Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Só uma banda – Os vereadores de Afogados da Ingazeira Rubinho do São João, Douglas Eletricista e Sargento Argemiro inauguraram ontem no Debate das Dez da Rádio Pajeú um novo formato de grupo: o grupo “só uma banda”. Isso foi o que os três falaram durante todo Debate, que acompanham o grupo de Sandrinho. Por conta do alinhamento com o poder e a caneta, mantém-se aliados do prefeito Sandrinho Palmeira, mas deixaram claramente que não querem conversa com o deputado José Patriota. Foto: Rádio Pajeú.

Péssimo exemplo -Uma informante da cidade de Tuparetama, enviou ao blog, fotos onde a Câmara de Vereadores de Tuparetama-PE, deu um péssimo exemplo de conduta, fazendo farras com bebidas no seu átrio para celebrar apoios políticos. O fato aconteceu ontem (10), quando o vice-prefeito Diógenes Patriota, obteve o apoio do vereador Tanta, que segundo a fonte, afirmava que jamais votaria em Diógenes. Com o apoio do Presidente da Câmara, vereador Arlã Markson, depois de uma cervejada e várias pitus, se debruçou nos braços do provável candidato em 2024.

Realizou – O Governo Municipal de Santa Terezinha, realizou nesta quarta-feira (10) na sede do Programa Criança Feliz, um encontro de mães e equipe de profissionais. Este evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer os vínculos entre as famílias e o programa. Durante o encontro, que contou com a participação de profissionais da saúde do curso de enfermagem, que abordaram temas importantes como cuidado pessoal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e saúde da mulher. As informações compartilhadas foram de grande relevância para as mães presentes, que puderam esclarecer dúvidas e receber orientações importantes.

Agenda – Após passa dois dias em Brasília, a governadora Raquel Lyra, volta nesta quinta-feira (11), um agenda administrativa, às 09 horas, lança Programa Transparência PE no I Seminário de Transparência e Participação Cidadã de Pernambuco no auditório do SENAI, o Programa Transparência PE. O lançamento será realizado com a assinatura do decreto, que versa sobre a ampliação da oferta de dados públicos abertos, o monitoramento de serviços e ações e o fomento à participação cidadã por parte do Estado; às 11 horas, a governadora Raquel Lyra anuncia, a volta da produção de um dos produtos mais populares do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe): a Vitamina C. Na ocasião também será inaugurada a nova Unidade Industrial e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento destinados à produção do produto, com um investimento inicial de 13,5 milhões de reais.

Registro – O Coordenador da Defesa Civil de Afogados da Ingazeira, Fernando Morais, jornalista, aposentado do Banco do Brasil, enviou um registro sobre Lourdinha do Foto, que faleceu na última terça-feira (09) e foi sepultada ontem. “Quando fui fazer a inscrição para o concurso do Banco do Brasil, precisei de uma foto 3 x 4. Era o último dia de inscrição. E se encerrava 13 horas. Corri para a casa de Lourdinha, expliquei minha situação e ela, prontamente, tirou a foto, revelou, cheguei, em cima da hora, com a foto ainda molhada, e consegui fazer a inscrição. Fui aprovado no concurso. Fica aqui meu testemunho e meu reconhecimento. Que Deus a receba com muita luz em sua passagem!”

Frase – “Conseguimos, em tempo recorde, vencer todas as etapas burocráticas previstas para operações com esse perfil. Normalmente, um processo assim demora cerca de 24 meses”. (Prefeito do Recife, João Campos, após a Prefeitura do Recife concretizará, na próxima segunda-feira (15.05),  a maior operação de crédito internacional já feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com um município, no valor de R$ 2 bilhões)

Orientações – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Equipe Nasf e UBS II-Santa Rosa, realizaram nesta quarta-feira (10) com o Grupo de Gestante, e o tema Laqueadura Tubária durante o parto, foram realizados as seguintes orientações: como é realizada a Laqueadura; o fluxograma de laqueadura; entrega de panfletos e no final servido um lanche.

Você sabia – Que na última terça-feira (09), o Hospital Municipal Maria Silva de Itapetim, realizou mais uma rodada de cirurgias. Foram realizados procedimentos cirúrgicos de Histerectomia, Cesariana, Laqueadura e Pólipo Endometrial.As cirurgias foram realizadas pelos médicos Dr Gilvaney Júnior e Dr. Túlio Carvalho, o anestesista Dr. Roberto Calumbi, auxiliados pela equipe de enfermagem do bloco cirúrgico e plantonistas do dia.

Disse “Hoje está sendo mais um dia de muitas agendas em Brasília. O Governo de Pernambuco está dialogando com diversos ministérios apresentando nossas demandas para construirmos juntos os encaminhamentos de demandas importantes para o nosso estado, em várias áreas. Essa articulação é fundamental para assegurar recursos para projetos que precisam urgentemente serem realidade em Pernambuco”.(Governadora Raquel Lyra, após uma série de reuniões na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira 10).

Ações – A Prefeitura de Iguaracy, seguindo o cronograma das ações intersetoriais da campanha do Maio Amarelo, realizou nesta quarta-feira (10), uma blitz educativa na PE-275, no distrito de Jabitacá, na oportunidade foram abordados veículos e motos, orientando os motoristas e passageiros orientado sobre os cuidados preventivos que devem ser tomados no trânsito, para diminuir e evitar possíveis acidentes.Também foi feita orientações a condutores de ônibus escolares, no comércio local e na sala de espera da ESF Jabitacá com panfletagem sobre a temática.

Perguntar não ofende – Quando o DER vai resolver esta invasão na PE-292 que liga Iguaracy ao trevo da PE-275?

Domingo (14) acontece sorteio do IPTU premiado em Afogados

É neste domingo, dia das mães, o grande festival de prêmios IPTU premiado referente ao ano fiscal 2022.

O contribuinte tem até sexta-feira (amanhã) para pagar os seus tributos e poder concorrer a duas geladeiras, duas tevês em Led, duas motos Honda CG Start, e um Fiat Mobi zero quilômetro.

Mas atenção, o prazo final para poder concorrer é sexta feira (12). Após o pagamento do tributo, o contribuinte deve ir até o setor de tributação, na sede da Prefeitura, e depositar o cupom de participação na urna instalada no local.

O sorteio terá início logo após a missa, às 19h, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Prefeitura do Recife dá ordem de serviço para construção de nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários 

Vem aí uma nova, moderna e equipada sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários. Localizada no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, o novo equipamento contará com uma mega estrutura, abrindo novas vagas e podendo atender ainda mais crianças da comunidade e do entorno. Com investimentos da ordem de R$ 3,3 milhões, a ordem de serviço foi assinada na noite desta quarta-feira (9) pelo prefeito da cidade, João Campos. A construção faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. Com o objetivo de construir e requalificar unidades de ensino, a iniciativa já conta 30 obras concluídas e cerca de 100 obras em andamento.

“A gente está aqui acompanhando a obra da nova Escola Casa dos Ferroviários. Era um pleito muito antigo, desde 2011 ela estava funcionando em outro lugar, e aqui funcionava o antigo prédio. O ponto estava sendo utilizado para uso de drogas, gerando insegurança para todos que circulavam pelo entorno. Agora a gente está fazendo um investimento de R$ 3,3 milhões para garantir um novo prédio, com 10 salas de aula, completamente moderno, adequado para o ensino e para funcionar uma nova escola”, explicou João Campos. “E a gente não anuncia obra sem saber quando começa, a gente está vindo com a fundação toda pronta para comemorar essa conquista. Nos próximos meses, vamos chegar aqui para inaugurar a escola. São mais de 200 escolas que estão sendo requalificadas, construídas e ampliadas na nossa rede. É o maior volume de investimento da história da rede municipal de educação, fazendo parte do Escola no Grau”, concluiu ele.

Com capacidade para atender cerca de 580 estudantes, o novo prédio da escola será construído em uma área de 1.638m² e será dividido em dois pavimentos. A estrutura da escola contará com 10 salas de aula, biblioteca, sala de recursos, coordenação, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros, cozinha, refeitório, vestiários, quadra coberta, depósito, almoxarifado e sala de banda escolar. 

Outras 70 obras estão previstas para 2024, quando o número será de 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do programa é de R$ 200 milhões até o próximo ano. “A gente está muito feliz porque o prefeito João Campos e a gestão tomaram a decisão de fazer um resgate de desejos e sonhos históricos de algumas comunidades. Essa escola faz parte desse processo. A escola funcionou aqui e em 2011 ela foi desativada porque o prédio foi condenado. E, provisoriamente, ela foi para outro local aqui próximo, uma casa que foi adaptada. Há mais de 10 anos a comunidade tinha o sonho de ter uma grande escola e esse sonho está virando realidade, as obras já começaram”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “É uma escola bem maior do que a que existia aqui antes. A escola tem 430 estudantes hoje e vai passar a ter 580 estudantes. Além da estrutura moderna, ela vai ter laboratório, biblioteca, quadra coberta”, acrescentou.

Dilma Lima da Silva é gestora da Escola Municipal Casa dos Ferroviários há 12 anos e comentou sobre a alegria de ver o andamento das obras: “Passamos 11 anos esperando por este momento. Estamos hoje em prédio alugado, passamos por duas unidades, e as salas são pequenas, nem conseguimos acolher a todos os que eram daqui da unidade da avenida. Agora estamos voltando para casa, com uma escola completa, que é o sonho de todo educador e de toda a comunidade. Ter uma escola de referência, uma escola de qualidade é um sonho. Agora é só gratidão à equipe. Obrigada a todos”. Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Comissão de Assuntos Municipais da Alepe discute transporte público na Região Metropolitana

Presidida pelo deputado estadual José Patriota (PSB), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quarta-feira (10), reunião ordinária em que apresentou a relatoria de projetos de lei e distribuiu novas proposições para relatoria dos deputados. Entre os assuntos discutidos, a comissão deliberou sobre a realização de audiências públicas para tratar sobre a questão do serviço de transporte público na Região Metropolitana.

“É importante reunir os atores responsáveis pelo transporte público e principalmente também os usuários para que possamos analisar essa questão tão importante no dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras da Região Metropolitana do Recife”, falou Patriota.

O ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco por 10 anos afirmou que conta com a participação dos municípios no funcionamento da Comissão. “Encaminharemos as novas propostas apresentadas para a Amupe para que as prefeituras sejam ouvidas no processo”, afirmou.

Além de Patriota, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Fabrizio Ferraz (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota), João Paulo (PT), Dannilo Godoy (PSB) e Abimael Santos (PL), que também fazem parte da comissão.

Vice-governadora Priscila Krause solicita atualização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste a Sudene

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, participou, nesta quarta-feira, 10, da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o CONDEL. Na ocasião, que aconteceu por videoconferência, Priscila anunciou que Pernambuco fará atualização dos Projetos Prioritários que estão presentes no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para os anos de 2024-2027.A vice-governadora explicou que a atualização do PRDNE será encaminhada e apresentada à Sudene. “Vamos apresentar à Sudene a atualização dos projetos estratégicos para o avanço do Estado. A atualização no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste é mais uma ferramenta que vai estimular o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impactando diretamente na vida de milhares de cidadãos do nosso Estado”, pontuou.

Ainda na reunião, que contou com a participação do secretário executivo de Informações Estratégicas da Assessoria Especial do Governo, João Salles, Priscila também pediu alteração nas atividades prioritárias do Estado presentes nas Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), listadas ainda na gestão passada. “Vamos encaminhar uma nota técnica sobre as Atividades Prioritárias e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado, contemplando o que não havia sido listado pelo governo antecessor, com a intenção de contribuir na execução de programas de financiamento aos setores produtivos do Estado”, finalizou.

Em mais uma dia de agenda em Brasília, governadora Raquel Lyra tem encontros com ministros buscando investimentos para Pernambuco

Cumprindo ampla agenda de compromissos em Brasília, a governadora Raquel Lyra teve uma série de reuniões na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (10). Entre as pautas tratadas durante os encontros com ministros, estiveram investimentos na saúde, projetos de infraestrutura para garantir a segurança hídrica, obras estruturadoras nas estradas que cortam o estado, além da construção de habitacionais de interesse social.
“Hoje está sendo mais um dia de muitas agendas em Brasília. O Governo de Pernambuco está dialogando com diversos ministérios apresentando nossas demandas para construirmos juntos os encaminhamentos de demandas importantes para o nosso estado, em várias áreas. Essa articulação é fundamental para assegurar recursos para projetos que precisam urgentemente serem realidade em Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
No encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foram tratados assuntos relacionados aos investimentos para solucionar os problemas na saúde do estado. Entre as demandas levadas pela governadora, estiveram o repasse de recursos federais para o programa Cuida PE, que tem o objetivo de reduzir as filas de cirurgias e exames no estado, o cofinanciamento com o Ministério para os hospitais e as UPAs, além do possível convênio com o Governo Federal para reformar as grandes emergências hospitalares de Pernambuco. Por parte do Ministério, Nísia Trindade apontou o interesse em fortalecer o polo de hemoderivados no estado, sobretudo com a conclusão da Hemobrás, que está sendo construída no município de Goiana, na Zona da Mata Norte.
Durante reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a chefe do Executivo estadual entregou três ofícios que solicitam a liberação de recursos para a finalização dos projetos referentes às obras das Adutoras do Agreste e de Negreiros, e a conclusão de dez barragens. O aumento da destinação de recursos ao cofinanciamento da Assistência Social, também foi uma das demandas formalizadas nos documentos.
 
Segundo o ministro Waldez Góes, está sendo feito um alinhamento das prioridades que farão parte do pacote de novos investimentos que será lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, até o próximo mês. “Tivemos uma reunião altamente produtiva e garanto que não faltará do Ministério todo apoio ao estado de Pernambuco. Ainda conversamos sobre perímetros irrigados que tem um potencial imenso no Estado e no Brasil, para geração de empregos e aumento de produtividade. São inúmeros os projetos que iremos tratar ao longo desse período”, afirmou o ministro.
No Ministério das Cidades, por sua vez, foi dialogado sobre investimentos no Metrô do Recife e a retomada da construção de novos habitacionais de interesse social. Também foi pauta na conversa com o ministro Jader Filho a conclusão da obra do canal do Fragoso, em Olinda, onde está sendo estruturada a Via Metropolitana Norte. A intervenção irá solucionar os alagamentos da região durante o período chuvoso.
 
Ainda na agenda, a governadora foi à Caixa Econômica Federal e dialogou sobre financiamento para investimentos em Pernambuco, sobretudo no setor de habitação. Um dos objetivos é fortalecer o Programa Morar Bem, que prevê, entre alguns pontos, a retomada de obras habitacionais paralisadas e a viabilização da regularização fundiária. Na ocasião, também foi tratada a importância do apoio da Caixa para promoção de eventos da cultura pernambucana.
TRANSPORTES – Na noite da última terça-feira (09), a governadora Raquel Lyra esteve reunida com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Na ocasião, foi anunciado o investimento de R$ 594 milhões, somente neste ano, para melhorias em importantes rodovias do estado. Entre elas estão a BR-232, que dá acesso ao interior pernambucano, a BR-428, localizada em Petrolina e a BR-408, rodovia federal brasileira que liga a cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, a Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Deputado pede que Governo do Estado estabeleça piso salarial para administradores da iniciativa privada

Formado em administração de empresas, o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) aproveitou a sessão plenária desta quarta-feira (10) para pedir que o Governo do Estado institua o piso salarial para os administradores que exercem suas funções na iniciativa privada. A indicação foi votada e aprovada por unanimidade no plenário da Casa Joaquim Nabuco.

“Recentemente fui procurado pelo presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco, o senhor Michel Paes Barreto, para conversar sobre o assunto e debater alternativas de buscar a valorização destes profissionais. Sou formado em administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco e entendo e incorporo essa luta da categoria, que, no mercado de trabalho, não encontra reconhecimento salarial compatível com as tarefas que exerce”, explicou o parlamentar.

De acordo com o deputado, em Brasília, o Conselho Federal de Administração já pleiteia que seja estabelecido um piso nacional para os profissionais que atuam na administração pública. No Piauí, através da aprovação da Lei 7.897, os administradores já possuem uma base salarial determinada, não só para os graduados, mas também para os que se formaram através de cursos tecnológos.

“A Lei Complementar Federal 103/2000 autoriza que estados e Distrito Federal instituam, mediante lei de iniciativa do poder executivo, o piso salarial para empregados que não tenham piso definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo, caso dos administradores do nosso estado. A citada lei dá competência à governadora Raquel Lyra para a elaboração do Projeto de Lei para a criação do piso salarial para os administradores contratados pela iniciativa privada, cabendo à Casa Joaquim Nabuco a sua aprovação”, finalizou.

Progressistas lança pré-candidatura de José Erinaldo a prefeito de Bezerros

O Partido Progressistas se fortalece a cada dia com candidaturas importantes nos municípios de Pernambuco, conseguindo atingir todas regiões do Estado. O presidente estadual, o deputado Eduardo da Fonte, junto com o vice-presidente, o deputado Lula da Fonte, tem recebido novos nomes para filiações na sede do PP, no Recife. Nesta semana, o PP lança mais um nome que entra como forte pré-candidato a prefeito em 2024, o empresário José Erinaldo Silva, que representará o município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, nas eleições de 2024.

“Erinaldo será nossa prioridade. É um nome de peso que chega para somar forças. A sua atuação administrativa vem agregar potencialmente os quadros do PP”, comenta o presidente do PP em Pernambuco.

O pré-candidato já iniciou algumas tratativas em Bezerros e tem conversado com lideranças do município para fortalecer sua pré-candidatura.

Secretaria de Assistência Social segue ofertando capacitações nos Quilombos

Mulheres do Quilombo Estrela contaram com a oficina de pintura em tecido. 20 mulheres da comunidade foram beneficiadas

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Quilombo realizou nos dias 18 e 25 de abril, 02 e 09 de maio o curso de pintura em tecido no Quilombo Estrela. 20 mulheres da comunidade foram beneficiadas com a oficina que também contribui com a geração de renda. Outras comunidades quilombolas serão beneficiadas ao longo do ano com mais capacitações.

A oficineira da SASDH e coordenadora das oficinas ministradas nos quilombos, Eva Braun falou sobre a iniciativa: “Essa oficina trazida pela Secretaria também serve como terapia ocupacional para mulheres que estão aqui e que apresentam quadros de depressão e ansiedade. Já percebemos uma melhora significativa no semblante delas. O curso, além de ensinar uma nova profissão ajuda as mulheres em suas questões pessoais. Isso é gratificante para nós”.

Para a agricultora e moradora da comunidade, Maria Eduarda, o curso contribui em diversos aspectos: “Como somos uma comunidade quilombola, a gente também quer aprender coisas diferentes pra que a gente tenha a oportunidade de vender esses produtos fora daqui. No meu caso que tenho ansiedade, também foi muito importante aprender algo novo e que me ajuda a passar o tempo”, comenta. A coordenadora do Cras Quilombo, Edvane Lopes, a coordenadora do SCFV do quilombo Wanderlucia Faustino, e a serviço gerais Fernanda Mendes também estiverem no encerramento da capacitação.

Fotos: Hilton Marques

DETRAN-PE: Simulador de direção é destaque em evento do Maio Amarelo

Dentro das ações do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) participou, na manhã de hoje (10), da abertura da campanha no Departamento de Estradas e Rodagens (DER), no bairro de Santo Amaro, Recife. Para o evento, o Detran-PE disponibilizou o simulador de direção, equipamento que reproduz as condições de condução de um veículo, com o motorista sob efeito de bebida alcoólica, como forma de conscientização.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, é uma das formas de educar e alertar a população para os riscos da mistura álcool e direção. Ainda na abertura, ele destacou o caráter educativo do Maio Amarelo, que consiste em “atividades que despertam a consciência dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para uma convivência harmoniosa nas ruas, avenidas e rodovias”.

O simulador De direção possui uma cabine que traz os mesmos componentes de um veículo. Tem volante, alavanca de marcha, pedais e monitores que apresentam imagens de ruas e avenidas. Por meio de uma programação, o trajeto mostra os caminhos pela ótica de um motorista embriagado, como percepção alterada, visão distorcida e falta de equilíbrio no controle da direção.

O Maio Amarelo é um movimento voltado para despertar na sociedade a necessidade de práticas seguras no tráfego de veículos. Este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e tem o slogan: “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”. É um movimento internacional voltado para a redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações, chamando a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito. Ao longo do mês o Detran-PE promove ações em todas as regiões do estado.