Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Com investimento de quase R$ 40 milhões, Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras em Fernando de Noronha

Intervenções incluem a restauração de patrimônios históricos, melhorias na infraestrutura urbana e ampliação de serviços essenciais para moradores e visitantes

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (2), ordens de serviço para obras que receberão investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões em Fernando de Noronha. De acordo com a chefe do Executivo estadual, este é mais um passo do Governo de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e preservar a história do arquipélago, com ações que abrangem patrimônio histórico, saneamento e espaço sociais.

“Hoje anunciamos um pacote de investimentos para Fernando de Noronha que envolve obras de saneamento, além da requalificação de patrimônios históricos e culturais protegidos pelo Iphan e a recuperação de equipamentos essenciais, como o Palácio São Miguel. Também estamos trabalhando na segunda etapa das obras da pista do aeroporto, pois a pista principal está completa. Estamos felizes em poder transformar a realidade de uma ilha que foi abandonada por muito tempo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as ações anunciadas nesta quarta estão as ordens de serviço para requalificação do Palácio São Miguel e do Clube de Mães, além da autorização para abertura do processo licitatório de reforma e ampliação do cemitério da ilha. A reestruturação do cemitério visa a construção de uma capela, 132 gavetários, 60 ossuários, reforma do muro, instalação de estação de tratamento de efluentes e pavimentação de 772,93 m² com piso intertravado. Juntas, as três intervenções somam cerca de R$ 4,5 milhões.

Para a vice-governadora Priscila Krause, os investimentos demonstram um olhar sensível da gestão para quem vive ou vista o arquipélago. “O Governo de Pernambuco olha, hoje, exatamente para o que ninguém quer olhar. Por isso, vamos entregar um cemitério digno a Noronha, para que as pessoas não tenham que viajar quilômetros, muitas vezes sem dinheiro para ir e voltar, apenas para exercer o direito de velar um ente querido”, afirmou.

O Palácio São Miguel, por sua vez, passará por recuperação de coberta, piso, forro, portas, janelas e demais elementos originais, com prazo de execução de cinco meses. Já o Clube de Mães será reestruturado em quatro meses, com substituição de esquadrias, instalações elétricas e melhorias no espaço de convivência das cerca de mil mulheres.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, destacou que os investimentos terão impacto direto na preservação da ilha e na vida da população. “Noronha precisa conciliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social. Esses projetos garantem que a população local participe desse processo. Nós estamos muito felizes com as mudanças que o Governo de Pernambuco está promovendo na ilha”, declarou.

As intervenções serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE). A diretora de obras e habitação da Cehab, Michele Tavares, falou sobre a importância dos equipamentos.

“O Clube das Mães é uma casa de acolhimento que vai trazer dignidade e conforto para as mães que residem em Noronha, e o Palácio é onde funciona hoje o centro administrativo. É um ponto histórico da ilha, que é tombado pelo Iphan. Vamos garantir uma reformulação completa do equipamento”, afirmou.

Durante o evento, a empresa LightWall também firmou o compromisso em doar uma casa com um modelo construtivo moderno que servirá de alojamento para a equipe do Governo do Estado que trabalha no local.

RESTAURAÇÃO DOS FORTES – Outra ordem de serviço assinada na ocasião foi a das obras de restauração dos fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, que somam R$ 14,3 milhões em investimentos via Novo PAC, em parceria com o Iphan. O projeto contempla museografia, requalificação estrutural, acessibilidade e paisagismo. O Forte de Santo Antônio contará com a recuperação da Capela de São Pedro dos Pescadores e da histórica casa da Air France. Já o Forte do Boldró ganhará novos espaços de convivência e estrutura para eventos. Ambas as obras têm prazo de 12 meses.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância cultural e patrimonial das obras nos fortes históricos. “Noronha é reconhecida mundialmente por sua biodiversidade, mas guarda também uma riqueza histórica que precisa ser valorizada. Damos um passo importante para resgatar o que foi o maior sistema fortificado do século XVIII. Estamos preservando o patrimônio cultural da ilha e criando novas possibilidades de vivência para moradores e turistas”, afirmou.

O administrador-adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, que coordena as ações interinstitucionais da ilha, destacou a abrangência do pacote de obras. “As ações nos fortes têm uma importância cultural muito grande, porque eles são pontos bastante valorizados pelos ilhéus. Mas há, também, uma grande relevância turística no movimento, porque eles são dois pontos bastante visitados pelos turistas”, afirmou o administrador-adjunto.

SANEAMENTO – Ainda durante a cerimônia, foi anunciada a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Fernando de Noronha. Com investimento de R$ 21 milhões, as obras, que começam na próxima segunda-feira (7), visam aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Boldró de 2,14 litros por segundo para 12 L/s, além de elevar a cobertura da rede de esgoto de 63,7% para 70%. A intervenção inclui também a implantação de um novo coletor-tronco e de um moderno laboratório de análises, que trará mais agilidade no monitoramento dos efluentes.

Para o presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, o investimento da Compesa representa uma vitória histórica dos moradores. “Como é que a gente trata o esgoto de São Paulo, com tantos milhões, mas Noronha, com 3 mil habitantes, não? Eu vou levar essa novidade de volta à ilha com muita felicidade”, afirmou.

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta; a chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Márcia Azin; Ricardo Rodrigo, diretor de mercado da Compesa; e Isabelle de Souto, diretora regional metropolitana da Compesa.

Veja, abaixo, a lista das ações anunciadas nesta quarta-feira (2):
Ordem de serviço para reforma e requalificação do Palácio São Miguel (sede distrital) e do imóvel onde funciona o Clube de Mães;
Abertura do processo licitatório para reforma e expansão do cemitério de Fernando de Noronha;
Autorização para requalificação do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró;
Autorização para o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da ilha.

Em penúltimo debate do PED-2025, Carlos Veras destaca o compromisso de ampliar a força eleitoral do PT

No penúltimo debate para as eleições internas do Partido dos Trabalhadores, o candidato à presidência estadual da sigla, Carlos Veras, ressaltou a estratégia de ampliação da força eleitoral do PT.

O encontro realizado na noite desta quarta-feira (2) em Petrolina integra o calendário do Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores deste ano- PED 2025.

“Vamos priorizar a reeleição do presidente Lula e a recondução de Humberto Costa ao Senado e ir além, aumentando a representação nos parlamentos e nos executivos com candidaturas enraizadas, combativas e identificadas com o projeto democrático-popular”, destacou Veras.

O candidato a presidente pela chapa Avante, Fernando Ferro, apresentou divergências pontuais, mas nada capaz de criar uma cisão nas diretrizes elencadas por seu oponente.

O próximo e último debate está marcado para esta quinta-feira (3) em Palmares. As eleições dos diretórios municipais, estaduais e nacional já ocorrem neste domingo, dia 6 de julho.

Governo de Pernambuco e Unicef fortalecem parceria por políticas públicas voltadas à infância e juventude

Entre as iniciativas da parceria está a realização do Selo Unicef, que terá uma nova edição lançada neste ano

Em reunião no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (2), a governadora Raquel Lyra e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) debateram a promoção de políticas públicas conjuntas que garantam os direitos de crianças e adolescentes em Pernambuco. O objetivo do encontro foi potencializar a parceria entre o Governo do Estado e o Unicef em ações práticas, a exemplo do apoio técnico aos municípios e da nova edição do Selo Unicef, prevista para este ano.

“Queremos apoiar o Selo Unicef por meio de ações de interesse comum, como a busca ativa escolar, a melhoria da vacinação e a garantia de vida digna para as nossas crianças e adolescentes. Este é um dos compromissos da nossa gestão: priorizar políticas públicas para nossos jovens e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo que reconhece e estimula avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, por meio de políticas públicas eficazes e ações concretas. Na última edição, 83 municípios pernambucanos foram reconhecidos por realizarem iniciativas nesse sentido, um crescimento de 138% em relação à versão anterior.

Presente na reunião, a secretária estadual da Criança e Juventude, Yanne Teles, pontuou que o Unicef busca, para o novo ciclo, realizar uma série de novas ações. “Algumas delas são incentivar que os jovens estejam nos orçamentos públicos e a promoção de recortes como o racial, ambiental e de primeira infância em contextos quilombolas, indígenas e ciganos”, explicou.

Já o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, que também participou do encontro, destacou a potência do elo entre duas instituições comprometidas com o tema. “O Unicef tem uma experiência reconhecida mundialmente nesta pauta da infância e juventude. E o Governo de Pernambuco tem feito investimentos importantes, principalmente na primeira infância e na proteção de crianças em situação de violação de direitos”, disse.

Para a chefe do Unicef em Pernambuco, Immaculada Prieto, o número de municípios pernambucanos reconhecidos pelo Selo na edição anterior reforça a importância da parceria com o Governo do Estado. “A ideia é garantir uma maior imunização e presença das crianças e adolescentes na escola na idade certa, além de fortalecer o orçamento público, promover o antirracismo e a proteção contra as violências”, afirmou. A inscrição para buscar o reconhecimento do Selo Unicef 2025-2028 é gratuita e pode ser feita, até o dia 23 de julho, pelo site selounicef.org.br.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco

As obras que vão reabrir o MAC-PE contam com R$ 4 milhões de recursos estaduais e integram as ações do Governo de Pernambuco para a preservação do patrimônio do Estado

Um novo passo voltado para a preservação do patrimônio histórico do Estado foi dado nesta quarta-feira (2), com a assinatura da ordem de serviço pela governadora Raquel Lyra para início das obras no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE). Situado no Sítio Histórico de Olinda, o museu abriga um dos acervos mais relevantes de arte moderna e contemporânea do Brasil, e contará com investimento estadual de R$ 4 milhões durante as intervenções – que serão realizadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco estava fechado desde 2017, mas agora, com recursos garantidos e ordem de serviço assinada, vamos reabrir esse importante espaço cultural. Resgatar nosso patrimônio é um trabalho feito a muitas mãos, e na nossa gestão já entregamos o Cinema São Luiz, reformamos o Theatro Cinema Guarany, iniciamos obras no Liceu de Artes e Ofícios, em breve vamos licitar as obras para Fábrica Tacaruna, tudo isso pensando na preservação de equipamentos tão importantes”, destacou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

O projeto de requalificação do MAC-PE contempla uma série de intervenções estruturais e de acessibilidade, com o objetivo de garantir a conservação do prédio histórico e o pleno acesso ao seu acervo. Entre os serviços estarão restauração estrutural do prédio, instalação de elevador e plataforma para cadeirantes, adaptação de banheiros, modernização elétrica, hidráulica e da climatização. Também estão previstas nova iluminação expográfica, sistema contra incêndios, circuito de segurança e paisagismo renovado.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, reforçou que essa entrega reafirma o compromisso da governadora com o patrimônio histórico. “Esperamos reabrir o museu em meados de 2026, quando o MAC-PE completa 60 anos. A requalificação vai permitir que o espaço volte a pulsar como centro de arte moderna, incentivando o turismo cultural e garantindo segurança ao acervo”, ressaltou a secretária.

“Essa obra integra um conjunto de ações da gestão Raquel Lyra que têm o compromisso de preservar o patrimônio histórico e cultural de Pernambuco e democratizar o acesso à cultura, abrindo esses espaços para os artistas pernambucanos mostrarem suas artes de diversas linguagens”, afirmou Renata Borba, presidente da Fundarpe. A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, também celebrou a iniciativa. “Mais obras estão chegando na nossa cidade, e essa notícia era muito aguardada pelo setor cultural”, pontuou.

Em 2023, ao assumir o Governo de Pernambuco, a atual gestão, por meio da Fundarpe, recebeu o MAC-PE fechado, com problemas estruturais e de segurança patrimonial. No primeiro momento, foi retomada a obra que estava parada, realizando o reforço nas fundações e revisão das cobertas, concluída em outubro de 2024. Agora, a nova fase de obras permitirá a reabertura do equipamento cultural.

Fundado em 1966, o MAC-PE abriga mais de 4 mil obras de arte moderna e contemporânea, com nomes como Portinari, Cícero Dias, Eliseu Visconti, Di Cavalcanti, João Câmara, Burle Marx e Francisco Brennand. O edifício, tombado e construído em 1765, já funcionou como prisão eclesiástica e hoje é símbolo da força cultural de Pernambuco.

Simão Durando dá início à nova etapa do “Petrolina + Limpa” com retirada de veículos abandonados e sucatas das ruas

A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta quarta-feira (2), uma nova fase do programa “Petrolina + Limpa”, voltada à remoção de veículos abandonados e sucatas em vias públicas. A ação foi acompanhada de perto pelo prefeito Simão Durando, que reforçou o compromisso da gestão com a limpeza urbana, a saúde pública e a valorização dos espaços coletivos.

Nesta etapa, sucatas e carcaças de automóveis que estavam acumulando sujeira e oferecendo riscos à população começaram a ser retiradas das ruas e praças da cidade. Os veículos em estado de abandono foram identificados por meio de vistorias, e, nos casos em que os proprietários foram localizados, foi concedido o prazo de cinco dias para remoção voluntária.

“Estamos intensificando esse trabalho porque sabemos o quanto esses veículos abandonados impactam negativamente a cidade. Eles viram foco de lixo, acumulam água parada, facilitam a proliferação do mosquito da dengue e ainda atrapalham o trânsito e a mobilidade. É inaceitável deixar que o abandono tome conta dos nossos espaços públicos. Petrolina é uma cidade que cresce, se desenvolve e merece estar limpa, organizada e bem cuidada. Esse programa é um passo importante para reforçar essa consciência coletiva”, afirmou Simão Durando.

O Petrolina + Limpa atua em diversas frentes, com o objetivo de combater o descarte irregular de lixo, especialmente em terrenos baldios, calçadas e vias públicas. Além da remoção de sucatas, o programa também promove blitzes de limpeza, fiscalização em estabelecimentos comerciais, mapeamento de pontos críticos e ações educativas nas redes sociais da prefeitura.

“É um trabalho que precisa ser feito de forma conjunta. A população é a nossa principal aliada. Estamos limpando, fiscalizando, orientando, notificando e, quando necessário, aplicando multas. Não se trata de punir por punir, mas de educar, de mostrar que a responsabilidade pela cidade é de todos nós”, reforçou o prefeito.

As ações do programa são contínuas e permanentes, e irão alcançar outras regiões do município. As equipes técnicas seguirão monitorando locais com maior incidência de descarte irregular, ouvindo demandas das comunidades e promovendo intervenções rápidas e eficientes. A população também pode colaborar com o programa denunciando por meio do WhatsApp (87) 98146-6739.

Dr. Ismael resolve demanda histórica por energia elétrica em Santa Cruz da Baixa Verde

Começaram nesta quarta-feira (2) as obras de instalação da rede elétrica nas casas populares de Santa Cruz da Baixa Verde — um marco aguardado há anos pelos moradores e que agora se torna realidade por meio do empenho da gestão do prefeito Dr. Ismael.

Durante a campanha, Dr. Ismael firmou o compromisso de resolver o problema da falta de energia elétrica nas casas populares do município e desde os primeiros dias de sua administração, ainda em janeiro de 2025, ele e sua equipe iniciaram uma verdadeira força-tarefa junto à Neoenergia Pernambuco, empresa responsável pelo fornecimento no estado.

Foram meses de reuniões, ofícios, ligações e articulações para viabilizar tecnicamente e documentalmente o projeto. Toda semana, a gestão municipal manteve contato com a concessionária, cobrando celeridade e apresentando as demandas da população. O resultado desse trabalho incansável pôde ser visto nesta quarta-feira: as equipes da Neoenergia chegaram ao local para iniciar a instalação dos postes, cabos e demais componentes da rede elétrica.

Além das casas populares, a solicitação também foi feita para o distrito de Jatiúca, que enfrenta a mesma carência e a expectativa é que também seja contemplado em breve.

“Esse era um problema histórico, e nós nos comprometemos a resolvê-lo. Hoje, ver as equipes da Neoenergia começando o trabalho é a prova de que quando a gestão tem vontade e trabalha com responsabilidade, as coisas acontecem. Nosso compromisso é com as pessoas. Por isso, também reitero meu outro compromisso com as Casas Populares, em conseguir também o calçamento para aquela localidade, que tanto necessita de um olhar especial”, declarou o prefeito. Da Assessoria

Álvaro Porto e Francismar Pontes empossam Alberes Lopes como novo superintendente da Elepe

Gestor pretende ampliar ações da Escola do Legislativo para todo o Estado

Tomou posse nesta quarta-feira (02/07) o novo Superintendente da Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Alberes Lopes. Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes é ex-vereador dos municípios de Caruaru (2017-2019) e Ibirajuba (2013-2016) e atuou à frente da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entre 2019 e 2022, na gestão do ex-governador Paulo Câmara.

Dentre as principais ações de trabalho na gestão pública, Alberes Lopes se destaca pela criação das Centrais de Oportunidades de Pernambuco e investimentos nos polos regionais de desenvolvimento do Estado. Como presidente do Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho do Brasil (Fonsete), entre 2021 e 2023, foi responsável pela criação do Programa Emprego PE, no período da pandemia do coronavírus, promovendo a abertura de mais de 100 mil vagas de qualificação em Pernambuco.

Como novo superintendente da Elepe, Alberes Lopes pretende dar continuidade aos projetos que fizeram da Escola do Legislativo um dos órgãos da Assembleia mais fortemente voltado para a promoção de ações na área de ensino e de investimento na produção de conhecimento.

“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral”, anunciou o novo superintendente.

Alberes Lopes foi empossado pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes. “Alberes é mais um nome competente para atuar na Casa de todos os pernambucanos. Tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto”, pontuou o presidente da Alepe.

“É com gratidão e alegria, que dou as boas-vindas a Alberes Lopes, novo superintendente da Escola do Legislativo. Alberes tem uma trajetória sólida na vida pública e chega para fortalecer ainda mais a Elepe que cumpre um papel fundamental na formação cidadã e na qualificação dos nossos servidores”, destacou o primeiro secretário da Assembleia.

A Escola do Legislativo da Alepe tem 25 anos de existência voltados para a capacitação de servidores e parlamentares, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Em parceria com diversas instituições, como o Sebrae e o Senado Federal, a Elepe ampliou seu alcance no Estado com várias ações de ensino e capacitação, entre elas o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais.

Iniciado em 2023, o Programa é voltado para a capacitação de vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e dos poderes executivos municipais do Estado.

Outra importante iniciativa da Escola do Legislativo é o Programa Lideralepe. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa tem por objetivo promover a formação de novas lideranças políticas em Pernambuco. A iniciativa é bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

São João 2025 injeta mais de R$ 1,1 bilhão na economia de Pernambuco e bate recordes de público

Festa atrai mais de 1,6 milhão de visitantes e alcança 100% de ocupação hoteleira em diversos destinos.

O São João 2025 entrou para a história como o maior já realizado em Pernambuco. Segundo dados do Observatório do Turismo de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Turismo e Lazer e à Empetur, a festa atraiu 1.636.257 visitantes, entre turistas e excursionistas — crescimento de 15,88% em relação a 2024. A movimentação econômica também cresceu: a receita turística bruta chegou a R$ 1.199.226.228,80, um aumento de 25,8% sobre o ano anterior.

“É um marco para o turismo e para a cultura de Pernambuco. O trabalho liderado pela nossa governadora Raquel Lyra tem dado bons resultados, ano após ano. Nosso São João cresceu em participação popular, movimentação econômica e projeção nacional. Estamos falando de uma festa que movimenta o estado inteiro, do Sertão ao Litoral, com geração de emprego e renda para milhares de pernambucanos”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

A festa alcançou ocupação hoteleira de 100% em 15 destinos, entre eles Caruaru, Gravatá, Petrolina e Arcoverde. O gasto médio diário dos excursionistas subiu mais de 55% em comparação a 2024, sendo de R$ 725,21. A motivação principal da viagem para 98,71% dos turistas é excursionistas foi o São João, e a satisfação geral com a festa passou dos 95%.

“O São João de 2025 mostrou, com números e emoção, o poder transformador do turismo em Pernambuco. Vivemos uma temporada histórica, em que a ocupação hoteleira chegou ao limite, a circulação de visitantes se espalhou por todas as regiões e a economia local foi fortemente impulsionada. Esse resultado é reflexo direto do trabalho sério e comprometido do Governo Raquel Lyra, que tem feito do turismo uma prioridade estratégica para o desenvolvimento do estado”, comentou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

A festa também teve destaque no ambiente digital, com aumento nas buscas no Google Trends, especialmente no dia 22 de junho. Mais de 95% dos visitantes disseram que voltariam ao São João em edições futuras.

“Além de movimentar a economia, o São João cria vínculos afetivos e culturais. Mais de 95% dos visitantes disseram que recomendariam a festa e voltariam em outras edições. Isso prova que estamos entregando uma experiência memorável para o público”, pontua o secretário Kaio Maniçoba.

Estado conclui celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador com solenidade, exposição artística e estátua de Frei Caneca

Culminando as atividades alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, realizaram, nesta quarta-feira (2), uma solenidade comemorativa no Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia teve início com a abertura da exposição montada no hall do Palácio, composta por mais de 30 obras visuais produzidas por alunos da Rede Estadual de Ensino. Em seguida, foram entregues medalhas a personalidades em reconhecimento à contribuição com a organização das atividades e realizado o descerramento da estátua de Frei Caneca, na Praça da República.

“Vamos encaminhar ao Conselho Estadual de Educação um pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na Rede Pública Estadual. Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor. Com isso, avançamos rumo a um Pernambuco mais próspero, justo e igualitário”, afirmou Raquel Lyra.

A instalação da estátua de Frei Caneca, obra do artista plástico Demétrio Albuquerque, contou com apoio da Fundarpe. A homenagem representa o legado de um dos principais líderes da revolução republicana e federalista. Coordenadora da Comissão Estadual do Bicentenário da Confederação do Equador, a vice-governadora Priscila Krause lembrou que foi realizado um trabalho de pesquisa iconográfica para a criação da estátua. “Com todos os elementos na mão, entregamos a Roberto Ploeg, um artista plástico, que pintou o rosto de Frei Caneca. Depois, recorremos a Demétrio Albuquerque para que criasse o corpo inteiro e a gente pudesse, através de seu semblante, entender um pouco também da sua luta”, explicou.

O evento marcou o encerramento de um ciclo de homenagens e ações educativas que mobilizaram a sociedade pernambucana em torno da memória do movimento revolucionário de 1824. As escolas estaduais estiveram envolvidas promovendo atividades pedagógicas, oficinas artísticas e projetos de pesquisa sobre o tema ao longo do último ano.

“Quando comemoramos o Bicentenário da Confederação do Equador, temos a oportunidade de resgatar, de fato, a força da nossa história, dentro da matriz curricular que a gente já tem. Tudo isso que se apresenta hoje com os nossos estudantes faz parte do leque de incentivos que os professores e a comunidade escolar deram aos esses alunos”, enfatizou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Presente no evento, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o papel da gestão estadual na valorização da memória pernambucana. “O Governo de Pernambuco teve um papel muito importante de resgatar a história da Confederação do Equador, principalmente porque levou para toda rede pública, para que nossos alunos entendam melhor nossa história e a importância que nosso Estado teve na vida de todos os brasileiros”, frisou o parlamentar.

Jeozadaque Victor, de 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe comentou sobre o impacto positivo da iniciativa na sua formação. “O projeto nos chamou a atenção porque mostra que a aprendizagem não vem só através de livros e sala de aula. Por meio da arte, nós conseguimos aprender e conhecer a cultura de Pernambuco”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Cacau de Paula (Cultura), Juliana Gouveia (Mulher), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), a presidente da Fundarpe, Renata Borba; e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire. Participaram também o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; a vice-presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Schamkypou Bezerra; o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico (IAHGP), George Cabral; o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo; e o chefe de gabinete da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rodrigo Pellegrino.

Fotos: Miva Filho/Secom

Últimos dias para garantir vaga no Embarque Digital, programa de bolsas de tecnologia da Prefeitura do Recife

Inscrições foram prorrogadas até domingo (6). São 250 vagas para cursos superiores na área de TI, com bolsas e residência no Porto Digital

A Prefeitura do Recife prorrogou até o próximo domingo (6) as inscrições para o Embarque Digital, programa realizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Porto Digital. Nesta edição, serão ofertadas 250 novas vagas para o segundo semestre de 2025, destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e desejam ingressar na área de tecnologia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: educ.rec.br/embarquedigital.

“Este é um programa que garante bolsas para cursos superiores na área de tecnologia, totalmente gratuitos, voltados para quem estudou em escola pública. Além da formação, nossos estudantes têm a oportunidade de viver uma experiência prática no Porto Digital, que é um dos maiores polos de inovação do país. Quero convidar todos que atendem aos critérios a não perderem essa chance de construir um futuro promissor. O Recife segue firme investindo em oportunidades para a nossa juventude”, falou o prefeito do Recife, João Campos.

A novidade deste processo seletivo é o uso exclusivo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de classificação. Serão aceitos os resultados das edições de 2020 a 2024, o que visa garantir maior homogeneidade entre os candidatos, simplificar o processo e dar mais celeridade à análise documental. Além disso, metade das vagas será reservada para candidatos pretos ou pardos, com prioridade para mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental em escolas públicas.

Os cursos ofertados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. O programa vai além da sala de aula: os estudantes participam de uma residência profissional tecnológica no Porto Digital, polo tecnológico localizado no Centro do Recife, que proporciona experiência prática e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho.

EMBARQUE DIGITAL – O Embarque Digital é o programa de bolsas de tecnologia da Prefeitura do Recife. Faz parte das políticas públicas da Prefeitura do Recife para inclusão produtiva, inovação e fortalecimento do ecossistema de tecnologia da cidade. Desde o seu lançamento, já beneficiou mais de 2 mil estudantes, reforçando o compromisso municipal com a educação transformadora e com o desenvolvimento econômico sustentável.

Fotos: Paulo Melo/Prefeitura do Recife, Marlon Diego/Prefeitura do Recife, Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife e Edson Holanda/Prefeitura do Recife (créditos nos arquivos das fotos)