Publicado por Karol Matos – Blog Cenário
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o resultado da eleição suplementar realizada neste domingo (3) para o Poder Legislativo de Tacaimbó. Foram 26 candidatos disputando nove vagas. Foi a primeira vez que uma eleição suplementar proporcional aconteceu em Pernambuco.
O município tinha 10.414 eleitores aptos a votar, mas 7.834 pessoas foram às urnas. Do total foram 7.156 votos válidos, 350 nulos e 328 em branco. O novo pleito foi marcado em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero, em julgamento ocorrido em novembro de 2022.
Cinco dos nove representantes eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos, levando à realização de uma eleição suplementar onde todas as nove cadeiras da Câmara estarão em disputa.
Dos nove vereadores que já faziam parte da Câmara Municipal de Tacaimbó, sete conseguiram voltar. Dos cinco cassados, apenas Giva Lourenço (PT) e Faia do Riacho (PSB) não se “reelegeram”. Clarice de Ramos da Igrejinha (PT) e Murilo da Farmácia (PT) são os novos vereadores que atuarão até o fim desta legislatura, em dezembro de 2024.
Confira o resultado:
- Marquinho de Arlindo (UB) – 882 votos
- Lia Braúna (UB) – 857
- Clarice de Ramos da Igrejinha (PT) – 783
- Nazaré de Cláudio do Raio-X (UB) – 685
- Murilo da Farmácia (PT) – 598
- Nadilson Nunes (PT) – 402
- Vado Veneno (PSB) – 387
- Mardones Quaresma (PT) – 347
- Junior de Josilda (UB) – 316