Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Trecho triplicado da BR-232 é totalmente finalizado e vai garantir mais fluidez e segurança

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, informa que o motorista que for viajar neste feriado prolongado por conta do Dia do Trabalhador, comemorado na próxima segunda-feira  (1º  de maio), já vai encontrar o trecho triplicado da BR-232 totalmente finalizado e liberado nos dois sentidos. Diferentemente dos últimos feriados, onde ainda havia pequenos trechos  interditados, desta vez as seis faixas da rodovia estarão livres definitivamente após conclusão de toda a concretagem em  6,8 quilômetros. Com isso, quem circula pela via vai contar com maior mobilidade, fluidez e segurança.
 
No feriado de  Tiradentes, no dia 21 de abril,  os motoristas já puderam perceber mudanças significativas no tráfego nos sentidos interior e capital, onde não foi registrado qualquer tipo de retenção na via. A triplicação beneficia mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%. A BR-232 tem um tráfego diário de 70 mil veículos e o trecho que vem sendo requalificado vai do final da Avenida Abdias de Carvalho até as proximidades da entrada da BR-408. Com o asfalto 100% concluído, a obra continua agora voltada para um novo sistema de drenagem, paisagismo, ciclovia e passarelas.
 
LOMBADAS – Para garantir mais fluidez no trânsito das principais rodovias pernambucanas, o DER irá desligar 12 redutores e controladores eletrônicos de velocidade. Os equipamentos serão desativados a partir do meio-dia desta sexta-feira (28) e religados às 5h da próxima terça-feira (2).
 
Lombadas eletrônicas que serão desligadas no feriadão
 
Rodovia PE 60, KM 0,1, Cabo de Santo Agostinho
Rodovia PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho
Rodovia PE 60, KM 2,5, Cabo de Santo Agostinho
Rodovia PE 60, KM 8,42, Cabo de Santo Agostinho
Rodovia PE 60, KM 8,43, Cabo de Santo Agostinho
Rodovia PE 60, KM 16,63, Ipojuca
Rodovia PE 60, KM 42,50, Sirinhaém
Rodovia PE 60, KM 43,00, Sirinhaém
Rodovia PE 35, KM 7,30, Itapissuma
Rodovia PE 35, KM 7,90, Itapissuma
Rodovia BR 232, KM 24,70, Moreno
Rodovia BR 232, KM 10,80, Curado.
Fotos: Divulgação/DER

Itapetim paga salário de abril dos servidores municipais

O Governo Municipal de Itapetim depositou nesta sexta-feira (28), o salário referente ao mês de abril dos servidores municipais, mantendo a folha de pagamento rigorosamente em dia.

Neste sábado (29), o pagamento já pode ser sacado pelos funcionários da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Conselho Tutelar, inativos e pensionistas.

AESGA e Prefeitura apresentam Projeto de Reforma do Prédio do Curso de Medicina

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, e a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, professora Adriana Carvalho, realizaram na manhã da última quarta-feira, dia 26 de abril, o Lançamento do Projeto de Reforma do Prédio para implantação do Curso de Medicina.

O Evento contou com a presença do Núcleo Docente Estruturante do Curso, do procurador do Município Dr. Paulo Couto, do Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Paulo Mendonça e do representante do deputado federal Felipe Carreras, Cayo Albino, além dos engenheiros e arquiteta responsáveis pelo Projeto, da Direção Geral Acadêmica, Profa. Leonilla Mendonça, coordenadores dos cursos e servidores da FACIGA/ AESGA.

Na Oportunidade, foi apresentado o Projeto do Edifício composto por salas de aula, salas de tutorias, laboratórios de anatomia, microbiologia, habilidades médicas, espaços de convivência e demais ambientes essenciais para a vivência do curso.O curso de Medicina da AESGA foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE/PE no último mês de dezembro e o Vestibular acontecerá no próximo semestre. “Hoje demos início às obras do Prédio e, paralelo a isso, estamos atuando com toda a parte burocrática, de licitação e demais ações para que, ao final deste ano, já estejamos com tudo pronto para nosso primeiro vestibular de Medicina”, destacou a presidente da Instituição, Adriana Carvalho.

Professora e membro do NDE de Medicina, Izabel Correia, reforça que esse momento representa o início de uma grande mudança na Instituição. “Esse é o primeiro passo para a reformulação da imagem e da estrutura da AESGA como um todo, já que somos uma das pioneiras na interiorização do ensino superior de Pernambuco. Essa é a nossa meta, não só para o curso de Medicina, mas para todos os cursos que compõem nossa Autarquia”, acrescentou.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, grande incentivador da implantação do Curso na Autarquia, destaca a importância da Ação para o Município. “A nossa missão é projetar e preparar Garanhuns para o futuro gerando desenvolvimento e proporcionando mais empregos à nossa população. Neste propósito o curso de medicina da AESGA desempenhará papel preponderante, sobretudo na área do desenvolvimento educacional da nossa Instituição e na melhoria da oferta dos serviços de saúde do Município”, afirmou o Prefeito.

Coluna do Finfa

Encontro – A Prefeitura Municipal de Custódia, através das Secretárias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizou um encontro especial para conscientizar à população sobre o autismo. A iniciativa faz parte das atividades do Mês de Conscientização do Autismo, conhecido como Abril Azul. O Transtorno do Espectro Autista é um tema delicado e a conscientização é fundamental para que a sociedade seja mais inclusiva e menos preconceituosa, entre os palestrantes tivemos a participação da profissional Michelle Rezende (Psicopedagoga especialista em TEA).

Entregou – O Governo Municipal de Santa Terezinha, realizou a entrega de mais uma remessa de 100 carteiras escolares para as escolas do nosso município. “Sabemos que a educação é um dos pilares do desenvolvimento, e por isso estamos empenhados em oferecer condições adequadas de estudo e aprendizado para nossos alunos.Essa entrega é mais uma prova do nosso compromisso em investir na educação, valorizando nossos professores e contribuindo para a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do futuro”,disse o prefeito Delson Lustosa.

Grande evento  – Acontece nesta sexta-feira (28), 5a edição do Encontro Literário Infanto-juvenil Escritora Nevinha Pires na cidade de Tabira-PE. O objetivo é estimular a literatura e a poesia nas crianças e adolescentes das escolas do município de Tabira, assim como, preservar a memória da professora e escritora Nevinha Pires, que tanto contribuiu com a educação, ao longo dos seus 40 anos de magistério. Como escritora, publicou sete livros sobre a cidade e a sua gente. Esse evento é promovido pelo filho da professora Nevinha Pires, Pedro Pires Ferreira Neto, sua esposa, Norma Brito Pires e seus filhos Pedro e Letícia e não tem financiamento público nem tem fins lucrativos. Alunos de 9 a 15 anos da rede pública e privada de quinze escolas da cidade e município participam da seleção com seus trabalhos de poesia, redação e desenho. O evento acontecerá no Centro Cultural Poeta Zé de Mariano no dia 28/04, às 19h, conta com o apoio da Prefeitura de Tabira e da APPTA (Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira). Segundo Dr.Pedro Pires, o evento já conta com trabalhos de mais de 600 crianças inscritas para concorrer as premiaçôes de primeiros colocados em cada modalidade.

Mostrou prestígio – Ontem quando convidou os colegas deputados para conhecerem as instalações da Masterboi na sua terra natal, Canhotinho, o Presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto,mostrou prestigio e levou mais de 25 parlamentares para a visita, e logo após ofereceu um almoço na sua fazenda, onde rodou muitas conversas de bastidores. Confira os deputados presentes: Gustavo Gouveia (SD), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (UB), Lula Cabral (SD), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timoteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (SD), Abimael Santos (PL), France Hacker (PSB), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB), Dani Portela (PSOL), Gleide Ângelo (PSB), Rosa Amorim (PT) e João Paulo Costa (PCdoB)

Você sabia -Que este blogueiro foi informado que o deputado estadual Jeferson Timóteo do PP (foto), que exerce seu primeiro mandato na Alepe, quando usou a tribuna da casa esta semana, mesmo lendo seu discurso,foi saudar os ocupantes que estavam assistindo a sessão na galeria, e disse: quero saudar os ocupantes da “galera”. Imagine que este parlamentar foi escalado para relatar o Projeto de Lei que pede autorização para operação de crédito no valor de R$3,4 bi.

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o I Encontro Municipal de Saúde Mental para fortalecimento da Rede Psicossocial do município.. O evento que fora realizado de forma intersetorial contou com a participação dos profissionais da saúde, educação, assistência social e do Conselho Tutelar. Com a participação das facilitadoras: Socorro Borborema (X-GERES), Paloma Araújo (CAPS Infantil)e Vanessa Mendes (CAPS I).

Paga – A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), paga nesta sexta-feira (28), o reajuste de salário do Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Remuneração (PCCDR) dos professores ativos e aposentados da rede municipal de ensino. O reajuste será de 14,95%.

Harmônico – Tenho que destacar que minha passagem nas dependências da Assembleia Lesgilativa de Pernambuco esta semana, uma coisa me chamou atenção, o clima harmônico dos deputados com o presidente Álvaro Porto e o Primeiro Secretário, Gustavo Gouveia. É quase unânime.

Em Iguaracy – A ministra de Ciência Tecnolocia e Inovação, Luciana Santos, estará no município de Iguaracy, neste domingo (30), prestigiando as inaugurações e entrega de obras realizadas pela gestao Zeinha Torres e Dr. Pedro Alves, no Distrito de Jabitacá e na sede do município. Os deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges confirmam presenças.

Perguntar não ofende – Por debaixo dos panos, tem gente da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, que está se reunindo nos finais de semana e convidando lideranças?

Medicina: Pernambuco ganha empresa especializada em telessaúde

Foi lançada ontem (27), no Porto Digital em Recife, a Startup Tech+Saúde, empresa que une tecnologia e medicina com o propósito de levar consultas médicas especializadas para mais perto da população.

A empresa conta com uma rede de mais de mil médicos associados, nas mais diversas especialidades médicas, e firmou uma importante parceria com o Núcleo de Tecnologia em Saúde (NUTES) da UFPE, capitaneado pela ProfessoraMagdala Novaes, especialista em saúde digital, responsável pela capacitação dos profissionais médicos que atuarão no atendimento e
na digitalização dos procedimentos médicos.

Na prática, o paciente – sobretudo os que residem longe dos grandes e médios centros urbanos – não precisarão mais se deslocar até
a capital, percorrendo longos percursos, peregrinando em busca de uma consulta com um especialista. Com uma sala adequada, um
computador, e a monitoria de um profissional de saúde, o paciente poderá ser consultado e iniciar seu tratamento sem sair do seu município de origem. A iniciativa reduz os custos com o tratamento fora do domicílio (TFD), as despesas com os custos de uma consulta presencial e a fila de espera no SUS por uma consulta especializada.

A Tech+Saúde busca garantir a segurança na gestão e governança dos dados clínicos dos pacientes, sendo a única Startup do Brasil, no segmento de telessaúde, a possuir as três mais importantes certificações do mercado, concedidas pela Sociedade Brasileira de Informática e Saúde (SBIS).

Nesta quinta-feira (27), dia de seu lançamento, a Tech+Saúde recebeu a visita de alguns gestores públicos interessados em conhecer o modelo de teleatendimento implantado pela empresa. Participaram da comitiva, o Secretário executivo da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Artur Neves; a Presidente da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) e Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/PE), Artur Amorim; o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Vice-Presidente do Consórcio de Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ), Alessandro Palmeira; Secretária Municipal de Saúde de Limoeiro, Paloma Pedrosa; de Cristiano Hypolito, Diretor de Tecnologia e Digital do Grupo Drogarias Pacheco e São Paulo; além de representantes da Hub de inovação do Banco do Nordeste.

“Temos orgulho de sermos uma plataforma Pernambucana, a única do mercado nacional a possuir as três certificações da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, que comprova a segurança do serviço e uma gestão de dados perfeitamente adequada a LGPD. Trazemos a expertise e o aprendizado do laboratório de telessaúde da UFPE, que já tem vinte anos de história, e que vai nos fortalecer, com essa importante parceria, a levar mais saúde e mais qualidade de vida para todos, sem fronteiras,” destacou Alexandre Cunha, CEO e Diretor Médico da Tech+Saúde.

Segundo Alexandre, o tele atendimento vai propiciar uma redução dos custos na contratação de especialistas e no transporte de pacientes para outras cidade, além de otimizar o investimento público em saúde. “O processo de atendimento via plataforma é seguro, mantém a qualidade do atendimento de forma eficiente, sem custos desnecessários, sem excesso de solicitações de exames de alta complexidade e também de alto custo. Então, toda essa parceria, aliada aos mais de mil médicos que nós temos, parceiros e associados, faz com que a Tech+Saúde já nasça grande e pronta para atender as demandas da população, mantendo o firme propósito de aproximar a saúde daqueles que mais precisam,” finalizou Alexandre.

 

Governadora Raquel Lyra marca presença na abertura da I ExpoAgro Pernambuco, em Cupira, Agreste do Estado

A abertura da primeira edição da ExpoAgro Pernambuco, realizada no município de Cupira, Agreste pernambucano, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra na noite desta quinta-feira (27). O evento pretende fomentar o desenvolvimento do agronegócio na região. A mostra acontece no Parque de Eventos da cidade, localizado às margens da PE-123, até o próximo domingo (30).
 
“A ExpoAgro vai fortalecer o arranjo produtivo da agricultura e pecuária para todo o Agreste pernambucano. Garantir que a gente tenha alternativas de geração de emprego e renda, não só na confecção, como a região vem se destacando há muito tempo, mas também investindo naqueles que produzem no campo. A gente vai trabalhar juntos, com apoio técnico, incentivos e permitindo também apoio com crédito aos pequenos produtores. Não tenho dúvidas de que a exposição vai entrar no calendário da economia de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
A exposição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. A pasta presta apoio técnico ao evento, com estande para demonstração de ações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de ofertar atendimento de técnicos extensionistas e realizar uma série de palestras de pesquisadores da área.
 
“Este é um evento de grande significado para o agronegócio de Pernambuco, sobretudo para o segmento da pecuária, que vive um novo momento em Pernambuco. No momento em que prestigia esse evento, a governadora Raquel Lyra dá uma demonstração evidente de que tem compromisso com o setor agrícola e com a pecuária”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Aloísio Ferraz.
 
A Adepe, por sua vez, realizou um aporte de R$ 30 mil como forma de apoiar a realização do evento. “É com muita satisfação que a Adepe está aqui presente, nesta primeira edição da ExpoAgro, que tem o papel importante de levar tecnologia e inovação ao homem do campo. O nosso objetivo será sempre incentivar a produtividade sustentável, alavancando a produção do agronegócio, promovendo a geração de emprego e renda”, comentou o presidente da agência, André Teixeira.
 
A ExpoAgro tem a finalidade de fortalecer a atividade pecuária e do agronegócio, estimular e valorizar o trabalho dos criadores do município e de toda a região, e aumentar a produtividade de forma sustentável. Gerar empregos diretos e indiretos, bem como oferecer aos produtores oportunidades de divulgar seus rebanhos e agregar valor à produção local também estão entre os objetivos da exposição. “Esta primeira edição da ExpoAgro é um marco. Tenho certeza que outras festas virão nos próximos anos e com isso vamos alavancar a pecuária aqui na região”, apontou o prefeito de Cupira, José Maria de Macedo.
 
Durante os três dias de evento, os visitantes poderão ter acesso às informações de tecnologia e inovação para as atividades no campo com mais de 50 expositores que representam cerca de 20 cidades pernambucanas. Até domingo, serão realizadas mais de 20 palestras e o público terá acesso à venda de acessórios, doação de animais, feira da agricultura familiar, além de apresentações culturais.
 
Estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Fábio Barros; o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho e Joãozinho Tenório; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Pedro Ermírio, além de prefeitos, secretários municipais e lideranças de diversas partes do Estado. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Capital da Rapadura lança a campanha Imposto de Renda Solidário 2023

“A campanha visa render sorrisos de crianças e idosos”

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselhos de Direitos lançam a campanha solidária de arrecadação de recursos, durante o prazo da entrega da Declaração do Imposto de Renda, de abril a maio de 2023.

Você sabia que contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais?

Quaisquer contribuintes que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda podem colaborar. Ao preencher sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, se optar pela tributação por deduções legais, você consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso.

É importante ressaltar que a parcela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) recolhido pelos contribuintes pode ser destinada diretamente a projetos sociais, sem qualquer ônus para o cidadão: a ação não aumenta o valor do imposto devido, não repercutindo em aumento do imposto a pagar; nem reduz o montante a ser devolvido pela Receita Federal, no caso de quem tem restituição a receber.

Como realizar a destinação:
O painel “Destinação IRPF a fundos de direitos: Sou Cidadão Solidário!” apresentou também o passo-a-passo necessário para destinar recursos do Imposto de Renda a projetos sociais no momento do preenchimento da DIRPF. Essa ação deve ser realizada assim que a declaração estiver preenchida, mas ainda não enviada à Receita Federal. É necessário acessar o tópico “Doações Diretamente na Declaração”. Podem ser escolhidos fundos de âmbito nacional, estadual e municipal, diretamente no programa de Declaração do IRPF. Serão gerados DARF com o CNPJ de cada fundo contemplado nas doações, que devem ser pagos nos bancos ou caixas eletrônicos (não há opção para débito automático). A dedução não se aplica à Pessoa Física que utilizar o desconto simplificado.

As doações devem ser efetuadas por meio de um DARF, utilizando os CNPJs correspondentes:
Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos (42.243.785/0001-73)
Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (07.395.915/0001-92).

O prefeito Irlando Parabólicas falou sobre a importância desse projeto “Quanto maior a arrecadação mais programas conseguimos alcançar, desta forma, conseguiremos dar um auxilio maior às nossas crianças e nossos idosos”, disse.

Deputados visitam a Masterboi, em Canhotinho

A convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), deputados estaduais conheceram, nesta quinta-feira (27), as instalações e o funcionamento do frigorífico da Masterboi, em Canhotinho, no Agreste Meridional.

Recebidos pelo diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, os parlamentares percorreram todos os setores da unidade industrial, viram de perto as operações, cumprimentaram funcionários e acompanharam uma apresentação sobre os impactos da chegada da empresa na economia da região. Em viagem, o presidente do grupo, empresário Nelson Bezerra, não pôde acompanhar a visita.

De acordo com Zaidan, foi uma grande satisfação receber os deputados no frigorífico de Canhotinho. “Aqui, eles puderam constatar a grandiosidade desta indústria da Masterboi, abatedouro de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, que está contribuindo para o desenvolvimento do município e da região. Já temos 470 funcionários diretos, mas temos capacidade e vamos para ampliar muito mais. É uma semente muito frutífera que está fazendo bem para o nosso estado”, disse. Segundo ele, os parlamentares, como formadores de opinião que são, vão levar o que viram e constataram para amplificar, cada vez mais, a cultura da industrialização no interior.

Por sua vez, Porto afirmou que a visita teve o intuito de mostrar aos deputados o potencial do mercado do interior do estado e o quanto uma indústria do porte da Masterboi é capaz de transformar realidades. “O empreendimento está mudando a vida dos pernambucanos, principalmente no Agreste. A visita mostra a realidade de hoje, que passa pela expansão do agronegócio, o melhoramento da genética dos rebanhos e o desenvolvimento do estado como um todo”.

Porto destacou que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste, com repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos. A unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão.

Grandes e pequenos pecuaristas passaram a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores agora têm para quem vender os seus animais, com garantia de pagamento certo ”, afirmou.

O deputado lembra ainda que o frigorífico já provocou não só a ampliação e o melhoramento de rebanhos, estimulou o empreendedorismo e a capacitação de mão de obra, atraiu novos empreendimentos, além de ter gerado emprego e renda.

O parlamentar, que nos últimos anos mobilizou o mandato para a viabilização do projeto, lembrou que, para assegurar a primeira unidade industrial do grupo no Nordeste, foram necessárias articulações e força política. “Todos sabem da nossa luta para trazer o frigorífico para a nossa região. Tivemos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisou.

Inaugurada em agosto de 2022, a fábrica é resultado de um investimento de R$ 120 milhões e, quando estiver em operação plena, gerará 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A capacidade de abate é de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. Desde janeiro, a unidade iniciou o abate de suínos e planeja a introduzir com caprinos e ovinos.

Com matriz no Recife, a Masterboi soma 23 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas. Nesse tempo de atividade, o grupo construiu uma história de sucesso em processamento e distribuição de alimentos, setores em que é referência nacional.

Em fevereiro deste ano, a Masterboi foi escolhida uma das corporações com melhor gestão no Brasil, na 2ª edição nacional do programa “Empresas com Melhor Gestão”, da Deloitte. A empresa foi avaliada em critérios como planejamento estratégico, boas práticas de ESG e capacidade de inovação tecnológica.

Entre os deputados presentes à visita técnica estiveram o 1° secretário Gustavo Gouveia (SD), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (UB), Lula Cabral (SD), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timoteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (SD), José Patriota (PSB), Abimael Santos (PL) e France Hacker (PSB).

Também integraram a comitiva a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (PSDB), o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto (PSDB), e o ex-prefeito de Canhotinho, Felipe Porto.

Os deputados José Patriota (PSB), Simone Santana (PSB), Waldemar Borges (PSB), Dani Portela (PSOL), Gleide Ângelo (PSB), Rosa Amorim (PT) e João Paulo Costa (PCdoB) se juntaram ao grupo para o almoço oferecido por Porto, após a visita à Masterboi.

Márcia Conrado articula Centro de Reprodução Genética de Ovinos e Caprinos com deputado Fernando Monteiro

O terreno onde o espaço será construído já está passando por limpeza e adaptações

Após articulação da prefeita Márcia Conrado (PT) e do vice-prefeito Márcio Oliveira, o município de Serra Talhada está se preparando para receber o Centro de Reprodução Genética de Ovinos e Caprinos. O terreno onde o espaço será construído – localizado na unidade acadêmica do município – já está passando por limpeza e adaptações. A obra será executada pela Codevasf, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Fernando Monteiro (PP) para aquisição de equipamentos e animais.

O objetivo do Centro é promover práticas reprodutivas eficientes e melhoria genética do rebanho no Sertão de Pernambuco. O novo espaço usará da técnica de marcador molecular para definição de característica para aptidão de carne e leite. Ou seja, o centro de melhoramento genético conseguirá atender o maior número de produtores rurais mantendo a qualidade dos animais reprodutores por mais tempo, contando com a mais ampla estrutura para realização da fertilização in vitro (FIV).

Inicialmente, a ideia era instalar uma estação de monta nos padrões da unidade do município de Parnamirim (PE). Porém, visando a realização do melhoramento genético dos animais de Serra Talhada e região, foi definida a construção do método mais atualizado e completo, atendendo ao processo de melhoramento genético de maneira mais eficiente e com melhor uso e aproveitamento dos animais.

“Temos trabalhado incansavelmente para fazer de Serra Talhada uma referência no nosso estado na caprino e ovinocultura. Fizemos, recentemente, uma grande exposição, que reuniu produtores de vários municípios e estados nordestinos. E temos a certeza de que a chegada desse centro vai impulsionar esse setor cada vez mais. Agradeço o apoio do deputado Fernando Monteiro, que é um grande parceiro na luta pelas melhorias de Serra. Em breve, teremos um centro de referência para a cidade e região”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.