Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Inaugurou – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugurou, ontem (02), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para atender casos de urgência ou qualquer intercorrência de saúde durante as atividades da Casa. O serviço foi criado pela nova gestão e é voltado para atender deputados, servidores efetivos, comissionados, terceirizados e visitantes, caso haja necessidade. O espaço passa a funcionar em frente ao plenário Governador Eduardo Campos, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da Casa.

“Vejo como uma boa iniciativa e espero que ninguém precise. Mas se tiver algum problema, a Alepe tem todas as condições de fazer os primeiros socorros de forma ágil e eficaz. Esse posto médico está completo com todos os equipamentos e medicamentos necessários para fazer um rápido atendimento”, disse o Presidente da Alepe Álvaro Porto.

“É mais um novo serviço que a Alepe está oferecendo para os servidores, deputados e visitantes. Qualquer um que tenha algum problema de emergência pode ser atendido de imediato na Assembleia. Estaremos com esse suporte de primeiros socorros para atender toda a Casa”, disse o Primeiro Secretário Gustavo Gouveia.

Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem ficarão à disposição para fazer os atendimentos no SPA. O local conta com desfibrilador, balão de oxigênio, maca, medidor de pressão, além de medicamentos para fazer os primeiros socorros. De acordo com a enfermeira Luciana Montarroys, se uma pessoa passar mal ou tiver um problema cardíaco, por exemplo, o novo serviço tem todas as condições de fazer os primeiros socorros, usar o desfibrilador e, se o caso for grave, encaminhar para um serviço hospitalar mais próximo.

Vai realizar – O Governo Municipal da Ingazeira, vai realizar nos próximos dias 23 a 25 de Junho, a IX FECAPRIO – Feira de Caprinos e Ovinos de Ingazeira, O anuncio foi do prefeito Luciano Torres, ontem (02), A feira reúne grandes criadores do estado de Pernambuco e outros estado. O Governo Municipal, monta uma grande estrutura, oferecendo serviços nas área de Assistência Social e na Saúde, com estandes para atender os participantes e a população, além de oferecer todas as refeições na sua Cozinha Comunitária.

Absurdo – Um internauta enviou fotos ao blog, de uma invasão na PE-292 que liga Iguaracy ao trevo da PE-275 em Albuquerque Né. “A pessoa somente cercou o espaço que é do DER-PE, colocando as estacas e os arames já adentrando no asfalto, agora isso faz alguns dias e o DER-PE que tem um escritório em Sertânia não tomou qualquer providência. Nós que transitamos nesta PE todos os dias, precisamos de uma solução por parte do Governo de Pernambuco, Ministério Público, porque a pessoa se acha dono do que é do estado”, disse a fonte.

Evento – A Secretaria da Mulher de Garanhuns (SecMulher) realiza no próximo dia 25 de maio, às 16h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o evento “Empreende Mulher”. Na ocasião, será feita a entrega de certificados dos cursos de corte e costura, costura customizada, costura artesanal e da oficina de defesa pessoal. Pré-inscrição para o novo incentivo financeiro do Fundo Dona de Mim e lançamento do novo curso de produção de cangas com desfile inclusivo também serão realizados. O evento também contará com a participação da representante do grupo Mulheres do Brasil, Roseana Faneco Amorim, anunciando o lançamento do novo microcrédito de R$ 2.000,00 para 350 microempreendedoras que possam manter ou iniciar uma atividade geradora de renda. As interessadas devem participar do evento onde receberão uma senha para que posteriormente realizem a inscrição na sede da Secretaria da Mulher. Após triagem e inscrição, as empreendedoras terão o valor debitado na conta, com 4 meses de carência para começar a pagar e parcelas de cerca de R$ 176,00.

Disse “Gostaria de solicitar à governadora Raquel Lyra a instalação do Hospital do Coração no Sertão do estado. Sabemos que existe uma centralização no atendimento que dificulta o acesso dos pacientes que moram no interior de Pernambuco. Precisamos implantar o hospital com especialização em atendimento cardiológico”. (Deputado estadual Rodrigo Novaes,, ontem na sessão da Alepe)

Dia D – O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca toda a população floresne, para o Dia D de Vacinação contra a Influenza, que será realizado no próximo sábado (06) em todas asx Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Madalena Brito, será obrigatório a apresentação do cartão de vacina e do SUS.

Torceu – Em conversa com este blogueiro, o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, afirmou que como aliado do deputado estadual José Patriota, torceu para que a Alepe aprovasse o crédito do Governo do Estado, para que seja usada nas obras inacabadas e nela encontra-se a PE 380, estrada de Ibitiranga.

Frase “Diógenes Arruda Câmara, é um grande ícone da luta brasileira”. (Luciana Santos,  Ministra de Ciência Tecnolocia e Inovação e Presidente Nacional do PCdoB, em entrevista a este blogueiro, quando visitou o Centro de Convivência no Distrito de Irajaí de Iguaracy, terra natal Diógenes, no último domingo 30)

Perguntar não ofende – Quem será o primeiro vereador de Afogados da Ingazeira que vai mudar de partido?

Pesquisa Múltipla: Fabiano Marques tem aprovação recorde de 94% em Petrolândia

Pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta segunda-feira (2), e publicada com exclusividade pela Folha das Cidades, revela que o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), está com uma aprovação recorde em Pernambuco, dentre os 184 prefeitos e prefeitas do estado. Os dados revelam uma aprovação de 94% a sua forma de governar, pavimentando o caminho para sua reeleição em 2024. Para Fabiano, o reconhecimento é resultado de muito trabalho.

“Ficamos felizes com os números do Múltipla. Isso representa que estamos no caminho certo, com uma equipe afiada e o trabalho que vem transformando Petrolândia está transformando principalmente a vida das pessoas. Nos orgulha, mas também aumenta ainda mais nossa responsabilidade de seguir no mesmo ritmo de trabalho, com obras em todas as áreas e o cuidado com nossa cidade e nossa gente. O trabalho continua!”, afirmou.

Segundo os dados do Instituto Múltipla apenas 3,3% dos moradores de Petrolândia desaprovaria a forma de Fabiano Marques governar. Quando se olha para a classificação que os pesquisados dão a gestão, 78% disseram que o governo é ótimo e bom. Outros 19% consideram regular e apenas 2,3% ruim ou péssimo. A nota média do governo Fabiano Marques é 8,7.

O trabalho das secretarias teve uma nota média de aprovação de 7,8. A educação lidera com nota média de 8,4 seguido do Desenvolvimento Social (8,1); Saúde e Agricultura (7,8); Cultura, Esportes e Lazer com 7,7; Infraestrutura com 7,6 e Serviços Públicos com 7,5.

Com esses números, o prefeito que vem em um ritmo acelerado de obras, começa a pavimentar sua reeleição em 2024 com ampla maioria. Recentemente Fabiano deu início ao maior programa de pavimentação asfáltica da história do município com investimentos de quase R$ 18 milhões que vai beneficiar 56 ruas; e a construção do Cinturão Verde, uma rodovia que terá investimentos de mais de R$ 30 milhões e vai escoar a produção agrícola do município.

A pesquisa Múltipla foi realizada nos dias 28 e 29 de abril, quando foram ouvidas 300 pessoas na cidade e zona rural. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, é de 5,5%.

Fonte: Folha das Cidades

Após pressão de sindicato, proposta de piso do governo não é apreciada pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada

Sintest acusou gestão Márcia de casar projetos para forçar aprovação e lembraram compromisso de Manoel Enfermeiro: “só votaremos com apoio da classe

Nesta terça-feira (02/05), saiu da pauta da Câmara de Serra Talhada o projeto de 5,46% de reajuste para os professores e demais servidores da educação. A proposta final da gestão Márcia Conrado foi recusada pela categoria em assembleia geral, “uma vez que o reajuste nacional é de 14,95%”, segundo nota.

Segundo o Sintest, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada,  para tentar confundir os servidores, a gestão incluiu junto ao projeto um vale-transporte para os servidores efetivos.

“Uma estratégia para jogar os vereadores de oposição contra os servidores municipais, uma vez que se a oposição votar contra o reajuste pífio de 5,46% para os professores, também estarão votando contra o vale-transporte dos demais servidores efetivos”, reclamou a categoria.

“Apesar da prefeita ter anunciado esse vale-transporte como sendo um complemento salarial de 13,33% para os servidores, é preciso esclarecer que na prática não há nenhum reajuste real no salário dos trabalhadores, uma vez que esse vale-transporte é apenas um subsídio concedido agora e que poderá ser cortado a qualquer momento, diferente de reajuste salarial, que não pode ser cortado pela gestão após ser concedido”, reclamou a classe.

Eles lembraram ao presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro a promessa feita aos servidores da educação, garantindo que a câmara não votaria e nem aprovaria projeto que não fosse aprovado pela categoria. “A educação não aprova o reajuste de 5,46%, então, Manoel, cumpra sua palavra e devolva o projeto para o Executivo”.

A cobrança da promessa feita por Manoel  na sessão do dia 18 de abril deu certo. O projeto foi desmembrado e não entrou hoje em votação. Na promessa,  Manoel Enfermeiro “jurou pela luz de Deus”.(Blog do Nill Júnior)

Secretaria da Mulher de Santa Cruz da Baixa Verde inicia processo de criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Secretaria da Mulher de Santa Cruz da Baixa Verde realizou nesta terça-feira (02), na Câmara Municipal dos Vereadores, a primeira reunião, para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

O CMDM tem a finalidade de elaborar, propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas, em todas as esferas do poder público municipal, sob a ótica do gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Segundo a secretária da Mulher, Maria da Penha, a reunião foi o primeiro passo “Hoje demos o primeiro passo, para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O conselho será fundamental, para melhorar o enfretamento à violência, o empoderamento feminino, a inclusão produtiva das mulheres, contribuindo, assim, com a melhoria das políticas públicas no município”, disse.

O CMDM será constituído por conselheiras titulares e suplentes que serão eleitas dentre os movimentos e organizações femininas que atuam ou tenham contribuído de forma significativa em beneficio dos direitos da mulher e demais representantes de órgãos públicos. As atribuições de cada conselheira serão definidas através de Regimento Interno a ser aprovado pelo Colegiado do Conselho.

Dia D de Vacinação contra a Influenza será realizado no próximo sábado 06 de maio, em Garanhuns

Com o tema “Vacina é vida. Vacina é para todos” segue, até o fim de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Acompanhando a mobilização em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (06), o Dia D, das 08h às 16h, em todas as UBS’s e no Parque Euclides Dourado. Na mesma data também será aplicado o imunizante contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço bivalente, nos locais de vacinação no município.

Neste ano, os seguintes grupos prioritários estão sendo vacinados contra a Influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com dados nacionais do Ministério da Saúde, em 2019 e 2020, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 91% e 95%, respectivamente. Já em 2021, a queda no índice de vacinação refletiu em apenas 72% do público-alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu apenas 68%.

A formulação da vacina é anualmente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas do vírus que circularam no ano anterior. O imunizante contra a Influenza pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19.

Afogados da Ingazeira registra em 07 dias dois novos casos de Covid-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que entre os dias 25/04 e 01/05 foram notificados 02 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

São 02 pacientes, 01 do sexo feminino, com idade de 42 anos e esquema incompleto de vacina; e 01 paciente do sexo masculino, de 49 anos e esquema vacinal completo.

o índice de positividade entre os dias citados foi de 5,12%.

Durante o período citado não tivemos novos casos em investigação e 32 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 04 pacientes apresentaram alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 9.973 (99,20%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município não tem casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 44.928 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 120,58% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.861 casos), 98,09%;
Graves: (192 casos), 1,91%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 17 com 02 casos positivos e MV de 0,28 /dia.

Dados atualizados em 02/05/2023.

Na tribuna, João Paulo Costa defende geração de emprego e renda

Os dados de março divulgados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED) deixaram o Deputado João Paulo Costa preocupado. Pernambuco foi o estado, de todo o país, com o maior número de vagas formais de trabalho fechadas no mês.
“O Brasil gerou mais de 195 mil empregos com carteira assinada em março deste ano, segundo o CAGED. O Nordeste abriu 14.115 postos de trabalho. Enquanto isso, infelizmente, Pernambuco teve o pior resultado do país com o encerramento de 5.266 vagas formais de emprego”, afirmou o parlamentar.

A defesa da geração de emprego e renda é uma bandeira histórica dos mandatos de João Paulo Costa. “Nós já apresentamos no início do ano uma Indicação ao Governo pedindo a volta do Programa de Incentivo à Geração de Empregos em Pernambuco. Defendemos a volta do Emprego-PE pois, de fato, ele se mostrou uma política pública que ajudou a gerar emprego e renda para muitos pernambucanos num período difícil da economia. O Programa beneficiou 3.429 empresas e foi o responsável por 7.549 vínculos empregatícios”, discursou o Deputado.

GO Recife disponibiliza mais 300 novas vagas nesta quarta-feira (03)

Cerca de  300 vagas para “operador de telemarketing – ativo” estarão disponíveis, a partir desta quarta-feira (03) na plataforma GO Recife para aqueles que estejam atrás de uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é fruto de acordo entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), e a Comando Soluções, empresa responsável pelas vendas da TIM UltraFibra. Para concorrer às vagas, o candidato deve ter o ensino médio completo, facilidade de comunicação com o público e noções básicas de informática.

O GO Recife pode ser acessado no site https://gorecife.recife.pe.gov.br/ ou através do aplicativo Conecta Recife. Uma vez dentro da plataforma basta clicar na opção “Oportunidades” e se candidatar para a vaga desejada. Além da captação de candidatos pela plataforma, a Prefeitura do Recife, por meio de RH montado pela STQP também atuará na seleção dos inscritos. Os selecionados irão desempenhar as seguintes funções: entrar em contato com clientes de forma ativa com a finalidade de fechamento de venda do produto Tim Ultra Fibra, realizando prospecções via contato telefônico através de base de dados fornecida pela empresa e com suporte sistêmico para conclusão do processo de venda.

A base de operações da Comando Soluções será em um prédio de 980m² na Rua Capitão Lima, 420, no bairro de Santo Amaro, que está dentro do zoneamento do Parque Tecnológico do Porto Digital. A empresa pretende recrutar 400 funcionários, sendo 300 deles para a área de vendas, e investir R$ 4 milhões em tecnologia de ponta e qualificação da equipe nos próximos quatro meses.

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, essa é mais uma importante parceria com o setor privado de tecnologia e inovação. Estamos investindo nessa área que tem grande potencial na nossa cidade, onde está o Porto Digital. “Em breve, estaremos anunciando novas parcerias com o setor”, afirmou a secretária. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) também participou da vinda do empreendimento para a capital pernambucana.

DATAMÉTRICA – Na última segunda-feira (1o), a Prefeitura já havia anunciado a abertura de 1,2 mil vagas de operador de call center para o novo empreendimento da Datamétrica, que será instalado em imóvel que estava fechado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. A operação, que vai receber investimentos na ordem de R$ 20 milhões e gerar 2 mil postos de trabalho, sendo 1,2 mil agora e outros 800 até o final do ano , vai contribuir com o trabalho de revitalização e regeneração urbana que a gestão municipal vem realizando por meio do Programa Recentro. As vagas também estão disponíveis para cadastro pelo GO Recife.

Em final de semana prolongado, Débora Almeida visita bases aliadas no interior

Na agenda, passagem pelos municípios de Cupira, Moreno e São Bento do Una e reencontro da parlamentar tucana com diversas lideranças empresariais e políticas.

O final de semana da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), foi de intensa movimentação social e também política em alguns municípios do interior pernambucano.

O roteiro teve início no sábado (29) em Cupira, onde a tucana concedeu uma entrevista a emissora Cupira FM. Entre outras pautas, durante a conversa Débora falou acerca da necessidade de que a população se interesse mais pela boa política, visando a fiscalização e a transparência pública. Na cidade, Débora ainda manteve uma conversa produtiva com Jacielma Inácio, filha do ex-prefeito José Inácio. Jacielma vem se destacando como um nome que pode protagonizar uma pré-candidatura majoritária em 2024, encabeçando um projeto oposicionista naquela importante cidade do agreste.

Ainda em Cupira, a agenda parlamentar se estendeu até 1ª ExpoAgro Pernambuco, ação realizada no Parque de Eventos, às margens da PE-123. Recepcionada pelo prefeito e alguns secretários municipais e também pelo presidente do IPA, Joaquim Neto, autoridades e técnicos do IPA, a deputada Débora prestigiou os  estandes de Cachoeirinha, Belo Jardim e Caruaru, além de outras representações municipais.
No mesmo sábado, a comitiva foi ao município de Moreno, região metropolitana do Recife. A principal atividade econômica do município é a agropecuária, setor que mais emprega na cidade. Acompanhada por alguns membros do seu gabinete, Débora prestigiou o ‘Encerramento de Safra do Engenho Caraúna’.

ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO DO UNA
Na noite deste domingo (30), ao lado do pai, ex-vice prefeito e empresário José de Almeida, vereadores, lideranças e demais aliados de São Bento do Una, Débora participou da festa de emancipação política. O município, que é o maior produtor avícola de Pernambuco, completou 165 anos, 08 dos quais governado por Débora e os outros 08 anteriores ao mandato, teve seu pai como vice-gestor.

No evento, saudada por populares, a tucana reencontrou muitos munícipes que relembraram das suas gestões e apresentaram algumas demandas.
Ainda em São Bento na segunda feira (01/5), a deputada participou do evento ‘22ª Corrida de Jericos’ vivenciado na Vila do Espírito Santo e organizado pelo aliado político do seu grupo, vereador Nilton da Rádio.

Fotos: Matheus Augusto

Defesa civil de Afogados da Ingazeira orienta sobre os cuidados com abelhas

As abelhas são animais organizados, contribuem com a polinização, fazem colmeias lindas e nos fornecem o delicioso mel, mas quando provocadas podem causar desconfortos, dores e até a morte.
O calor e a florada influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de insetos nas colmeias. A alta temperatura também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos.

Nessa época do ano é recorrente o aumento do número desse tipo de ocorrência na nossa central de emergências.

A DEFESA CIVIL informa que é crime ambiental o extermínio desses animais, quando não ocorrem situações de perigo iminente para pessoas, como foram os casos recentes com óbitos verificados em nosso Município.

O QUE É PERIGO IMINENTE?

Risco à vida, idosos sem mobilidade, concentração permanente de crianças (salas de aula de escolas) e outros, pois em se tratando de abelhas o manejo correto não gera risco.

Mexer num enxame ou colmeia vai ativar o comportamento de defesa desses animais; grande parte dos casos de acionamento do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil tratam de enxames migratórios, característicos quando o enxame assenta para descansar formando uma “bola preta”, quando as abelhas cercam a rainha que parou ali para descansar. Normalmente elas ficam desta forma para passar a noite, indo embora nas primeiras horas do dia seguinte, ou seja, comportamento normal.

Só é alarmante para o proprietário do imóvel quando o enxame se “entoca”, entrando dentro de uma casinha de cachorro, dentro do forro, ou de um armário. Neste caso as abelhas podem estar fazendo uma colmeia e o aconselhamento da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros é procurar um apicultor habilitado para a remoção. Nunca aplique veneno num enxame ou tente afastá-lo com ventiladores ou afins.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras.

Durante a noite elas estarão mais “calmas” por causa de seus hábitos eminentemente diurnos. Vale ressaltar que abelhas são sazonais e estamos em época migratória.

Para evitar problemas, a DEFESA CIVIL de Afogados da Ingazeira recomenda:

  • Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;
  • Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
  • Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
  • Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos;
  • Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico;
  • Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;
  • Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;
  • Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo;
  • Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear o ataque;
  • Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente;
  • Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar a Defesa Civil (99629.5758), e, em casos extremos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.