Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

São Pedro 2025 é encerrado com grande sucesso em Itapetim

Na noite desta segunda-feira, 30 de junho, foi encerrado o São Pedro de Itapetim 2025, com apresentações de Monique D’Angelo, Tropykália e Natanzinho Lima, no palco principal montado na Praça Rogaciano Leite. O evento marcou o fim de uma programação que durou 30 dias e integrou o Circuito Junino do município.

Estiveram presentes na última noite a prefeita Aline Karina, acompanhada do seu esposo Robson, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e sua equipe, o deputado federal Carlos Veras, além de vereadores, prefeitos de cidades da região e outras lideranças políticas.

Durante todo o Circuito Junino, a prefeita Aline participou ativamente das atividades. O ex-prefeito Adelmo Moura, também participou de alguns eventos, inclusive no sábado (28). A programação teve início com o São João das Escolas e dos serviços sociais, o tradicional Palhoção Junino e as três noites principais realizadas nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Na primeira noite, o palco recebeu os shows de Aldinho Forró Kceteiro & Wanessa Messias, Fulô de Mandacaru e Seu Desejo. Já no domingo (29), a animação ficou por conta de Alex Sanfoneiro & Forró da Gente, Brasas do Forró e Walkyria Santos.

O São Pedro 2025 registrou recorde de público, com atrações escolhidas a partir das sugestões da própria população. A festa também teve impacto positivo na economia local, beneficiando comerciantes e empreendedores da cidade.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reforçou o compromisso do governo municipal com a valorização das tradições culturais, o entretenimento e o fortalecimento do comércio e turismo local.

Novos servidores da saúde do Recife são acolhidos em cerimônia

507 profissionais de diversas categorias irão atuar em toda a rede municipal e contribuir para a expansão da Atenção Básica

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta terça-feira (1º), mais 507 profissionais concursados das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, agentes de redução de danos, assistência social, terapia ocupacional, farmácia, fisioterapia, técnicos de laboratório, auxiliares em saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Os novos servidores irão atuar nas policlínicas, maternidades, Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, Unidades de Saúde da Família (USF), Farmácias da Família e Centros de Convivência em Saúde Mental. Além de reforçar a rede municipal de saúde como um todo, o incremento possibilita a expansão da Atenção Básica no Recife. A cerimônia de acolhimento aconteceu no Teatro do Parque, bairro da Boa Vista, e contou com a presença do prefeito João Campos, da secretária de Saúde do Recife Luciana Albuquerque, e outras autoridades.

“Eu lembro que quando assumimos a gestão, num momento de muita incerteza que era a pandemia, sabíamos que, de todas as áreas, a mais desafiadora era a saúde, que implicava uma série de restrições para a cidade, mas nunca optamos pelo caminho mais fácil e acredito que acertamos já daí”, disse o prefeito. “E chegamos ao dia de hoje, com mais de 4.200 nomeações feitas só na área de saúde. Se você pegar 20 anos para trás, e somar todas as nomeações, não dá o número que nós fizemos só na Sesau. Apenas essa última nomeação dá um incremento perto de R$30 milhões anuais a mais de despesas por município, que eu tenho certeza que serão extremamente bem empregados, porque estamos falando de chegar em diversas áreas que precisavam de profissionais qualificados e preparados como nós temos aqui”, afirmou João.

Os novos servidores são concursados nomeados dos certames da Sesau realizados em 2024 e 2019, ambos ainda em vigor. Parte deles já está em atuação e os demais iniciarão suas atividades a partir desta terça (1°). “Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, falou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “E ainda este ano, inauguraremos mais dois Centros TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e na Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua. Sem contar as novas USF+ que estão em processo de finalização e fazem parte da expansão da Atenção Básica. Iniciamos a gestão, em 2021, com 59% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família e, atualmente, estamos com 80%”, ressaltou a gestora.

A lista completa deste grande reforço contempla 56 médicos de diversas especialidades; 53 enfermeiros e 152 técnicos de Enfermagem; 78 agentes comunitários de saúde (ACSs); 28 cirurgiões dentistas e 27 auxiliares em Saúde Bucal; 26 psicólogos; 16 assistentes sociais; 11 terapeutas ocupacionais; 4 sanitaristas; 8 farmacêuticos; 8 fonoaudiólogos; 4 fisioterapeutas; 7 técnicos de laboratório; 4 analistas clínicos; 3 nutricionistas; 2 técnicos em radiologia; 3 profissionais de Educação Física; 2 agentes redutores de danos; 1 técnicos em imobilização ortopédica, 1 médico veterinário, 1 plantonista, 8 40h, 1 Especiais e 3 plantonistas. Desde 2021, cerca de 4.300 profissionais foram nomeados para a rede municipal de saúde.

Enfermeira e sanitarista, a servidora Natália Prado compartilhou um pouco da sua trajetória no serviço público, que começou já nos seus 17 anos, quando ingressou à faculdade de enfermagem com esse sonho em vista. “Foi uma sonhada carreira no serviço público. Terminei a graduação aos 21 anos, já matriculada na pós-graduação, e logo em seguida fui aprovada na residência em Saúde Coletiva, sendo minha prática aqui, na Sesau, na Prefeitura do Recife. E foi uma diferença marcante. Lembro que quando terminei a minha residência, eu fiz uma promessa a mim mesma: um dia eu ainda volto para a Sesau, e em 2019, a oportunidade chegou, e com ela, o compromisso”, contou. “Hoje, cada um aqui com sua trajetória, seus desafios, seus recursos, todos compartilhamos algo comum: a esperança, a coragem de continuar e o sonho de servir. E hoje, esse sonho se realiza”, afirmou ela.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

AGU aciona STF e pede validação de aumento do IOF

O ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, anunciou nesta terça-feira (1º) que o governo irá acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a validação do decreto que aumentava a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O anúncio foi antecipado pela CNN e ocorre após a AGU consultar a equipe econômica e fixar as premissas jurídicas do processo.

“Eu gostaria de lembrar aqui que essa decisão do presidente da República foi precedida de um amplo estudo técnico e jurídico solicitado a mim na semana passada”, afirmou Messias em coletiva de imprensa.

O governo optou por acionar o Supremo por meio de uma ADC (Ação Direta de Constitucionalidade). Na prática, o instrumento pede a constitucionalidade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentou a cobrança do IOF.

“De nenhuma forma estamos, neste momento, colocando em xeque a interação sempre bem-vinda com o Congresso. É muito importante que sejam preservadas as funções do chefe do Executivo. A democracia merece que os Poderes sejam independente”, afirmou o ministro Jorge Messias.

Quando protocolado, a expectativa é que o caso seja relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, uma vez que ele já analisa um processo semelhante.

Na semana passada, Lula pediu para que a AGU analisasse possibilidades jurídicas para questionar a derrubada do ato no Congresso, que completa uma semana na próxima quarta-feira (2).

Em reunião, Diretoria da Amupe discute congresso, segurança, previdência e Compesa

A Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu nesta segunda-feira, 30 de junho, para avaliar o 8º Congresso da entidade, iniciar o planejamento do próximo congresso — previsto para o final de março ou início de abril de 2025 — e discutir temas prioritários para os municípios, como segurança pública, regimes próprios de previdência e a situação da Compesa.

No encontro, os diretores fizeram uma avaliação do congresso passado e já debateram datas e formatos para a próxima edição, com a expectativa de ampliar a participação e fortalecer o diálogo com as gestões municipais. A pauta de segurança também ganhou destaque, com a necessidade de a Amupe aprofundar o debate e definir um posicionamento que contribua com políticas públicas para o tema.

Outro ponto debatido foi a preocupação com os municípios que possuem regimes próprios de previdência, apontando para a necessidade de mobilizar orientações técnicas e promover discussões específicas. Já sobre a Compesa, o encaminhamento é que o assunto avance nas reuniões do MRAE — que reúne as Microregiões de Águas e Esgoto — marcadas para esta terça-feira (1º), com encontros no Sertão pela manhã e na Região Metropolitana e Agreste à tarde.

“Esses temas mostram a responsabilidade da Amupe em defender os interesses dos municípios de forma integrada. Seguiremos unidos para construir soluções conjuntas, fortalecendo cada gestão e garantindo melhores condições de trabalho para os gestores municipais”, afirmou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

Fotos: Alberto Mendes

Duque e Miguel entregam trator em Pesqueira

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta segunda-feira (30), da entrega de um trator agrícola com grade aradora no município de Pesqueira, no Agreste pernambucano. A ação foi conduzida pelo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, e representa um investimento de R$ 260 mil destinado ao fortalecimento da agricultura familiar no município.

O equipamento foi entregue ao prefeito de Pesqueira, Cacique Marquinhos, e ao secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Olavo Valença. Também participaram do ato o presidente da Câmara Municipal, Guila Araújo, e os vereadores Pastinha Xukuru, Professor Vavá, Zezinho da Briboca, Sil Xukuru, Alexandre do sofá e secretários municipais.

Duque destacou que a ação é resultado do olhar sensível que a governadora tem às necessidades do homem e da mulher do campo. “A entrega desse trator é mais um passo importante para garantir dignidade e melhores condições de trabalho aos agricultores e agricultoras de Pesqueira. Seguiremos juntos, construindo soluções que fortaleçam o interior do nosso estado”, destacou. Na ocasião, o deputado anunciou que, em breve, o município também será contemplado com uma UTI móvel, reforçando os avanços nas políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar da população.

Durante o evento, o prefeito agradeceu ao deputado Luciano Duque e ao presidente do IPA, Miguel Duque, pela conquista e reconheceu o trabalho que a governadora Raquel Lyra vem realizando em prol da população de Pesqueira.

Prefeito de Machados, Juarez da Banana, troca o PSB pelo PSD de Raquel Lyra

O prefeito de Machados, Juarez da Banana, oficializou nesta semana sua filiação ao PSD, partido presidido em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. A chegada de Juarez reforça a presença da sigla no Agreste Setentrional e sinaliza o fortalecimento da base municipalista da legenda.

Ao dar as boas-vindas ao novo filiado, a governadora Raquel Lyra destacou a importância da adesão. “Juarez é um prefeito que tem mostrado compromisso com seu povo e um olhar atento às necessidades da sua cidade. Sua chegada ao PSD fortalece ainda mais o nosso projeto de transformação de Pernambuco a partir dos municípios. Seja muito bem-vindo, Juarez!”, afirmou a governadora.

Para o vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, a filiação representa mais um passo na consolidação do partido em todas as regiões do estado. “Juarez chega para somar com sua experiência e liderança política. É um nome respeitado em Machados e na região, e tenho certeza de que fará uma grande contribuição dentro do PSD”, pontuou.

O prefeito Juarez da Banana também comentou sua decisão. “Tenho acompanhado de perto o trabalho que a governadora Raquel Lyra vem realizando por Pernambuco. É uma gestão que tem dado voz aos municípios e investido em melhorias reais para a população. Por isso, é uma alegria passar a fazer parte da mesma sigla e contribuir com esse projeto que pensa no futuro do nosso estado”, declarou.

TCE-PE recomenda aprovação das contas de Evandro Valadares relativas a 2023

Blog Nill Júnior

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu, nesta segunda-feira (30), parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas das contas do ex-prefeito de São José do Egito, Evandro Perazzo Valadares, referentes ao exercício financeiro de 2023.

O processo de número 241005401 foi relatado pelo conselheiro Ranilson Ramos e contou com voto unânime dos membros da Câmara. Além de Evandro Valadares, também figuram como interessados no processo Débora Nunes de Farias Valadares, responsável pelo controle interno, e Fabrício Ferreira Martins, contador da gestão. A defesa foi conduzida pelo advogado Amaro Alves de Souza Netto.

Com a emissão do parecer, caberá à Câmara Municipal de São José do Egito a deliberação final sobre a aprovação das contas, conforme determina a legislação. As ressalvas apontadas pelo Tribunal serão detalhadas no relatório oficial a ser disponibilizado no Diário Eletrônico do TCE-PE.

TCE vota pela aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito de Flores, Marconi Santana

Por Afogados On-Line

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Flores, relativa ao exercício financeiro de 2023, do ex-prefeito Marconi Santana.

No julgamento, a Segunda Câmara, à unanimidade, seguindo o voto do conselheiro Dirceu Rodolfo emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Flores a aprovação com ressalvas das referidas contas do ex-prefeito Marconi Santana.