Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Governadora Raquel Lyra assina ordens de serviço para pacote de obras no Arquipélago de Fernando de Noronha

A governadora Raquel Lyra vai assinar, nesta quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, ordens de serviço para a realização de obras em importantes equipamentos de Fernando de Noronha. Na ocasião, serão autorizados os serviços de requalificação dos fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além da reforma do Palácio São Miguel, sede distrital da ilha, e do imóvel onde funciona o Clube de Mães. Há intervenções previstas, ainda, no cemitério do arquipélago.
A gestora vai autorizar, também, o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Noronha, iniciativa que contempla a requalificação e o aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boldró, com foco na segurança operacional e eficiência do processo de tratamento de esgoto.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quarta-feira, 2 de julho de 2025
 
15h30 – Assinatura de ordens de serviço para pacote de obras em Fernando de Noronha
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, S/N – Santo Antônio, Recife)

Lula diz que não governa se não for ao STF: “Cada macaco no seu galho”

Ao comentar a decisão de acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a validação do decreto que aumenta a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (2), que não consegue governar se não recorrer ao Supremo.

“Se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte…ou seja, eu não governo mais o país, cara. Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso Nacional] legisla, eu governo, sabe?”, disse o petista em entrevista à TV Bahia.

Em derrota para o governo, o Congresso Nacional derrubou na semana passada o decreto do Executivo sobre o aumento do IOF. A administração federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), acionou Suprema Corte na terça-feira (1º)por meio de uma ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) para tentar reverter a situação.

Na avaliação de Lula, houve “pressão das bets, das fintechs, do sistema financeiro” para a derrubada do decreto, que poderia gerar até R$ 10 bilhões em arrecadações ainda neste ano.

“O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo. E veja, eu sou um cara agradecido ao Congresso, eu não sou um cara que tem rivalidade com o Congresso, que aprovou muitas coisas que a gente queria”, declarou o petista na entrevista de hoje.

Segundo Lula, o Congresso teria cometido um “erro” ao descumprir um acordo firmado entre governo e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs como alternativa ao decreto do IOF taxar mais bets e acabar com a isenção de imposto de renda para títulos de investimento como as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Garanhuns promove 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres nesta sexta-feira (04)

Evento terá palestra da deputada estadual Gleide Ângelo e discutirá propostas para fortalecer os direitos das mulheres no município
 
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher realiza, nesta sexta-feira (04), a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM). Com o tema “Mais Democracia, mais Igualdade, mais Conquistas para Todas”, o encontro acontece no auditório da Aesga, a partir das 8h30, e contará com palestra da deputada estadual Gleide Ângelo, que atuou por muitos anos da Delegacia da Polícia Civil de Pernambuco.

A programação da manhã será dedicada à cerimônia de abertura, apresentação cultural, leitura do regimento interno e palestra. No período da tarde, serão discutidos cinco eixos temáticos que abordam questões essenciais para a promoção da igualdade de gênero, o acesso a políticas públicas, o enfrentamento às violências, a autonomia econômica e a construção de políticas inclusivas.

Durante a conferência, também serão apresentadas informações sobre a criação do Conselho Municipal de Direito das Mulheres, com o convite à sociedade civil para participar da reunião que instituirá oficialmente o órgão

Prefeitura de Garanhuns conclui requalificação de 100% das Unidades Básicas de Saúde

Entregue nesta terça (1), UBS Manoel Camelo conclui requalificação de todos os postos de saúde do município
Nesta terça-feira (1), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, concluiu a requalificação de todas as Unidades Básicas de Saúde do município com a entrega da UBS Manoel Camelo. O equipamento de saúde, que é o 62º entregue pela gestão, atende cerca de 2800 moradores e recebeu investimento superior a R$ 300 mil.

Atingindo um marco para a população, a gestão completou a requalificação, construção ou implantação das 41 UBSs que atendem o município.  O prefeito Sivaldo Albino comemorou a conquista e anunciou novas metas para o bairro. “Aqui no Manoel Camelo, temos o compromisso de pavimentar toda a área que estiver dentro da legalidade, trazendo mais investimentos para o bem-estar da população”.

Desde 2021, o Governo Municipal investe na melhoria estrutural da saúde. Três novas UBSs foram implantadas: Parque Fênix II, Viana e Moura e São José II. Outras receberam novas sedes construídas pelo município, como Cohab 1, Boa Vista II e Parque Fênix I. As demais unidades receberam requalificações e mudanças de sede estratégicas.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, comentou os próximos passos para a saúde de Garanhuns. “Estamos na construção do nosso Hospital Municipal e teremos a construção de mais duas UBSs, do Caps AD e da Casa de Parto, que iniciará a licitação nesta sexta-feira. Estamos em constante processo de planejamento e execução dos projetos para garantir o melhor para a população”.

Foto: Paula Mayer (PMG)

Zé Gago – O homem que guiou sonhos e caminhões

* Por Rinaldo Remígio

Em cada cidade, há nomes que resistem ao tempo não pela pompa dos títulos ou pelo brilho das honrarias, mas pela força da memória afetiva que provocam. Afogados da Ingazeira tem muitos desses nomes, mas um deles ecoa com o ronco dos motores antigos e a simplicidade de um coração generoso: José Marques de Araújo, o inesquecível Zé Gago.

Filho único entre cinco irmãs, nasceu em 31 de maio de 1921, na então Tabira, distrito de Afogados. Cresceu entre as ruas de terra, o cheiro de milho verde e as vozes femininas da casa, temperadas com afeto e firmeza. Desde pequeno já queria falar o mundo, tudo de uma vez, e a pressa de dizer lhe rendeu o apelido que o acompanharia por toda a vida – Zé Gago –, dito com carinho e respeito por quem o conheceu de verdade.

A vida de Zé Gago foi feita de coragem, motor e estrada. Aos 16 anos, forjou a idade para servir ao Exército em plena Segunda Guerra Mundial. Queria lutar pelo Brasil, mas foi em Aldeia, em Pernambuco, que cumpriu sua missão, guiando os soldados até o porto. Não foi à Europa, mas travou suas batalhas diárias com a mesma valentia. Carregava fardos, pracinhas e esperanças, e ali, entre um embarque e outro, cruzou com ninguém menos que Luiz Gonzaga, outro sertanejo que transformaria o mundo com sanfona e saudade.

De volta ao sertão, com humildade e tino para o futuro, comprou seu primeiro caminhão em 1947 com as economias guardadas por dona Noca, sua mãe. Em 1950, fez a primeira viagem a São Paulo – marco de uma nova era em sua vida: a estrada se tornava extensão do seu destino. Não foi só motorista. Foi pioneiro. Um dos primeiros a cruzar a difícil Rio-Bahia nos anos 50, enfrentando poeira, atoleiro e solidão com a coragem de quem carrega mais que carga: carrega sonhos, progresso e pão.

Casou-se em 1952 com Jeanete do Nascimento Góes, com quem teve sete filhos, herdeiros de sua bravura e simplicidade. A cada curva da vida, Zé Gago cultivava o amor pelo lar, o respeito pelas pessoas e a fé no trabalho honesto. Sua casa, na praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, era ponto de chegada e partida, de aconchego e histórias.

Foi nesse compasso de rodas e ternura que seguiu até 15 de agosto de 1980, quando partiu, ironicamente, fazendo o que mais amava: dirigir caminhão. O acidente, entre São Caetano e Caruaru, silenciou o homem, mas não a lenda.

Seus filhos, espalhados entre Recife, São Paulo e Afogados, carregam em si a marca do pai: dignidade, força e trabalho. Araújo, o filho caminhoneiro, revive os caminhos do velho Zé e ainda ouve, nas engrenagens, o sussurro do pai. Outros filhos seguiram rumos diversos: medicina, comércio, direito, contabilidade, jornalismo, mas todos mantêm, no coração, a firmeza do exemplo.

Hoje, no bairro Borges, uma rua leva seu nome – um gesto simbólico, mas justo, para um homem que guiou a própria história com a firmeza de quem nunca perdeu o rumo. Mais que um nome de rua, Zé Gago é um nome de alma. Um homem simples, mas com uma vida que vale um romance inteiro.

E assim, entre lembranças e ladeiras, entre marchas e memórias, Zé Gago continua seguindo viagem… dentro de cada história que o sertão ainda conta.

*Administrador, contador, historiador e professor universitário
Fontes: Milton Oliveira, Fernando Pires e Blog do Finfa

Carreta da Mulher Pernambucana realiza mais de 3 mil atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento

A moradora do município de Caruaru, Márcia Marcelo de 70 anos, ficou sabendo da Carreta da Mulher Pernambucana através das redes sociais do Governo de Pernambuco e relatou como ficou feliz pela chegada em sua cidade, pois há mais de três anos ela aguardava para fazer o exame de mamografia. Márcia ainda ressaltou a importância das mulheres buscarem a Carreta, “Estou contando a todas as mulheres que conheço, é importante se cuidar, prevenção salva vidas e todas têm que fazer porque vale à pena”, disse.

A Carreta da Mulher Pernambucana completa seu primeiro mês de atendimento à população. As unidades móveis foram entregues pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no último dia 29 de maio. Até o momento, foram realizados mais de 3 mil atendimentos, entre consultas e exames. Entre os serviços realizados estão: mamografia (1.473 exames), consultas ginecológicas (841 atendimentos) e ultrassonografia de mama (642 exames).

Entre os dias 30 de junho e 5 de julho, às unidades da Carreta da Mulher Pernambucana estarão em diferentes localidades. As Carretas estarão em Rio Doce, em Olinda; na Praça de Camaragibe, e no marco zero em Caruaru, no Agreste.

A carreta é equipada para oferecer mamografia, ultrassonografia de mama, teleconsulta com mastologista, consultas com ginecologista, colposcopia, punção da mama guiada por ultrassonografia e biópsia de lesão de colo de útero que serão realizadas conforme a demanda regulada e a indicação clínica. A equipe que compõe a Carreta faz, ainda, o trabalho de orientação sobre saúde da mulher.

A secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, reforça a importância da carreta para as mulheres pernambucanas. “Estamos muito felizes com os resultados deste primeiro mês da Carreta. Já são mais de 3 mil atendimentos realizados, o que mostra que essa iniciativa do Governo do Estado está chegando a quem mais precisa. Ver mulheres que estavam há anos aguardando um exame, conseguirem atendimento perto de casa é muito gratificante. Esse é o nosso compromisso, de um governo de mulheres, de Raquel Lyra e Priscila Krause, ampliar o acesso à saúde, cuidar de quem precisa, sem deixar ninguém para trás”, disse a secretária.

Os atendimentos continuam priorizando as pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, com base no levantamento realizado pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e pela Central de Regulação Estadual. Além disso, mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem procurar diretamente a Carreta para realizar a mamografia, sem necessidade de encaminhamento médico.

Coluna do Finfa

Recebeu ônibus – O prefeito de Flores, esteve em Recife, nesta terça-feira (01), para receber mais um ônibus escolar ao lado da Secretário de Governo Marconi Santana. “Esta ação é fruto da parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa Juntos pela Educação. Agradecemos à governadora Raquel Lyra, pelo olhar atento às necessidades dos municípios e ao empenho da equipe estadual”, disse o prefeito Gilberto.

Por que a Expoagro tem que ter dois palcos? – Um afogadense do setor artístico, em conversa com este blogueiro, afirmou que os festejos juninos das grandes cidade como Caruaru, Campina Grande, Petrolina, Patos-PB, Mossoró-RN, são realizadas com um único palco. “Aqui em Afogados da Ingazeira, na Expoagro são realizadas em dois palcos. Por que?”, indagou a fonte.

Tomou posse – Aconteceu na noite desta terça-feira, a posse do novo Pároco da Paróquia de São José, em Ingazeira, Padre Osmar Soares de Freitas. A cerimônio foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira, Pe. Josenildo Nunes. Estiveram presente, o vice-prefeito Djalma do Minadouro e sua esposa, o presidente da Câmara dos Vereadores, Djalminha Veras e sua esposa Fernanda, os vereadores Dorneles e Neto e a primeira da dama do município Margarida Torres, o prefeito Luciano Torres não esteve presente em virtude de agenda na capital pernambucana.

Manda chuva – Uma fonte serra-talhadense em contato com este blogueiro, afirmou que a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, tem tentado cooptar os votos dos vereadores que ela imagina que irão votar pela aprovação das contas do ex-prefeito Luciano Duque. “A gestora chegou para um vereador e disse que se ele votar a favor, todos os cargos que ele indicou na prefeitura e em alguns órgãos do Governo do Estado, ela irá tirar. Agora como é que ela ainda tem poder para tirar aos contratados do Governo do Estado. Interessante, ela ainda mantém os cargos do Governo do Estado, aqui em Serra Talhada, em Afogados da Ingazeira como a direção da GRE que foi indicação sua, sem nenhuma interferência, mesmo todos sabendo que ela vai votar e apoiar João Campos, e ainda mais, com autoridade de aliada. É bom a governadora Raquel Lyra e seus comandados abrirem os olhos”. concluiu a fonte.

São João aprovado – O São João de Arcoverde 2025 confirmou o que o público já sentia nas ruas: a cidade voltou com força total ao topo do circuito junino do Nordeste. De acordo com pesquisa do Instituto Múltipla, 96% do público aprovou a festa promovida pela Prefeitura, que alcançou nota média 9,2, reunindo elogios à estrutura, à segurança, à programação artística e ao clima acolhedor que transformou Arcoverde no destino junino mais bem avaliado de Pernambuco.

Você sabia – Que a Prefeitura Municipal de Brejinho, através do ponto de atendimento do INSS, localizado na Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, concedeu importantes benefícios sociais, como aposentadorias rurais a moradores do município. “Essas conquistas garantem mais comodidade, dignidade e acesso aos direitos da população, que agora não precisa mais se deslocar para outras cidades para dar entrada nesses benefícios. Um avanço significativo para todos os brejinhenses”, disse o prefeito Gilson Bento.

Arrecadados – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), segue auxiliando famílias e instituições de caridade localizadas no município e em cidades circunvizinhas, por meio do programa Ceaca Alimenta. No primeiro semestre de 2025, foram arrecadadas, com a parceria de comerciantes e colaboradores, quase 20 toneladas de comida. As doações serão direcionadas a mais de 30 instituições filantrópicas de Caruaru e cidades vizinhas. Os produtos mais doados no primeiro semestre foram mamão, melancia, coentro, jaca, banana prata, manga, goiaba, abacate, cenoura, cebola branca, tomate, maçã, graviola e acerola. Além de pitomba, quiabo, pinha, laranja, pimenta de cheiro, pepino, vagem e siriguela.

Frase“As contas estão aprovadas pelo Tribunal de Contas, por um órgão de controle. Votar contra isso é atestado de subserviência. Não acredito que os vereadores vão fazer isso”. (Ex-prefeito  e deputado estadual, Luciano Duque, ontem durante a entrevista que concede ao Programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, em relação a votaçã de suas contas pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada, sobre uma possível tentativa de interferência política no processo)

Agenda – Nesta quarta-feira (2), às 10 horas, a governadora Raquel Lyra comanda a solenidade de encerramento das celebrações pelos 200 anos da Confederação do Equador. Na ocasião, haverá uma exposição no hall da sede do governo com obras de alunos da rede estadual e ocorrerá o descerramento da estátua de Frei Caneca que foi instalada na Praça da República. As ações relacionadas ao bicentenário da Confederação do Equador foram coordenadas pela vice-governadora Priscila Krause. No evento está prevista, ainda, a entrega de uma medalha institucional comemorativa a 13 instituições, como forma de homenagear os ideais defendidos pela Confederação do Equador e preservar a memória de sua contribuição para a formação política e social do país.

Disse“O Brasil terá o maior Plano Safra da história e o Nordeste também contará com volume expressivo de recursos. Ao lado do presidente Lula, anunciamos nesta segunda-feira, em Brasília, R$ 10,2 bilhões para a Agricultura Familiar na nossa região. Quase 120% a mais do que no último Plano Safra do Governo anterior. O BNB é o maior financiador dos pequenos produtores rurais de sua área de atuação e vem aumentando a cada exercício o montante executado para o setor. Mais crédito para a agricultura familiar significa mais comida na mesa do brasileiro e mais emprego e renda no campo”.(Presidente do Banco do Nordeste Paulo Câmara, ao participar da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026)

Aprovadas – As contas da ex-prefeita de Tabira, Nicinha Melo, referentes ao exercício de 2022, foram aprovadas em segundo turno por unanimidade na sessão da última segunda-feira (30) na Câmara de Vereadores do município. Os 11 vereadores acompanharam o parecer do TCE-PE que opinava pela aprovação das contas. O primeiro turno ocorreu dia 25 de junho.O TCE-PE ja havia considerado que não houve irregularidades graves que comprometessem a legalidade da gestão fiscal. A Corte destacou a responsabilidade da ex-prefeita na condução administrativa e financeira do município durante o referido exercício.

Antecipando atendimento – Garanhuns foi o primeiro município da região a receber a ação do Projeto Inclusão Nordeste, uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, voltada para requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação aconteceu na última sexta-feira (27), no Colégio Padre Agobar Valença, com atendimentos exclusivos para um público previamente selecionado. Ao todo, 60 estudantes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino foram atendidos com a realização de perícia médica e avaliação social, etapas fundamentais para a conclusão do processo de solicitação do benefício. As famílias já haviam iniciado os requerimentos junto ao INSS e aguardavam pela finalização do processo.

Confirmou – Em conversa com este blogueiro, o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, confirmou que será candidato a deputado federal nas eleições de 2026. “Quem diz que não serei candidato está totalmente errado, serei sim candidato a federal e já estou trabalhando nas articulações”, disse o ministro.

Perguntar não ofende – Por que ainda tem vereador que não se veste adequadamente para uma solenidade oficial em Afogados da Ingazeira?

Com Lula, Silvio Costa Filho participa do lançamento do Plano Safra e destaca ações para incentivar o agronegócio brasileiro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta terça-feira (1), de cerimônia no Palácio do Planalto, do lançamento do Plano Safra 2025/2026, que é recorde pelo terceiro ano consecutivo. Com recursos de R$ 516,2 bilhões, o plano tem o objetivo de impulsionar o agro brasileiro. Acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro ressaltou medidas em curso no MPor para reforçar a estrutura portuária e logística e facilitar o escoamento da produção agropecuária.

O Governo Federal está trabalhando para ampliar os investimentos no setor portuário para ajudar no escoamento da produção. O MPOR está fazendo o maior volume de leilões de concessões da história. Investimentos de mais de R$ 30 bilhões em várias regiões do Brasil, que vão ampliar a capacidade do escoamento.

“Os portos brasileiros são as principais vias de entrada e saída do comércio exterior do País e a interação com os diversos modais torna mais eficiente o escoamento da safra, com redução de custos e diminuição de prazos”, afirmou o ministro após participar do lançamento.

A edição 2025/2026 amplia o crédito, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao produtor rural.

Durante a cerimônia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pontuou que antes do atual governo havia a previsão de um apagão logístico, o que acabou não se configurando pelos investimentos realizados pelo governo federal. “Nós começamos a modernizar nossa infraestrutura, a logística e realizando investimentos”, afirmou.

No início do ano, o Governo Federal lançou o Plano de Escoamento da Safra 2024/2025, com um conjunto de medidas estratégicas para otimizar o escoamento da safra de grãos, reforçando a infraestrutura portuária, rodoviária e ferroviária do país. Integrando o Novo PAC, o plano prevê investimentos para garantir que a produção agrícola brasileira seja transportada com mais eficiência e menor custo, fortalecendo a competitividade do agronegócio nacional.

Os R$ 516,2 bilhões anunciados hoje serão destinados à agricultura empresarial e representam um acréscimo de R$ 8 bilhões em relação à safra anterior. Voltado a médios e grandes produtores, o Plano Safra da agricultura empresarial é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contempla operações de custeio, comercialização e investimento. As condições variam de acordo com o perfil do beneficiário e o programa acessado.

Prefeitura de Garanhuns conclui requalificação de 100% das Unidades Básicas de Saúde

Entregue nesta terça (1), UBS Manoel Camelo conclui requalificação de todos os postos de saúde do município

Nesta terça-feira (1), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, concluiu a requalificação de todas as Unidades Básicas de Saúde do município com a entrega da UBS Manoel Camelo. O equipamento de saúde, que é o 62º entregue pela gestão, atende cerca de 2800 moradores e recebeu investimento superior a R$ 300 mil.

Atingindo um marco para a população, a gestão completou a requalificação, construção ou implantação das 41 UBSs que atendem o município. O prefeito Sivaldo Albino comemorou a conquista e anunciou novas metas para o bairro. “Aqui no Manoel Camelo, temos o compromisso de pavimentar toda a área que estiver dentro da legalidade, trazendo mais investimentos para o bem-estar da população”.

Desde 2021, o Governo Municipal investe na melhoria estrutural da saúde. Três novas UBSs foram implantadas: Parque Fênix II, Viana e Moura e São José II. Outras receberam novas sedes construídas pelo município, como Cohab 1, Boa Vista II e Parque Fênix I. As demais unidades receberam requalificações e mudanças de sede estratégicas.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, comentou os próximos passos para a saúde de Garanhuns. “Estamos na construção do nosso Hospital Municipal e teremos a construção de mais duas UBSs, do Caps AD e da Casa de Parto, que iniciará a licitação nesta sexta-feira. Estamos em constante processo de planejamento e execução dos projetos para garantir o melhor para a população”.