Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Camaragibe 41: prefeitura monta programação com shows, mutirão de serviços e novas obras

A semana de aniversário de Camaragibe, que completa 41 anos no próximo sábado (13), está repleta de benefícios e entregas à população. A Prefeitura Municipal montou um extensa programação envolvendo todas as secretarias, que vai de shows gratuitos para todas as idades a um grande mutirão de serviços de saúde e cidadania; passando pelo início de obras de calçamento, reforma
e lançamento de um programa de distribuição de cestas básicas.

“Preparamos uma semana especial para marcar os 41 anos da nossa amada Camaragibe, terra de um povo batalhador e guerreiro, que merece todas as homenagens e reconhecimento por parte da prefeitura. Mobilizamos todas as secretarias para fazermos entregas e aperfeiçoarmos o serviço público na ponta; para a população viver dias melhores”, destaca a prefeita Doutora Nadegi.

OBRAS – A programação começa na quarta-feira (10), quando Nadegi assinará a ordem de serviço para reforma da quadra do Viana, às 10h. Na quinta (11), a partir das 9h, a prefeita vistoria as pavimentações das ruas Mato Grosso e Maria Amélia, no Bairro dos Estados, e dos Geólogos, no Timbi. Às 14h, no Cineteatro Bianor Mendonça, a gestora comanda o lançamento de um programa de distribuição de cestas básicas para famílias cadastradas nos centros de referência da cidade, os Cras.

MUTIRÃO – A sexta-feira (12) será marcada por um mutirão de serviços. Na área de saúde, teremos vacinação contra a gripe e contra o coronavírus; teste de sífilis e distribuição de preservativos; aferição de pressão, testes de glicemia e um ônibus onde serão realizadas mamografias. Além de ações educativas para o combate de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e práticas integrativas (auriculoterapia).

ORIENTAÇÃO – Também serão promovidas orientações para mulheres vítimas de violência pela Brigada Maria da Penha. A Brigada Ambiental é outra que estará no local com orientações: Na ocasião, a prefeitura ainda emitirá credenciais de idosos e pessoas com deficiência para vagas de estacionamento.

CRÉDITO – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará presente no mutirão da sexta com o Procon; Expresso do Empreendedor para atender os microempreendedores da cidade; com a Agência Empreendedorismo de Pernambuco, que funciona para fomentar o microcrédito aos que são MEI; e com um posto da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

ZUMBA E FUNCIONAL – A programação no Parque da Cidade ainda inclui aulas de zumba e treino funcional. Às 18h, no Camará Shopping, alunas da oficina de balé farão uma linda apresentação para os presentes.

SHOWS – O sábado (13), data do aniversário de Camaragibe, encerra a programação especial com shows para todas as idades. Antes, às 8h, no Privê Vermont, será realizada a trilha ecológica. Em seguida, às 11h, o Mercado Cultura volta com uma agenda especial para o dia.

A farra da criançada acontece no Parque da Cidade, das 14h às 18h, com a presença de heróis como o Batman, Homem de Ferro, Super-Homem e Homem-Aranha, entre outros. A festa vai ficar completa com pipoca e algodão doce.

Após o corte oficial do bolo, que será no Parque da Cidade, teremos uma série de shows de brega na Praça de Eventos, em frente ao Camará Shopping, a partir das 20h, fechado a semana.

Prefeitura de Flores lança programação da tradicional Festa das Rosas

O governo de Flores, via Secretaria de Turismo e Eventos, divulgou nesta terça-feira (09.05), a programação oficial da tradicional Festa das Rosas, que chega a sua 72ª edição.

A primeira edição do evento social, deu-se no ano de 1950 tendo por idealizadora a saudosa ilustre filha do mesmo município, a Sr.ª Lindaura Santana Queiroz, motivada pelo desejo de homenagear as jovens e senhoras florenses.

A festa tem como finalidade, fomentar a cultura local e fortalecer o vínculo social, bem como as tradições históricas de Flores, uma das cidades mais antigas do território pernambucano e ao oficializar a programação, Marconi Santana (prefeito do município) destacou:

“Com muito esforço, planejamento e com o sentimento de sempre ofertar ao povo de nossa terra, lazer e entretenimento, estamos chegando a 72ª edição da Tradicional Festa das Rosas, com uma programação montada com muito carinho por minha esposa Lucila e sua equipe, que anualmente vem ganhando notoriedade, atraindo grande público e resgatando nossa cultura e identidade ao realizar grandes eventos, que vem colocando nossa Flores em lugar de destaque, ao fomentarmos a cultura local e fortalecimento do vínculo social, bem como nossas tradições históricas de nossa Flores”, disse o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

Domingo (21.05) – sede: Bizay, Raphaela Santos, Henry Freitas
Quarta-feira (31.05) Distrito de Fátima: Helton lima e Luan Estilizado

Presidente do Comupe destaca economia de até 30% em Encontro Estadual de Consórcios Públicos

O presidente do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), Luiz Aroldo, que também é prefeito de Águas Belas, participou do Encontro Estadual de Consórcios Públicos, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nesta terça-feira (09/05). Durante o evento, o gestor apresentou as ações do Comupe e destacou os resultados positivos que o Consórcio tem alcançado em termos de economia para os municípios.

Segundo Luiz Aroldo, em algumas ocasiões, o Comupe conseguiu obter um índice de economia de até 30% nos processos que foram capitaneados pelo Consórcio. Essa economia é resultado de ações conjuntas entre os municípios, que se unem para obter melhores preços e condições na contratação de serviços e compra de materiais.

O Encontro Estadual de Consórcios Públicos contou ainda com a participação da presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e do deputado estadual José Patriota, ex-presidente da Associação. Durante o evento, os participantes puderam discutir a importância dos consórcios públicos como ferramenta de gestão eficiente e de economia para os municípios.

Para Luiz Aroldo, “a participação do Comupe no Encontro Estadual de Consórcios Públicos foi fundamental para mostrar o trabalho que vem sendo realizado pelo Consórcio em Pernambuco”. Segundo ele, “o Comupe está comprometido em buscar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento dos municípios e para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Governadora Raquel Lyra se reúne com ministro da Defesa para dialogar sobre projetos estratégicos em Pernambuco

Em mais uma agenda em Brasília, a governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (9), com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para dialogar sobre planejamentos estratégicos para Pernambuco. No encontro, foi discutida a cooperação entre o governo estadual e o ministério para projetos como o da Escola de Sargentos e parcerias para garantir infraestrutura na retomada de obras hídricas. Diante da necessidade de apoio técnico e logístico para levar materiais a Fernando de Noronha com o objetivo de serem utilizados para a obra do Aeroporto da Ilha, a governadora também entregou um ofício solicitando ajuda para o transporte dos itens.
A governadora falou sobre o trabalho conjunto do Governo de Pernambuco com o Ministério da Defesa em favor das pessoas e destacou outros pontos tratados no encontro. “Falamos também sobre a importância de manter o diálogo com o ministério, que tem trabalhado, por meio do Exército, nas obras do Canal do Fragoso, em Olinda, para alargar o canal e prevenir enchentes”, explicou.
 
Na ocasião, a governadora explicou que a necessidade de apoio para Noronha surgiu após especialistas consultados afirmarem que há um desafio para a obra do aeroporto, sobretudo de logística, para transportar cerca de 23.000 toneladas de material do continente para a ilha. Em 12 de outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a proibição de pousos de aviões com motores a reação (turbojatos) por causa das condições da pista. Depois da suspensão, foi contratada, via licitação pública, em setembro de 2022, uma empresa apta para construções em aeroportos.
 
A governadora e o ministro conversaram sobre a criação de um amplo Grupo de Trabalho para a Escola de Sargentos. Essa equipe a ser formada vai discutir sobre diversas necessidades, sobretudo de meio ambiente, para viabilizar esse projeto em Pernambuco.
 
Estiveram presentes acompanhando a agenda da governadora os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Fernando Holanda (Chefe da Assessoria Especial), Fabrício Marques Santos (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico). Fotos: Ministério da Defesa/Divulgação

Com mais que o dobro de equipes com relação a 2022, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos da temporada amanhã (10)

No Geraldão, três confrontos dão início ao calendário de 2023 da categoria; no campo, inscrições seguem até o dia 04 de junho em recifebomdebola.com.br

A hora de brilhar em quadra chegou. O Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea mundial, dará o pontapé de partida para os jogos do futsal nesta quarta-feira (10), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira. Serão três confrontos, abertos ao público, com início marcado para as 19h, com o Sub-15, nova categoria. Às 20h tem o Aberto Feminino e, às 21h, Aberto Masculino. No campo, o período de inscrições segue até 04 de junho, com competição entre agosto e dezembro. Para registrar equipes no torneio, que é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, basta acessar recifebomdebola.com.br.

O número de equipes no futsal do Recife Bom de Bola foi de 24, em 2021, para 71, em 2022 – ano em que o feminino passou a contar com uma categoria própria. Para 2023, o quantitativo saltou para 149, com a adição do Sub-15, novidade desta edição.

Este ano, do Sub-11 ao Sub-17, o campeão receberá R$ 1.000,00 e o vice, R$ 500; nos Abertos Masculino e Feminino, R$ 5.000,00 para o campeão e R$ 2.000,00 para o vice; no Veterano, Futsal Masculino e Feminino, R$ 2.000,00 para o campeão e R$ 1.000,00 para o vice. O vencedor de cada uma das seis regiões político-administrativas (RPA´s), no Aberto Masculino, recebe R$ 1.000,00 – totalizando R$ 6.000,00. Novidades, o Sub-20 terá R$ 2.000,00 para o campeão e R$ 1.000,00 para o vice; no Futsal Sub-15 Masculino, o primeiro leva R$ 1.000,00, e o vice, R$ 500.

Com a adição do Sub-20 e do Sub-15, o número de categorias chega a 11. As outras são: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Aberto Masculino, Aberto Feminino, Veterano, Futsal Aberto Masculino e Futsal Aberto Feminino. Em 2022, foram 13.381 mil inscritos espalhados por 514 equipes. Além do Geraldão, que abrigou o futsal, 52 campos de todo o Recife, incluindo a Arena Pernambuco, receberam 1.169 jogos. Só de gols, foram 3.662.

Formação de Árbitros – A Secretaria de Esportes disponibilizou uma formação para todos os interessados em atuar nas mais diferentes áreas de arbitragem do Recife Bom de Bola 2023. Especificamente, o período instrutivo para executar funções no campo vai de 04 de abril a 31 de julho. Nas quadras, foi de 05 de abril a 03 de maio. Ao fim, estando aptos, todos poderão trabalhar como árbitro, delegado, assistente de arbitragem e quarto árbitro. O curso foca no estudo da aplicação das regras do futebol, além das explanações teóricas, com debates, palestras e aulas práticas.

Campo no Brilho A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 102 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente.

FOTOS: Maurício Ferry/PCR

Albino Silva se filia ao PP e é pré-candidato à Prefeitura de Condado

O empresário Albino Silva, liderança forte da zona da Mata Norte, se filiou, na última segunda-feira (08), ao Partido Progressistas (PP). Albino é pré-candidato a prefeito de Condado, onde já disputou o último pleito municipal e obteve 30,09% dos votos válidos na cidade, contra 36,44% do atual gestor, que na época era candidato à reeleição. A filiação de Albino foi realizada na noite de ontem, na sede do PP, com a presença do presidente estadual da legenda, o deputado Eduardo da Fonte.

“Nós temos uma liderança consolidada na nossa região e o resultado da última eleição, que deixou a cidade bem dividida, indica que o povo de Condado quer mudança. Precisamos garantir políticas públicas de desenvolvimento, com mais educação, saúde, infraestrutura e segurança para nosso povo. E fico muito feliz em saber que fomos recebidos de portas abertas no Partido Progressista, uma das principais legendas do nosso Estado, e que teremos o apoio do presidente Eduardo da Fonte”, afirmou Albino após a filiação.

Presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte enfatizou a importância do empresário para os projetos de expansão da sigla. “Albino Silva chega como prioridade do nosso partido. Temos grandes expectativas em relação à sua capacidade administrativa e com certeza é um grande quadro que soma às fileiras do partido para disputar a prefeitura de Condado, no próximo ano”, disse Eduardo da Fonte.

Em Nantes, Isabella de Roldão defende o Recife como cidade não sexista e apresenta políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura

Comprometida com o desenvolvimento de uma cidade não sexista e inclusiva, a Prefeitura do Recife, através da vice-prefeita Isabella de Roldão, apresentou, em Nantes, na França, nesta terça-feira (9), uma série de políticas públicas aplicadas na capital pernambucana que estão alinhadas com a proposta de uma cidade que tenha mais presença feminina nos espaços públicos. O conceito está incluído no Plano Recife 500 anos, que desenvolve ações estruturadoras até 2037, quando a cidade será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos.

A apresentação de Isabella aconteceu durante “O Grande Debate: Construindo nossas cidades, juntos vamos inventar a vida de amanhã”, no auditório da Escola de Arquitetura da cidade francesa. “Essa incrível parceria entre Recife e Nantes me possibilita uma rica troca de conhecimentos e experiências em um tema muito importante: a Igualdade de Gênero”, afirma a vice-prefeita.

“Assim como Nantes, o Recife tem o compromisso de construir uma cidade não sexista, acolhedora e democrática. De maneira transversal, temos alguns projetos e ações com o intuito de tornar o ambiente urbano menos desigual. Por exemplo: temos o Centro Clarice Lispector, as Salas das Mulheres, o Programa Maria da Penha vai à Escola e o Cria Esperança”, continua Isabella. Outro programa destacado por Isabella durante sua apresentação foi o “Programa Pertencer”, que foca na população de maior vulnerabilidade social através do desenvolvimento de ações voltadas  para o empoderamento da mulher.

*Atividades em Nantes*
A comitiva oficial da Prefeitura do Recife participou de uma série de compromissos nesta terça-feira em Nantes. A delegação esteve no bairro da Republique e foi apresentada ao projeto urbano Labo Diva; Isabella e comitiva também estiveram no local onde a Prefeitura do Recife apoiará a intervenção urbana na cidade francesa.

Prefeitura de Afogados dá início nesta terça (09) às aulas de curso de qualificação

Tem início nesta terça o primeiro de uma série de cursos na área de beleza promovidos pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira em parceria com o Senac.

A primeira turma do curso básico de corte e escova começam a ter aula hoje, na carreta do Senac estacionada em frente à secretaria municipal de administração, desenvolvimento econômico e turismo. Serão ao todo 40 horas/aula. De segunda à sexta, das 19h às 22h.

Juarez e Waldemar entregam super creche em Machados

O Prefeito Juarez Rodrigues (Juarez da Banana), junto com o deputado federal, Waldemar Oliveira entregaram, na cidade de Machados, no início desta semana, o equipamento de uma super Creche Municipal, Severino Pedro Fernandes (homenagem ao pai do prefeito) e dois veículos zero KM para transporte de alunos especiais.

A obra encontrava-se paralisada e com emendas do deputado federal Sebastião Oliveira e do Senador Jarbas Vasconcelos, foram viabilizados quase dois milhões em recursos para a sua conclusão.

A creche é uma das maiores do Estado. De área construída são 1.510,23 m2, funcionando com mais de 300 crianças, somando o período matutino e vespertino, monitoradas por 53 funcionários entre professores, coordenadores, auxiliares e porteiros por enquanto.

O prefeitura Juarez da Banana revela que deve abrir mais vagas nos próximos meses.

Vale salientar o detalhe de que esta obra teve início no ano de 2014 e houve então 9 anos de espera para inauguração do domingo.

Além da injeção de recursos do deputado e do senador, a prefeitura também adquiriu uma série de equipamentos para atender aos alunos com mais de um milhão de investimentos de recursos próprios na contra-partida.

Seminário debate técnicas de fiscalização de trânsito com referências globais

Evento “Papo Seguro” reuniu profissionais de fiscalização de trânsito do Recife e da Região Metropolitana para atualização com instituições de referência no assunto

Para inovar nas técnicas e abordagens de fiscalização de trânsito e promover ainda mais mudança de comportamento nos condutores do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), junto à Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, realizou, nesta terça-feira (9), o Seminário Papo Seguro, no Museu do Artesanato, no Bairro do Recife. O encontro reuniu 120 profissionais – entre agentes de trânsito, gestores e pesquisadores do assunto. Tudo foi promovido com o apoio técnico da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), referência em técnicas de fiscalização de trânsito.

Na ocasião, o gerente geral de operação e fiscalização da CTTU apresentou os resultados das blitze feitas pela CTTU. “Realizamos, em média, 60 blitze por mês, com horário e locais diferenciados e variados. Temos utilizado técnicas de posicionamento na via para tornar tudo mais visível, o que garante mais segurança aos nossos agentes de trânsito, além de um treinamento constante das equipes no que diz respeito, principalmente, às abordagens. Algo que faz a diferença é estar alinhado com a gestão de dados para que a gente possa alcançar reduzir cada vez mais as mortes no trânsito por meio da mudança de comportamento”, destacou o gestor. Em 2022, a CTTU realizou 644 blitze e mais de 91 mil abordagens, que renderam 7 mil autuações. Infrações como alcoolemia, uso de celular ao volante e estado do veículo são analisadas pelos agentes de trânsito e as abordagens incluem, também, orientações sobre condutas seguras no trânsito e informações sobre os fatores de riscos para agravar as ocorrências, como o excesso de velocidade.

As políticas de segurança viária adotadas no Recife estão levando a uma redução contínua das mortes no trânsito. De acordo com o último Relatório de Segurança Viária, a cidade reduziu em 19% o índice de vítimas fatais por sinistros entre 2020 e 2021. “Nós trabalhamos com a abordagem sistêmica, que são quatro pilares integrados como uma engrenagem para fazer das ruas um lugar mais seguro – a gestão de dados, a infraestrutura viária, a comunicação e educação, além da fiscalização – esses últimos atuam diretamente na mudança de comportamento dos condutores e aí é que está o nosso principal desafio. Por isso estamos investindo em técnicas de fiscalização mais efetivas, baseadas em dados e evidências, com abordagens cada vez mais humanizadas e com o objetivo de sensibilizar as pessoas de que o respeito às leis de trânsito salva vidas”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

MAIO AMARELO – Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Fotos: Josenildo Gomes/CTTU