Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco abre licitação para construção de Complexos da Polícia Científica em Ouricuri e Petrolina

Investimento nas duas unidades sertanejas soma quase R$ 11 milhões

O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (1º), licitações para a contratação de empresas especializadas em engenharia interessadas na execução de obras de construção de dois Complexos da Polícia Científica (CPCs) nos municípios de Ouricuri (Sertão do Araripe) e Petrolina (Sertão do São Francisco). Os editais e seus anexos já podem ser acessados, a partir desta quarta-feira (2), no site da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) (www.cehab.pe.gov.br) e no Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br).

“A criação destes Complexos de Polícia Científica são uma demanda histórica da população do Sertão, portanto lançar essa licitação é motivo de muito orgulho e alegria para todo o time do Governo de Pernambuco. Possibilitar maior acesso aos serviços ofertados pelo Estado a cada cidadão, além de promover ações que garantam segurança a todos é a nossa missão, e não abriremos mão de trabalhar incansavelmente para alcançar esse objetivo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Em Petrolina, a abertura do processo tem início no dia 25 de julho e, em Ouricuri, no dia 28, ambos às 10h. Os novos CPCs têm projeto elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe-PE) e o acompanhamento e a fiscalização das obras ficarão a cargo da Cehab, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE). Com regime de execução de empreitada por preço unitário, a licitação tem como critério de julgamento o menor preço global.

O Complexo da Polícia Científica é a unidade responsável pela produção da prova pericial que contribui de forma técnica e imparcial para a investigação criminal. Sua atuação abrange todo o território do Estado, sendo essencial para a elucidação de crimes e o fortalecimento da justiça.

A construção das novas unidades fazem parte do compromisso do Governo de Pernambuco de fortalecer e modernizar a segurança pública em todo o Estado e é considerada um marco nesse setor nos dois municípios. A ação integra o plano Juntos pela Segurança, que objetiva reduzir os índices de violência no Estado também com a ampliação e requalificação da Polícia Científica.

O projeto foi realizado com base no programa de necessidades apresentado e setorizado de acordo com o zoneamento funcional completo do complexo, otimizando as circulações por meio do paisagismo no terreno. Foram criadas zonas específicas para guarita e alojamentos (entrada de veículos), bloco central (entrada de pedestres), gerador e lixeira. O bloco central é composto por recepção, atendimento, consultórios, banheiros, cartório, alojamentos, arquivo, copa, Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML).

Em Ouricuri, o CPC será instalado na Avenida Manoel Irineu de Araújo, s/nº, no Centro do município, ocupando 740 m² em um terreno de 2.868 m², ao custo de R$ 5.456.877,11. Em Petrolina, a unidade ocupará os mesmos 740 m², em um terreno de 2.396,56 m², localizado na Avenida Pedrinhas, s/nº, no bairro Cidade Universitária, ao custo de R$ 5.328.234,20. O prazo de execução de ambas as obras é de oito meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço, e contempla mobilização, obras, entrega de toda documentação e desmobilização.

“A construção dos Complexos da Polícia Científica em Ouricuri e em Petrolina representa um avanço histórico para a segurança pública no Sertão. Em Ouricuri, estamos implantando uma estrutura inédita, que vai garantir acesso local a serviços fundamentais, como a perícia criminal e médico-legal. Já em Petrolina, a construção de uma unidade moderna assegura melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais digno à população. São ações alinhadas às metas do programa Juntos pela Segurança, que busca tornar o sistema mais eficiente, humano e acessível em todas as regiões do Estado”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na segurança pública. “Publicamos recentemente licitação para a construção de oito equipamentos de segurança pública. Agora, a partir da implantação desses complexos de Polícia Científica, o Estado amplia a estrutura do IML e do IC. É mais um passo no sentido de ampliar a estrutura da segunda pública de Pernambuco”, afirmou.

“A construção desses dois novos Complexos da Polícia Científica elevam Pernambuco a um outro patamar, tanto no aspecto da segurança pública quanto sob o viés da construção civil, pois viabiliza a modernização desse tipo de equipamento tão almejada pelos profissionais quanto pela população”, projetou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira. “A Cehab está muito orgulhosa de participar desse projeto que representa um grande avanço para nosso Estado”, celebrou.

Governadora Raquel Lyra empossa novos secretários Daniel Coelho e André Teixeira Filho

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, empossou novos secretários na gestão estadual. Daniel Coelho assume o comando da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), enquanto André Teixeira Filho foi nomeado secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

“É uma alegria poder celebrar a chegada em novas pastas de André e Daniel, que acreditam no nosso projeto de mudança para Pernambuco e que tiveram conosco desde o primeiro momento para garantir que a vida do povo pernambucano possa mudar para melhor. A nossa missão é cumprir com aquilo que a gente se comprometeu com a população, na chegada de ações em cada uma das cidades. Agradeço o trabalho de todo nosso time do governo que tem promovido melhorias nas vidas das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O secretário André Teixeira Filho agradeceu a confiança da governadora e falou sobre a continuidade dos projetos de mobilidade da pasta. “Vamos continuar falando de desenvolvimento econômico, porque as estradas, os aeroportos, tudo isso desenvolve economicamente a nossa região. Esse é o trabalho que vamos continuar, com estradas mais seguras, logística mais eficiente e um estado melhor para viver e investir”, disse o secretário.

Ao assumir a Semas, o secretário Daniel Coelho reforçou a importância de uma visão moderna e transversal para a sustentabilidade. “O desafio da sustentabilidade é integrar proteção ambiental com desenvolvimento econômico e social. Não existe preservação se não houver impacto positivo na vida das pessoas, se não houver estrada, moradia digna, oportunidade. A Secretaria de Meio Ambiente atuará com todas as áreas do governo”, afirmou.

Daniel Coelho substitui Ana Luiza Ferreira, que, por sua vez, será a nova presidente da Adepe. Já André Teixeira Filho assume a Semobi no lugar de Diogo Bezerra, que passa a comandar a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Durante o discurso, a gestora agradeceu aos antigos secretários das pastas pelo trabalho prestado.

O deputado estadual Wanderson Florêncio também celebrou as nomeações, destacando o potencial das novas lideranças. “Esse é um trabalho de continuidade, mas que tem um incremento a mais. O Estado vem se transformando”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais Claudiano Filho e João Paulo; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo); além do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

Festival Gospel tem início nesta sexta-feira (04) na quadra do Colégio XV de Novembro

Evento acontece de 04 a 12 de julho, reunindo fé e música em uma programação aberta ao público
 
A partir desta sexta-feira (04), a quadra do Colégio XV de Novembro será palco de momentos de louvor, adoração e celebração com o início do Festival Gospel 2025. O evento, que segue até o dia 12 de julho, abre sua programação às 20h com apresentações da Igreja Jardim das Oliveiras, Igreja Família C2, Isabel Chalegra e da dupla André e Felipe.

Com entrada gratuita, o Festival é uma oportunidade para reunir família, amigos e toda a população em noites marcadas pela música cristã. A programação segue ao longo da semana com outras apresentações de igrejas locais e cantores convidados.

Confira abaixo a programação completa:

SEXTA 04/JUL (a partir das 20h):
– Igreja Jardim das Oliveiras
– Igreja Família C2
– Isabel Chalegra
– André e Felipe

SÁBADO 05/JUL (a partir das 19h):
– Igreja Presbiteriana Renovada
– Igreja Batista Moriá
– Thayslane Gonçalves
– Pastor Théo Barros
– Discopraise

TERÇA 08/JUL (a partir das 20h):
* Ministério de Louvor – Igreja de Cristo Pentencostal Internacional (ICPI) Garanhuns
* Banda Cordel Dobrado
* ⁠Pela Honra do Rei – Ibreja Batista Missionária Independente (IBMI) Venturosa
* ⁠Ryann Pereira e Banda
* Armando Filho e Banda

QUARTA 09/JUL (a partir das 20h):
– AD Madureira
– Igreja Pentencostal Assembleia de Deus
– Ministério de Louvor Aviva-Nos
– Sérgio Lopes

QUINTA 10/JUL (a partir das 20h)
– Jeová Nissi
– Ministério Gratidão Cantando
– Evandro Azevedo e Banda
– Lis Avancine

SEXTA 11/JUL (a partir das 20h)
– Igreja de Cristo Pentencostal Internacional Garanhuns (ICPI Garanhuns)
– 2ª Igreja Evangélica Quadrangular
– Vocal Sublime
– Marcos Freire

SÁBADO 12/JUL (a partir das 19h)
– Igreja Batista Shalom
– Igreja Farol
– Pastora Milenna Araújo
– Grupo Atraídos
– Delino Marçal

Simão Durando anuncia banda Tihuana como atração do Moto Chico 2025

Petrolina já vive a expectativa de mais uma edição do Moto Chico, um dos maiores e mais tradicionais encontros de motociclistas do Brasil. Nesta terça-feira (1º), o prefeito Simão Durando anunciou a principal atração da 24ª edição do evento: a banda Tihuana, famosa nacionalmente por hits como “Tropa de Elite”, “Pula!” e “Que Ves?”, se apresentará no dia 11 de julho.

Marcado para acontecer entre os dias 10 e 13 de julho, o Moto Chico vai transformar Petrolina em um grande ponto de encontro para amantes do motociclismo, do rock e da cultura sobre duas rodas. Além dos shows, a programação inclui exposição de motos e carros, apresentações culturais, praça de alimentação, estandes temáticos e espaços para convivência entre os mais de 600 motoclubes com cerca de 6 mil motociclistas, esperados de diversas regiões do país.

“O Moto Chico é muito mais do que um encontro de motociclistas, é um evento que movimenta a economia, atrai turistas e fortalece a identidade cultural de Petrolina. E, como prometido, estamos trazendo uma atração de peso como a banda Tihuana, que tem uma trajetória marcante no cenário nacional. Nossa gestão tem orgulho de apoiar esse projeto, e temos certeza de que esta será uma das maiores edições da história”, destacou o prefeito Simão Durando.

O Moto Chico teve sua primeira edição em 1999 e, ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais eventos do gênero nas regiões Norte e Nordeste, integrando o calendário oficial de eventos do município.

Grupo político liderado por Dr. Ismael declara apoio à Raquel Lyra

O grupo político liderado pelo atual prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, declarou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra para 2026, em um vídeo publicado nas redes sociais.

No vídeo, Dr Ismael aparece ao lado do vice-prefeito Leque Brás; dos ex-prefeitos Zé Bezerra e Tássio Bezerra; do presidente da Câmara, Professor Dãozinho; dos vereadores Natan Fontes e Roberto da Paz; e das vereadoras Kety de Danda e Valéria Brás; para reafirmar o apoio à Raquel e colocar o grupo à disposição do seu projeto.

“Conte com a gente, governadora, para reforçar o seu projeto de transformação de Pernambuco, que está comprometido com os salários em dia, as obras por todo o estado. Vemos realmente um estado de mudança para melhor. Estamos juntos. Vamos declarar apoio para sua reeleição em 2026 e vamos fazer sempre mais e melhor pelo povo de Santa Cruz da Baixa Verde”, afirmou o prefeito, sendo aplaudido pelos demais.

Lançado hoje Selo Dom Francisco em homenagem ao seu centenário

Lançado hoje o selo dos Correios em homenagem ao bispo Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (1924–2006) em alusão ao seu centenário de nascimento e em comemoração aos 116 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira.

A solicitação da homenagem foi apresentada pelo mandato do deputado federal Carlos Veras à presidência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir de uma demanda do Rotary de Afogados da Ingazeira.

De Ingazeira, conhecido como o “Profeta do Sertão”, Dom Francisco é uma referência nacional em defesa do povo sertanejo e na luta por justiça social e dignidade para os mais pobres.

Mais de 350 empregos são gerados no Porto Digital com novo Service Delivery Center (SDC)

SDC foi implementado pela EY, uma das empresas líderes de consultoria e auditoria do mundo; cerimônia de inauguração aconteceu nesta terça (1º)

Na manhã desta terça-feira (1º), o Recife deu mais um passo rumo à transformação digital do município com a inauguração do novo Service Delivery Center (SDC) da EY, empresa de consultoria e auditoria, no Porto Digital. A solenidade aconteceu no edifício-sede do Porto, localizado no centro do Recife, e contou com a presença do prefeito da cidade, João Campos, do vice-prefeito Victor Marques e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Cunha, além de outras autoridades.

“Mais do que um espaço físico, nós estamos dando um passo importante na consolidação do Porto Digital. Cada conquista de uma grande empresa, principalmente uma multinacional como essa, tem um significado especial. Recife se consolida, na sua história, como um centro transformador de capital humano, graças à potencialidade da nossa gente, e eu tenho certeza de que a vinda da EY terá um peso importante, que os números serão ultrapassados e teremos um caminho exponencial de crescimento e geração de oportunidades pela frente”, afirmou João Campos.

O centro tecnológico — que estará sob o comando do engenheiro mecânico Aurelio Rodrigues — prestará serviços de consultoria em tecnologia nas áreas de Plataformas como SAP e Service Now, Desenvolvimento de Software, Automação de Processos, Testes e Cyber Security. A previsão é de que, neste primeiro momento, mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados, número que deve quase duplicar rapidamente, reforçando os dados da pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de que o Recife é a capital do Nordeste que mais criou empregos no último mês de maio, melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020.

Em momento de fé e devoção, governadora Raquel Lyra recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Campo das Princesas

Imagem, símbolo do Círio de Nazaré, foi acolhida com bênção especial e ficará exposta ao público antes de seguir em peregrinação pelo Recife
 
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do mundo, foi acolhida nesta terça-feira (1º) pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Durante a cerimônia, a imagem ficou exposta no hall da sede do Governo de Pernambuco para apreciação dos fiéis, em um momento marcado pela devoção e pela bênção conduzida pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra. A vice-governadora Priscila Krause também participou da acolhida. 
 
“Nós somos um povo muito resiliente, de muita fé e de muita devoção, e só posso agradecer pela oportunidade de receber Nossa Senhora Nazaré, para que ela possa abençoar todo o povo de Pernambuco. Nós temos trabalhado muito no resgate do patrimônio histórico do nosso Estado, para permitir que a fé do nosso povo seja respeitada, que a história do nosso povo seja contada por meio da devoção. Nós, que estamos no governo, temos que sempre exercitar a nossa fé para que tudo aquilo que façamos seja o que vai  favorecer aos que mais precisam”, disse a governadora Raquel Lyra. 
 
O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Sousa, acompanhou a acolhida da imagem de Nossa Senhora pela gestora. “Com Nossa Senhora de Nazaré começamos esse trabalho de peregrinações, porque o Círio cresceu muito. A devoção mariana, para nós, é uma missão constante, que mostra que a fé em Nossa Senhora é o melhor caminho para melhorarmos nossas vidas e nossas condições. Aqui no Recife, para nós, não foi surpresa, mas uma confirmação: o povo nordestino tem um afeto e uma devoção ainda mais intensa por Maria”, declarou Sousa. 
 
Após o momento de acolhida na sede do Governo de Pernambuco, a imagem seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, onde ocorre a exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena. A mostra, que já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, narra, por meio de imagens documentais, a trajetória de fé dos romeiros e promesseiros que caminham até Belém do Pará todos os anos, no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
 
Antes da chegada ao Palácio, a imagem passou pelo Morro da Conceição, na segunda-feira (30), e pela Igreja de São Bartolomeu, na Bomba do Hemetério, durante a manhã desta terça (1º). No Recife, a imagem da santa vai ocupar o espaço expositivo do Cais do Sertão, onde ficará exposta ao público até o dia 31 deste mês. 
 
O fotógrafo Alexandre Baena destacou que a exposição mostra a fé das pessoas, e apontou que em Pernambuco observou uma devoção que converge com a fé paraense. “A acolhida no Recife, em Pernambuco, foi maravilhosa ontem à noite, no Morro da Conceição. Nós vimos a população tão próxima da imagem peregrina, algo que não acontece em Belém. Vimos um santuário lotado, todos pedindo e agradecendo por aquele momento, isso mostra a fé que vibra aqui em Pernambuco. E é uma fé que está em consonância com a fé do Pará. E a exposição Caminhos para Belém retrata exatamente isso, a fé dos que saem dos mais diversos cantos do Pará e vão até Belém para esse encontro com a Nossa Senhora. É isso o que move o Círio, a fé nas pessoas e a fé das pessoas”, contou Baena.  
 
“Receber a mãe é receber sempre no coração dela o amor do filho, porque Maria quer portar sempre no seu coração a graça do seu filho para todos nós. Recebemos esta bela imagem de Nossa Senhora, que tem tantos títulos, mas o mais belo é este: a Virgem de Nazaré, porque é esse título que simboliza que o filho aprendeu com a mãe a sempre cuidar do povo”, disse o reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra.
 
Depois da passagem por Pernambuco, a imagem seguirá peregrinando por outras capitais brasileiras, antes de retornar ao Pará, onde acontece o tradicional Círio de Nazaré, reunindo milhões de fiéis em Belém. O Círio de Nazaré foi reconhecido em 2004 como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e, em 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado

 
A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (1º), a inauguração do novo centro tecnológico da EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A instalação da multinacional, uma das líderes globais em consultoria e auditoria, reforça o posicionamento de Pernambuco como polo de inovação, tecnologia e geração de postos de trabalho. A expectativa é de que mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número nos próximos dois anos.
 
Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual celebrou a criação de 9.754 empregos com carteira assinada no mês de maio deste ano. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, buscando fortalecer o ecossistema, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar nos arranjos produtivos de tecnologia e inovação. Enquanto poder público, o Governo de Pernambuco é um instrumento para que todos possam desenvolver as suas atividades com plenitude”, pontuou a governadora Raquel Lyra.
 
A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.
 
O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.
 
O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Prefeitura de Caruaru divulga lista de crianças contempladas com vagas nos CMEIs no site “Creche Fácil”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (31), no site “Creche Fácil”, mais uma lista oficial de crianças contempladas com vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O resultado pode ser consultado pelos responsáveis no site: https://crechefacil.caruaru.pe.gov.br

Ao todo, foram contempladas 59 novas vagas e 15 transferências. Os responsáveis devem efetivar as matrículas das crianças presencialmente na unidade contemplada, no período de 01 a 04 de julho. Para isso, será necessário apresentar os seguintes documentos:

Do estudante (cópia):
1. Certidão de nascimento e/ou RG;
2. CPF:
3. Cartão do SUS:
4. Cartão de vacinação da criança atualizado;
5. Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
6. Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH
7. 2 fotos 3×4;
8. Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):
1. RG;
2. CPF:
3. Comprovante de residência com CEP.

O site “Creche Fácil” foi criado para dar mais transparência ao processo de matrícula nas creches municipais, um canal oficial onde os pais e responsáveis podem realizar os cadastros, acompanhar as solicitações com praticidade e a lista das crianças contempladas com vagas nas creches. A Seduc reforça a importância de realizar a matrícula dentro do prazo estipulado para garantir a vaga. O processo é fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para as crianças da rede municipal.