Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governadora Raquel Lyra entrega novos ônibus escolares em Bom Conselho, no Agreste

Entrega dos veículos acontece como prioridade da gestão estadual depois que um incêndio atingiu frota do município

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (27), a entrega de cinco ônibus escolares ao município de Bom Conselho, no Agreste Meridional, por meio do programa Juntos pela Educação. A iniciativa foi uma resposta imediata do Governo do Estado ao incêndio, no último dia 20 de junho, que atingiu parte da frota desse tipo de veículo da cidade.

“Quando soubemos do incêndio que atingiu os ônibus aqui em Bom Conselho, não pensamos duas vezes. Sabemos da importância da educação e por isso trouxemos cinco novos ônibus para reforçar a frota. Esse gesto faz parte do maior programa de transporte escolar da história de Pernambuco. Já entregamos quase mil ônibus e tem mais chegando, tudo para garantir que nossos estudantes sigam com dignidade e segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os cinco ônibus entregues são modernos e adaptados: quatro do modelo ORE 3, com capacidade para 59 estudantes, e um do tipo ORE 1 4×4, com capacidade para 29 estudantes. Todos os veículos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), assegurando acessibilidade a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, e são aptos a circular tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A medida reforça o Regime de Colaboração entre Estado e municípios, um dos eixos centrais da política educacional da atual gestão estadual. “Este regime de colaboração não só se materializa na colaboração em si, mas também no regime de solidariedade. E é dentro desse sistema que a gente traz esses ônibus aqui como a reposição justa e digna para os nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, disse o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A atual entrega se soma a outras ações do Juntos pela Educação, que já contemplou o município com cinco ônibus escolares entre janeiro de 2023 e maio de 2025. “Num tempo hábil e tão pequeno, conseguir a recuperação dessa frota é dar um sentimento de segurança para as crianças e os pais. Tivemos que antecipar o nosso recesso escolar, mas hoje a gente traz essa notícia tão boa para o povo do município”, comemorou o prefeito de Bom Conselho, Edézio Ferreira.

O deputado estadual Claudiano Filho elogiou a rápida resposta do Governo do Estado. “O povo de Bom Conselho merece educação e atendimento digno, como acontece com essa iniciativa”, registrou. Durante a solenidade, a governadora, os deputados e secretários também acompanharam a assinatura das ordens de serviço para a construção da Escola em Tempo Integral no distrito de Rainha Isabel e da nova Creche Escola no bairro do Cigano, ambas unidades municipais.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a deputada estadual Débora Almeida; e os prefeitos Dr. Henrique Gois (Paranatama) e Saulo Maruim (Brejão).

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco convoca mais de 300 candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros para matrícula no Curso de Formação Profissional

Segunda chamada é direcionada aos futuros soldados bombeiros militares, que devem se inscrever no período de 14 a 17 de julho, inclusive os casos de empates, reclassificados e sub judices, conforme previsto no edital

Mais 317 candidatos da segunda chamada dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), ocorrido em 2024, estão sendo convocados pelo Governo do Estado para realizar a matrícula no Curso de Formação Profissional. O chamamento, conforme previsto no edital, é direcionado para o cargo de soldado. Desta forma, os futuros integrantes da Corporação devem se inscrever no período de 14 a 17 de julho, inclusive os casos de empates, reclassificados e sub judices. Nos casos excepcionais, a data prevista é 18 de julho.

“O compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública é inabalável, por isso desde o início da nossa gestão nós consideramos imprescindível a realização de um concurso público para a Secretaria de Defesa Social. A cada convocação que fazemos, a cada turma que é iniciada, mais perto o Estado fica de ver novos militares nas ruas, e até o fim de 2026 serão mais 7 mil bombeiros, policiais militares e civis fazendo desse chão um lugar muito mais seguro para se viver”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A matrícula deve ser realizada na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), localizada na Rua Tabira, 252, Boa Vista, onde os candidatos devem apresentar toda a documentação exigida. O edital de convocação para a matrícula nos cursos de formação profissional foi publicado nesta sexta-feira (27), no site da organizadora do concurso, o Instituto AOCP (https://www.institutoaocp.org.br).

“O Governo de Pernambuco segue empenhado em reforçar a segurança pública em todas as regiões do Estado, realizando uma série de investimentos em capacitação, equipamentos, recompletamento das tropas e tecnologias diversas, visando ampliar ainda mais a nossa capacidade de ação na proteção da população pernambucana. Esses fatores, somados ao planejamento estratégico, integração das forças policiais e uso da inteligência, além das ações de prevenção de desastres e defesa civil, estão contribuindo sobremaneira para a redução dos índices de criminalidade do Litoral ao Sertão, reafirmando o impacto das ações do Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Em dezembro de 2023, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou as inscrições do concurso para recomplementar as forças policiais do Estado. As provas foram aplicadas em janeiro de 2024 e, até o final de 2026, mais de 7 mil novos servidores estarão atuando nas fileiras das Corporações. Serão 5.250 na Polícia Militar de Pernambuco, 890 na Polícia Civil de Pernambuco, 660 no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 213 na Polícia Científica de Pernambuco. Deste total, mais de 3.500 já estão em curso de formação profissional, última etapa antes de ingressar efetivamente na Corporação.

PF apreende mais de R$ 3 milhões na casa de ex-prefeito investigado por suposto desvio de emendas

Por Camila Bomfim/Apresentadora do Conexão Globonews.

A Polícia Federal apreendeu R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo na casa do ex-prefeito de Paratinga (BA) Marcel José Carneiro de Carvalho.

A contabilização do dinheiro, iniciada na manhã, só terminou no fim da tarde desta sexta-feira (27). A casa do ex-prefeito foi alvo de buscas, onde a PF encontrou os maços de dinheiros em gavetas de, pelo menos, dois armários.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão na quarta fase da Operação Overclean, que investiga suspeita de desvio de emendas parlamentares.

A Polícia Federal (PF), a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) atuam em conjunto na operação que mira o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA), o assessor dele e prefeitos de municípios baianos.

Em nota, o deputado Félix Mendonça negou que ele ou o assessor tenham cometido irregularidades, e que os repasses foram destinados para aplicação “de forma lícita, com obtenção de ganho exclusivamente político”.

Já a defesa do ex-prefeito de Paratinga Marcel José Carneiro de Carvalho afirmou, em nota, que fará o necessário demonstrar a legalidade da atuação do ex-gestor (leia as íntegras das notas aqui).

A ação investiga o repasse irregular de emendas parlamentares enviadas pelo deputado a três municípios do estado, com indícios de que o assessor dele atuava como principal operador financeiro do esquema.

Ao todo, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão na capital Salvador, e nos municípios baianos de Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Além disso, três servidores públicos foram afastados cautelarmente das funções.

O relator do caso no Supremo é o ministro Kassio Nunes Marques. Ele autorizou a quebra de sigilo telefônico do deputado Félix Mendonça e o cumprimento dos mandados.

Também foram alvos desta fase da operação:

O assessor do deputado Félix Mendonça, Marcelo Chaves Gomes, foi alvo de buscas e afastado do cargo.
O prefeito de Ibipitanga (BA), Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, alvo de buscas, afastado do cargo e preso em flagrante;
O prefeito de Boquira (BA), Alan Machado, alvo de buscas, afastado do cargo e preso em flagrante;
O ex-prefeito de Paratinga (BA) Marcel José Carneiro de Carvalho também foi alvo de buscas.

Nota do deputado Félix Mendonça
Veja a manifestação do parlamentar na íntegra:

“O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) foi surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.

Félix Mendonça nega que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baainos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.

O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.

Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível”.

Nota do ex-prefeito de de Paratinga
“A defesa do Sr. Marcel José Carneiro de Carvalho, ex-prefeito do Município de Paratinga, vem a público esclarecer que a medida de busca e apreensão realizada nesta data, no âmbito da Operação Overclean, foi recebida com absoluta tranquilidade e atendida de forma espontânea, sem qualquer resistência ou oposição.

Ressaltamos que o Sr. Marcel Carneiro permanece à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, confiando no pleno funcionamento das instituições e na observância rigorosa das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

Importa destacar que o Sr. Marcel Carneiro, além de sua trajetória política, possui vida privada consolidada e respeitada, construída com esforço e integridade, a qual deve ser preservada e não confundida com eventuais discussões ligadas ao exercício de função pública em período pretérito.

A defesa acompanhará de perto o andamento do processo e adotará todas as providências jurídicas cabíveis para demonstrar a legalidade da atuação do ex-gestor, que sempre pautou sua conduta, pública e privada, pelo respeito à legalidade”.

Aprovadas contas do ex-prefeito de Iguaracy Zeinha Torres

Os vereadores de Iguaracy aprovaram, em sessão realizada na manhã da última quinta-feira (26), as contas referentes ao exercício financeiro de 2022 do ex-prefeito do município e atual assessor especial de articulação do Governo de Pernambuco, Zeinha Torres.

A votação foi conduzida com base na análise das finanças e ações administrativas do último ano da gestão municipal de Zeinha. Com a aprovação, o Legislativo municipal validou o entendimento de que não houve irregularidades na condução orçamentária do período em questão.

Após o resultado, Zeinha Torres utilizou suas redes sociais para comentar a decisão. “Agradeço aos vereadores e à população de Iguaracy pelo apoio e confiança. Seguimos trabalhando com transparência e dedicação pelo bem de nossa gente. Sigamos juntos!”, afirmou.

Atualmente ocupando um cargo no Governo do Estado, Zeinha declarou que continuará contribuindo com o desenvolvimento do município por meio da articulação institucional. A aprovação das contas ocorre em meio a discussões políticas locais que envolvem o processo eleitoral deste ano.

Duque promove encontro entre senador Dueire e prefeito de Pesqueira

O deputado estadual Luciano Duque acompanhou, nesta sexta-feira (27), o senador Fernando Dueire em uma visita institucional ao município de Pesqueira, no Agreste pernambucano. A agenda, articulada por Duque em parceria com o vereador Pastinha Xukuru, teve início na sede da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Marcos Xukuru.

Durante o encontro, Duque destacou o compromisso do senador com o fortalecimento dos municípios pernambucanos. “Dueire tem se mostrado um parceiro atento às necessidades de Pernambuco. No Senado, tem aberto portas no Governo Federal e junto a organismos internacionais, além de colaborar com a governadora Raquel Lyra na aprovação de empréstimos importantes para o estado. Ele estende os braços a quem o procura e tem sido um verdadeiro aliado dos municípios”, afirmou o parlamentar.

Da Prefeitura, a comitiva seguiu para a Câmara Municipal, onde se reuniu com vereadores e secretários municipais. Em seu discurso, o senador Fernando Dueire ressaltou sua disposição de trabalhar por Pesqueira e reconheceu a liderança política de Duque no município. “O mandato de senador é de cada um de vocês. Estou à disposição para brigar por Pernambuco e, com muita honra, por Pesqueira também. Tenho construído relação com todos os municípios e venho aqui para me apresentar e me integrar aos desafios desta cidade”, declarou Dueire.

O prefeito Marcos Xukuru celebrou a visita e destacou a importância do diálogo institucional. “Foi uma conversa produtiva, onde apresentamos as demandas prioritárias de Pesqueira. Já marcamos uma agenda em Brasília para tratar dos projetos que o senador pode acolher, destravar recursos e acelerar entregas. Estamos construindo uma relação de confiança e, a partir dela, uma agenda positiva para o município”, disse.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara, Guila Araujo, e secretários municipais.

3ª edição da Feira de Artesanato do Recife vai reunir mais de 70 expositores neste sábado (28)

Com o sucesso das edições anteriores, o número de expositores cresceu. A Feira reúne artesanato, gastronomia, música regional e polo infantil, no Segundo Jardim, em Boa Viagem, das 15h às 22h

A Feira de Artesanato do Recife, promovida da Prefeitura do Recife, através da Secretaria municipal de Turismo e Lazer, nesta 3ª edição, terá mais de 70 expositores entre artesãos e mestres-artesãos de mais de 20 municípios, além de chefs de cozinha que estarão expondo receitas da alta gastronomia. A Feira de Artesanato do Recife é gratuita e acontece todo último sábado de cada mês, das 15h às 22h, no Segundo Jardim, em Boa Viagem.

Para garantir a participação de quem estará, neste final de semana, no Recife, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), realiza uma ação nos hotéis de Boa Viagem para convidar os hóspedes a irem à Feira disponibilizando transporte para a locomoção.

Mestres-artesãos das cidades do Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Camaragibe, Sirinhaém, Caruaru, Gravatá, Passira, Tracunhaém, Buíque, Belo Jardim Tacaratu, Carpina, Glória de Goitá, Poção, entre outros confirmaram presença neste sábado. Como acontece nas grandes feiras do país, a Feira de Artesanato do Recife também possui uma área destinada à gastronomia, reunindo chefs locais, vinícolas, cafés e cervejarias artesanais. Há também um polo infantil com brinquedos, oficina de artes, contação de histórias em parceria com a Secretaria de Educação, através da Primeira Infância, e do Compaz.

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra entrega requalificação de delegacia em São Bento do Una

Seguindo com sua agenda pelo Agreste Central, a governadora Raquel Lyra entregou a requalificação da Delegacia de Polícia da 106ª Circunscrição, em São Bento do Una. Após passar por uma ampla reforma, o equipamento agora oferece melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos servidores da segurança.

“Este agora é um lugar decente para as pessoas poderem trabalhar, e um local que serve de referência para o município, para a região, para o atendimento à segurança pública. A gente tem investido muito por meio do Juntos pela Segurança na contratação de novos policiais. Dos 7 mil que serão nomeados, metade deles está em treinamento, enquanto outros já estão sendo convocados para servir à população. No mês de agosto vamos nomear 2.400 policiais militares. No final do semestre, começaremos a nomear os policiais civis e os bombeiros militares. Estamos trabalhando na requalificação dos espaços, pegamos as delegacias e batalhões sucateados, assim como a frota, que já foi trocada”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A reforma foi executada pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Diretoria de Administração Geral (DIAG/PCPE), e a ação faz parte do Programa Juntos pela Segurança. Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a estruturação das delegacias é importante para dar maior suporte aos que precisam da ajuda das forças de segurança.

“O espaço requalificado tem um lado positivo para a corporação da Polícia Civil de Pernambuco, mas o verdadeiro benefício vem para a população, que tem a possibilidade de ser atendida presencialmente aqui na delegacia. Tudo isso com investimento de R$ 108 mil reais, trazendo benefícios para a segurança do município de forma geral”, afirmou o titular da pasta.

A delegacia fica localizada na Rua Joaquim Nabuco, nº 105, e conta com 160 m² de área construída em um terreno de 600 m². Com a reforma, o local recebeu a revisão completa das instalações elétricas e hidrossanitárias, a substituição de portas, janelas e ferragens, além da impermeabilização da cobertura. As áreas molhadas receberam novo revestimento cerâmico, e toda a unidade foi contemplada com pintura interna e externa em tinta acrílica de alta resistência.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, com a reforma, também foi possível criar um local específico para atendimento de mulheres. “Aqui na unidade tivemos a oportunidade de montar uma sala de atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, mais um serviço em fase de ampliação no leque da Polícia Civil, em consonância com as prioridades do Governo. Esse será o padrão para todas as requalificações que faremos em outras delegacias”, afirmou.

A acessibilidade também recebeu atenção nas obras, uma vez que a delegacia recebeu uma rampa de acesso regularizada e a implantação de banheiro público acessível, garantindo maior inclusão e conforto para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A reforma ainda proporcionou benfeitorias em ambientes como o alojamento, gabinete do delegado, coordenação setorial e investigação, depósito, cozinha, cartório, copa, sala de atendimento especializado, permanência, sala de espera e banheiro público acessível.

A deputada estadual Débora Almeida ressaltou a atenção dada pelo Governo do Estado à segurança. “Ano passado a gente teve um incêndio na delegacia e ela foi totalmente restaurada. Como o Governo olha para a segurança com prioridade, essa requalificação também está na pauta”, disse a parlamentar.

Acompanharam a agenda o deputado federal Mendonça Filho; deputado estadual Claudiano Martins Filho; os prefeitos Clelson Peixoto (Jucati), José Elias (Calçados), Riva (Jupi) e César Freitas (Sanharó); e o secretário de estado Túlio Vilaça (Casa Civil); o vice-prefeito de São Bento do Una, Paulo Renato; além dos ex-prefeitos de São Bento do Una, Zé Almeida e Reginaldo Porfírio, vereadores e outras lideranças políticas locais.

Senado encerra ciclo de comemorações do bicentenário da Confederação do Equador com série de homenagens

Em julho, a Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador, presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), encerrará suas atividades celebrando o legado da revolta constitucionalista. Para marcar esse desfecho, o Salão Negro do Congresso Nacional será transformado em um espaço de reflexão histórica e cultural.
Na próxima terça-feira, 1º de julho, às 14h, terá início a exposição iconográfica Confederação do Equador: uma história de luta pela cidadania.
Na mesma ocasião será lançada uma coleção de seis publicações especiais, onde historiadores revisitam a experiência revolucionária que em 1824 eclodiu nas províncias de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Às 15h, um seminário reunirá especialistas para aprofundar a abordagem crítica da Confederação. Entre os painelistas estarão George Félix Cabral de Souza, André Heráclio do Rêgo, Josemir Camilo de Melo, Júlio Lima Verde Campos de Oliveira e Marcus Joaquim Maciel de Carvalho, que apresentarão novos olhares sobre as implicações políticas e sociais do levante.
Na sequência, será exibido, com exclusividade, o trailer do segundo episódio da série documental Uma outra independência. Produzida pela TV Senado, a obra percorre os caminhos da insurgência constitucionalista por meio de entrevistas com historiadores, imagens de arquivo restauradas e recriações dramáticas de momentos-chave.
No dia 7 de julho, a Comissão prestará homenagem a autoridades, instituições acadêmicas e organizações culturais que tiveram papel decisivo na preservação e divulgação da história da Confederação do Equador. Finalmente, em 9 de julho, será apresentado ao Senado o relatório conclusivo dos trabalhos.
LEGADO
A Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador, presidida pela senadora Teresa Leitão, teve a missão de discutir e divulgar o movimento de insurgência que teve como um dos mártires o Frei Caneca.
Os trabalhos resultaram no documentário Uma outra independência. O primeiro episódio retratou a mobilização de líderes como Frei Caneca e as articulações que antecederam o confronto. O segundo capítulo mergulha na repercussão nacional do movimento, e as consequências.
Além do documentário, a comissão deixa uma coleção de seis obras que exploram o contexto que motivou a mobilização. A coleção especial é composta pelas seguintes obras:
– Entre o Império e a República: o século XIX na obra de Gilberto Freyre. Autor: André Heráclio do Rêgo
– Visões pernambucanas sobre a Independência e o Império: Joaquim Nabuco, Oliveira Lima, Gilberto Freyre e Evaldo Cabral de Mello. Organizador: André Heráclio do Rêgo
– A Paraíba na Confederação do Equador. Autor: Josemir Camilo de Melo
– A Primeira Revolução Constitucionalista Brasileira: A Confederação Do Equador No Seu Bicentenário. Anais do Seminário Confederação do Equador 200 anos IHGB (setembro/2024). Organizador: André Heráclio do Rêgo
– Os Mártires da Confederação do Equador no Ceará – apontamentos biográficos. Organizador: Júlio Lima Verde Campos de Oliveira
– Confederação do Equador: A luta pela cidadania na construção do Brasil. Organizadores: George Félix Cabral de Souza e Marcus Joaquim Maciel de Carvalho.

Em São Bento do Una, governadora Raquel Lyra realiza entregas na agricultura, infraestrutura e saúde

A cidade do Agreste Central recebeu investimentos para o Mercado da Carne, Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una, trator e máquina aradora para produtores de leite e uma ambulância UTI 
 
Iniciando agenda intensa pelo Agreste, a governadora Raquel Lyra fez nesta sexta-feira (27), em São Bento do Una, entregas importantes para o desenvolvimento econômico da região. A gestora realizou o encerramento do projeto “Unidade de Beneficiamento de Ovos da Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una (Coopave)”, com recursos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) através do PE Produz, programa de fomento aos arranjos produtivos locais de Pernambuco. A chefe do Executivo estadual também entregou 50 novos freezers a comerciantes do Açougue Público Dr. Altino Soares da Rocha.
 
“Faz parte do compromisso do Governo do Estado dar dignidade a todos os trabalhadores de Pernambuco. Acreditamos que o trabalho de requalificação que fizemos no açougue público de São Bento do Una possa dar mais dignidade para todos os trabalhadores, onde possam trabalhar num lugar limpo e decente. Entregamos hoje também novos freezers, que vai fazer com que os comerciantes possam ganhar mais clientes. Com isso, a gente faz com que as pessoas possam ganhar o seu dinheiro no seu chão. Nosso time trabalha para todos os municípios pernambucanos. Construímos parcerias, porque acreditamos na força da união e do trabalho”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
Em São Bento do Una, a Adepe destinou R$ 500 mil no primeiro edital do PE Produz, programa de fomento aos arranjos produtivos locais de Pernambuco, para o projeto “Unidade de Beneficiamento de Ovos – COOPAVE”. Com o benefício, foi concluída a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Ovos (UBO), que dará à cooperativa a condição de expandir o quadro de cooperados e ampliar sua participação no mercado. O programa estadual beneficia direta e indiretamente cerca de 220 famílias da região que abrange São Bento do Una e cidades vizinhas. 
 
O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, aponta que as entregas mostram o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de todas as regiões. “Hoje é um dia de grande alegria. Estamos fazendo a entrega da segunda etapa do açougue público em São Bento do Una, que foi inaugurado há um ano e entregando mais de 50 freezers, com recurso de emenda parlamentar da deputada Débora Almeida e recurso também do Governo de Pernambuco, através da Adepe. Ainda temos o PE Produz, com mais de R$ 500 mil investidos na Unidade de Beneficiamento de Ovos da Coopave. É uma ajuda para desenvolver cada vez mais regiões produtivas”, destacou.
 
Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou as entregas do Governo do Estado para a região do Agreste. “Fico feliz em ver um governo como esse, que tem um olhar diferenciado para todos, e falo aqui especialmente da nossa região. As parcerias possibilitarão que mais entregas como estas cheguem a São Bento do Una”, ressaltou.
 
A deputada estadual Débora Almeida destinou emendas parlamentares tanto para a requalificação do Mercado, quanto para a aquisição de uma Ambulância UTI para atender à cidade. “São Bento do Una é uma referência na produção rural, tanto da avicultura, como da pecuária, do leite, do empreendedorismo, e hoje a governadora Raquel Lyra entregou junto conosco equipamentos que são muito importantes para o desenvolvimento do estado. Aqui a gente está vendo desenvolvimento econômico, saúde e agricultura”, disse a deputada Débora Almeida.  
 
Beneficiada através da nova instalação, a presidente da Coopave, Maria Aparecida Almeida, falou sobre os avanços da cooperativa. “Hoje temos uma produção semanal de 35 mil bandejas de ovos. O cooperado só tem o trabalho de cuidar da sua produção e não mais a preocupação de vender. A cooperativa coleta os ovos toda semana e o dinheiro cai na conta do produtor. E assim o município também cresce e gera mais empregos”, afirmou.
 
Para o Açougue Público de São Bento do Una — que já havia recebido R$ 1,2 milhão no ano passado para reforma e modernização completa da estrutura, também por meio da Adepe —, foram destinados mais R$ 123 mil para aquisição de 50 novos freezers. A comerciante Katiane Cordeiro celebrou melhores condições de trabalho. “Após a requalificação estrutural do mercado, a gente não tem mais nenhum problema elétrico, com as chuvas, de higiene e de iluminação, agora estamos protegidos. E os novos freezers vão facilitar a vida dos comerciantes, com um melhor armazenamento da carne, nossos consumidores irão receber um produto de qualidade”, disse.
 
O vice-prefeito de São Bento do Una, Paulo Renato, destaca que o investimento auxilia no crescimento da cidade. “Como filho de São Bento do Una, sei da importância desse dia para nossa cidade. A cooperativa é um diferencial, porque faz com que as pessoas que produzem uma grande quantidade de ovos por dia, possam competir de igual para igual com os grandes centros. Esse é um grande espaço de desenvolvimento econômico e, acima de tudo, desenvolvimento social pela grande geração de empregos na cidade, quem ganha com isso é povo de São Bento e região”, declarou.
 
MAIS ENTREGAS – Em São Bento do Una, a governadora ainda fez a cessão de um trator e uma grade aradora aos associados da ProLeite, no valor de R$ 260,5 mil e a entrega de uma ambulância tipo D – UTI móvel, ao município, com investimentos de R$ 430 mil. 
 
A nova ambulância é um veículo totalmente equipado e climatizado que será destinado ao atendimento e transporte de pacientes em estado grave, que necessitam de cuidados intensivos durante emergências pré-hospitalares ou transferências inter-hospitalares. O investimento para aquisição foi de R$ 430 mil, sendo R$ 400 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada estadual Débora Almeida e R$ 30 mil complementares oriundos do Tesouro Estadual. A ambulância conta também com estrutura completa de suporte avançado à vida, incluindo incubadora de transporte neonatal.
 
Na agricultura, o governo de Pernambuco, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou a cessão de um trator agrícola modelo YTO NX854, avaliado em R$ 242.466,83, e uma grade aradora com 14 discos, no valor de R$ 18.075,37, à Associação dos Produtores de Leite de São Bento do Una (ProLeite). A expectativa é que até 300 famílias agricultoras sejam beneficiadas com a ação.
 
Também participaram da agenda o deputado estadual Claudiano Martins Filho; os prefeitos Clelson Peixoto (Jucati), José Elias (Calçados), Riva (Jupi) e César Freitas (Sanharó); e os secretários de estado Túlio Vilaça (Casa Civil) e Alessandro de Carvalho (Defesa Social); e o secretário executivo de gestão estratégica e coordenação de geral da Secretaria de Saúde, Anderson Oliveira; além dos ex-prefeitos de São Bento do Una, Zé Almeida e Reginaldo Porfírio, vereadores e outras lideranças políticas locais.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Último final de semana do São João de Caruaru 2025 promete bater todos os recordes

Animação, grande público, saudade, movimentação da economia e geração de emprego são atrações garantidas no encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo

O último fim de semana do São João de Caruaru 2025 chega ao Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga com uma programação intensa, prometendo casa cheia e emoção do começo ao fim. Celebrando a multiculturalidade do Maior e Melhor São João do Mundo, o maior polo da festa recebe atrações de forró, piseiro, sertanejo e muito mais.

Nesta sexta-feira (27), os portões serão abertos às 18h e a programação tem início às 18h50, com uma seleção vibrante do DJ Astley. Em seguida, o público poderá conferir shows de Nathalia Calasans, Eric Land, Heitor Costa e Natanzinho Lima, que chegam para garantir animação com apresentações eletrizantes.

No sábado (28), véspera de São Pedro e despedida oficial do evento, quem abre a noite é o projeto Forró Gigante, que reúne mais de 50 atrações de Caruaru e promete fazer um espetáculo de tirar o fôlego. Além disso, o Pátio do Forró recebe Jorge de Altinho, Xand Avião e a dupla Bruno e Marrone com participação especial de Enzo.

“O São João 2025 superou todas as nossas expectativas e não temos dúvidas de que esse último fim de semana vai ser grandioso. Receberemos shows incríveis com toda a segurança e estrutura reforçada que foi marco ao longo de todo o mês. Encerramos essa festa com muita gratidão por ter realizado uma edição histórica do Maior e Melhor São João do Mundo”, celebrou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Além do icônico Pátio do Forró, a programação tem continuidade em outros 11 polos: Alto do Moura, Quadrilhas, Lídio Cavalcanti, Juarez Santiago, Sebastião Biano, Casa Rosa, Feira de Artesanato, Camarão, Quadrilhas, Bacamarte e Infantil.

Confira a programação:

Sexta-feira (27)
A partir das 18h50

DJ Astley
Nathalia Calazans
Heitor Costa
Eric Land
Natanzinho Lima

Sábado (28)
A partir das 19h

Forró Gigante
Jorge de Altinho
Bruno e Marrone (participação especial: Enzo)
Xand Avião