Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

São José do Egito é destaque nacional em evento do SEBRAE em Brasília

O vice-prefeito de São José do Egito, José Marcos de Lima, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lira, estão representando o município no Transformar Juntos, evento promovido pelo SEBRAE em Brasília/DF, que reúne lideranças públicas e privadas de todo o Brasil para discutir políticas de desenvolvimento local com foco em empreendedorismo, inovação, gestão pública e simplificação.

Nesta quinta-feira (24), às 16h, o secretário Pedro Lira será palestrante em um dos palcos principais do evento, apresentando o projeto de desenvolvimento rural que vem sendo implementado nos primeiros meses da nova gestão. A iniciativa já começa a gerar impactos concretos no campo e na economia local, com resultados percebidos diretamente por agricultores e produtores da região.

A participação de São José do Egito no evento reafirma o compromisso da gestão com o planejamento estratégico, a valorização da agricultura familiar e a busca por parcerias que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do município.

O evento Transformar Juntos é um dos maiores do país voltados para a melhoria do ambiente de negócios nas cidades, e conta com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, especialistas e representantes de instituições de todo o Brasil.

São José do Egito segue avançando com planejamento, inovação e compromisso com a sua gente.

Ao lado do prefeito Branco, Eriberto Filho anuncia emenda de R$ 850 mil para a saúde de Jurema

O deputado estadual licenciado Eriberto Filho esteve ao lado do prefeito do município de Jurema, no Agreste de Pernambuco, para anunciar um importante reforço na área da saúde: a destinação de R$ 850 mil em emenda parlamentar para o fortalecimento da atenção básica no município.

O recurso será utilizado para a manutenção dos equipamentos públicos de saúde e no atendimento direto à população, garantindo mais estrutura e qualidade nos serviços oferecidos nos postos de saúde unidades básicas do município.

“Saúde é prioridade do nosso mandato e estamos destinando esse valor para que Jurema continue avançando e cuidando de sua gente com dignidade e respeito”, destacou o deputado Eriberto Filho.

O prefeito Branco de Geraldo comemorou a chegada da emenda, destacando a parceria com o parlamentar. “Essa ajuda chega em boa hora. Esse recurso vai permitir que a gente mantenha os equipamentos funcionando bem e atenda melhor a população. Eriberto Filho sempre estar ao nosso lado, ajudando Jurema a se desenvolver e fazendo entregas importantes”, afirmou.

Eriberto também reforçou que novas ações estão sendo construídas para o município: “Seguiremos trabalhando junto com Branco, com responsabilidade e compromisso, para levar cada vez mais melhorias para a querida cidade de Jurema”, finalizou o deputado.

Simão Durando se reúne com produtores e defende esforço conjunto para impedir taxação nas exportações de frutas

Diante do risco de perdas bilionárias nas exportações de frutas, o prefeito Simão Durando reuniu-se nesta quarta-feira (23) com o Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina. No encontro, foram apresentados os cenários para a economia do Sertão do São Francisco caso a taxação do governo dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras seja mantida.

Reconhecida mundialmente, a fruticultura do Vale do São Francisco, em especial, o cultivo da uva e da manga, impacta em torno de 120 mil empregos na região. Só para os Estados Unidos, já estavam reservadas cargas de 50 mil toneladas de uva e manga para serem enviadas em agosto. O montante equivale a quase meio bilhão de reais de prejuízo, caso as taxação de 50% definida pelo governo americano seja mantida.

Diante desse cenário, os produtores pediram apoio de Simão Durando, que é secretário de fruticultura da Frente Nacional dos Prefeitos, para articular lideranças estaduais e nacionais. A principal meta dos produtores é garantir a não taxação de frutas e alimentos, evitando o desabastecimento e prejuízos na economia. Na conversa com Simão também foram sugeridas uma negociação de volumes prévios de embarque de uva e manga da safra já em colheita, mantendo as taxas atuais até o final do ano; ou definir cotas de exportação em caráter de urgência, evitando o cancelamento dos embarques já programados.

O prefeito Simão se comprometeu em levar a pauta para outros prefeitos, deputados e até a governadora Raquel Lyra. O gestor acredita que o momento pede mobilização máxima em Petrolina e toda a região para impedir perdas econômicas e de milhares de empregos. “O Vale do São Francisco alimenta o mundo com frutas de qualidade e gera milhares de empregos diretos e indiretos. Não podemos aceitar que produtores sejam penalizados com taxas injustas que ameaçam a sobrevivência do setor. Vamos unir forças e lutar para manter nossa produção forte, competitiva e valorizada”, afirmou.

A fruticultura irrigada do Vale do São Francisco é responsável por mais de 90% da exportação brasileira de uva e manga, com destaque para mercados exigentes como Europa e Estados Unidos. Apenas em 2023, mais de 4 bilhões de reais foram movimentados em exportações de origem do Vale do São Francisco. Para 2025, a estimativa era em torno de R$ 5 bilhões.

Afogadense reclama da Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira

Encontrei agora a pouco, na Rua Décio Campos no centro de Afogados da Ingazeira, o afogadense Alberto Guimarães, conhecido por Pançudo, que tinha acabado de chegar com o seu sobrinho Clebison Guimarães, conhecido por Primo, que está acometido de um surto psiquiátrico, e Pançudo relata do foi ao CAPS e lhe mandaram para o Postinho do Borges, e lá ficou marcado a consulta para a Drª Fátima, para o próximo dia 22 de agosto.

Coluna do Finfa

Após cumprimento da Lei do Inquilinato, Tabira assegura direito de compra da Casa de Apoio em Recife

A Prefeitura de Tabira celebra uma importante conquista para a saúde e o bem-estar da população: a aquisição da tão esperada Casa de Apoio em Recife, que atenderá tabirenses em tratamento médico na capital pernambucana. O imóvel, localizado na Rua José de Alencar, Bairro Boa Vista, foi adquirido no valor de R$ 2,5 milhões.

A confirmação da compra foi anunciada pelo prefeito Flávio Marques, durante entrevista à Rádio Cidade FM nesta quarta-feira (23). A aquisição é resultado de um esforço conjunto entre o Governo Municipal, a imobiliária responsável e a antiga proprietária do imóvel. Após superar questões legais relacionadas à Lei do Inquilinato, o processo de negociação foi concluído em reunião realizada na última terça-feira (22).

“A Casa é do povo de Tabira. É um espaço que garantirá mais dignidade e acolhimento para nossos pacientes e acompanhantes durante o tratamento em Recife”, destacou o prefeito Flávio Marques.

A partir de agora, o município segue com os trâmites burocráticos para finalização da documentação e pagamento da primeira parcela do imóvel. A Casa de Apoio representa um marco na política de saúde pública do município e um avanço no cuidado com os tabirenses que precisam se deslocar à capital para tratamentos especializados.

A Prefeitura também informa que serão disponibilizadas formas de contribuição voluntária da população, como o pagamento do IPTU e uma conta específica para doações via PIX, fortalecendo ainda mais esse patrimônio coletivo.

“Esta é uma conquista de todos. A Casa não é do prefeito, é do povo de Tabira”, reforçou o prefeito. Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra reúne representantes de setores pernambucanos para debater permanência da atividade econômica após anúncio de tarifaço dos Estados Unidos

Em encontro no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra reuniu lideranças empresariais de setores econômicos de Pernambuco para debater a permanência das exportações de produtos do Estado após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a aplicação de um tarifaço contra itens brasileiros. Junto a representantes de setores da fruticultura, sucroenergético e da indústria, a gestora ressaltou que continuará trabalhando para manter a atividade econômica no Estado.

“A prioridade do Estado de Pernambuco é a preservação dos empregos e da atividade econômica exportadora. Estamos em conversas constantes com setores impactados e com representantes do Governo Federal para poder garantir as exportações através de uma política de negociação internacional. O fortalecimento do emprego e da renda é uma ação que nunca sairá do foco do nosso trabalho”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Presente na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, falou sobre as ações estaduais. “O Estado está monitorando de perto a evolução, e mantém contato com o Governo Federal também, para que a resposta diante dessas tarifas seja de construir uma convergência para ganharmos prazo e sentarmos à mesa para negociar”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, acompanhou a reunião. “Levamos para a governadora as consequências que isso trará em diversos aspectos e sugerimos algumas pautas. É necessário trabalhar junto ao Governo Federal para que as portas possam se abrir. Outra sugestão foi que a governadora articulasse para buscar o adiamento dessa medida por 90 dias para que o comércio e a indústria tenham tempo de se preparar”, explicou.

Participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, além das lideranças da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho; do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha; do Grupo EQM, Eduardo Monteiro; da Usina Petribu, Thiago Siqueira; da Usina Laranjeiras, Armando Pontes, e do Movimento Atitude PE, Halim Nagem.

Enem 2025: Pernambuco contabiliza mais de 272 mil inscritos

O estado de Pernambuco contabilizou 272.299 inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Uma novidade dessa edição foi a inscrição pré-preenchida de 96.270 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 71.331 confirmaram a participação (74,09%). Do total de inscritos no estado, 199.709 são isentos e 72.590, pagantes.

Os números correspondem ao balanço, divulgado nesta quarta-feira, 23 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o levantamento, o exame registrou 4,8 milhões de inscritos no país, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação com 2024.

Certificação – A certificação para conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos será utilizada por 98.558 inscritos nessa edição. Os participantes que desejem utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Entre os estados que registraram o maior número de inscritos no Enem 2025 estão: São Paulo (751.648), Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).

Governo do Estado e TJPE firmam financiamento junto ao BID para garantir a transformação digital do Poder Judiciário pernambucano

A operação de crédito será aplicada nos próximos cinco anos para executar o DIGITALJUS-PE

A governadora Raquel Lyra e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Ricardo Paes Barreto, assinaram, nesta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, um contrato de financiamento que oficializa uma operação de crédito voltada à transformação digital do Poder Judiciário pernambucano. No valor de R$ 170 milhões, o empréstimo firmado entre o Governo de Pernambuco e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como objetivo ampliar o acesso da população à Justiça, por meio da modernização tecnológica e do aprimoramento da eficiência operacional.

“É com muita alegria que o Governo de Pernambuco garante essa operação de crédito junto ao BID que vai fomentar a tecnologia da informação e a transformação digital no TJPE. Essa ação também faz parte do programa Juntos Pela Segurança, porque quanto mais eficiente for o Poder Judiciário, mais entregas conseguimos fazer à população”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

Com o financiamento, o TJPE vai executar nos próximos cinco anos o programa DIGITALJUS-PE, voltado à transformação digital e à melhoria da prestação de serviços para a população e aos operadores do direito em Pernambuco. A iniciativa contempla ações como a atualização da infraestrutura tecnológica, modernização do parque de equipamentos e conectividade, ampliação do uso de tecnologias da informação e computação em nuvem.

A participação do Governo de Pernambuco se dá por meio da alocação de parte do seu espaço fiscal, permitindo que o TJPE acesse os recursos do BID, como explicou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques. “Depois de ter feito o dever de casa e organizado as suas contas, o Estado vem colhendo importantes resultados na captação de recursos. Um exemplo é esse empréstimo que o Governo do Estado está contraindo em benefício do Poder Judiciário a fim que ela tenha condições de modernizar a sua atuação para garantir o desenvolvimento da Justiça em Pernambuco”, pontuou.

O DIGITALJUS-PE também prevê a modernização do atendimento multicanal com comunicação automatizada, o reforço da segurança da informação com foco na proteção de dados e a oferta de espaços físicos com computadores e internet nos fóruns. “São cerca de R$ 170 milhões para que possamos, ao longo dos próximos cinco anos, investir fortemente no desenvolvimento da tecnologia da informação e em inteligência artificial. O principal diferencial está na participação dos servidores e na parceria com o BID, que conta com especialistas no tema”, destacou o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto.

Acompanharam a agenda o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, a procuradora Geral do Estado, Bianca Teixeira, e o corregedor do TJPE, Francisco Bandeira. Fotos: Janaína Pepeu/Secom