Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Prefeitura de Garanhuns reforça ações preventivas com projeto “Maria da Penha vai à Escola”

Ação promovida pelas Secretarias da Mulher e de Educação orienta crianças e adolescentes sobre a Lei Maria da Penha e os canais de apoio às vítimas
 
A Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Educação, segue promovendo nas escolas e creches do município o projeto Maria da Penha vai à Escola. O objetivo da ação é divulgar a Lei Maria da Penha, apresentar o trabalho da SecMulher na rede de proteção às mulheres em situação de violência e conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema. Nessa quarta-feira (25), o projeto foi levado às Escolas São Francisco de Assis, no turno da manhã, e General Sampaio à tarde.

“Essa ação tem como foco levar conhecimento às crianças, principalmente na faixa etária dos 9 aos 14 anos, sobre a importância da Lei Maria da Penha. O intuito é contribuir com a formação cidadã desde cedo, para que elas reconheçam e saibam combater essas violências.  Durante as visitas, nós explicamos os tipos de agressão existentes e mostramos como a nossa Secretaria está pronta para acolher, orientar, e ajudar famílias a romperem com ciclos de violência”, destacou a secretária da Mulher, Beta Cadengue.

Na Escola São Francisco, alunos do 4º e 5º anos, receberam orientações sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer no ambiente familiar e como buscar apoio caso sejam vítimas ou presenciem situações de agressão. A SecMulher também distribuiu materiais informativos com folders sobre violência sexual, física, psicológica, patrimonial e moral, além de marcadores de página com o “termômetro” da violência.

Foto: Jorsuey Correia

Crônica de Ademar Rafael: Julgamento social

JULGAMENTO SOCIAL

Este tema tem causado prejuízos irreparáveis para pessoas expostas com notícias, muitas vezes desprovidas de verdade, nas diversas redes sociais e captadas como verdades plenas pelos usuários de tais plataformas que além de compartilhar, julgam e sentenciam pessoas inocentes ou com minúsculas participações nos eventos relatados.

Para melhor assentar nossa reflexão sobre o assunto permitam-me recorrer a fundamentos legais ou convencionais para figura do julgador em júri popular. O Tribunal do Júri é entendido como “uma instituição jurídica especializada na apreciação de crimes dolosos contra a vida, com participação de cidadã/os que após ouvirem os acusadores e defensores decidem sobre a culpabilidade ou inocência da/o acusada/o,  respondendo quesitos preparados pelo Juiz.” Percebam que este mecanismo busca inserir a participação popular em julgamentos, visando dar um sentido democrático ao processo de julgamento.

Diferente desta estética legal o julgamento social tem influência direta de fatores alheios ao que de fato aconteceu, principalmente por não haver oitiva das partes, e por carregarem vieses relacionadas com preconceitos, ideologias e pelo instinto de julgarmos de forma diferentes da que exigimos ao sermos julgados.

Esse fenômeno social – normalmente desacompanhado de conceitos relacionados com a empatia e a compaixão, alimentados por mensagens postadas em redes sociais, por notícias não apuradas corretamente e por outros meios existentes nas tecnologias disponíveis – são estimulados por práticas nocivas, promovidas por grupos antagônicos, que visam destruir tudo que existe do outro lado. Na esmagadora maioria das vezes os julgadores sociais são manipulados por pessoas que se promovem, assumem posições de destaque inclusive vencendo pleitos eleitorais e que empossados nos cargos disputados seguem sua saga em destruir os oponentes a qualquer custo. Que tal julgarmos menos?

Coluna do Finfa

Entregou – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de novos equipamentos esportivos para todas as Academias de Saúde: Tigre, Baixa de Fava, Lagoa do Misael, O Polo e Ednaldo Farias. Steps, jumps, pratos chinês e cones chegaram para transformar as aulas e ampliar as possibilidades de exercícios. “Essa iniciativa não apenas eleva a qualidade das atividades físicas, mas também cria mais oportunidades para que as pessoas se exercitem, fortaleçam vínculos e cuidem da saúde”, disse a Coordenadora das Academias, Sadjina Sales.

Presente – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhado da primeira dama, Dr Graça Valadares, esteve participando do do Arraial dos Sertões, promovido pela Escola José Virgínio, no Distrito de Irajaí. “do animado Arraial dos Sertões, promovido pela Escola José Virgínio, no distrito de Irajaí. “Foi um momento repleto de alegria, tradição e o verdadeiro espírito junino, celebrando nossa rica cultura nordestina junto aos alunos, professores e toda a comunidade, estava tudo lindo no evento escolar. Parabéns a todos os organizadores”, disse Dr. Pedro.

Você sabia? – Que o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, anunciou no último sábado (28), que a Capital da Rapadura, terá agora atendimento especializado de ginecologia e obstetrícia, um marco na atenção básica e especializada oferecida às mulheres que mais precisam, com a profissional médica Drª Larissa Araújo, ginecologista obstetra que passa a integrar a equipe de profissionais da rede municipal. “Uma promessa de campanha que passa a ser cumprida a partir de agora. Já demos o pontapé com esse mutirão de exames preventivos e, a partir de então, as mulheres interessadas nesses atendimentos devem procurar o posto de saúde mais próximo ou a Secretaria de Saúde para agendar suas consultas e exames”, disse o gestor Dr. Ismael.

Participou – O médico e pré-candidato a deputado estadual, Dr. Bruno Marques, participou ao lado do seu pai, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques da entrega da maior obra da história de Petrolândia, o ‘Cinturão Verde’.“O Cinturão Verde é mais do que infraestrutura, é esperança, é futuro, é o desenvolvimento que chega com força ao nosso Sertão. Gratidão ao ministro Silvio Costa Filho, a Carlos Costa e a todas as lideranças que estiveram presentes nesse dia histórico. A Rodovia Municipal ex-deputado Vital Cavalcanti Novaes é uma justa homenagem ao pai do amigo Rodrigo Novaes.  Um nome que honra a trajetória de quem tanto contribuiu para Petrolândia e para o sertão!”, disse Dr. Bruno.

FPM – Será creditado nesta segunda-feira, 30 de junho, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês, no valor de R$ 5.194.767.164,82, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 6.493.458.956,03. No 3º decêndio, a base de cálculo é dos dias 11 a 20 do mês corrente. Esse decêndio, geralmente, representa em torno 30% do valor esperado para o mês inteiro. Comparado ao mesmo decêndio do ano anterior, o repasse apresenta crescimento de 8,28%. No mês, o fundo fechou com crescimento de 12,77% em relação ao ano de 2024. Na comparação com o ano de 2023, o fundo apresenta crescimento de 44,24% no decêndio. Considerando o ano de 2025, o FPM cresceu, em termos nominais, 9,94% em relação ao mesmo período do ano anterior.Anunciou – O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, este no último sábado (28), no FESTESJE – ciclo junino da prefeitura, e nas comemorações de São Pedro em Riacho do Meio,  ao lado da primeira-dama Drª Lúcia Lima e do vice-prefeito Zé Marcos de Lima. Na ocasião o gestor egipciense fez anúncios de uma série de ações com foco em infraestrutura, saúde e valorização dos espaços públicos, entre elas a conclusão da obra da Escola Graça Valadares; requalificação do Beco dos Josés, antigo Beco das Sombrinhas; construção do Centro Esportivo Comunitário de São José do Egito, mais um passo no incentivo ao esporte e à inclusão social, autorização para compra de mais uma ambulância UTI, fortalecendo a rede de saúde e salvando vidas e assinatura da ordem de serviço para construção da nova Praça de Riacho do Meio, um espaço moderno de convivência e lazer.

Amanhã – Afogados da Ingazeira, comemora nesta terça-feira 1º de Julho, 116 anos de sua emancipação política, e a Prefeitura Municipal, emitiu a programação oficial. Confira abaixo

created by Polish

Aprovado por unanimidade – Na Sessão da última quinta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou por unanimidade um requerimento apresentado pelo vereador oposicionista, Edson do Cosmético para ouvir as secretárias municipais de Educação e Finanças sobre o cronograma de devolução dos recursos do Fundeb. No requerimento verbal, o vereador oposicionista argumenta que a população precisa saber quando e como o governo vai fazer a devolução dos recursos aos professores afogadenses. Como o parlamentar propôs um convite e não uma convocação, às secretárias Viviane Fonseca, de Educação, e Lúcia Gomes, de Finanças, não são obrigadas a comparecer na tribuna da Câmara. Informação do Blog Juliana Lima

Recebeu – A Secretaria Municipal da Saúde da cidade da Ingazeira, recebeu os kits odontológicos provenientes da parceria com a empresa Colgate. “Esses materiais serão destinados aos estudantes da rede municipal de ensino, no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de reforçar as ações de promoção da saúde bucal em nosso município”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Torres

Disse“O São João de Arcoverde virou referência no interior do Brasil. É uma festa que valoriza a cultura, impulsiona a economia local e, acima de tudo, é feita com responsabilidade e competência. Zeca e Siqueirinha estão de parabéns por entregarem uma festa segura, estruturada e à altura do povo arcoverdense”. (Senador Fernando Dueire durante sua passagem neste final de semana em Arcoverde ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti e do vice-prefeito Siqueirinha)

Hoje – Este blogueiro ao lado do colega Marcello Patriota, estaremos participando nesta segunda-feira (30), do Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade Fm de Tabira, às 11 horas, tendo como mediador o radialista Júnior Alves, onde vamos debater os 06 (seis) meses das gestões dos prefeitos do Sertão do Pajeú.

Frase“A gente vai fazer do Recife a capital do Minha Casa Minha Vida”. (Superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco, Marcelo Maia,  no evento de início das obras do Habitacional Carangueijo-Tabaiares no Recife)

Perguntar não ofende – O que fez a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado a dar um canto de carroceira em um dos principais assessores do seu primeiro governo, que até era chamado de primeiro ministro?

 

Ministério de Portos e Aeroportos e ANAC cobram providências do Governo de Pernambuco após mais um afundamento de trem de pouso em Fernando de Noronha

O Ministério de Portos e Aeroportos e ANAC cobram explicações do Governo de Pernambuco diante de mais um episódio de afundamento de trem de pouso de aeronave na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, o segundo em apenas uma semana, bem como providências para resolução definitiva do problema e a apresentação do cronograma de execução das obras de requalificação do terminal aéreo. Neste domingo (29), uma aeronave da Gol Linhas Aéreas que iria para São Paulo precisou desembarcar tripulantes e passageiros após, infelizmente, ficar presa no asfalto.

MPor e ANAC lamentam os recorrentes incidentes no Aeroporto de Fernando de Noronha, o que coloca em risco a segurança aeroportuária e suscita dúvidas quanto à funcionalidade da pista de taxiamento.

O ministério enviou no dia 22 de junho, logo após o primeiro incidente do tipo, ofício solicitando informações sobre as condições de infraestrutura de pátio e pista de pousos e decolagens, além do cronograma das obras de requalificação do aeroporto. No entanto, até o momento não houve nenhuma resposta ou manifestação oficial da administração estadual que é a responsável pela manutenção do Aeroporto de Fernando de Noronha e pela realização dos serviços de melhorias.

Apesar do incidente, ninguém ficou ferido e a aeronave foi liberada para decolagem após tomadas as devidas providências que garantiram a plena operacionalização.

O MPor e ANAC reafirmam o compromisso com a segurança na aviação civil e reforçam a solicitação ao Governo de Pernambuco por esclarecimentos quanto à manutenção do terminal aéreo.

Ministério de Portos e Aeroportos
Agência Nacional de Aviação Civil

Cônsul-geral da Argentina visita o São João de Caruaru e fica impressionada com a estrutura

A cônsul-geral da Argentina no Recife, Julieta María Celeste Grande, visitou pela primeira vez o São João de Caruaru, quando esteve presente na última noite do Maior e Melhor São João do Mundo, neste sábado (28). A representante diplomática do país vizinho ficou encantada com a estrutura do São João de Caruaru e com a grandiosidade da festa, e avisou que seria a primeira de várias.

“É impressionante a estrutura e organização da festa, um São João bonito, gigante, lotado. As pessoas cheias de alegria, as famílias super animadas, voltarei com certeza, esse é o primeiro de muitos”, relatou Julieta Grande, já prometendo voltar no próximo ano.

No Sertão, ministro Silvio Costa Filho inaugura cinturão verde ao lado do prefeito Fabiano Marques

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve, neste domingo (29), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para inaugurar o Cinturão Verde, considerada a maior obra de infraestrutura da história do município. Ao lado do prefeito Fabiano Marques, o ministro destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da região.

“Essa obra representa um marco para o Sertão. Com infraestrutura e planejamento, vamos transformar a realidade de milhares de famílias, gerando emprego, renda e mais dignidade para quem vive no campo. Essa obra de infraestrutura reforça o compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento da região. Melhorando a infraestrutura do estado, melhoramos toda cadeia logística para escoar a produção do estado. Isso atrai mais investidores e, consequentemente, emprego”, declarou Silvio Costa Filho durante a cerimônia.

A solenidade aconteceu no povoado de Umbuzeirão e reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e lideranças políticas regionais.

Com cerca de 49 km de extensão, o Cinturão Verde é uma alça viária ligada a BR-316. É uma estrada estratégica que conecta diversas áreas produtivas do município à rodovia estadual, facilitando o escoamento da produção agrícola e fortalecendo a economia rural.

Com um investimento de R$ 30 milhões, viabilizado através de financiamento do Finisa (CAIXA), o projeto é apontado como um divisor de águas para a infraestrutura de Petrolândia. Além de modernizar a malha viária rural, a obra reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar.

“Estamos realizando um sonho antigo da população. O Cinturão Verde é a maior obra da nossa história e vai mudar o futuro da nossa zona rural. Gostaria de agradecer ao ministro e amigo Silvio Costa Filho por ter ajudado que esse sonho se tornasse realidade”, celebrou o prefeito Fabiano Marques.

Durante o evento, também foi inaugurada a Rodovia Deputado Vital Cavalcanti Novaes, em homenagem ao parlamentar que atuou em defesa da região.

CIDADÃO PETROLANDENSE
Na mesma ocasião, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão Honorário Petrolandense ao ministro Silvio Costa Filho e ao prefeito do Recife, João Campos.

As inaugurações integram a programação especial dos 116 anos de emancipação política de Petrolândia, reforçando a aliança entre governo federal e municipal em prol do crescimento estruturado e inclusivo da cidade.

Primeira noite do São Pedro de Itapetim reúne multidão com grandes atrações em praça pública

A abertura da festa no palco principal do São Pedro de Itapetim 2025, reuniu uma multidão na praça pública, em uma celebração marcada por cultura, tradição e grandes atrações musicais.

A programação começou com a apresentação do Grupo de Dança da Secretaria de Cultura, que levou ao palco coreografias típicas e emocionou o público com uma belíssima exibição.

Em seguida, os shows de Aldinho Forró Kceteiro & Vanessa Messias, Fulô de Mandacaru e Seu Desejo colocaram o público para dançar e garantiram a animação da noite. A praça ficou completamente lotada, demonstrando o prestígio e a força das festas juninas no município.

Estiveram prestigiando o evento a prefeita Aline Karina e sua família, o vice-prefeito Chico de Laura, o secretário de Cultura Vandivaldo, o ex-prefeito Adelmo Moura, além de secretários municipais, diretores e lideranças políticas da região. A presença das autoridades reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a cultura local e promover eventos que movimentam a economia e fortalecem a identidade do povo itapetinense.

A programação do São Pedro segue neste domingo (29), com mais uma noite de shows gratuitos em praça pública. Sobem ao palco Alex Sanfoneiro, Brasas do Forró e Walkyria Santos, prometendo manter o ritmo e a animação dessa tradicional festa considerada como o melhor São Pedro do Pajeú. Da Assessoria

Afogados perde a professora Sandra Oliveira

Acabei de ser informado, do falecimento da minha amiga de infância, minha comadre Sandra Cristina de Siqueira Oliveira, no Hospital dos Servidores de Pernambuco na capital pernambucana.

Comadre Sandra estava aposentada da Secretaria Estadual de Educação, deixa um casal de filhos, uma pessoa simplesmente fantástica em todos os sentidos.

Estudamos juntos no Colégio Normal durante 11 anos, tive o privilégio dela ser madrinha de um dos meus filhos.

Venho aqui externar meus sentimentos a todos os familiares, em especial a Cristina sua mãe, seus irmãos Enock Júnior, Bruno e Breno, seu eterno filho/ sobrinho Enock Neto.

O corpo deve chegar no final desta noite, e deve ser velado na sua residência na Praça Padre Carllos Cottart em Afogados da Ingazeira o sepultamento deverá ser nesta segunda-feira horário ainda ser definido.

“A saudade da minha comadre será eterna, mas as lembranças dos momentos felizes que compartilhamos ficarão para sempre em nossos corações. Que sua memória nos inspire.”

 

Em Riacho do Meio de São José do Egito, população festeja São Pedro e Fredson anuncia obras e nova ambulância UTI

Na noite deste sábado (29), durante o FESTESJE – ciclo junino da prefeitura – e as comemorações de São Pedro em Riacho do Meio, o prefeito Fredson Brito, ao lado da primeira-dama Dra. Lúcia e do vice-prefeito Zé Marcos, fez uma série de importantes anúncios para São José do Egito, com foco em infraestrutura, saúde e valorização dos espaços públicos.
Em um evento prestigiado por vereadores, lideranças locais e secretários municipais, Fredson anunciou:
1.Conclusão da obra da Escola Graça Valadares
2.Requalificação do Beco dos Josés, antigo Beco das Sombrinhas
3.Construção do Centro Esportivo Comunitário de São José do Egito, mais um passo no incentivo ao esporte e à inclusão social.
4.Autorização para compra de mais uma ambulância UTI, fortalecendo a rede de saúde e salvando vidas.
5.Assinatura da ordem de serviço para construção da nova Praça de Riacho do Meio, um espaço moderno de convivência e lazer
Durante seu discurso, Fredson ressaltou:
“Cada obra anunciada aqui é fruto de muito trabalho, planejamento e compromisso com o povo. Nossa gestão tem lado, e esse lado é o da população. Vamos seguir transformando São José do Egito em cada canto, do centro à zona rural, com respeito e seriedade.”
O evento contou com a presença dos vereadores Aldo Lima, Daniel Siqueira, Gerson Souza, Patrícia de Bacana, Tadeu do Hospital e Vicente de Vevéi, além das lideranças de Riacho do Meio: o sub-prefeito João Augusto, os ex-vereadores Jota Ferreira e Zé Bilu, e o ex-prefeito Dr. Romério Guimarães.
Todos os secretários municipais estiveram presentes, com destaque para Cayke Nascimento, secretário de Cultura, Turismo e Esportes, responsável pela realização do evento.
Também foram anunciadas mudanças importantes na estrutura administrativa: o superintendente da ADESJE, Pedro Lira, será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, e a diretora da Mulher, a advogada Ruana Furtado, assumirá como secretária da Mulher.
A festa de São Pedro foi marcada por muita alegria, música e sentimento de pertencimento, mas também por compromissos firmes de uma gestão que segue de mãos dadas com o povo. Da Assessoria