Com participação ativa da Secult-PE, Pernambuco ampliou sua representatividade nacional, integrou debates estratégicos sobre Cultura Viva e destacou a força das tradições populares do estado
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), marcou de forma expressiva a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) entre os dias 19 e 24 de maio, em Aracruz, no Espírito Santo, único município com povos indígenas aldeados. O evento, com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, reuniu agentes culturais, povos tradicionais e gestores de todo o país para celebrar a diversidade e debater o papel da cultura na preservação ambiental. Com participação ativa em fóruns, plenárias, oficinas, seminários e articulações institucionais, a delegação pernambucana contribuiu diretamente para os debates sobre o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), sustentabilidade, justiça climática e ampliação da participação social nos territórios culturais do país.
A presença pernambucana ganhou destaque pela representatividade alcançada durante a Teia. Dos 30 delegados do estado presentes no encontro, 30% passam a integrar a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e os Grupos de Trabalho temáticos, ampliando a participação de Pernambuco nas decisões e encaminhamentos ligados à Política Nacional de Cultura Viva. Entre os principais resultados construídos ao longo do evento estão a elaboração da Carta de Gestores de Cultura Viva, da Carta dos Pontos e Pontões, fortalecimento do pacto federativo da PNCV, além da avaliação dos dois ciclos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Representando a Secult-PE, a secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, participou de encontros estratégicos ao longo de toda a programação, integrando o 2º Fórum Nacional de Gestores de Cultura Viva, reuniões de alinhamento entre representantes estaduais, plenárias nacionais e debates voltados à construção coletiva das políticas públicas culturais.
“Nossa participação na 6ª Teia Nacional reafirmou o compromisso do Governo de Pernambuco com uma gestão cultural compartilhada, participativa e territorializada. Mais do que um encontro, o evento fortaleceu a continuidade de um trabalho coletivo, que exige monitoramento permanente, execução comprometida e nos fez celebrar os novos caminhos para a Política Nacional de Cultura Viva em nosso estado. Saímos deste momento felizes pela firmeza e pela representatividade da nossa cultura popular, tão bem representada ao longo de toda a programação”, destacou a secretária.
A potência artística e simbólica de Pernambuco também esteve presente nas exposições “Cores de Paudalho” e “Inhamã: Caminho das Águas”, que destacaram a força criativa e a sensibilidade das mulheres da cultura do estado. A programação cultural pernambucana contou ainda, na quarta-feira (20), com as apresentações de Maciel Salú, Anderson Miguel e Isadora Melo, em um encontro marcado pela valorização das sonoridades tradicionais e contemporâneas da cultura popular do estado; na quinta-feira (21), com o show de Gean Pankararu, um dos precursores da música indígena contemporânea, direto do Sertão de Pernambuco; na sexta-feira (22), com a participação do Afoxé Oyá Alaxé, importante manifestação afro-brasileira fundamentada no Candomblé Nagô pernambucano, fundado e presidido pela Mestra da Cultura Popular Yakekerê e atual Yalorixá do Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, Yá Maria Helena Sampaio; e, no sábado (23), com o encontro musical entre Maestro Spok e Armandinho Macêdo, que uniu no palco o frevo pernambucano e a guitarra baiana em uma apresentação marcada pela celebração da cultura popular brasileira.
Presença de Pernambuco na agenda de atividades
Já na quarta-feira (20), Pernambuco esteve presente no 2º Fórum Nacional de Gestores de Cultura Viva e na Feira da Economia Criativa e Solidária, levando o artesanato pernambucano como representação da identidade e da força cultural do estado, com obras do Sertão do Pajeú, comercializadas pelo Pontão de Cultura Cabras de Lampião, e com o artesanato do Ponto de Cultura Coletivo Moingobé, reunindo acessórios produzidos por mulheres indígenas.
O dia também marcou o encerramento do 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, com a consolidação de propostas voltadas ao fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva, com foco em sustentabilidade, justiça climática e ampliação da participação social nos territórios. A programação oficializou ainda a posse dos novos delegados estaduais que passam a integrar a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, agora estruturada em 25 Grupos de Trabalho.
“Pela primeira vez Santa Cruz do Capibaribe esteve representada na Teia Nacional, e isso tem um significado muito profundo para quem vem de territórios que, durante muito tempo, ficaram à margem dessas construções. Estar na Teia foi garantir acesso às trocas de experiências, aos saberes coletivos e à construção de políticas públicas mais diversas e democráticas. A Cultura Viva nos mostra que quando os territórios ocupam esses espaços, o Brasil se reconhece na sua pluralidade”, ressaltou Rafa Montteiro, uma das delegadas eleitas para representar o estado.
Na quinta-feira (21), as atividades começaram com o cortejo das tradicionais bandas de Congo, patrimônio imaterial do Espírito Santo que reúne música, dança e religiosidade popular. A programação institucional contou ainda com cerimônia que reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Na ocasião, foram assinados importantes instrumentos para o fortalecimento das políticas culturais no país, entre eles o decreto de reestruturação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), a criação da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares, além das portarias da Rede Nacional de Mestras e Mestres e do Programa Festejos Populares do Brasil.
A Secult-PE e a delegação pernambucana também participaram do 2º Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-americana de Políticas Culturais”, fortalecendo o intercâmbio de experiências sobre cultura comunitária, cooperação internacional e políticas públicas construídas nos territórios.
Na sexta-feira (22), a Secult-PE participou da oficina “Cultura Viva – Política de Base Comunitária do Sistema Nacional de Cultura”, reforçando a importância das manifestações populares na formulação das políticas públicas culturais. O dia também contou com oficinas práticas e atividades culturais voltadas aos saberes tradicionais, como “Ervas Sagradas – O Sagrado Cura!”, além da realização da Plenária Nacional Cultura Viva e da grande roda sobre direitos culturais, bem viver e justiça climática, reunindo representantes de fóruns e Teias de diferentes estados brasileiros.
Após a programação oficial, a delegação pernambucana realizou um momento de alinhamento interno para sistematizar os principais encaminhamentos do encontro e reforçar estratégias voltadas à preservação, valorização e fortalecimento das tradições populares do estado.
No sábado (23), a delegação pernambucana participou de um encontro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, reafirmando o compromisso de Pernambuco com a cultura viva dos territórios e com o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária. O encerramento da Teia consolidou os diálogos e construções coletivas desenvolvidas ao longo da programação.
–









Ganhando apoios – O pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida, vem ganhando apoios rumo a Assembleia Legislativa, esta semana fechou o apoio com a articulação do prefeito de São Caetano seu irmão Josafá Almeida, das lideranças, Valdemir Jupi, Evandro de Tororó e Diere de Leto da cidade de Buenos Aires. “Esses apoios fortalecem ainda mais a nossa caminhada e renova a certeza de que estamos no caminho certo. Seguimos construindo esse projeto com diálogo, união e compromisso com o povo pernambucano, sempre somando forças ao lado de pessoas que acreditam em um futuro melhor para nossa gente”, disse Jobson.
Inaugura e anuncia ações – A Prefeitura Municipal de Sertânia, inaugura nesta quarta-feira (27), o Centro Esportivo, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, S/N, em frente ao CAS do Sertão da Universidade Federal de Pernambuco, na oportunidade a prefeita Pollyanna Abreu, vai anunciar novas ordens de serviço e processos licitatórios, com investimentos provenientes dos governos Federal e Estadual. Entre as ações anunciadas estão obras de pavimentação em 11 ruas localizadas nos distritos, povoados e na sede, além de mais cinco vias que receberão asfalto e calçamento, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, e o anuncio mais esperado será o início do processo licitatório para a reforma da sede da Prefeitura Municipal, localizada na Praça João Pereira Vale.
Destacou – Durante discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (26), o deputado estadual Luciano Duque fez um reconhecimento público ao trabalho realizado pela governadora Raquel Lyra e pela secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, na recuperação e modernização da rede pública de saúde do estado. “O que está sendo feito hoje na saúde não é apenas obra ou número em planilha. Estamos falando de gente que volta a enxergar depois de uma cirurgia de catarata, de trabalhadores que deixam de conviver com dores causadas por uma vesícula inflamada, de mães que conseguem realizar procedimentos que estavam esperando há anos. Isso significa mais dignidade e mais qualidade de vida para o povo pernambucano”, afirmou.
Você sabia? – Que desde ontem (26) Caruaru esteve recebendo a instalação de 100 contêineres para descarte de lixo residencial em pontos estratégicos da cidade. A ação da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) tem como objetivo reforçar a limpeza urbana, evitar o descarte irregular de resíduos e reduzir os transtornos causados pelo acúmulo de lixo nas ruas.
Cadastrando – A Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria Municipal de Ação Social, iniciou ontem (26) e vai até esta quinta-feira (28), o cadastro para a TSEE – Tarifa Social de Energia Elétrica das 08h às 12h, na Secretaria de Assistência Social. “Beneficiários do Bolsa Família e BPC/LOAS que consomem até 80 kWh podem ficar isentos da conta de energia. Quem consumir acima disso, pagará apenas o excedente. Leve seus documentos pessoais e uma conta de energia, mesmo que não esteja em seu nome. Garanta seu direito”, disse a Secretária Emília Carmem.
Abriu o verbo – O vereador de Serra Talhada, China Menezes, participou do no Podcast ElesPod, apresentado por Júnior Campos e Marina Ferraz, e abriu o verbo contra a prefeita Márcia Conrado. “Ela deveria pelo menos dar uma satisfação a Sebastião Oliveira e dizer: ‘não vou cumprir com você, porque é minha sobrevivência, eu tenho que lançar Breno, porque é a sobrevivência política nossa. Quando ela deixar a prefeitura de Serra Talhada, ela só vai ter dor de cabeça. Porque ela não construiu amizades, ela só construiu inimizades. Ela não tem respeito político”.
Audiência – A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns convida toda a população para participar da Audiência Pública de Relatório da Gestão correspondente ao 1º quadrimestre de 2026. A audiência acontecerá nesta quinta-feira, 28 de maio, a partir das 9h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Garanhuns. A apresentação atende às determinações do artigo 36 da Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.
Mulheres com deficiência participaram, nessa segunda-feira (25), de uma formação voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, em Caruaru. A atividade promoveu debates sobre direitos, acolhimento, mecanismos de proteção e acesso à rede de atendimento, além de abordar os desafios enfrentados por mulheres com deficiência em situações de violência.