambucana com bastante fervor e cuidado. O festejo junino é mais um desses momentos de valorização, de potencialização, de democratizar os acessos e dar oportunidade àqueles que vivem e fazem cultura o ano todo”, disse.

De acordo com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a edição deste ano tem expectativa de encerrar o último dia com a margem de público superior a 600 mil pessoas e um impacto econômico estimado em mais de R$ 100 milhões. “O comerciante está feliz e satisfeito. Vários setores da economia, desde o setor de alimentação, hotelaria, transporte, moda e beleza, todos estão ganhando com tudo isso. São mais de quatro mil empregos diretos, indiretos e temporários que são gerados através do São João da Moda”, ressaltou o prefeito Helinho Aragão.

Principal atração da noite, o cantor e compositor Xand Avião falou sobre a emoção de estar no Estado no período junino. “Pernambuco dá aula de como fazer festas e no São João é um doutorado. É bom demais estar de volta fazendo essa festa maravilhosa”, declarou.

Acompanharam a governadora o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; além de vereadores e lideranças políticas da região. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Penúltima noite do São João de Arcoverde 2025 agita o Polo Multicultural com grandes vozes femininas e talentos da terra

A penúltima noite do São João de Arcoverde 2025, realizada nesta sexta-feira (27), levou ao Polo Multicultural uma programação marcada pela diversidade musical e pela forte presença do público. Com artistas locais e nomes consagrados do cenário nordestino, o público compareceu em peso, mantendo o ritmo de participação que tem marcado toda a programação.

A abertura dos shows ficou por conta de Dinho Menezes e Nágylla Ferreira, ambos arcoverdenses, que animaram o público com repertórios voltados ao forró e à cultura regional. A valorização dos talentos locais seguiu sendo uma das marcas desta edição do São João, reforçando o compromisso com a identidade cultural do município.

Na sequência, a cantora Walkyria Santos subiu ao palco com um repertório romântico e nostálgico, sendo recebida com entusiasmo por milhares de pessoas. Encerrando a noite, Raphaela Santos trouxe o brega contemporâneo e manteve a energia elevada até os últimos momentos da programação.

Foi uma noite de fortes emoções e celebração da cultura local, onde a conexão entre artistas e público ficou evidente. A vibração foi constante, e a multidão mostrou que, mesmo perto do fim, o São João de Arcoverde segue firme como o mais animado e acolhedor do interior de Pernambuco.

Sileno se solidariza com o prefeito do Cabo e diz que a governadora joga com números para esconder alta de 12% em mortes no Cabo

*Sileno se _Deputado argumenta que governo alegou redução em recorte temporal pequeno para negar solicitação de apoio da Força Nacional_

A governadora Raquel Lyra (PSD) recorreu a uma artimanha matemática para justificar a decisão de não solicitar apoio da Força Nacional para o Cabo de Santo Agostinho. A avaliação é do deputado Sileno Guedes (PSB), que diz que o governo omite o número de mortes violentas intencionais registradas em 2024 para evidenciar um suposto sucesso do programa Juntos pela Segurança. O parlamentar afirma que, na verdade, dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que houve aumento de 12,4% no total de homicídios no município no segundo ano da atual gestão em relação a 2023.

“Na nota enviada à imprensa para justificar o ‘não’ que a governadora deu ao prefeito Lula Cabral e ao povo do Cabo de Santo Agostinho, o governo se ateve à informação de que o Cabo registrou uma redução nos homicídios em 2023. E, ao falar de 2024 para comparar com 2025, usou um recorte temporal pequeno, que não corresponde ao todo. Convenientemente, não foi dito que, em 2024, houve um aumento de 12,4% nessa modalidade de crime em relação ao ano anterior. Ou seja, os próprios números do governo indicam que a criminalidade cresceu no Cabo nos últimos dois anos”, afirma Sileno.

Dados estatísticos da SDS indicam que, em 2023, primeiro ano do Governo Raquel Lyra, o Cabo de Santo Agostinho foi cenário de 137 mortes violentas intencionais. Já em 2024, esse número saltou para 154 (+12,4%). No recorte referente aos cinco primeiros meses do ano, a redução apontada pela atual gestão também não se sustenta quando confrontada com o contexto geral. De janeiro a maio de 2025, o total de casos chegou a 68, número ligeiramente menor que as 76 ocorrências do mesmo período de 2024, porém 36% maior que os 50 homicídios contabilizados nos primeiros cinco meses de 2023.

Sileno afirma que, diante desses números, alternativas deverão ser avaliadas para ajudar a população do Cabo. A exemplo do que ocorreu recentemente na Assembleia Legislativa, que foi protagonista de um movimento exitoso para manter o batalhão da Polícia Militar no município de São Lourenço da Mata, a ideia é começar enviando pedidos de informação para que o governo explique as ações em curso que vislumbrem uma redução efetiva nos índices de criminalidade no Cabo. “Toda a minha solidariedade ao prefeito Lula Cabral e à população do Cabo pelo cenário atual, que é bem diferente do que diz o Governo do Estado. O Juntos pela Segurança não vem tendo sucesso nem no Cabo nem em outras partes do estado. Os números provam isso”, conclui.

 

A regra serve para alguns e outros não em Afogados da Ingazeira?

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Guarda Municipal, proibiu comerciantes a comercializarem nas calçadas, entre eles os vendedores das hortaliças verdes, principalmente na Rua Barão de Lucena, e agora há pouco os guardas proibiram um rapaz de comercializar chinelos na feira livre, agora vejam o protecionismo, este estabelecimento na Praça Arruda Câmara, encontra-se como de costume usando a calçada sem interferência.

Pergunto: a regra serve para alguns e outros não?

Foto: Finfa

Deputado Carlos Veras esteve no São João da Vaquejada em Surubim

O deputado federal Carlos Veras, esteve ontem (27), participando do tradicional São João da Vaquejada, uma grande celebração da nossa cultura nordestina, na cidade de Surubim.

“Ao lado do prefeito Chaparral, da presidenta do STR Ivete e da vereadora Ana Maria, reforçamos nosso compromisso com as tradições populares e com o fortalecimento dos nossos municípios”, disse Carlos Veras.