Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Dueire participa do encerramento do São João de Arcoverde e reforça compromisso com saúde e desenvolvimento do município

O senador Fernando Dueire (MDB) participou neste fim de semana do encerramento do São João de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito Zeca Cavalcanti e o vice-prefeito Siqueirinha pela realização de uma das maiores e mais bem organizadas festas juninas do Nordeste. O evento, que atraiu milhares de pessoas ao longo de sua programação, se consolidou como um dos principais motores de geração de renda e movimentação cultural da região.

“O São João de Arcoverde virou referência no interior do Brasil. É uma festa que valoriza a cultura, impulsiona a economia local e, acima de tudo, é feita com responsabilidade e competência. Zeca e Siqueirinha estão de parabéns por entregarem uma festa segura, estruturada e à altura do povo arcoverdense”, afirmou Dueire, durante sua passagem pelo palco principal da festa.

Antes mesmo do início dos festejos, o senador já havia reforçado seu compromisso com a cidade ao garantir a destinação de recursos para a saúde municipal, resultado de diálogo direto com o prefeito Zeca. Os valores serão utilizados para fortalecer a atenção básica e ampliar a capacidade de atendimento da rede pública local.

“É nosso dever, em Brasília, trabalhar para que cidades como Arcoverde tenham acesso a recursos que façam a diferença na vida das pessoas. Estamos contribuindo com investimentos concretos na saúde e prontos para apoiar novos projetos nas áreas de infraestrutura, educação e mobilidade”, completou.

Municipalista por vocação, Fernando Dueire tem priorizado uma atuação próxima aos prefeitos e gestores municipais, defendendo a descentralização de investimentos e a autonomia dos municípios. Em Arcoverde, essa parceria tem se traduzido em ações efetivas que dialogam com as necessidades da população.

Durante sua visita, o senador reafirmou que seu mandato está à disposição para ampliar o apoio ao município e contribuir com o planejamento de novas iniciativas que mantenham Arcoverde como polo regional de desenvolvimento. “Estamos juntos por uma Arcoverde cada vez mais forte, acolhedora e próspera. Essa festa mostra o quanto o município tem potencial — e nosso papel é garantir que esse crescimento continue ao longo de todo o ano”, concluiu.

Dr. Ismael assegura atendimento ginecológico para mulheres em Santa Cruz da Baixa Verde

A saúde da mulher em Santa Cruz da Baixa Verde ganhou um importante reforço. Agora, o município conta com atendimento especializado de ginecologia e obstetrícia, um marco na atenção básica e especializada oferecida às mulheres que mais precisam.

O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Ismael após a realização de um mutirão de exames preventivos nesse sábado (28), que marcou simbolicamente o início desse novo momento para a saúde pública local.

A médica Dra. Larissa Araújo, ginecologista obstetra que passa a integrar a equipe de profissionais da rede municipal, também celebrou a chegada. “Vou fazer aqui atendimentos relacionados à prevenção, saúde ginecológica e pré-natal de alto risco. Então, sãs mulheres que precisavam sair de Santa Cruz para outras cidades, agora podem se cuidar aqui, bem pertinho de casa”, afirmou.

“Uma promessa de campanha que passa a ser cumprida a partir de agora. Já demos o pontapé com esse mutirão de exames preventivos e, a partir de então, as mulheres interessadas nesses atendimentos podem procurar o posto de saúde mais próximo ou a Secretaria de Saúde para agendar sua consulta. Continuamos cuidando das nossas mulheres com carinho e responsabilidade”, declarou o prefeito Dr. Ismael, destacando o compromisso da gestão com a ampliação da assistência à saúde feminina.

Feira de Artesanato do Recife reúne mais de 70 expositores

Evento chega à sua terceira edição com a presença de mestres-artesões de várias cidades de Pernambuco. Feira, promovida pela Prefeitura do Recife, reúne artesanato, gastronomia, música e polo infantil no Segundo Jardim, em Boa Viagem, das 15h às 22h

A diversidade artística e cultural tomou conta da 3ª edição da Feira de Artesanato do Recife, realizada neste sábado (28), no Segundo Jardim, em Boa Viagem. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o evento gratuito reuniu expositores de mais de 20 municípios e chefs apresentando pratos da alta gastronomia. O prefeito João Campos visitou a feira ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“Viemos conferir a Feira de Artesanato do Recife, que rola todo último sábado do mês. São mais de 70 expositores, gente de todo o estado de Pernambuco, turistas do Brasil inteiro vindo conhecer nossa cultura e movimentando a economia da cidade. Isso é muito importante para o turismo local e para a economia”, destacou o prefeito João Campos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da ação. “Quero parabenizar o prefeito pela bela iniciativa, que valoriza e mostra a cultura do povo de Pernambuco ao povo recifense — e, sobretudo, aos turistas que vêm nos visitar. Isso, além de fortalecer o nosso artesanato, gera emprego, movimenta a economia e revela toda a riqueza cultural e artística do nosso estado”, frisou.

Com mais de 70 expositores, a iniciativa promove o encontro entre mestres artesãos e o público, oferecendo uma vivência direta com técnicas e saberes que expressam a identidade cultural pernambucana. Com foco na valorização da tradição, no fortalecimento da cadeia produtiva e no estímulo ao empreendedorismo criativo, a ação também amplia os canais de comercialização do artesanato. A programação reúne peças autorais selecionadas por curadoria, apresentações culturais e musicais com artistas locais.

Mestres-artesãos das cidades do Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Camaragibe, Sirinhaém, Caruaru, Gravatá, Passira, Tracunhaém, Buíque, Belo Jardim Tacaratu, Carpina, Glória de Goitá, Poção, entre outros participaram desta edição.

Como acontece nas grandes feiras do país, a Feira de Artesanato do Recife também possui uma área destinada à gastronomia, reunindo chefs locais, vinícolas, cafés e cervejarias artesanais. O local conta ainda com espaço infantil com brinquedos, oficina de artes, contação de histórias em parceria com a Secretaria de Educação, através da Primeira Infância, e do Compaz.

“A Feira de Artesanato do Recife já começou grande, reunindo mais de 50 expositores e vem crescendo. Nesta 3ª edição, teremos 20 a mais. O público também só aumenta, o que demonstra que tanto turistas como os recifenses se agradaram da proposta da Prefeitura do Recife e da oportunidade de conhecer, sem sair do Recife, a cultura e o artesanato de diversos outros municípios”, comentou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus.

Para garantir a participação de quem estará, neste final de semana, a Prefeitura do Recife, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), realizou mais uma ação nos hotéis de Boa Viagem para convidar os hóspedes a irem à Feira disponibilizando transporte para a locomoção.

Para o mestre Dido, de Ipojuca, que expõe sua arte esculpida na madeira desde a primeira edição, a feira já tem uma grande relevância para os artesãos. “A Feira de Artesanato do Recife tem sido excelente pra gente. Temos a oportunidade de ter contato com o cliente uma vez no mês e também tempo de produzir para cada edição”, declarou o artesão, que há 35 anos está no ofício e vende seus produtos na praia de Porto de Galinhas.

“Foi uma surpresa maravilhosa conhecer a Feira de Artesanato do Recife! Vim passar o fim de semana na cidade e dei de cara com esse evento incrível. Fiquei encantada com a riqueza dos trabalhos dos artesãos, cada peça tem uma história. Além disso, provei comidas deliciosas e ainda curti um forrozinho. Nem a chuva conseguiu estragar nosso dia. Com certeza, um dos pontos altos da minha viagem!”, afirmou a turista Juliana Santos, que veio do Maranhão visitar o Recife.

Missa do Vaqueiro encerra São João de Petrolina com bênçãos e devoção à cultura sertaneja

Petrolina viveu, neste domingo (29), um dos momentos mais simbólicos de sua tradição cultural com a realização de mais uma edição da Missa do Vaqueiro. Com mais de 80 anos de história, o evento celebrou a fé, emoção e respeito às raízes do povo sertanejo, marcando o encerramento oficial do ciclo junino da cidade, que desde abril movimenta a capital do sertão pernambucano.

Logo nas primeiras horas da manhã, centenas de vaqueiros e vaqueiras, de todas as idades, tomaram as ruas da cidade montados em seus cavalos, trajando o tradicional gibão e chapéu de couro, símbolos de resistência e identidade. Junto com a vaqueirama também estava o prefeito Simão Durando, o vice Ricardo Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho. Após um café da manhã ao som da sanfona no Restaurante Popular, os vaqueiros se concentraram nas imediações do Estádio Paulo Coelho, de onde partiram em cortejo até a Orla de Petrolina.

Durante o percurso, o som do aboio ecoou pelas ruas e emocionou quem acompanhava. Moradores e turistas se uniram em aplausos, alguns visivelmente comovidos, em um gesto de reconhecimento à cultura nordestina e ao legado do homem e pela mulher do campo.

Às margens do Rio São Francisco, a celebração da tradicional missa foi presidida pelo padre José Guimarães. A cerimônia foi marcada por momentos de forte espiritualidade e simbolismo. O Terço dos Homens da Cohab Massangano, os aboiadores Edvaldo e Jocélio Vaqueiro, além de Zezinho do Violão e o Coral de Aboio, participaram da celebração, que emocionou o público com cânticos como a “Ave Maria Sertaneja”, e a “Oração de São Francisco”.

Emocionado, o prefeito Simão Durando destacou a importância do evento para a cidade para conservar a tradição e fortalecer uma das mais fortes características do povo sertanejo: a fé. “Essa é uma das festas mais emocionantes da nossa cidade. A Missa do Vaqueiro celebra mais de oito décadas de tradição e representa a fé de um povo que nunca deixa de agradecer. É uma homenagem justa aos homens e mulheres do campo, que ajudaram a construir o que somos hoje. Encerramos com chave de ouro um ciclo junino de muito sucesso, com a bênção de Deus e a força da nossa cultura”, afirmou.

Após a missa, Sérgio do Forró e Raimundinho do Acordeon garantiram o encerramento do ciclo junino com um espetáculo repleto de um dos mais tradicionais ritmos da cultura raiz do Sertão Brasileiro.

Com público histórico, segurança e muita emoção, Pátio de Eventos marca encerramento do São João de Caruaru 2025

Números históricos, 65 dias de programação e mais de 26 mil artistas demonstram por que o evento é o Maior e Melhor do Mundo

Depois de 65 dias de programação espalhada por toda a cidade, o São João de Caruaru 2025 chegou ao fim neste sábado (28), marcando uma edição que se destacou pelo público histórico, os números expressivos de geração de emprego e renda e a multiculturalidade dos 17 polos de animação. No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a emoção tomou conta da multidão que presenciou a despedida do evento, com shows dos projetos Sanfona para Elas e Forró Gigante, além dos cantores Jorge de Altinho, Xand Avião, Enzo e Bruno e Marrone.

Na abertura da noite especial, duas ações que traduzem a importância do São João na valorização da nossa cultura e da nossa identidade: o projeto ‘Sanfona para Elas’ chegou trazendo uma turma de mulheres que fizeram o curso gratuito da Secretaria da Mulher (SEMU), o primeiro do país a oferecer uma formação deste tipo. Em seguida, o Maestro Mozart Vieira e mais de 50 artistas trouxeram o espetáculo ‘Forró Gigante’, que homenageia cantores e compositores de Caruaru e do Agreste em uma celebração da tradição junina.

Para fortalecer esta comemoração, o mestre Jorge de Altinho também apresentou um show especial com sucessos que já são marcas registradas de todas as comemorações juninas pelo Brasil. Antes de subir ao palco, o cantor celebrou sua conexão com Caruaru. “Aqui foi onde eu comecei a minha carreira. Então, voltar aqui é sempre bom, é maravilhoso. Aqui é minha verdadeira capital. Tudo meu é marcado por isso”, afirmou.

Em seguida, o comandante Xand Avião voltou à Capital do Agreste com seu projeto ‘O Forró é Pop’, que celebra a história do forró com sucessos seus e de outros artistas. Nos bastidores, o cantor exaltou a importância da cidade e destacou que foi essa energia que o fez escolher o palco do Pátio de Eventos para a gravação do clipe de ‘Melzinho’, ao lado da cantora Talita Mel. “Caruaru tem um negócio diferente, uma energia diferente. Eu me sinto realmente no Nordeste, no forró. Por isso, fiz questão de gravar o clipe hoje aqui. Fiquei até nervoso antes de subir ao palco, foi um show muito emocionante”, celebrou.

O último show da noite também foi de veteranos: a dupla Bruno e Marrone chegou trazendo emoção e romantismo com seu repertório especial que embalou o público em coro, com participação de Enzo Rabelo. Juntos, os três trouxeram um espetáculo especial de celebração da música e conexão de gerações.

Ao fim da programação, o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti comemorou os resultados. “Estamos muito felizes em saber que entregamos o melhor São João da história, com a volta da drilha, o impulsionamento da economia e muita alegria. Caruaru é a única cidade do mundo que consegue ter 26 mil artistas no São João. É uma cidade que abriga todos, que tem do jazz ao forró e que representa, realmente, o São João de verdade”, apontou.

Arraiá dos Bebês foi destaque no encerramento do Polo Infantil na despedida do São João de Caruaru

Ação reuniu mais de 50 famílias na Estação Ferroviária

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com o Instituto Pipa, realizou, neste sábado (28), no Polo Infantil, mais uma ação do projeto Paternidade Positiva: Juntos à Gente Cresce, o Arraiá dos Bebês, que tem como objetivo ampliar o envolvimento dos pais, homens, responsáveis e demais cuidadores no contexto educacional e afetivo das crianças.

O Arraiá dos Bebês reuniu mais de 50 famílias, que, de forma encantadora, realizaram uma quadrilha saindo da Bebeteca até o Polo Infantil (Polo Camarão). As crianças foram acompanhadas pelos pais. Promover a paternidade positiva é reconhecer que a presença afetiva, ativa e participativa de uma figura masculina contribui significativamente para o fortalecimento dos vínculos familiares, melhora do desenvolvimento infantil e construção de uma cultura de cuidado mais justa e acolhedora. A festa contou com as atrações Arraialzinho Brincante e Contação de Historias com Thays Avelino.

“Ao investir na primeira infância, estamos construindo um alicerce sólido para um futuro promissor e garantindo o bem-estar e o desenvolvimento pleno de nossas crianças, que são os protagonistas do amanhã. Tradicionalmente, a figura da mãe tem sido a mais presente nas atividades escolares e no cotidiano das crianças, mas é urgente e necessário ampliar o envolvimento dos pais, homens responsáveis e demais cuidadores no contexto educacional e afetivo das crianças”, detalhou a secretária executiva da Primeira Infância de Caruaru, Iracleide Araujo.

A Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru segue dando continuidade ao Projeto Paternidade Positiva, com ações mensais voltadas à valorização da presença paterna, estimulando a participação dos pais e cuidadores homens em momentos significativos com os filhos. Por meio dessas ações, busca-se sensibilizar, envolver e valorizar os pais como figuras essenciais no processo educativo e afetivo das crianças.

Instituto Pipa

Tem como propósito acelerar a transformação da sociedade através da primeira infância. Considerada a maior iniciativa não governamental do estado de Pernambuco no trabalho de apoio ao desenvolvimento infantil de crianças de zero a três anos, o Pipa foi fundado em 2018. Ao longo dos 6 anos de jornada, impactou a vida de mais de 1.600 famílias nordestinas, gerando transformação no ato de cuidar e apoiando o desenvolvimento do máximo potencial das crianças beneficiadas.

Simão Durando reforça ações de combate à dengue em Petrolina

Referência no combate à dengue, a Prefeitura de Petrolina intensificou o trabalho de prevenção na cidade. O prefeito Simão Durando acompanhou, neste sábado (28), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A mobilização contou com a participação de cerca de 40 agentes de Combate às Endemias e teve como foco a orientação sobre o tema e a redução dos índices de infestação no município.

A ação contemplou os bairros José e Maria, Dom Avelar, Km 2, Ouro Preto, Areia Branca, Vila Eduardo, Henrique Leite, Portal da Cidade e Cohab Massangano. Na zona rural, o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho no Núcleo-9 também recebeu as equipes de vistoria. A escolha do sábado foi estratégica, visando alcançar residências que, durante a semana, geralmente estão fechadas, ampliando assim o alcance das ações preventivas.

Durante as visitas domiciliares, os agentes realizaram inspeções detalhadas para identificar e eliminar focos do mosquito, além de orientar os moradores sobre práticas simples e eficazes no combate à proliferação do vetor. Entre as recomendações estão: manter caixas d’água tampadas, armazenar garrafas com a boca para baixo, cobrir pneus e trocar com frequência a água de vasos de plantas.

Para o prefeito Simão Durando, o enfrentamento às arboviroses precisa ser coletivo. “Estamos intensificando nossas estratégias com mutirões, visitas periódicas e campanhas educativas. Mas a verdadeira eficácia dessas ações depende da participação de todos. O combate ao mosquito começa dentro de casa. Com responsabilidade, informação e união entre a gestão pública e a população, vamos continuar avançando na proteção da nossa gente”, afirmou o prefeito.

Álvaro Porto diz que Pernambuco está estagnado e que o estado da propaganda não é o mesmo da vida real

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, afirmou, neste sábado (28.06), durante as comemorações dos 126 anos de emancipação política do município de Altinho, no Agreste, que Pernambuco está estagnado e que o estado divulgado na propaganda oficial “é bem diferente do estado onde os pernambucanos vivem”.

“Não adianta fazer propaganda, tentando mais uma vez enganar os pernambucanos. Vivemos num estado de total insegurança e onde a saúde não funciona”, declarou durante discurso.

De acordo com o deputado, é preciso que representantes do governo desarmem o palanque e trabalhem em favor do estado. “A gente precisa de realmente de um governo que olhe pelo estado de Pernambuco, que pare de perseguir o povo. A eleição é só no próximo ano. A gente, que está andando pelo estado, está vendo que o estado está parado”, destacou.

Além do prefeito Marivaldo Pena; do vice, Adnailson Barbosa; do ex-prefeito Orlando José e vereadores, a senadora Tereza Leitão participou do evento festivo. Porto enfatizou que o grupo que estava ali sabe trabalhar e buscar alternativas para ajudar a população, como investimentos para melhorar a saúde e oferta de máquinas destinadas à aração da terra para produtores rurais.

Na ocasião, o deputado lembrou ainda que, em 2025, seu mandato disponibilizou R$ 450 mil para o município e que já reservou novas emendas para Altinho neste ano. “E permanecemos à disposição do município na Assembleia, sempre batalhando por mais investimentos e soluções”, frisou.

Durante a celebração, o prefeito Marivaldo Pena agradeceu o comprometimento do deputado e adiantou que os recursos das emendas do parlamentar já possibilitaram a autorização de ampliação da sala vermelha no hospital local. “Sei que não se pode trazer e executar tudo aquilo que a gente pensa e quer, mas já temos dinheiro em conta enviado pelo mandato do deputado. Temos certeza que sua luta continua na defesa do povo pernambucano e na defesa dos altinenses. Obrigado, deputado Álvaro Porto, por representar Altinho na Assembleia”, disse.

Duque articula solução definitiva para abastecimento de água em Afogados da Ingazeira e Tabira

Na última semana, o deputado estadual Luciano Duque se reuniu com o presidente da Compesa, Alex Campos, na sede da companhia, para discutir soluções para o problema histórico de abastecimento de água em Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão do Pajeú.

Durante o encontro, foi apresentado um plano estruturante que inclui a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Tabira, com capacidade de produção de 40 litros por segundo. Com isso, o município passará a ser atendido diretamente por essa estrutura, liberando o volume que atualmente vem da Barragem de Brotas, o qual será redirecionado integralmente para Afogados da Ingazeira.

Além disso, uma nova ETA será construída no distrito de Itam, com apoio de uma bateria de poços na região do arenito, que também contribuirá com o reforço do abastecimento. A expectativa é que Afogados passe a receber 50 litros por segundo, oriundos de fontes confiáveis e com volume elevado.

“O que vai garantir o fim do racionamento. Uma solução definitiva determinada pela governadora Raquel Lyra. O estudo já está concluído e a obra entra agora na fase de licitação. Nossa expectativa é que, até o final do ano, possamos iniciar esse projeto tão aguardado pela população”, explicou Duque.

O parlamentar destacou ainda que, com a implantação dessas duas frentes, Afogados da Ingazeira contará com segurança hídrica real, sustentada por duas fontes confiáveis. “Vai acabar a angústia de quem abre a torneira e não tem água. Essa é uma vitória do povo, fruto de diálogo, cobrança e trabalho sério.”

Governadora Raquel Lyra marca presença no São João de Carpina, na Mata Norte, em últimos dias do ciclo junino de 2025

Com apoio do Governo do Estado, a festa no município recebeu mais de 100 mil pessoas

Nos últimos dias do ciclo junino de 2025, uma das festas mais tradicionais de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra acompanhou o São João de Carpina, na Mata Norte, neste sábado (28), véspera se São Pedro. A festa no município conta com apoio do Governo do Estado por meio de contratações artísticas e reforço na segurança, proporcionando à população um ciclo junino de paz e a valorização do festejo popular mais importante do interior do Estado. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora acompanhou a festividade cumprimentando o público e visitou o posto de comando das operações de segurança pública.

“Pernambuco abriu os braços e fez uma festa linda de São João com nossa gestão apoiando cada uma das cidades e garantindo um São João seguro. Foi muito bom ver que Carpina conseguiu promover um ciclo junino que trouxe muita gente da região e de outras cidades, como Cabo de Santo Agostinho e Recife, e também de outros estados. Pude ver em vários municípios hotéis e restaurantes cheios, com todo mundo podendo ganhar o seu dinheiro, o que reflete a importância que tem este evento. E ano que vem vamos fazer nosso São João ainda mais bonito”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

A estimativa da prefeitura municipal é que mais de 100 mil pessoas tenham passado pela festa. O último dia da programação acontece neste domingo (29). Este ano o festejo contou com atrações nacionais e grandes talentos pernambucanos em apresentações divididas entre o Polo Principal e o Polo das Tradições. “Nossa festa junina não teria sido tão bonita sem o apoio do Governo do Estado, que vem incentivando a nossa cultura e resgatando a tradição deste evento em Pernambuco”, elogiou a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia.

Segundo a vice-governadora Priscila Krause, Carpina faz o seu São João de forma grandiosa. “Deu muita alegria ver a felicidade das pessoas que curtiam ou estavam ganhando sua renda, porque tudo foi preparado com muito carinho”, comemorou. Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o São João de Pernambuco deste ano ficará marcado pela valorização da cultura popular. “Já temos dados muito positivos mapeados numa pesquisa feita que mostram que foi o maior São João de todos os tempos”, pontuou.

No quesito segurança pública, uma operação coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) contou com o efetivo de 703 policiais militares. Também houve incremento de viaturas e motocicletas e o uso de drones e plataformas elevadas de observação. Além disso, a Delegacia de Carpina operou com plantão especial durante o período da festa para garantir agilidade no atendimento às ocorrências.

“A segurança é fundamental para que o cidadão possa brincar tranquilo o São João, que em Pernambuco dura praticamente um mês. O Governo do Estado fez uma festa junina muito segura garantindo a tranquilidade de todos e registrando uma redução nas ocorrências”, comentou o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

INCENTIVO – O apoio do Governo do Estado ao ciclo junino de Pernambuco teve como objetivo dar protagonismo aos artistas e grupos culturais locais, especialmente os ligados à cultura popular. Mais de 95% das atrações foram selecionadas por meio de edital público estadual.

Estiveram acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.