Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Grupo político liderado por Dr. Ismael declara apoio à Raquel Lyra

O grupo político liderado pelo atual prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, declarou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra para 2026, em um vídeo publicado nas redes sociais.

No vídeo, Dr Ismael aparece ao lado do vice-prefeito Leque Brás; dos ex-prefeitos Zé Bezerra e Tássio Bezerra; do presidente da Câmara, Professor Dãozinho; dos vereadores Natan Fontes e Roberto da Paz; e das vereadoras Kety de Danda e Valéria Brás; para reafirmar o apoio à Raquel e colocar o grupo à disposição do seu projeto.

“Conte com a gente, governadora, para reforçar o seu projeto de transformação de Pernambuco, que está comprometido com os salários em dia, as obras por todo o estado. Vemos realmente um estado de mudança para melhor. Estamos juntos. Vamos declarar apoio para sua reeleição em 2026 e vamos fazer sempre mais e melhor pelo povo de Santa Cruz da Baixa Verde”, afirmou o prefeito, sendo aplaudido pelos demais.

Lançado hoje Selo Dom Francisco em homenagem ao seu centenário

Lançado hoje o selo dos Correios em homenagem ao bispo Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (1924–2006) em alusão ao seu centenário de nascimento e em comemoração aos 116 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira.

A solicitação da homenagem foi apresentada pelo mandato do deputado federal Carlos Veras à presidência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir de uma demanda do Rotary de Afogados da Ingazeira.

De Ingazeira, conhecido como o “Profeta do Sertão”, Dom Francisco é uma referência nacional em defesa do povo sertanejo e na luta por justiça social e dignidade para os mais pobres.

Mais de 350 empregos são gerados no Porto Digital com novo Service Delivery Center (SDC)

SDC foi implementado pela EY, uma das empresas líderes de consultoria e auditoria do mundo; cerimônia de inauguração aconteceu nesta terça (1º)

Na manhã desta terça-feira (1º), o Recife deu mais um passo rumo à transformação digital do município com a inauguração do novo Service Delivery Center (SDC) da EY, empresa de consultoria e auditoria, no Porto Digital. A solenidade aconteceu no edifício-sede do Porto, localizado no centro do Recife, e contou com a presença do prefeito da cidade, João Campos, do vice-prefeito Victor Marques e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Cunha, além de outras autoridades.

“Mais do que um espaço físico, nós estamos dando um passo importante na consolidação do Porto Digital. Cada conquista de uma grande empresa, principalmente uma multinacional como essa, tem um significado especial. Recife se consolida, na sua história, como um centro transformador de capital humano, graças à potencialidade da nossa gente, e eu tenho certeza de que a vinda da EY terá um peso importante, que os números serão ultrapassados e teremos um caminho exponencial de crescimento e geração de oportunidades pela frente”, afirmou João Campos.

O centro tecnológico — que estará sob o comando do engenheiro mecânico Aurelio Rodrigues — prestará serviços de consultoria em tecnologia nas áreas de Plataformas como SAP e Service Now, Desenvolvimento de Software, Automação de Processos, Testes e Cyber Security. A previsão é de que, neste primeiro momento, mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados, número que deve quase duplicar rapidamente, reforçando os dados da pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de que o Recife é a capital do Nordeste que mais criou empregos no último mês de maio, melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020.

Em momento de fé e devoção, governadora Raquel Lyra recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Campo das Princesas

Imagem, símbolo do Círio de Nazaré, foi acolhida com bênção especial e ficará exposta ao público antes de seguir em peregrinação pelo Recife
 
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do mundo, foi acolhida nesta terça-feira (1º) pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Durante a cerimônia, a imagem ficou exposta no hall da sede do Governo de Pernambuco para apreciação dos fiéis, em um momento marcado pela devoção e pela bênção conduzida pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra. A vice-governadora Priscila Krause também participou da acolhida. 
 
“Nós somos um povo muito resiliente, de muita fé e de muita devoção, e só posso agradecer pela oportunidade de receber Nossa Senhora Nazaré, para que ela possa abençoar todo o povo de Pernambuco. Nós temos trabalhado muito no resgate do patrimônio histórico do nosso Estado, para permitir que a fé do nosso povo seja respeitada, que a história do nosso povo seja contada por meio da devoção. Nós, que estamos no governo, temos que sempre exercitar a nossa fé para que tudo aquilo que façamos seja o que vai  favorecer aos que mais precisam”, disse a governadora Raquel Lyra. 
 
O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Sousa, acompanhou a acolhida da imagem de Nossa Senhora pela gestora. “Com Nossa Senhora de Nazaré começamos esse trabalho de peregrinações, porque o Círio cresceu muito. A devoção mariana, para nós, é uma missão constante, que mostra que a fé em Nossa Senhora é o melhor caminho para melhorarmos nossas vidas e nossas condições. Aqui no Recife, para nós, não foi surpresa, mas uma confirmação: o povo nordestino tem um afeto e uma devoção ainda mais intensa por Maria”, declarou Sousa. 
 
Após o momento de acolhida na sede do Governo de Pernambuco, a imagem seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, onde ocorre a exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena. A mostra, que já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, narra, por meio de imagens documentais, a trajetória de fé dos romeiros e promesseiros que caminham até Belém do Pará todos os anos, no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
 
Antes da chegada ao Palácio, a imagem passou pelo Morro da Conceição, na segunda-feira (30), e pela Igreja de São Bartolomeu, na Bomba do Hemetério, durante a manhã desta terça (1º). No Recife, a imagem da santa vai ocupar o espaço expositivo do Cais do Sertão, onde ficará exposta ao público até o dia 31 deste mês. 
 
O fotógrafo Alexandre Baena destacou que a exposição mostra a fé das pessoas, e apontou que em Pernambuco observou uma devoção que converge com a fé paraense. “A acolhida no Recife, em Pernambuco, foi maravilhosa ontem à noite, no Morro da Conceição. Nós vimos a população tão próxima da imagem peregrina, algo que não acontece em Belém. Vimos um santuário lotado, todos pedindo e agradecendo por aquele momento, isso mostra a fé que vibra aqui em Pernambuco. E é uma fé que está em consonância com a fé do Pará. E a exposição Caminhos para Belém retrata exatamente isso, a fé dos que saem dos mais diversos cantos do Pará e vão até Belém para esse encontro com a Nossa Senhora. É isso o que move o Círio, a fé nas pessoas e a fé das pessoas”, contou Baena.  
 
“Receber a mãe é receber sempre no coração dela o amor do filho, porque Maria quer portar sempre no seu coração a graça do seu filho para todos nós. Recebemos esta bela imagem de Nossa Senhora, que tem tantos títulos, mas o mais belo é este: a Virgem de Nazaré, porque é esse título que simboliza que o filho aprendeu com a mãe a sempre cuidar do povo”, disse o reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra.
 
Depois da passagem por Pernambuco, a imagem seguirá peregrinando por outras capitais brasileiras, antes de retornar ao Pará, onde acontece o tradicional Círio de Nazaré, reunindo milhões de fiéis em Belém. O Círio de Nazaré foi reconhecido em 2004 como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e, em 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado

 
A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (1º), a inauguração do novo centro tecnológico da EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A instalação da multinacional, uma das líderes globais em consultoria e auditoria, reforça o posicionamento de Pernambuco como polo de inovação, tecnologia e geração de postos de trabalho. A expectativa é de que mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número nos próximos dois anos.
 
Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual celebrou a criação de 9.754 empregos com carteira assinada no mês de maio deste ano. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, buscando fortalecer o ecossistema, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar nos arranjos produtivos de tecnologia e inovação. Enquanto poder público, o Governo de Pernambuco é um instrumento para que todos possam desenvolver as suas atividades com plenitude”, pontuou a governadora Raquel Lyra.
 
A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.
 
O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.
 
O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Prefeitura de Caruaru divulga lista de crianças contempladas com vagas nos CMEIs no site “Creche Fácil”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (31), no site “Creche Fácil”, mais uma lista oficial de crianças contempladas com vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O resultado pode ser consultado pelos responsáveis no site: https://crechefacil.caruaru.pe.gov.br

Ao todo, foram contempladas 59 novas vagas e 15 transferências. Os responsáveis devem efetivar as matrículas das crianças presencialmente na unidade contemplada, no período de 01 a 04 de julho. Para isso, será necessário apresentar os seguintes documentos:

Do estudante (cópia):
1. Certidão de nascimento e/ou RG;
2. CPF:
3. Cartão do SUS:
4. Cartão de vacinação da criança atualizado;
5. Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
6. Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH
7. 2 fotos 3×4;
8. Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):
1. RG;
2. CPF:
3. Comprovante de residência com CEP.

O site “Creche Fácil” foi criado para dar mais transparência ao processo de matrícula nas creches municipais, um canal oficial onde os pais e responsáveis podem realizar os cadastros, acompanhar as solicitações com praticidade e a lista das crianças contempladas com vagas nas creches. A Seduc reforça a importância de realizar a matrícula dentro do prazo estipulado para garantir a vaga. O processo é fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para as crianças da rede municipal.

Novo sistema viário do Cais José Estelita entra em funcionamento nesta quarta-feira (2)

Com o início das obras para construção do novo parque urbano, pistas originais da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechadas. Fluxo de veículos será feito pelas seis faixas – três em cada sentido – localizadas na área adjacente ao empreendimento imobiliário

Começa a funcionar nesta quarta-feira (2) o novo sistema viário do Cais José Estelita, na área central. Com isso, os dois sentidos da pista da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública. Com a introdução do novo sistema viário, o fluxo de veículos será dirigido para as seis faixas – três em cada sentido – construídas na área adjacente ao empreendimento imobiliário localizado no Cais.  A mudança começa a partir das 7h.

“Serão três novas faixas: três no sentido Zona Sul-Centro e outras três sentido Centro-Zona Sul. Toda essa infraestrutura construída garante quase 10 hectares que vão ter utilização pública (a partir dos novos parques que serão feitos), tanto na área da margem da bacia do rio Pina quanto na área da Memória Ferroviária, que já faz divisa com a Avenida Sul”, explicou o prefeito João Campos. “Essas ações de área pública são mitigação da iniciativa privada. Tem mais de R$ 120 milhões em obra que o privado está fazendo para fins de utilização pública, que foi uma pactuação do projeto aprovado pela Prefeitura. Então, a partir de amanhã será liberado esse novo viário e já será iniciada a construção de um dos novos parques da cidade para essa área”, garantiu ele.

Serão duas avenidas paralelas, uma mais próxima à Bacia do Pina, no sentido Zona Sul-Centro; e outra no sentido Centro-Zona Sul – adjacente à área onde funcionará o futuro Parque da Memória Ferroviária e chamada de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz. Os condutores que vêm do Centro em direção à sentido Zona Sul serão desviados logo após os armazéns do Cais José Estelita para a nova via. Já os que vêm no sentido oposto pegam o desvio logo após o Cabanga Iate Clube.

A presença de retornos entre quadras facilitará a redistribuição do fluxo e reduzirá deslocamentos desnecessários, o sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas e niveladas com impacto direto na fluidez viária. Quando o novo parque for entregue, haverá o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República e o mar, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhe pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.

Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário localizado no entorno, com custo total de R$ 50 milhões.  “Além da melhoria na fluidez e conectividade entre o Centro e a Zona Sul da cidade, o projeto traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança.

 

Marconi Santana é o aniversariante do dia

Nesta terça-feira, 1º de julho, o ex-prefeito e atual Secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, celebra mais um ano de vida. Nascido em 1966, no Recife, Marconi é filho de Wilson Santana e Maria Edmeia, e construiu ao longo das últimas décadas uma história sólida de dedicação ao serviço público e amor incondicional à cidade de Flores, no Sertão do Pajeú.

Com uma carreira iniciada ainda jovem, Marconi foi vereador por dois mandatos consecutivos (1989 a 1996) e presidiu a Câmara Municipal por duas vezes. Logo após, assumiu o maior desafio de sua vida pública: governar o município de Flores. Foi prefeito por quatro mandatos (2005–2012 e 2017–2024), conduzindo o município com responsabilidade fiscal, investimentos em infraestrutura, avanços na saúde, educação e forte valorização da cultura local.

Durante sua gestão, alcançou índices expressivos de aprovação popular, sendo reconhecido como um dos líderes políticos mais influentes do Sertão. Hoje, como Secretário de Governo, segue contribuindo com a administração municipal e mantendo sua atuação ativa na articulação política regional.

Além da vida pública, Marconi se destaca também pela dedicação à família. É casado com Lucila Santana, com quem construiu uma trajetória de união e parceria, tanto na vida pessoal quanto na política. É pai de quatro filhas e avô de seis netos, dos quais se orgulha com carinho.

Governadora Raquel Lyra recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Campo das Princesas

Nesta terça-feira (1º), às 12h, a governadora Raquel Lyra recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Palácio do Campo das Princesas. A imagem está passando por vários estados brasileiros para divulgar o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país. A itinerância do símbolo sagrado integra o período de divulgação da COP30, que acontece no estado do Pará, no próximo mês de novembro.
 
A visita também acontece por ocasião da exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, inspirada na caminhada de fé dos peregrinos, do fotógrafo paraense Alexandre Baena. A mostra tem abertura oficial nesta terça (1°), no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 1º de julho de 2025
12h – Acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré
 
Local: Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, s/n°, Santo Antônio, Recife

São Pedro 2025 é encerrado com grande sucesso em Itapetim

Na noite desta segunda-feira, 30 de junho, foi encerrado o São Pedro de Itapetim 2025, com apresentações de Monique D’Angelo, Tropykália e Natanzinho Lima, no palco principal montado na Praça Rogaciano Leite. O evento marcou o fim de uma programação que durou 30 dias e integrou o Circuito Junino do município.

Estiveram presentes na última noite a prefeita Aline Karina, acompanhada do seu esposo Robson, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e sua equipe, o deputado federal Carlos Veras, além de vereadores, prefeitos de cidades da região e outras lideranças políticas.

Durante todo o Circuito Junino, a prefeita Aline participou ativamente das atividades. O ex-prefeito Adelmo Moura, também participou de alguns eventos, inclusive no sábado (28). A programação teve início com o São João das Escolas e dos serviços sociais, o tradicional Palhoção Junino e as três noites principais realizadas nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Na primeira noite, o palco recebeu os shows de Aldinho Forró Kceteiro & Wanessa Messias, Fulô de Mandacaru e Seu Desejo. Já no domingo (29), a animação ficou por conta de Alex Sanfoneiro & Forró da Gente, Brasas do Forró e Walkyria Santos.

O São Pedro 2025 registrou recorde de público, com atrações escolhidas a partir das sugestões da própria população. A festa também teve impacto positivo na economia local, beneficiando comerciantes e empreendedores da cidade.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reforçou o compromisso do governo municipal com a valorização das tradições culturais, o entretenimento e o fortalecimento do comércio e turismo local.