A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) se reuniu com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta quarta-feira, 13/09. Durante o encontro, a deputada apresentou o Projeto de Lei 1397/2023, que propõe o aproveitamento da água da chuva para uso doméstico e potável. O projeto se baseia em pesquisas conduzidas pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sávia Gavazza e Júlio Luz, os quais também participaram da reunião.
A deputada explicou que o projeto visa incentivar a utilização desse recurso natural abundante, levando em consideração que, apesar da aparente riqueza hídrica do Brasil, o país ainda enfrenta problemas crônicos de disponibilidade de água, além de desafios climáticos e ambientais, principalmente relacionados à insegurança alimentar decorrente da escassez de água. Ela afirmou: “Onde não há disponibilidade de água, há fome.”
A professora Sávia explicou os detalhes do funcionamento do projeto e ressaltou que essa água não é reutilizada, mas sim aproveitada. “O conceito é captar a água da chuva antes que ela atinja o solo”, destacou. Ela enfatizou que é mais fácil tratar e potabilizar a água da chuva, especialmente se comparada à água dos mananciais brasileiros.
A Deputada Iza Arruda ressaltou a importância desse encontro com a Ministra Marina Silva, afirmando: ‘Estou confiante de que, com a colaboração do governo e da sociedade, podemos fazer a diferença na vida das pessoas! Há pessoas cujo sonho é poder tomar um simples banho de chuveiro, e água potável para todos é uma questão de dignidade!”, finalizou.