Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa Especial – Afogados da Ingazeira: 116 Anos de História, Orgulho e Esperança

Por Rinaldo Remígio – Colaborador semanal do blog

Afogados da Ingazeira, 1º de julho de 1909. Nascia ali, no coração do Sertão pernambucano, uma cidade destinada a ser farol para toda a região do Pajeú. Hoje, passados 116 anos, Afogados não é apenas um ponto no mapa — é um símbolo de resistência, trabalho e sonhos tecidos com suor e esperança.

Desde os primeiros passos dados por Manuel Francisco da Silva, homem de visão que lançou as sementes do que viria a ser a Princesa do Pajeú, até os dias atuais, a trajetória de Afogados é marcada por um contínuo pulsar de desenvolvimento.

O tempo passou, e com ele vieram os avanços. A cidade ganhou forma, corpo e alma. A Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, guardiã da fé e da história do povo, tornou-se um dos cartões-postais da cidade. A Praça Arruda Câmara — com sua fonte e a beleza serena de sua cascata — é ponto de encontros, memórias e contemplação. E a Rádio Pajeú, com sua voz forte, ecoa cultura e consciência, mantendo viva a tradição oral e informativa que molda uma população crítica e participativa.

Mas Afogados não é feita apenas de concreto e tradição. É feita de gente — gente que fez e continua fazendo história. De Dom Francisco Austregésilo a Monsenhor Arruda Câmara, da cantora Maria Dapaz à medalhista olímpica Yane Marques, de Deinha dos gramados brasileiros aos sons afinados de Toinho Tarê, dos pulmões dos Mestres Dino, Biu e Guaxinim, de Silvério Brito, João Alves, Orisvaldo e Giza Simões, de Antonio Mariano a José Patriota, do Padre João Acioly e Pastor Nelson (Igreja Batista), cada nome é um tijolo na construção simbólica dessa cidade que canta, luta, sonha e acredita.

Nos últimos anos, Afogados cresceu com vigor. É hoje o segundo mais importante município do Pajeú e principal centro regional de comércio e serviços do Médio Sertão. Sedia diretorias regionais, tem estrutura bancária sólida, comércio movimentado, setor educacional em ascensão com a Faculdade de Formação de Professores e o curso de Direito ganhando corpo e prestígio. No setor industrial, brilha como um dos polos moveleiros mais expressivos de Pernambuco, com as fábricas Móveis São Carlos e Magno Móveis gerando centenas de empregos e consolidando a força do trabalho afogadense.

Mas como toda cidade viva e vibrante, Afogados da Ingazeira também carrega desafios. Precisa avançar em áreas como mobilidade urbana, criação de empregos, ensino superior ampliado e políticas para convivência com a seca. A Barragem de Brotas, símbolo de esperança, segue sendo guardiã das águas e das promessas de dias melhores.

Quem deixou afogados há quase 50 anos, como eu, vê com admiração o quanto ela evoluiu, sem perder a ternura do passado. Mas é impossível não desejar mais. É preciso que os gestores atuais e futuros compreendam que o protagonismo de Afogados precisa ser retomado — com ações planejadas, com otimização do erário público e acima de tudo transparência, políticas sérias e compromisso com o bem comum. Não basta ser conhecida como a Princesa do Pajeú. É preciso agir como tal.

Afogados da Ingazeira segue, altiva, resiliente, com mais de 40 mil habitantes que carregam no peito o orgulho de pertencer a uma terra de sol e encantos mil. Uma terra que pulsa com a força de sua gente, que honra o seu passado e olha para o futuro com fé.

Que esses 116 anos sejam celebrados com gratidão, mas também com responsabilidade. Porque a história de uma cidade não se escreve apenas com glórias — mas com a coragem de recomeçar, reinventar e construir, todos os dias, um amanhã melhor.

Parabéns, Afogados da Ingazeira. Que tua chama siga acesa, iluminando caminhos no sertão e no coração de todos os que te amam.

*Administrador, contador, historiador e professor universitário

Fontes de informações: Fernando Pires, Reginaldo Remigio, Blogs do Finfa e do Nill Junior

Agricultura familiar terá R$ 10,2 bilhões do Banco do Nordeste para a Safra 2025/2026

Estado de Pernambuco contará com R$ 1,2 bilhão

Os agricultores familiares de toda a área de atuação do Banco do Nordeste (BNB) contarão com R$ 10,2 bilhões em crédito para custeio, investimento e fortalecimento da produção no ciclo 2025/2026. Do montante total, R$ 1,2 bilhão será destinado a Pernambuco.

O valor foi divulgado nesta segunda-feira, 30, em Brasília, durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do presidente do BNB, Paulo Câmara, entre outras autoridades. Na ocasião, o presidente Lula anunciou R$ 89 bilhões para a agricultura familiar brasileira, um aumento de 17% com relação ao exercício anterior.

“Nosso papel é fazer que as pessoas tenham a oportunidade de alcançar seus objetivos e que mais recursos cheguem a todos”, afirmou Lula.

Para o presidente Paulo Câmara, os recursos disponíveis no BNB para a agricultura familiar estão em sintonia com o investimento recorde do Governo Federal no setor. Em comparação com o último Plano Safra do governo anterior, o de 2025/2026 será quase 120% maior.

“O Banco do Nordeste tem uma função estratégica na execução do Pronaf em nossa região. Atuamos como principal operador de crédito para a agricultura familiar, acompanhando as diretrizes de inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável defendidas pelo presidente Lula”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste.

De acordo com dados preliminares do Banco Central, O BNB foi responsável por 94% dos contratos firmados e por 70% do volume financeiro contratado pelo Pronaf na região.

Impacto do Pronaf na economia

No ciclo anterior, o BNB formalizou mais de R$ 9,6 bilhões em contratos com agricultores familiares, distribuídos em mais de 660 mil operações de crédito. Desse montante, R$ 8,6 bilhões foram viabilizados exclusivamente por meio do Agroamigo, programa de microcrédito rural da Instituição.

Para a nova safra, os recursos do Banco do Nordeste seguirão diretrizes que contemplam desde a mecanização agrícola até práticas sustentáveis, passando por iniciativas como o Agroamigo Mulher, Agroamigo Jovem e estratégias voltadas à conectividade no campo, energias renováveis, valorização de comunidades tradicionais e turismo rural.

Os efeitos do crédito rural orientado vão além do campo. Análise feita pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com base na Matriz Insumo-Produto Regional, indica que os R$ 9,6 bilhões contratados pelo BNB com recursos do FNE-Pronaf no Plano Safra anterior contribuíram para gerar ou manter aproximadamente 113 mil empregos. Além disso, estima-se que esse volume resultou em um acréscimo de R$ 2,1 bilhões na massa salarial da região, R$ 502 milhões em arrecadação tributária, R$ 10,5 bilhões no Valor Bruto da Produção e R$ 4,6 bilhões em Valor Adicionado à economia brasileira.

20 anos do Agroamigo

Em 2025, o Banco do Nordeste comemora os 20 anos do Agroamigo, maior programa de microcrédito rural da América Latina. Criado com o objetivo de promover a inclusão produtiva e fortalecer a agricultura familiar, o Agroamigo segue as regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e se tornou referência internacional em desenvolvimento rural sustentável. Além do acesso ao crédito, o programa oferece orientação técnica e acompanhamento, garantindo a aplicação eficiente dos recursos e o fortalecimento da base produtiva no campo.

Ao longo de duas décadas, o Agroamigo aplicou quase R$ 46 bilhões em 8,5 milhões de operações, alcançando 3 milhões de clientes com uma adimplência histórica de 97,5%. Estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas tenham sido beneficiadas direta ou indiretamente. Com atuação em 2.070 municípios, a estrutura do programa conta com 1.480 agentes de microcrédito e 310 unidades de atendimento, coordenadas por 17 escritórios regionais em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

Sertânia realiza Conferência das Cidades com ampla participação popular e compromisso com o futuro urbano do município.

Nesta segunda-feira (30/06), o município de Sertânia deu um importante passo rumo à construção de uma cidade mais inclusiva, democrática e sustentável com a realização da Conferência Municipal das Cidades, promovida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. O evento ocorreu das 08h às 18h, na sede do Núcleo de Extensão e Cultura do Moxotó, Ipanema e Pajeú (NEMIPE | UFPE), reunindo representantes da sociedade civil, gestores públicos, estudantes, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas.

A conferência foi pensada como um espaço democrático de escuta, articulação e planejamento coletivo, com foco na formulação de políticas públicas de desenvolvimento urbano, tratando de temas essenciais como mobilidade, habitação, saneamento, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

A abertura do evento contou com a presença da prefeita Pollyanna Abreu, que destacou a importância da escuta popular e da participação cidadã na construção da cidade. Em seu discurso, reforçou a necessidade de olhar o desenvolvimento urbano para além da técnica:
“Não podemos tratar o desenvolvimento urbano apenas com olhar técnico ou burocrático. Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. É promover justiça territorial, inclusão social, sustentabilidade e, principalmente, participação cidadã”, afirmou Pollyanna.

A gestora anunciou ainda o compromisso da administração municipal com a revisão do Plano Diretor de Sertânia, que se encontra defasado, além do avanço no Plano Municipal de Saneamento Básico — instrumentos essenciais para organizar o crescimento da cidade com base em planejamento, legalidade e justiça social.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Celestino Barros, idealizador do evento, foi o primeiro a discursar. Ele ressaltou o caráter estratégico do encontro: “Este espaço de discussão vai refletir na Sertânia que queremos no futuro. A importância de tratarmos de temas tão relevantes e atuais nos permite refletir em um pensamento coletivo, onde a sociedade e os gestores combinam ideias para transformar realidades. A cidade do futuro começa a ser construída nas decisões do presente.”

Já o vereador Junhão Lins, representando o Legislativo municipal, defendeu a harmonia entre os poderes e a centralidade da escuta popular: “A Câmara de Vereadores tem o dever de estar ao lado da população, viabilizando o diálogo e defendendo as propostas que tragam melhoria de vida para os sertanienses. Essa parceria entre Câmara, Prefeitura e sociedade é o que garante que as transformações realmente aconteçam.”

Também participaram da solenidade os vereadores André Gigio, Luiz Abel e assessores da vereadora Patrícia de Júnior do Posto.

Palestra Magna e grupos de trabalho:

A palestra magna foi proferida pelo professor doutor José Marciano Monteiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em políticas urbanas. Em sua exposição, o professor abordou o tema “Cidades: sustentabilidade, mobilidade e inclusão”, promovendo reflexões sobre o Estatuto da Cidade, o papel dos Planos Diretores, e a importância de instrumentos como as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“As cidades precisam ser pensadas para as pessoas, pois são frutos das relações humanas. E para Sertânia, deixo esta provocação: ‘Qual a cidade que temos e qual a cidade que queremos?’”, disse Marciano.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em três grupos de trabalho, organizados pelos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Articulação entre os setores urbanos e o planejamento das políticas públicas;
Eixo 2: Gestão estratégica e financiamento das políticas urbanas;
Eixo 3: Mobilidade, sustentabilidade socioambiental, segurança, inclusão e direito à cidade.

Os debates foram intensos e produtivos, culminando na aprovação de propostas por eixo e na escolha dos delegados que representarão Sertânia na etapa estadual da 7ª Conferência das Cidades, a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2025, em Recife, com o tema: “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Apoios e colaborações:

O evento contou com o apoio institucional do Gabinete da Prefeitura de Sertânia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia e Igualdade Racial – SEMARHCTIR, da Secretaria Municipal de Comunicação -, além da importante parceria com o NEMIPE | UFPE, que sediou a conferência.

A Conferência das Cidades de Sertânia representa não apenas um marco institucional, mas também um compromisso público com o futuro da cidade e com a construção de soluções urbanas que respeitem o direito à cidade, a diversidade social e o desenvolvimento sustentável. Da Assessoria

Governo de Pernambuco anuncia mudanças no secretariado

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (30), mudanças no secretariado do Governo de Pernambuco. A secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) terá como titular Daniel Coelho. Já André Teixeira Filho irá assumir a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi). As nomeações serão publicadas na edição do Diário Oficial desta terça-feira (1°). Os antigos titulares das pastas seguem em novas funções no Governo do Estado.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) será comandada por Ana Luiza Ferreira. Já a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) terá Diogo Bezerra como titular. O Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassepe) terá como presidente Wagner Gonçalves Lyra, e Douglas Rodrigues assumirá como secretário-executivo de atenção à Saúde.
“O Governo de Pernambuco tem realizado entregas nas mais diversas áreas, como resultado do trabalho incansável de um time dedicado e preparado para superar os desafios do nosso Estado. Agradeço o empenho dos nossos secretários e presidentes de órgãos que têm chegado na ponta e mudado a vida do pernambucano e da pernambucana para melhor”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Pernambuco gera quase 10 mil empregos em maio, supera toda a região Sul e alcança segundo melhor resultado do Nordeste

Segundo o Novo Caged, Estado registrou crescimento de 106% na geração de vagas em comparação com o mesmo mês de 2024

Pernambuco teve mais um mês de destaque na geração de empregos em 2025, com 9.754 novos postos de trabalho com carteira assinada registrados em maio. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, mostram o expressivo crescimento de 106,48% no número de vagas criadas no Estado, na comparação com o mesmo período do ano passado (4.742). Com este resultado, o Estado não apenas conquistou a segunda posição entre os maiores geradores de emprego do Nordeste, atrás apenas da Bahia (12.858), como também superou o saldo de toda a região Sul do País, que somou 7.117 vagas no mesmo mês. No Brasil, Pernambuco foi o quinto maior gerador de empregos, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

“Estamos trabalhando para gerar oportunidades para os pernambucanos, e os resultados mostram que o caminho da geração de emprego e renda estão sendo alcançados no Estado. Este é um trabalho feito por todo o governo, por meio de programas de empreendedorismo, obras de estradas, iniciativas de qualificação e outras ações, colocando Pernambuco em importantes posições no Nordeste e no Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O saldo positivo de maio é resultado de 58.674 admissões contra 48.920 desligamentos, refletindo um mercado de trabalho aquecido e dinâmico. O salário médio de admissão no estado ficou em R$ 1.904,44. Só nos cinco primeiros meses deste ano, já foram gerados 19.971 novos postos de trabalho, revelando um crescimento de mais de 9 mil na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 10.138 empregos foram criados. Desde o início da atual gestão estadual até o momento, Pernambuco acumula a criação de 131.044 empregos formais.

O resultado também é o melhor para um mês de maio desde o ano de 2020, quando teve início a série histórica do Novo Caged. “Pernambuco se destacou no cenário nacional com a geração de oportunidades em todas as regiões do Estado e com o trabalho de conectar a população às vagas de emprego criadas. O nosso desempenho em maio é o maior dos últimos oito meses, trazendo novos postos de emprego formal em todos os grandes setores da economia”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca.

SETORES – O principal motor do crescimento em maio foi o setor de Serviços, que abriu 5.386 novas vagas, com destaque para as atividades de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”. A Indústria também apresentou um desempenho robusto, com a criação de 2.026 postos de trabalho, impulsionada principalmente pela indústria de transformação, em especial o segmento de fabricação de produtos alimentícios. Os demais setores também registraram saldo positivo, contribuindo para o resultado expressivo do estado: Agropecuária (+872), Construção (+865) e Comércio (+604 vagas).

“Isso é resultado de uma ação contínua para atração de investimentos privados e realização de investimentos públicos. Essas ações coordenadas estão mostrando resultado na criação de um melhor ambiente de negócios. Isso é um excelente resultado para a vida dos pernambucanos”, afirmou Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Inclusão Nordeste: Projeto em parceria entre INSS e Prefeitura de Garanhuns antecipa atendimentos para 60 estudantes neurodivergentes

Garanhuns foi o primeiro município da região a receber a ação do Projeto Inclusão Nordeste, uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, voltada para requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação aconteceu na última sexta-feira (27), no Colégio Padre Agobar Valença, com atendimentos exclusivos para um público previamente selecionado.

Ao todo, 60 estudantes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino foram atendidos com a realização de perícia médica e avaliação social, etapas fundamentais para a conclusão do processo de solicitação do benefício. As famílias já haviam iniciado os requerimentos junto ao INSS e aguardavam pela finalização do processo.

Para a secretária de Educação, Wilza Vitorino, a ação teve um impacto direto na vida dos estudantes e suas famílias. “Perícias que aconteceriam somente em seis meses foram antecipadas e as famílias já saíram com as cartas de concessão. Isso é um ganho muito especial para a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes da Rede Municipal.”

Pollyana da Silva, mãe do estudante Miguel da Silva, da Escola Antônio Gonçalves Dias (CAIC), também relatou sua experiência. “Achei ótimo, pois a perícia médica estava marcada pra novembro e nessa ação consegui adiantar esse atendimento e também fazer a avaliação social em um só dia.”

A secretária de Assistência Social de Garanhuns, Gorete Ferro, destacou o papel da rede municipal no apoio às famílias. “Enquanto Secretaria de Assistência Social, o CRAS observou as pendências que as famílias ainda tinham e atualizou todos os cadastros para que fosse possível dar sequência ao requerimento. Estamos muito alegres em poder colaborar com essa ação.”

“Este foi um grande evento, momento de conclusão dos requerimentos que haviam sido feitos pelas famílias. Foi um verdadeiro sucesso. Espero que outros eventos como esse possam acontecer”, afirmou o gerente-executivo do INSS em Garanhuns, Paulo Parísio.

Estudantes da rede municipal embarcam para o Canadá com o Programa Recife no Mundo

Cronograma de embarques segue até o dia 12 de julho; 100 estudantes e 10 professores selecionados terão a oportunidade de vivenciar a experiência transformadora do intercâmbio cultural

A segunda temporada do Programa Recife no Mundo já começou a decolar! Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou o primeiro embarque internacional, com destino ao Canadá, na cidade de Niagara Falls. Ao todo, são 35 estudantes da rede municipal de ensino prontos para viver uma experiência transformadora de intercâmbio educativo e cultural. Até o dia 12 de julho, 100 alunos e 10 professores irão embarcar para seus respectivos destinos.

“Hoje é um dia histórico para a cidade. Temos 35 alunos indo fazer um intercâmbio no Canadá, na cidade de Niagara Falls. O Recife é a primeira cidade do Brasil a ter um programa de intercâmbio para jovens do ensino fundamental, e estamos indo para o segundo ano consecutivo, garantindo a segunda língua, o intensivo e, claro, para aqueles que estão colocados, nesta semana ainda tem Estados Unidos e, no dia 12, Inglaterra, garantindo 100 alunos da nossa rede que vão representar o Recife no Mundo. Estamos realizando aqui uma experiência de vida conquistada através da educação pública. Isso é o mais importante: poder mostrar que a educação pode levar os jovens onde eles quiserem”, afirmou o prefeito João Campos.

Durante a estadia no exterior, os estudantes participarão de atividades acadêmicas, oficinas culturais e imersão linguística, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos, vivenciar novas culturas e fortalecer habilidades pessoais e educacionais.

A ação faz parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas para a valorização da educação pública e a formação integral dos estudantes. O programa oferece uma janela de oportunidades para que jovens da rede municipal conheçam outras culturas, aperfeiçoem o inglês e expandam seus projetos de vida.

E as decolagens não param por aqui: no dia 4 de julho, duas turmas embarcam para os Estados Unidos, incluindo os 10 professores selecionados. Já no dia 12 de julho, será a vez da turma com destino à Inglaterra.

Emily Maria, 13 anos, aluna da Escola Professor José da Costa Porto, contou: “Minhas expectativas estão muito altas, estou bem nervosa porque é uma experiência completamente nova. Vai ser muito bom conhecer outra cultura e aprimorar outra língua graças ao programa Recife no Mundo”.

Fabiana Rodrigues, 46 anos, falou sobre a felicidade em ver sua filha, Melissa Vitória, embarcar para sua primeira viagem internacional. “Estamos muito felizes por ela, porque é uma oportunidade única, que não temos condições de proporcionar, mas graças ao prefeito e à Prefeitura do Recife ela vai poder aprender coisas novas”, relatou.

A secretária de Educação, Cecília Cruz, ressaltou a importância da iniciativa. “Acreditamos muito no programa, e eu acho que o nome dele é super acertado, porque Recife no Mundo significa que os nossos estudantes vão representar a cidade pelo mundo, no Canadá, nos Estados Unidos e na Inglaterra , mas também ganhar uma nova perspectiva de horizonte, podendo representar a nossa cidade e a educação do Recife por aí”.

O Programa Recife no Mundo chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública transformadora, inclusiva e conectada às múltiplas possibilidades de aprendizagem do século XXI.

CAGED: Recife foi a capital do Nordeste que mais criou empregos em maio

Dados divulgados, nesta segunda-feira (30), mostram que a capital pernambucana obteve 4.121 empregos com carteira assinada, sendo o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020

A cidade do Recife registrou o melhor saldo positivo de empregos formais entre as capitais do Nordeste no mês de maio passado, com 4.121 vínculos com carteira assinada, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (30), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse também foi o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020. Desde janeiro, já são 15.201 postos de trabalho formais criados em 2025. Comparativamente, isso representa 76% do total criado em todo o estado de Pernambuco nos cinco primeiros meses do ano.

O resultado do Recife no mês passado foi fruto de 21.333 contratações frente a 17.212 desligamentos. Com esse desempenho, o estoque ativo de empregos formais subiu para 575.820. A performance em maio representa um crescimento de 0,72%, percentual superior ao alcançado pelo estado de Pernambuco no mesmo período, que foi de 0,64%.

Desde o início da gestão do prefeito João Campos, em janeiro de 2021, já são 113.384 empregos formais criados no Recife.

Analisando o resultado do Recife a partir dos segmentos econômicos, o saldo positivo no mês de maio foi puxado pelo setor de Serviços, que registrou saldo positivo de 3.599 empregos formais e 0,94% de crescimento, seguido por: Construção Civil, com +363 (0,92%); Comércio, +113 (0,10%); e Indústria, +50 (0,13%). O grupo de Agropecuária foi o único com saldo negativo, com -4 postos de trabalho.

“Celebramos mais um bom resultado da pesquisa e Recife se coloca na dianteira na ocupação de empregos formais gerados em Pernambuco. Esse ritmo de crescimento tende a se repetir no segundo semestre e é nesta direção que continuaremos a investir nossas atenções em projetos, programas e iniciativas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima. “A atração de novos negócios, a sustentabilidade econômica e a desburocratização são pilares importantes defendidos pela Prefeitura do Recife e é nesse rumo que seguiremos trabalhando”, acrescentou.

Confira os saldos positivos das capitais do Nordeste em Maio/25:

Recife (PE): 4.121

Fortaleza (CE): 3.327

João Pessoa (PB): 3.161

Salvador (BA): 1.836

Teresina (PI): 1.543

São Luís (MA): 1.201

Aracaju (SE): 766

Natal (RN): 510

Maceió (AL): -721

Prefeita Pollyanna recebe senador Fernando Dueire em Sertânia para discutir parcerias e o futuro do município

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, recebeu neste sábado (28) a visita do senador Fernando Dueire. O parlamentar esteve na cidade para dialogar sobre projetos, apresentar soluções e fortalecer parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento do município.

Durante o encontro, o senador destacou seu compromisso em ajudar Sertânia e reconheceu o potencial da prefeita Pollyanna. “Ela é uma gestora de grande capacidade, sabe reunir as pessoas certas e tem um nome muito positivo. A própria governadora Raquel Lyra sempre fala muito bem da prefeita Pollyanna”, ressaltou Dueire.

A reunião teve como foco discutir ações que possam impulsionar o desenvolvimento de Sertânia, com investimentos, projetos e articulações em benefício da população. O senador se colocou à disposição para colaborar e construir soluções junto à gestão municipal, visando um futuro ainda melhor para o município.

Delegada Gleide Ângelo encerra mês junino com ampla presença na Região Metropolitana

O mês de junho foi de presença marcante da deputada Delegada Gleide Ângelo em diversos pontos da Região Metropolitana. A parlamentar esteve presente em festejos juninos de diversos bairros do Recife, como Ibura, Cardoso, Casa Amarela, Bomba do Hemeterio, IPSEP — sempre prestigiando as atrações culturais e fortalecendo laços com a população. “É sempre emocionante ver a diversidade da nossa cultura, do nosso Pernambuco! E os polos descentralizados promovidos pelo prefeito João Campos, levam essa variedade para pertinho da casa de milhares de homens e mulheres, com atrações de qualidade e muita alegria!”, destacou.

A agenda junina da parlamentar também percorreu outras cidades e a Delegada prestigiou o São João no Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, no litoral do Paulista,
em Jaboatão Velho, Abreu e Lima — além das cidades de Lagoa do Carro e Limoeiro, no agreste, onde celebrou o tradicional São João da Rua da Alegria. “É assim, juntando forças, que vamos continuar com nosso trabalho cuidando da mulherada e de quem mais importa!”, celebrou a parlamentar, que prosseguiu: “Estar presente nessa pluralidade de lugares também é reafirmar meu compromisso com cada homem e mulher do nosso Pernambuco. Investir e celebrar a cultura também é fortalecer essa identidade, e é por isso que faço questão de estar junto — ouvindo, conversando e prestando contas. Cada arraial, cada quadrilha, cada lugar que visitei nesse ciclo junino fortalece meu propósito de seguir fazendo meu trabalho ao lado dos pernambucanos e pernambucanas”.