Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Brasil assume presidência do Mercosul durante cúpula do bloco na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (3) da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires.

O evento, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, também marca o encerramento da presidência temporária da Argentina e a transferência para o Brasil.

Cada país fica na posição durante seis meses, Brasília sairá da liderança em dezembro.

Antes de assumir a presidência do Mercosul, em discurso durante a cúpula, Lula defendeu que os países do Mercosul usem suas moedas locais nas transações comerciais dentro do bloco para reduzir custos, e afirmou que o grupo deve olhar para a Ásia após realizar acordos comerciais com a Europa.

Em seu discurso, Lula também disse que o beneficiamento de minerais críticos extraídos do solo de países do grupo deve ocorrer localmente, com transferência de tecnologia e geração de emprego e renda na região.

O presidente afirmou ainda que a instalação de centros de processamento de dados dentro dos países do Mercosul é uma questão de “soberania digital”.

Em Brasília Fredson Brito busca recpursos para Plano Diretor de São José do Egito

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, está em Brasília nesta semana participando do evento “Prefeitos do Futuro”, uma iniciativa voltada para a modernização da gestão pública e a troca de experiências entre líderes municipais de todo o país.

Aproveitando a viagem à capital federal, o gestor cumpre uma agenda intensa de visitas aos gabinetes de parlamentares pernambucanos, em busca de apoio e recursos para importantes projetos estruturantes do município. Entre os destaques está a elaboração de um novo Plano Diretor para São José do Egito, cujo investimento estimado é de cerca de R$ 600 mil.

Na manhã desta quinta-feira (03/07), Fredson Brito esteve reunido com o senador Fernando Dueire, que reconheceu a importância do projeto e se comprometeu a destinar recursos para viabilizar essa demanda histórica da cidade.

“Nosso Plano Diretor está defasado há mais de 10 anos. É fundamental atualizá-lo para planejar o crescimento ordenado da cidade, atrair investimentos e garantir qualidade de vida à população. Estamos empenhados em garantir os recursos necessários para essa atualização”, destacou o prefeito.

O Plano Diretor é o instrumento legal que orienta o desenvolvimento urbano e define as diretrizes para o uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente e infraestrutura. A falta de atualização impacta diretamente a capacidade do município de planejar o futuro com responsabilidade e visão estratégica.

Com a articulação junto à bancada federal e participação em eventos técnicos como o “Prefeitos do Futuro”, o prefeito Fredson reafirma seu compromisso com a modernização da gestão, o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável de São José do Egito. Da Assessoria 

Colaborador visita sede do blog

Recebi na sede deste blog, em Afogados da Ingazeira, nosso estimado colaborador Rinaldo Remígio. Ele veio acompanhado de sua esposa, Ilza, e de seu sobrinho, Reginaldo Remígio Júnior (o Junoca), um amigo de infância que está aproveitando sua visita à nossa cidade.

Rinaldo, o mais novo membro de nossa equipe, tem enriquecido o blog com suas matérias publicadas todas as quartas-feiras. Ele destaca personalidades afogadenses, revisitando tanto aqueles que já nos deixaram quanto os que continuam residindo aqui ou em outras localidades. O impacto de suas publicações é notável, com um alcance e audiência significativos.

Durante nosso encontro, tivemos uma conversa muito produtiva sobre diversos temas, com foco especial no blog. Rinaldo expressou sua impressão com o vasto alcance que este meio de comunicação atinge, o que me deixou imensamente grato. Para selar a ocasião, presenteei-o com meus dois livros: “Blog do Finfa – Momentos” e “Blog do Finfa – Uma Década”, nos quais registrei as experiências e o percurso dos dez anos de meu trabalho.

 

Brejinho realiza seminário com foco em acolhimento, formação e valorização dos profissionais da educação

A Prefeitura de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 1º de julho um importante seminário com o tema: “Educar é também esperançar: uma pausa para lembrar que vale a pena”. O evento marcou oficialmente o reinício das atividades escolares no município e foi pensado como um momento de acolhimento, formação e motivação para os profissionais da rede de ensino.

O seminário contou com palestras e apresentações culturais alinhadas ao tema, buscando inspirar e fortalecer ainda mais o compromisso de educadores e colaboradores com o ensino público de qualidade.

O prefeito Gilson Bento e o secretário de Educação, Abrahão Filho, destacaram os avanços e investimentos realizados na área, incluindo a valorização salarial de professores efetivos, contratados, diretores e coordenadores, além da criação de prêmios de destaque e programas de capacitação contínua.

“A gestão municipal reafirma seu compromisso com uma educação pública forte, reconhecendo que investir em quem educa é fundamental para transformar realidades e garantir um futuro promissor para os alunos de Brejinho” afirmou Gilson Bento. Da Assesssoria

Vice-prefeito de Nazaré da Mata filia-se ao PSDB e declara apoio a Gabriel Porto

O PSDB de Pernambuco segue seu processo de restruturação, reforçando as bases para a disputa eleitoral de 2026. Nesta quarta-feira (02.07), o vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Montenegro, assinou a ficha de filiação ao partido e declarou apoio à pré-candidatura de Gabriel Porto (PSDB) a deputado federal. O ato de adesão foi chancelado pelo presidente estadual da legenda, deputado Álvaro Porto, e pelo próprio Gabriel, que é dirigente estadual da sigla.

“Nosso time continua crescendo. A chegada de Rostand amplia a presença do PSDB na Mata Norte e

fortalece o partido naquela região. Acreditamos que essa união de forças engrandece o partido e aumenta a possibilidade de trabalho em favor do desenvolvimento de Nazaré da Mata e do estado. Fico grato pela confiança e apoio do vice-prefeito ao nosso projeto, que representa o início de uma nova história política em Pernambuco”, disse Gabriel.

Nas boas vindas a Rostand Negromonte, Álvaro Porto destacou a satisfação em receber o vice-prefeito de Nazaré da Mata e enfatizou que o partido permanece mobilizado para atrair lideranças que possam colaborar com o fortalecimento da legenda. “Continuamos trabalhando para fazer o PSDB crescer e chegar fortalecido nas eleições do próximo ano”, afirmou. Foto: Alexandre Aroeira

Coluna do Finfa

Inaugura – O prefeito da cidade de Custódia, Manoel Messias, inaugura nesta sexta-feira (04), a nova Unidade Básica de Saúde José Agápito de Moura, que contará com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo o Emmanuel Fernandes de Freitas Góis (Manuca de Zé do Povo), da vice-prefeita Anne Lira, secretários municipais, lideranças políticas e a população custodiense. “Dr. Moura foi um excelente médico e uma figura humana extraordinária muito respeitado e querido pela população custodiense”, disse o prefeito Manoel Messias.

Entregou – O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, realizou a entrega de uma ensiladeira na Comunidade de Cacimbinhas, uma ação do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. “Que alegria poder ver nosso povo conquistando mais um equipamento que transforma o processo de trabalho na zona rural e a agricultura familiar. E não para por aí viu? Ainda tem muita novidade chegando e eu tô animado pra trazer cada uma delas para nossa Princesinha do Pajeú”, disse o prefeito.

Conferência – Na próxima quarta-feira (09), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, abre a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social,que a Prefeitura de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), vai realizar. O encontro será no Centro de Múltiplo Uso (CEMUPI), a partir das 8 horas. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência tem como objetivo discutir e avaliar as políticas públicas de assistência social no município, com foco na participação popular e no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Agenda – A governadora Raquel Lyra assina às 10 horas desta quinta-feira (3), ordem de serviço para conclusão da construção do prédio anexo do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE). Essa unidade do PROCAPE, vinculada à Universidade de Pernambuco, irá disponibilizar 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria, o que representa um aumento de 54% na capacidade total do hospital. A medida colabora para reduzir a superlotação da emergência cardiológica e a fila de espera por cirurgias cardiovasculares de alta complexidade.

Frase “Estarei pessoalmente na sessão na próxima terça-feira (08), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, acompanhando a votação das minhas contas”. (Ex-prefeito de Serra Talhada e hoje deputado estadual Luciano Duque, em conversa com este blogueiro)

Federação – O Presidente Nacional do PSB, João Campos, esteve ontem (02) em Brasília em reunião com o Presidente Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt. Na pauta a possibilidade de uma federação entre o PSB e o Cidadania. ““Tive a satisfação de me reunir hoje, em Brasília, com Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania, para nossa primeira conversa após a decisão unânime da Executiva Nacional do seu partido de abrir caminho para uma construção conjunta com o PSB. Esse diálogo marca mais um passo importante na consolidação de uma frente democrática ampla, capaz de agregar ideias, respeitar diferenças e apontar soluções reais para os desafios do nosso país. Seguiremos somando esforços, construindo convergências e mantendo sempre aberta a porta do entendimento. É assim que acredito que podemos oferecer um futuro melhor para o Brasil”, pontuou João Campos.

Procede – Que este blogueiro foi informado por uma fonte governista da cidade de Iguaracy, que nestes seis meses de sua gestão, o prefeito Dr. Pedro Alves, tem segurado uma verdadeira batata quente. Segundo a fonte, o grande imbróglio é o trabalho que a Procuradora do Município, Sinara Maranhão, tem apresentado. “Essa senhora não conhece a realidade do nosso município, se mete onde não devia, tem um autoritarismo fora do normal e não tem agradado a nenhum secretário e colaborador do Governo de Dr Pedro Alves. O que tem do prefeito ser solícito e agradável, tem essa senhora que chegou de paraquedas ser negativada com o pessoal do governo e aliados do prefeito”, disse a fonte. Procede?

Disse“Foi uma noite para ficar na memória! Tivemos a alegria de receber amigos e parceiros que vieram prestigiar o encerramento: o deputado Carlos Veras; os prefeitos Dr. Júnior (Ouro Velho) e Flávio Marques (Tabira); o vice-prefeito Chico; nossos vereadores; equipe de governo e diversas lideranças da região. Agradeço também ao ex-prefeito Adelmo Moura, ao prefeito Fredson Brito (São José do Egito) e ao prefeito Gilberto (Flores), o São Pedro de Itapetim 2025 foi um sucesso absoluto: recorde de público. Foram 30 dias de programação intensa dentro do nosso Circuito Junino: começando pelo São João das Escolas, passando pelos eventos dos serviços sociais, o tradicional Palhoção Junino e, claro, as três grandes noites que lotaram Itapetim. Ano que vem tem mais!”. (Prefeita de Itapetim, Aline Karina, comentando sobre os festejos juninos do seu município, principalmente o São Pedro, onde se apresentaram Monique D’Angelo, Tropykália e Natanzinho Lima, que colocaram todo mundo para dançar).

Agendar Camarote da Acessibilidade – Na 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a população contará mais uma vez com o Camarote da Acessibilidade. O local é reservado para pessoas com deficiência que desejam curtir os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O espaço é gratuito e tem capacidade para 50 pessoas. Os agendamentos começam nesta quinta-feira (03) e seguem até enquanto houver vagas. Para agendar, é necessário apresentar documento de identificação com o símbolo PCD, carteira oficial ou laudo médico com CID-10. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone (87) 99800-0019 (ligações e WhatsApp) ou presencialmente na Casa dos Conselhos, na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis. A comunidade surda também pode realizar o agendamento pela Central de Interpretação de Libras.Faleceu – Morreu ontem (02), aos 86 anos, o senhor Cosmo Laurindo de Oliveira. Ele era pai do Pároco de Tabira e Vigário Geral da Diocese de Afogados da Ingazeira, Padre Josenildo Nunes de Oliveira. Cardiopata, teve um mal súbito e morreu em Flores, no Pajeú. Padre Josenildo e irmãos estão cuidando das medidas a serem tomadas para velório e sepultamento. Era casado com a senhora Matias Nunes, Dona Téa. Informações do Blog do Nill Júnior.

Perguntar não ofende – Os dois ônibus que foram entregues pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira para tratamento fora do domicílio (TFD), são 0Km ou usados?

Serra Talhada: Motorista de lixo denuncia precariedade e atraso de benefícios. “Estamos trabalhando como escravos” 

Por: Júnior Campos

Um motorista de compactador de lixo que presta serviço à Prefeitura de Serra Talhada denunciou, via mensagens de WhatsApp, a situação de abandono enfrentada por trabalhadores da coleta de resíduos na cidade. Segundo o profissional, que pediu para não ter o nome divulgado, os funcionários atuam em condições precárias, com veículos superlotados, pneus desgastados e sem previsão de pagamento de benefícios.

“Todos andam acima do peso normal, colocando a nossa vida em risco. Se um pneu desse estoura na estrada, só Deus na causa”, alerta o motorista, referindo-se à sobrecarga dos caminhões compactadores. Ele afirma que os veículos circulam com excesso de peso, o que acelera o desgaste dos pneus, comprometendo ainda mais a segurança dos condutores e garis.

Ainda segundo o relato, os garis estão há mais de um mês sem receber a cesta básica benefício no valor de R$ 150, pago pela empresa prestadora de serviços, contratada pela gestão municipal. “Até agora os garis não receberam a cesta básica do mês passado. É uma esmola de R$ 150, e até agora nada”, denuncia.

A situação se estende também aos motoristas. “A gente nunca sabe quando vai receber. Não tem data certa, nem carteira assinada, nem décimo terceiro. É sempre assim, a gente trabalha como escravo”, desabafa.

O trabalhador também critica o lema institucional do serviço de limpeza urbana. “O lema é tirar o lixo da rua, e nós motoristas ficamos como? Se acontecer um acidente, Deus nos livre de uma hora dessas…”, escreveu, demonstrando preocupação com a integridade física da equipe diante do descaso.

Além dos riscos e do atraso em benefícios, o motorista aponta a falta de transparência nos registros de operação.

Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história

Recomendada por 98% dos visitantes, a festa reafirma sua grandeza com índices de sucesso

Não são apenas os 65 dias de festa e 27 polos de animação que garantem a Caruaru o título de Maior e Melhor São João do Mundo. A cada ano, vários índices comprovam o sucesso da festa, marcada pela multiculturalidade, a segurança e a geração de emprego e renda. Em 2025, o evento superou a expectativa de público e de movimentação financeira, com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas e movimentação de R$ 737,6 milhões, números que superam o sucesso registrado nos anos anteriores.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, nesta quarta-feira (2), em um evento que recebeu jornalistas, autoridades políticas e servidores, no Centro Administrativo de Caruaru. Na ocasião, o gestor comemorou os resultados. “Foi um sucesso total o São João 2025. Fizemos um trabalho muito importante q respeito da segurança, que é o ponto principal de todos os nossos eventos, e garantimos a valorização dos artistas da nossa terra, do forró e da multiculturalidade, gerando emprego e renda, e consolidando nosso São João como o Maior e Melhor do Mundo”, celebrou.

A grandiosidade do evento também se reflete na geração de oportunidades. Apenas durante o mês de junho, foram gerados mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Nos polos de festa, mais de 26 mil artistas fizeram parte das apresentações. Ao todo, 82,85% das contratações foram realizadas pelo edital, com destaque para a valorização da cultura local: mais de 72,73% dos artistas contratados foram de Caruaru e mais de 81,38% das atrações foram de forró.

Entre o público, a aprovação também atingiu números impressionantes. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Simplex Consultoria em parceria com a Empetur, o índice de pessoas que recomenda a festa chega a 98,2%, enquanto o de aprovação é de 94,2%. O levantamento aponta que, durante a programação, a cidade recebeu pessoas de todo o Brasil, sendo 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul.

Confira os números abaixo:

– Turismo
– Mais de 4 milhões de pessoas aproveitaram a programação (8% a mais que 2024;
— Quase 1.500 crianças passaram pela Bebeteca;
– 94,2% do público aprova o São João de Caruaru;
— 98,2% recomendam a festa;
— 83,1% pretendem voltar ano que vem;
— 69,1% afirmam que o São João de Caruaru é o melhor;
– Visitantes do Brasil inteiro: 89,6% do Nordeste, 6,7% do Sudeste, 2,2% do Centro-Oeste, 0,8% do Norte e 0,7% do Sul;
– 100% de ocupação da rede hoteleira.

– Economia
– R$ 737,6 milhões movimentados na economia (7% a mais que 2024);
– 20 mil empregos diretos e indiretos gerados em junho.

– Cultura
– 65 dias de evento, com 27 polos de programação (13 na zona rural e 14 na zona urbana)
— 1.434 atrações contratadas;
– Mais de 26 mil artistas envolvidos (apresentações de música, dança, exposições, teatros, oficinas, exibições de cinema, etc)
– 81,38% foram artistas de forró (1.167);
– 82,85% foram contratados através de edital;
– 72,73% da grade foi composta por caruaruenses (1.043).

– Segurança
— Sistema de videomonitoramento 24h com 300 câmeras;
— Redução de 6% no número de ocorrências (2.771 em 2025, 2.971 em 2024);
— Redução de 2,3% no número de ocorrências no Pátio de Eventos (2.343 em 2025, 2.422 em 2024);
— 8 indivíduos com mandado de prisão identificados por reconhecimento facial.

– Drilha
— Mais de 50 mil pessoas;
— Nenhuma ocorrência registrada.

– São João Sustentável
— 352,59 toneladas de lixo domiciliar coletado;
— 251,6 toneladas de lixo domiciliar coletado no Pátio de Eventos, Estação Ferroviária e entornos;
— 100,9 toneladas de lixo domiciliar coletado no Alto do Moura;
— 37,09 toneladas de material reciclável coletadas: 10,79 toneladas de latinhas, 7,15 toneladas de garrafas pet, 2,21 toneladas de plástico, 16,53 toneladas de vidro e 0,23 toneladas de alumínio.

– Ativações de patrocínio
– Foram captados R$ 37,7 milhões por meio de patrocínio;
– 30 marcas entraram com cotas de apoio e patrocínio.

Com investimento de quase R$ 40 milhões, Governo de Pernambuco anuncia pacote de obras em Fernando de Noronha

Intervenções incluem a restauração de patrimônios históricos, melhorias na infraestrutura urbana e ampliação de serviços essenciais para moradores e visitantes

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (2), ordens de serviço para obras que receberão investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões em Fernando de Noronha. De acordo com a chefe do Executivo estadual, este é mais um passo do Governo de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e preservar a história do arquipélago, com ações que abrangem patrimônio histórico, saneamento e espaço sociais.

“Hoje anunciamos um pacote de investimentos para Fernando de Noronha que envolve obras de saneamento, além da requalificação de patrimônios históricos e culturais protegidos pelo Iphan e a recuperação de equipamentos essenciais, como o Palácio São Miguel. Também estamos trabalhando na segunda etapa das obras da pista do aeroporto, pois a pista principal está completa. Estamos felizes em poder transformar a realidade de uma ilha que foi abandonada por muito tempo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as ações anunciadas nesta quarta estão as ordens de serviço para requalificação do Palácio São Miguel e do Clube de Mães, além da autorização para abertura do processo licitatório de reforma e ampliação do cemitério da ilha. A reestruturação do cemitério visa a construção de uma capela, 132 gavetários, 60 ossuários, reforma do muro, instalação de estação de tratamento de efluentes e pavimentação de 772,93 m² com piso intertravado. Juntas, as três intervenções somam cerca de R$ 4,5 milhões.

Para a vice-governadora Priscila Krause, os investimentos demonstram um olhar sensível da gestão para quem vive ou vista o arquipélago. “O Governo de Pernambuco olha, hoje, exatamente para o que ninguém quer olhar. Por isso, vamos entregar um cemitério digno a Noronha, para que as pessoas não tenham que viajar quilômetros, muitas vezes sem dinheiro para ir e voltar, apenas para exercer o direito de velar um ente querido”, afirmou.

O Palácio São Miguel, por sua vez, passará por recuperação de coberta, piso, forro, portas, janelas e demais elementos originais, com prazo de execução de cinco meses. Já o Clube de Mães será reestruturado em quatro meses, com substituição de esquadrias, instalações elétricas e melhorias no espaço de convivência das cerca de mil mulheres.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho, destacou que os investimentos terão impacto direto na preservação da ilha e na vida da população. “Noronha precisa conciliar preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social. Esses projetos garantem que a população local participe desse processo. Nós estamos muito felizes com as mudanças que o Governo de Pernambuco está promovendo na ilha”, declarou.

As intervenções serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE). A diretora de obras e habitação da Cehab, Michele Tavares, falou sobre a importância dos equipamentos.

“O Clube das Mães é uma casa de acolhimento que vai trazer dignidade e conforto para as mães que residem em Noronha, e o Palácio é onde funciona hoje o centro administrativo. É um ponto histórico da ilha, que é tombado pelo Iphan. Vamos garantir uma reformulação completa do equipamento”, afirmou.

Durante o evento, a empresa LightWall também firmou o compromisso em doar uma casa com um modelo construtivo moderno que servirá de alojamento para a equipe do Governo do Estado que trabalha no local.

RESTAURAÇÃO DOS FORTES – Outra ordem de serviço assinada na ocasião foi a das obras de restauração dos fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, que somam R$ 14,3 milhões em investimentos via Novo PAC, em parceria com o Iphan. O projeto contempla museografia, requalificação estrutural, acessibilidade e paisagismo. O Forte de Santo Antônio contará com a recuperação da Capela de São Pedro dos Pescadores e da histórica casa da Air France. Já o Forte do Boldró ganhará novos espaços de convivência e estrutura para eventos. Ambas as obras têm prazo de 12 meses.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a importância cultural e patrimonial das obras nos fortes históricos. “Noronha é reconhecida mundialmente por sua biodiversidade, mas guarda também uma riqueza histórica que precisa ser valorizada. Damos um passo importante para resgatar o que foi o maior sistema fortificado do século XVIII. Estamos preservando o patrimônio cultural da ilha e criando novas possibilidades de vivência para moradores e turistas”, afirmou.

O administrador-adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, que coordena as ações interinstitucionais da ilha, destacou a abrangência do pacote de obras. “As ações nos fortes têm uma importância cultural muito grande, porque eles são pontos bastante valorizados pelos ilhéus. Mas há, também, uma grande relevância turística no movimento, porque eles são dois pontos bastante visitados pelos turistas”, afirmou o administrador-adjunto.

SANEAMENTO – Ainda durante a cerimônia, foi anunciada a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Fernando de Noronha. Com investimento de R$ 21 milhões, as obras, que começam na próxima segunda-feira (7), visam aumentar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Boldró de 2,14 litros por segundo para 12 L/s, além de elevar a cobertura da rede de esgoto de 63,7% para 70%. A intervenção inclui também a implantação de um novo coletor-tronco e de um moderno laboratório de análises, que trará mais agilidade no monitoramento dos efluentes.

Para o presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Milton Luna, o investimento da Compesa representa uma vitória histórica dos moradores. “Como é que a gente trata o esgoto de São Paulo, com tantos milhões, mas Noronha, com 3 mil habitantes, não? Eu vou levar essa novidade de volta à ilha com muita felicidade”, afirmou.

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta; a chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Márcia Azin; Ricardo Rodrigo, diretor de mercado da Compesa; e Isabelle de Souto, diretora regional metropolitana da Compesa.

Veja, abaixo, a lista das ações anunciadas nesta quarta-feira (2):
Ordem de serviço para reforma e requalificação do Palácio São Miguel (sede distrital) e do imóvel onde funciona o Clube de Mães;
Abertura do processo licitatório para reforma e expansão do cemitério de Fernando de Noronha;
Autorização para requalificação do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró;
Autorização para o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da ilha.