Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Candidatos ao Curso de Licenciatura em Computação do IFPE Afogados farão Provas no próximo domingo (6)

O Instituto Federal de Pernambuco – IFPE realizará as provas do seu Processo de Ingresso 2025.2 no próximo domingo, 06 de julho. No IFPE Afogados da Ingazeira, as provas serão realizadas no Campus.

Apenas farão provas as pessoas inscritas/os no curso superior de Licenciatura em Computação. Os/as candidatos/as aos Cursos Técnicos Subsequentes a sua seleção se dará pela análise de desempenho escolar, com a documentação anexada no sistema no momento da inscrição.

Abertura dos portões

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. A prova terá duração máxima de 4 horas.

As orientações aos/as candidatos/as são que cheguem ao local com 1h de antecedência; levem documento com foto, cartão de inscrição e caneta na cor preta. É proibido o uso de celular, aparelhos eletrônicos, boné, óculos escuros e armas (mesmo para quem tem porte).

O/a candidato/a deverá, antes de entrar na sala de provas, guardar o celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos listados edital em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, devendo permanecer obrigatoriamente desligados todos os aplicativos, funções e sistemas, inclusive alarmes, durante a aplicação da prova. Quem faltar ou se atrasar será eliminado.

Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e na ausência de outro documento dentre os previstos no edital, o/a candidato/a deverá apresentar um Boletim de Ocorrência que ateste a perda ou o extravio do documento. Confira as informações completas sobre a aplicação das provas no item 10 do edital.

Atendimento especializado e gabaritos

Os candidatos com deficiência cuja solicitação de atendimento especializado tenha sido aprovada terão o tempo de duração da prova ampliado em até 1 (uma) hora. As candidatas lactantes que tiverem sua solicitação de atendimento especializado aprovada terão o tempo de amamentação compensado durante a realização da prova em igual período.

Por razões de segurança do exame de seleção, o/a candidato/a só poderá deixar a sala da prova no mínimo 1 hora após o seu início. O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de aplicação das provas.

Dúvidas
Dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenadora do local de aplicação de provas:
Andréia Barros: 87 99676-5830

Ou aos canais de atendimento ao candidato de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
E-mail: inscricoesifpe@funcern.br⁣
Telefone e whatsapp: (81) 97305-8894⁣

Coluna do Finfa

Novas ações – O prefeito de Petrolândia Fabiano Marques, após as comemorações dos 116 anos de emancipação política, anunciou duas obras muito importantes para o município. Primeiro a complementação da pavimentação da Avenida Djalma Wanderley um investimento de R$ 4 milhões e também assinou a ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal José Araújo na sede do município, com aporte de mais de R$ 1 milhão. “Este investimentos são muito importantes para a nossa população, a Escola José Araújo é uma escola histórica em Petrolândia, que formou gerações, agora vai passar por uma transformação para oferecer mais conforto, segurança e dignidade para nossos alunos e professores”, disse o prefeito.

Anunciou – Foi anunciada a programação artística da  10ª edição do Buíque Frio – Queijos, Vinhos e Sabores, que acontecerá nos dias 11 e 12 de julho, reunindo boa música, gastronomia e o charme das noites frias do município, uma realização da Associação Comercial e Industrial de Buíque ACIB em parceria com a Prefeitura de Buíque, através das Secretarias de Cultura e de Abastecimento, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, com apoio do SESC, SEBRAE, Sala do Empreendedor, Fundarpe, Empetur e do Governo de Pernambuco. Entre as atrações estão Adilson Ramos, Nando do Cordel, Maciel Melo, Brennda Ferreira e Capim com Mel.Visitando – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Djalminha Veras e o secretário   de obras, Allisson Bezerra, estiveram visitando algumas obras do município, entre elas a construção do portal da entrada da cidade, e ruas em em pavimentação do distrito de Santa Rosa, além da construção da nova UBS.

Disse – A vereadora de Serra Talhada, Alice Conrado, mãe da prefeita Márcia Conrado, na sessão da última terça-feira (01), disse que quando a governadora Raquel Lyra esteve na casa da prefeita, em um certo momento ela teria dito que “fechassem as portas da casa”, pois “não queria ver o povo”. Segundo o blogueiro Júnior Campos, a fala de Alice Conrado, mãe da prefeita Márcia Conrado mexeu com a base, criou fissuras e acendeu um alerta no governo estadual. A pergunta que ecoa nos corredores políticos de Serra Talhada e do Recife é uma só: quem vai pagar essa conta?Informando – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, informa que o Memorial da Cidade estará fechado para reforma a partir desta sexta-feira (04). A obra contempla a recuperação e adequação de elementos estruturais, além da execução de melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas. Entre os serviços, estão reparos e reforços em paredes, substituição e regularização de pisos e a manutenção corretiva e preventiva da cobertura. A data de reabertura será informada posteriormente.

Frase“A regulamentação é fundamental para valorizar quem cuida e proteger nossos idosos, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para quem tanto precisa”. (Deputado federal Eriberto Medeiros, após a  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, aprovar a profissão de cuidador de idosos em todo o país). 

Perguntar não ofende – Por que os responsáveis pelos  banheiros químicos da 19ª Expoagro de Afogados da Ingazeira, não identificaram os masculinos e femininos. A grita é geral uma vez que eles são tanto para masculino e feminino?

BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar os 20 anos do Agroamigo

Se essa terra pudesse falar, contaria histórias bonitas das vidas que vi transformar.” É com esse refrão cheio de sentimento e poesia que o Banco do Nordeste celebra os 20 anos do Agroamigo, seu programa de microcrédito rural voltado aos pequenos negócios no campo. A nova campanha publicitária tem como destaque a cantora Lucy Alves e uma emocionante participação de Dominguinhos, recriado por inteligência artificial, em um tributo inédito a um dos maiores ícones da música nordestina.

Realizada pela agência View 360, a campanha retrata o impacto do Agroamigo na vida de quem vive da terra, com peças veiculadas na TV, rádio, portais, mídia exterior e mídias sociais até o dia 17 de julho. O vídeo já superou 15 milhões de visualizações no perfil do Banco no Instagram. Um encontro entre tradição, tecnologia e desenvolvimento regional — dando voz ao campo e celebrando as muitas histórias de transformação que ele tem para contar.

Eriberto Medeiros relata projeto que regulamenta profissão de cuidador de idosos

O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE) foi o relator do projeto aprovado nesta terça-feira (2) na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos em todo o país.

A proposta estabelece direitos, deveres e formação mínima para os profissionais, garantindo mais segurança jurídica e qualidade no atendimento à população idosa. “A regulamentação é fundamental para valorizar quem cuida e proteger nossos idosos, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para quem tanto precisa”, destacou Eriberto Medeiros durante a votação, na comissão onde atua como vice-presidente.

O texto aprovado também retira a obrigatoriedade do curso de enfermagem para exercer a atividade de cuidador, prevista no projeto inicial, medida que amplia o acesso ao serviço, especialmente em regiões com escassez de profissionais de saúde.

Simão Durando anuncia entrega do primeiro trecho da Orla 3 para setembro

Uma das maiores obras de mobilidade e urbanismo realizadas em Petrolina, já tem data para entrega da primeira fase. A implantação da Orla 3 visa transformar um antigo sonho da população em realidade, promovendo a integração, por meio de um corredor viário, entre diferentes regiões da cidade. Nesta terça-feira (2), o prefeito Simão Durando e o vice Ricardo Coelho estiveram no local da obra para vistoriar o andamento dos trabalhos.

A expectativa é de que o primeiro trecho seja entregue em setembro deste ano. Essa etapa contempla a implantação de uma avenida totalmente duplicada, ligando o restaurante Bêra D’Água até a rotatória do monumento da Bíblia. No momento, estão em execução serviços de terraplenagem, drenagem e logo mais será aplicada a primeira camada de asfalto. Em seguida, serão realizadas as instalações elétricas e a execução dos passeios.

Com um investimento total superior a R$ 20 milhões, a Orla 3 é uma intervenção estruturante, fruto de emendas do deputado federal Fernando Filho e do ex-senador Fernando Bezerra. Além da duplicação da via, o projeto prevê a criação de uma ciclovia, a instalação de iluminação em LED e a revitalização de ruas já existentes na área.

A obra busca não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também proporcionar mais segurança viária, agilidade logística e novas opções de lazer para a população. A nova Orla 3 conectará a Avenida Cardoso de Sá ao Distrito Industrial, beneficiando bairros como Cohab 6, Jardim Guararapes e Rio Corrente.

Segundo o prefeito Simão Durando, a obra representa uma transformação histórica na paisagem urbana de Petrolina. “Muito feliz com essa obra saindo do papel e com os trabalhos a todo vapor. Essa intervenção urbana irá melhorar a mobilidade em diversos bairros, atrair empreendimentos e valorizar a região periférica. As famílias terão acesso à prática esportiva e ao lazer, além de melhorar a mobilidade no trânsito e valorizar o que temos de mais valioso, que é o nosso Rio São Francisco”, concluiu.

Pesquisa aponta 89% de aprovação à gestão do prefeito Zeca Cavalcanti em Arcoverde

Levantamento realizado pelo Instituto Múltipla nos dias 1º e 2 de julho aponta que 89 % da população de Arcoverde aprova a gestão do prefeito Zeca Cavalcanti. O índice representa um crescimento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em maio, e iguala o melhor desempenho do atual mandato, registrado em abril deste ano.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (3) e é a primeira após o encerramento do São João 2025, considerado o maior da história do município. O evento, que registrou 96% de aprovação entre moradores e turistas, impulsionou a percepção positiva da administração municipal, com reflexos na confiança e avaliação da população.

De acordo com os dados, 29% dos entrevistados classificam a gestão como “ótima” e 46% como “boa”, totalizando 75% de avaliação positiva direta. O levantamento indica ainda que a aprovação vai além do sucesso do São João, refletindo melhorias em áreas como infraestrutura, equilíbrio fiscal e qualidade dos serviços públicos.

Zeca Cavalcanti, que reassumiu a prefeitura em janeiro após vencer as eleições com 59,1% dos votos válidos, consolidou-se como uma das lideranças municipais mais bem avaliadas do estado. Segundo o Instituto Múltipla, os altos índices de aprovação reforçam o desempenho da gestão e a credibilidade do prefeito junto à população.

Com um discurso focado em resultados e fortalecimento institucional, Zeca tem se destacado pela organização administrativa e pela capacidade de transformar grandes eventos, como o São João, em plataformas de valorização cultural e geração de impacto econômico – neste ano, estimado em R$ 100 milhões.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar a oferta de leitos no Procape-UPE

Nova unidade representa um reforço no atendimento cardiológico, com a criação de 138 novos leitos

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (3), a ampliação do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE). O novo prédio irá ampliar em 54% a capacidade da unidade. Quando estiver em funcionamento, a nova instalação terá 138 novos leitos, sendo 50 de UTI e 88 de enfermaria. A obra, que estava paralisada há 14 anos, irá receber o aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco. O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o evento, a chefe do Executivo estadual foi agraciada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital, melhorando a qualidade do atendimento à população. “Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontou Raquel Lyra.

O novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o equipamento opera com 254 leitos.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, enfatizou que a iniciativa beneficia diretamente os pacientes do SUS. “Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação irá fortalecer a assistência dos atendimentos em cardiologia. “Os pacientes que têm uma indicação de UTI, poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, frisou.

Além do impacto assistencial, a expansão também trará benefícios à formação acadêmica, ampliando a capacidade de ensino e pesquisa nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e outras profissões da saúde ligadas à UPE. “Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, pontuou a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti.

O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, celebrou os incentivos que estão sendo aportados no equipamento. “Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, disse.

Estiveram presentes na solenidade as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Delegada Gleide Ângelo leva cursos profissionalizantes para mulheres da RMR

A deputada Delegada Gleide Ângelo vai capacitar milhares de mulheres da Região Metropolitana para a geração de renda e o mercado de trabalho. Ela destinou metade de suas emendas parlamentares, para a oferta de cursos em áreas periféricas do Recife e adjacências — cidades como Olinda, Paulista, Jaboatão e Abreu e Lima. Os acontecem através de parcerias com organizações comunitárias e sociais e o projeto tem como objetivo atingir mais de mil mulheres de baixa renda.

“Quando destinamos emendas para cursos de qualificação, não estamos apenas ofertando capacitação — estamos garantindo cidadania, autonomia e dignidade para essa mulher. É uma oportunidade de ela sair de uma relação abusiva e violenta e seguir com sua proporia história. Ou também incrementar o orçamento familiar, melhorando a sua qualidade de vida”, explicou a deputada.

Todos os cursos são gratuitos e pertencem áreas variadas, como saúde (recepcionista em saúde, cuidador de idosos, agente comunitário e socorrista), beleza e saúde estética (unha em gel e trancista), moda (grafitagem, estamparia e crochê) e mídias digitais e marketing (gestão de mídias, design gráfico, instalação de câmeras e vendas online). Os módulos acontecem em 40h semanais, com direito a certificado e encaminhamento para o mercado.

“Garantir a profissionalização de mulheres também é uma ação de justiça social. Quando trabalhamos pela formação profissional feminina, estamos combatendo a desigualdade, enfrentando a violência estrutural e fortalecendo a autonomia de milhares de mulheres que, historicamente, sustentam lares sem o devido reconhecimento. Esse é o nosso
compromisso com a transformação real da vida dessas mulheres”, concluiu a Delegada.

GARANHUNS — A parlamentar segue ainda essa semana para Garanhuns, onde participa da 3 Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Ela vai debater sobre os avanços legislativos, os mecanismos de proteção e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência de gênero. “Enfrentar a violência de gênero é muito mais do que punir agressores — é desmontar um sistema que naturaliza o silenciamento, a invisibilidade e a submissão das mulheres todos os dias. É garantir políticas públicas que protejam, empoderem e deem condições reais para que mulheres vivam com liberdade e dignidade. Faço questão de participar de ações como essa que ajudam a multiplicar a conscientização sobre nossa causa”, declarou.

Brasil assume presidência do Mercosul durante cúpula do bloco na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (3) da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Buenos Aires.

O evento, que reúne os líderes dos países membros e associados para discutir temas prioritários do bloco, também marca o encerramento da presidência temporária da Argentina e a transferência para o Brasil.

Cada país fica na posição durante seis meses, Brasília sairá da liderança em dezembro.

Antes de assumir a presidência do Mercosul, em discurso durante a cúpula, Lula defendeu que os países do Mercosul usem suas moedas locais nas transações comerciais dentro do bloco para reduzir custos, e afirmou que o grupo deve olhar para a Ásia após realizar acordos comerciais com a Europa.

Em seu discurso, Lula também disse que o beneficiamento de minerais críticos extraídos do solo de países do grupo deve ocorrer localmente, com transferência de tecnologia e geração de emprego e renda na região.

O presidente afirmou ainda que a instalação de centros de processamento de dados dentro dos países do Mercosul é uma questão de “soberania digital”.

Em Brasília Fredson Brito busca recpursos para Plano Diretor de São José do Egito

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, está em Brasília nesta semana participando do evento “Prefeitos do Futuro”, uma iniciativa voltada para a modernização da gestão pública e a troca de experiências entre líderes municipais de todo o país.

Aproveitando a viagem à capital federal, o gestor cumpre uma agenda intensa de visitas aos gabinetes de parlamentares pernambucanos, em busca de apoio e recursos para importantes projetos estruturantes do município. Entre os destaques está a elaboração de um novo Plano Diretor para São José do Egito, cujo investimento estimado é de cerca de R$ 600 mil.

Na manhã desta quinta-feira (03/07), Fredson Brito esteve reunido com o senador Fernando Dueire, que reconheceu a importância do projeto e se comprometeu a destinar recursos para viabilizar essa demanda histórica da cidade.

“Nosso Plano Diretor está defasado há mais de 10 anos. É fundamental atualizá-lo para planejar o crescimento ordenado da cidade, atrair investimentos e garantir qualidade de vida à população. Estamos empenhados em garantir os recursos necessários para essa atualização”, destacou o prefeito.

O Plano Diretor é o instrumento legal que orienta o desenvolvimento urbano e define as diretrizes para o uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente e infraestrutura. A falta de atualização impacta diretamente a capacidade do município de planejar o futuro com responsabilidade e visão estratégica.

Com a articulação junto à bancada federal e participação em eventos técnicos como o “Prefeitos do Futuro”, o prefeito Fredson reafirma seu compromisso com a modernização da gestão, o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável de São José do Egito. Da Assessoria