Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Transporte escolar em Pernambuco passa por fiscalização do TCE

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado, realizada entre os dias 2 e 11 deste mês, avaliou a qualidade e a segurança do serviço de transporte escolar oferecido aos alunos da rede pública nos 184 municípios de Pernambuco.

Ao todo, foram vistoriados 4.319 veículos por uma equipe de 95 auditores e analistas do TCE-PE. Por meio de checklists, eles verificaram a documentação, a idade e as condições dos veículos (faróis, lanternas, pneus, estepe, extintores de incêndio, bancos, cintos de segurança, entre outros itens); a adequação do modelo à finalidade; inclusive a habilitação dos condutores para a função e se havia autorização do DETRAN/PE para a prestação do serviço.

Os resultados foram comparados aos da Operação Transporte Escolar Seguro, realizada em abril do ano passado, que havia inspecionado apenas os veículos que fazem o transporte para escolas municipais. A boa notícia é que houve um avanço no quadro, em relação à fiscalização feita em 2022.

 WhatsApp Image 2023 05 11 at 14.35.45

|| RESULTADOS ||

De acordo com a fiscalização, nas escolas municipais, a maior parte do serviço era prestado por ônibus (44,25%) e 37,82% deles apresentavam idade entre 10 e 15 anos. Dos 3.273 veículos examinados, 10% apresentavam selo de inspeção emitido pelo DETRAN, enquanto apenas 4% haviam sido inspecionados pelo órgão em 2022. Em 82% dos casos, os pneus apresentavam bom estado de conservação e os cintos de segurança estavam em perfeitas condições em 61% dos veículos verificados. No ano anterior, os percentuais encontrados foram de 70% e 33% respectivamente. Observou-se, ainda, que 44% dos tacógrafos estavam em plena operação, quando na última auditoria o percentual foi de apenas 23%. Por fim, 63% dos condutores encontravam-se aptos a conduzir escolares e 81% deles portavam habilitação regular. Em 2022, apenas 38% e 79%, respectivamente, estavam nesta situação.

Pela primeira vez a frota estadual foi analisada pelo TCE. A avaliação foi feita em 475 veículos que prestavam o serviço em 43 municípios do Estado. Em sua maioria (41,19%), o transporte era feito por ônibus, e a idade dos veículos variava entre 10 e 15 anos em 41,4% dos casos. Do total verificado, 7% apresentavam selo de inspeção emitido pelo DETRAN, 58% estavam com os pneus em bom estado, 43% apresentavam cintos de segurança em ordem, e 32% estavam com os tacógrafos funcionando. Quanto aos condutores, 8% possuíam curso de formação para transportar os alunos e 12% portavam habilitação regular.

Os melhores desempenhos, segundo a auditoria, foram encontrados nas cidades de Toritama, Abreu e Lima, Itapissuma e Araçoiaba.

Elmar Pessoa, gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, lembrou a responsabilidade dos gestores municipais na solução do problema. Ele frisou que cabe aos gestores responsáveis implementar ações eficazes para melhorar, definitivamente, a atual realidade do transporte escolar no Estado.

“A situação melhorou bastante em relação à última auditoria, entretanto, precisa haver mais empenho para melhorar ainda mais esta realidade. Ainda é lamentável ver dinheiro público desperdiçado, pior ainda, o descaso à segurança e à vida de crianças e adolescentes, submetidos diariamente a um serviço de transporte irregular e de má qualidade, para terem cumprido o direito de acesso à escola. Não adianta melhorar o ensino e a estrutura das escolas quando o transporte dos estudantes ainda apresenta falhas”, concluiu.

Para Adriana Arantes, diretora de Controle Externo do TCE, os resultados mostraram a efetividade e a eficácia da atuação do Tribunal e o compromisso dos gestores públicos para melhorar as condições do transporte escolar. “A situação melhorou em alguns locais, mas ainda há muito o que se fazer. É um trabalho que não para por aqui. Vamos continuar monitorando as falhas e atuando em conjunto com os gestores para oferecer um serviço seguro e de qualidade aos alunos da rede pública”, destacou.

|| CONSEQUÊNCIAS ||

Relatórios com as informações coletadas serão encaminhados às prefeituras. Cabe aos conselheiros relatores de cada município determinar as medidas que serão adotadas para cobrar dos gestores a melhoria do serviço oferecido em suas localidades.

Conforme o caso, podem ser emitidos Alertas de Responsabilização, ou firmados Termos de Ajuste de Gestão com prazos e ações a serem implementadas pelos municípios. O não atendimento poderá levar à responsabilização e aplicação de multa aos prefeitos inadimplentes, incluindo o julgamento irregular das contas pelo TCE.

ll ATUAÇÃO ll

O TCE-PE também implementou outras ações para melhorar a qualidade da prestação do serviço, como o projeto “Transportando o Nosso Futuro” e a elaboração do Manual do Transporte Escolar, com um modelo de Contratação e Execução do Serviço de Transporte Escolar na gestão para reduzir os custos nesta área. Além disso, editou a Resolução TC nº 156/2021, regulamentando a contratação, o controle e a transparência da prestação dos serviços; e a Resolução TC nº 167/2022, com algumas medidas para garantir a segurança de alunos atendidos por esse tipo de transporte.

Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Tribunal em 2021 com a Escola de Contas, o governo do Estado e o grupo Neoenergia, para buscar soluções e aprimorar o serviço em Pernambuco.

O transporte é regulamentado pelo Código de Trânsito de Brasileiro (artigos 136 a 139), com os requisitos mínimos para a condução coletiva de escolares; pela Resolução CONTRAN nº 912/22, que define os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação; e pela Portaria DP nº 002 – DETRAN/PE, de 2009, que traz os critérios básicos para a expedição de autorização de circulação destinada aos veículos com esse fim.

Informações sobre os condutores e veículos escolares inspecionados foram fornecidas ao TCE, por meio de uma parceria com o departamento de trânsito, para cruzamento com os dados das prefeituras. O DETRAN também disponibiliza uma cartilha que orienta sobre como saber se o transporte escolar atende às normas de seguranç

Marconi Santana em reunião com IBGE: “Não queremos apontar culpados, estamos buscando uma solução”

Marconi Santana (prefeito de Flores) esteve reunido na manhã desta quinta-feira (11.05) com Genivaldo Júnior – Coordenador regional do IBGE. No primeiro momento, Marconi apresentou um levantamento realizado nas unidades escolares da rede municipal e estadual de ensino, Tribunal Regional Eleitoral – TRE e de pessoas que não foram contadas pelo IBGE em seu município.

O gestor de Flores ainda lembrou, “que tivemos uma grande perda no FPM, lá atrás em 2017… só no primeiro ano perdemos mais de R$ 2 milhões e de lá para cá estamos perdendo este valor, acrescido da inflação, justamente por esta questão populacional”, disse completando: E hoje qual é a nossa preocupação? Vamos perder recursos na saúde, os recursos vão diminuir, já que o IBGE apontou que tivemos uma perda de quase 2 mil habitantes”, externou.

Marconi encerrou dizendo que não está apontando um culpado, mas sim buscando uma solução para que não venha a sofrer uma grande perda. “Vamos continuar discutindo, com objetivo de encontramos um caminho prático e realista para a questão”, concluiu.

Participaram da reunião os secretários municipais, Ulisses Ferreira (agriitultura), Luciana Miranda (Meio Ambiente), Diana Vieira (secretária de educação) Júnior Campos (Governo), Rita de Cássia, presidente do COMDRESF – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Flores-PE.

Coluna do Finfa

Participou – O deputado federal, Lucas Ramos, participou da a diplomação de 20 novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ao lado da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, LUciana Santos, da Ministra da Saúde, Nísia Trindadee do professor Anderson Gomes, membro da ABC e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).“A cerimônia contou ainda com a homenagem ao epidemiologista Cesar Victora, agraciado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2023, a mais alta condecoração para um cientista brasileiro.Dos novos membros, 16 são titulares, brasileiros, e outros quatro são correspondentes, representantes de instituições estrangeiras. Já o Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2023, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reconheceu o extenso trabalho de Cesar Victora, que possui mais de 700 publicações, com destaque para a área de saúde infantil”, disse o deputado Lucas.

Agenda corrida – O Primeiro Secretária da Assembleia Legislativa de Pernambuco -Alepe, Gustavo Gouveia, cumpre nesta sexta-feira (12), uma agenda corrida no Moxotó e Sertão do Pajeú. Às 8 horas, toma café com o Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Siqueirinha e vereadores; às 12 horas almoça com o prefeito de Brejinho, Gilson Bento e realiza visitas no município; às 16 horas chega a cidade de Santa Terezinha, sendo recebido pelo prefeito Delson Lustosa, onde participa de visita e reuniões, encerrando às 19:30 horas janta com o prefeito de Tuparetama e lideranças políticas.Inaugurou – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, esteve inaguurando a ampliação do Centro de Especialidades e Diagnóstico Dr. Luís Lessa, no Bairro da Cohab II,onde agora passa a contar com mais de 15 especialidades médicas e de diagnóstico. “Já são mais de 17 serviços ofertados neste Centro! O nosso compromisso foi de cuidar das pessoas, trazer a verdadeira mudança, fazer o que não foi feito e reconstruir a nossa cidade”,disse o prefeito Sivaldo.

Hoje – O Governo de Flores agendou para esta sexta-feira (12.05), mais um momento de grandes entregas para os moradores do Povoado Matolotagem, que além de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde – UBS, construção de um vestiário para os atletas e instalação de um sistema adutor de abastecimento de água, a gestão municipal oficializa a entrega de pavimentação, praça e a reforma da Escola Municipal José Cirino de Carvalho, que ganhou um espaço coberto para atividades recreativas e pedagógicas.A cerimônia vai acontecer às 16h, e contará com a presença do prefeito município, Marconi Santana e autoridades locais.

Você sabia – Que a servidora estadual Irenilda Ramos de Brito Sá Magalhães (Galega Mariano), irmã do ex-deputado Antônio Mariano, foi nomeada ontem (11), pelo Governo do Estado, para o cargo de Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e Estágios no Instituto de Recursos Humanos – IRH. A publicação saí no Diário Oficial de Pernambuco.

Disse -“O Lafepe vem se destacando entre os laboratórios farmacêuticos do Brasil e hoje está inaugurando um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Ministério da Saúde. Há também uma nova área para a produção de suplementos, como a vitamina C, que já está na prateleira de todas as farmácias do laboratório no Estado. Então vamos continuar desenvolvendo pesquisa, ajudando o SUS e gerando mais emprego, renda e ciência”. (Governadora Raquel Lyra)

Vistoriando – O prefeito de Itapetim,AdelmoMoura, esteve visroriando os serviços depintura do pátio da feira livre. “Fechamos uma parceria com a empresa D&A Consult, por meio da Agência de Empreendedorismo, para capacitar os feirantes através do SEBRAE, desenvolver o projeto das novas bancas, planejar toda sinalização e identidade visual do pátio, bem como elaborar kits de fardamento, sacolas e outros.stá bem pertinho de inaugurarmos esse pátio que vai trazer grandes melhorias para todos!”, disse Adelmo, que estava acompanhado do secretário de Agricultura Júnio Moreira, do diretor de Infraestrutura Seu Dido, e do engenheiro Tássio Gonzalez.

Sou PSB – Uma fonte da cidade de São José do Egito, em contato com este blogueiro, afirmou que durante o evento no Parque Asa Branca de Toinho de João de Cicera, o Presidente da Câmara de Vereadores, João de Maria (foto), quando avistou a tropa do prefeito Evandro Valadares chegando ao evento, foi logo dizendo, “estou aqui mais sou socialista, sou PSB, sou 40”.Procede?

Frase – “Andreza é uma mulher jovem e militante da causa que já atua há anos em defesa dos animais. Ela está preparada para assumir a secretaria e cumprir a missão de ampliar as nossas ações na área”.(Prefeito do Recife João Campos)

Candidato único – A vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) aberta com a aposentadoria do conselheiro Carlos Porto será ocupada pelo advogado Eduardo Porto (foto), filho do ex-conselheiro e sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB). Eduardo foi o único inscrito ao cargo até às 18 horas desta quinta-feira (11), prazo dado pelo Regimento Interno da Casa. Ele não tem oponente. Conseguiu ter seu requerimento subscrito por mais de 10 deputados e será sabatinado em reunião na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), presidida por Antônio Moraes (PSDB), na próxima terça-feira (16). No mesmo dia, após os integrantes da CCLJ votarem pela sua indicação, o nome sabatinado e aprovado, segue para apreciação soberana do plenário.

Inaugura – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, inaugura nesta sexta-feira (12), obras de melhorias no Abatedouro Regional, será às 15 horas, no Km-3 da PE 320, no sentido a cidade de Tabira. O abatedouro Regional teve sua obra iniciada na gestão de Totonho Valadares e sua conclusão/inauguração na gestão de José Patriota, que contou, inclusive, com a presença do então Governador Eduardo Campos. Essa é a primeira reforma estrutural no equipamento desde então.

Perguntar não ofende – O ex-vereador Luiz Bisourão ainda é o administrador do Terminal Rodoviário de Afogados da Ingazeira?

Em agenda oficial na Alepe, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, garante R$ 200 mil para ações da pasta

Na manhã desta quinta-feira (11), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), Neilton Falcão, em agenda oficial, esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na capital pernambucana, em reunião com o deputado estadual, Doriel Barros. O encontro garantiu ao município de Garanhuns, R$ 200 mil em emendas para ações na zona rural.

Para Neilton, o envio da emenda ao Governo Municipal, mostra o compromisso e parceria do representante do legislativo para com a população garanhuese. “Quando a gente tem a vontade de cuidar do nosso povo é assim, com ação efetiva. O deputado Doriel, honrando o compromisso que lhe foi confiado pelos garanhuenses, faz jus e garante ao município, mais investimentos por meio da SDRMA”, destaca.

Para Doriel, a destinação do recurso, irá fortalecer o setor rural, gerando uma produção de qualidade. “O objetivo da emenda é o fortalecimento da agricultura familiar-agroecológica na cidade. Fazer isso em Garanhuns é muito importante. Eu acredito que, além de desenvolver a agroecologia, também iremos possibilitar uma dinamização da economia do município, potencializando o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo prefeito Sivaldo Albino e pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Neilton Falcão”, destaca.

A Prefeitura de Garanhuns tem avançado com diversas ações voltadas ao homem do campo, como por exemplo, o lançamento do Programa Municipal de Aração (PMA), ofertando ao pequeno produtor rural o serviço que auxilia na produção, além de aportes para programas como o Garantia-Safra. E vem muito mais por aí!

João Campos lidera corrida para 2024, afirma Real Time Big Data

O instituto Real Time Big Data divulgou ontem (11), um levantamento sobre as eleições de 2024 para a prefeitura do Recife. Além disso, questionou a avaliação do atual prefeito do Recife, da governadora Raquel Lyra e do presidente Lula entre os eleitores recifenses. O instituto ouviu 1.500 pessoas entre os dias 9 e 10 de maio, tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança.

Confira os números:

Cenário 1:

João Campos – 46%

João Paulo – 8%

Clarissa Tércio – 7%

Gilson Machado – 6%

Daniel Coelho – 6%

Dani Portela – 2%

Brancos/Nulos – 14%

Indecisos – 11%

Cenário 2:

João Campos – 45%

Priscila Krause – 12%

João Paulo – 8%

Clarissa Tércio – 7%

André Ferreira – 3%

Dani Portela – 1%

Brancos/Nulos – 12%

Indecisos – 12%

Cenário 3:

João Campos – 49%

Priscila Krause – 12%

João Paulo – 8%

Gilson Machado – 8%

Dani Portela – 2%

Brancos/Nulos – 16%

Indecisos – 13%

Cenário 4:

João Campos – 50%

Daniel Coelho – 8%

Gilson Machado – 8%

Dani Portela – 2%

Brancos/Nulos – 15%

Indecisos – 17%

Cenário 5:

João Campos – 51%

Daniel Coelho – 9%

André Ferreira – 8%

Dani Portela – 1%

Brancos/Nulos – 14%

Indecisos – 17%

Cenário 6:

João Campos – 51%

Priscila Krause – 13%

Daniel Coelho – 7%

André Ferreira – 3%

Dani Portela – 1%

Brancos/Nulos – 12%

Indecisos – 13%

Confira a rejeição múltipla

João Paulo – 37%

Gilson Machado – 32%

Clarissa Tércio – 31%

Daniel Coelho – 27%

Dani Portela – 26%

Priscila Krause – 26%

João Campos – 26%

Confira as aprovações dos governantes:

João Campos

Ótimo – 18%

Bom – 26%

Regular – 31%

Ruim – 17%

Péssimo – 4%

Indecisos – 3%

Aprova – 68%
Desaprova – 30%
Indecisos – 2%

Raquel Lyra

Ótimo – 10%

Bom – 26%

Regular – 32%

Ruim – 18%

Péssimo – 9%

Indecisos – 5%

Aprova – 58%
Desaprova – 29%
Indecisos – 13%

Lula

Ótimo – 12%

Bom – 19%

Regular – 39%

Ruim – 18%

Péssimo – 8%

Indecisos – 4%

Aprova – 62%
Desaprova – 36%
Indecisos – 2%

Procura por crédito do BNB para inovação triplica em um ano

O Banco do Nordeste (BNB) destinou R$ 1,64 bilhão a projetos de inovação em toda a sua área de atuação em 2022, cerca de R$ 1 bilhão a mais do que o contratado no ano anterior. Além disso, a instituição triplicou a quantidade de projetos financiados, passando de 276 em 2021 para 838 no ano passado.

Em Pernambuco, os empreendimentos receberam do BNB R$ 109 milhões em 2021 e 126 milhões em 2022 para inovarem em suas atividades. Os recursos podem ser usados na implementação de produtos ou serviços e melhoria tecnológica, contemplando aquisição de bens e capital de giro associado ao investimento.

De acordo com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a elevação da procura é indicativo de que as empresas situadas na área de atuação do Banco estão atentas a fatores como competividade, alcance de novos mercados e melhoria de eficiência. O executivo informa que o BNB reservou, inicialmente, para este ano, R$ 1,35 bilhão para financiar projetos de inovação, mas o crédito pode ser ampliado conforme o aumento da demanda. Para Pernambuco, estão previstos R$ 251 milhões.

“Para criar uma ambiência favorável à inovação, o BNB adota diferentes estratégias, como a atuação de seu Hub de Inovação, subvenção econômica para projetos inovadores, por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), e financiamento de projetos produtivos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Essas políticas refletem o compromisso do BNB em apoiar a inovação e o desenvolvimento econômico e social da Região”, afirma Câmara.

O BNB possui linha de crédito exclusiva para apoiar projetos inovadores, no campo e na cidade, chamada FNE Inovação. O objetivo é promover a inovação em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais nos empreendimentos. As taxas de juros para propostas no âmbito urbano estão entre 7,33% e 9,66% ao ano, e o prazo de pagamento pode chegar a 15 anos. No meio rural, os empreendedores têm acesso a taxas ainda mais baixas, entre 6,67% e 6,82% ao ano. As condições variam conforme localização, finalidade do projeto e porte do empreendimento.

Etene destaca diversidade de projetos

Pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) constatou a diversidade de projetos de inovação contemplados com financiamentos do Banco do Nordeste nos últimos dez anos. Entre eles, o estudo destaca os voltados para automação da irrigação das culturas agrícolas, geração de energia limpa, desenvolvimento de aplicativos para a educação, na área de serviços médicos, bem como para o comércio varejista, com a implementação de empreendimentos que operam o comércio on-line.

O gerente executivo da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Etene, Airton Saboya, ressalta a efetividade dos financiamentos do FNE Inovação, que contribuíram para aperfeiçoar produtos e serviços dos empreendimentos financiados pelo Banco, colaborando ainda para alavancar o faturamento das empresas beneficiadas com recursos do FNE.

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado apresenta Programa Transparência PE 

Durante o primeiro dia do I Seminário de Transparência e Participação Cidadã, realizado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, no auditório do SENAI, em Santo Amaro, Centro do Recife, a secretária da SCGE Érika Lacet apresentou o Programa Transparência Pernambuco, a ser implantado pelo Governo do Estado. O projeto agora será disponibilizado para consulta pública e participação cidadã no site da Controladoria, antes de ser revisado e ser viabilizado via decreto.

O novo programa cria o Comitê de Transparência no estado, composto por seis secretarias e pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação. Entre as ações previstas, estão a padronização dos sítios institucionais, a definição de uma Política de Dados Abertos para o estado, além da criação de indicadores de monitoramento da transparência da administração pública direta e indireta e da participação cidadã.

Os principais objetivos do Programa Transparência PE são aprimorar a transparência da estrutura do estado e aproximar o Poder Público e a sociedade civil. “A sociedade tem demandado cada vez mais espaços institucionais de interação com os órgãos e entidades da administração pública. Portanto, é preciso criar os ambientes para que a cultura de participação se desenvolva ainda mais”, explica a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet.

O Seminário de Transparência e Participação Cidadã pretende ser um marco anual de mobilização em Pernambuco com foco na realização de palestras, debates e outras ações de divulgação de ferramentas de transparência pública e participação social do poder público e da sociedade civil organizada. O evento, que acontece até a sexta (12), conta com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral de Goiás, Porto Digital, e as organizações da sociedade civil Fiquem Sabendo, Open Knowledge Brasil e Transparência Internacional.

O mês de maio foi escolhido para a realização do seminário na esteira do aniversário da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Federal nº 101, de 04 de maio de 2000), um marco no país que impulsionou a criação dos portais de transparência pelos entes públicos.

Prefeito Irlando Parabólicas visita o 1º Laboratório de Ciências do município

“O Laboratório foi adquirido para ajudar no desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”

Os alunos da Escola Municipal Professora Francisca Flor, em Santa Cruz da Baixa Verde foram beneficiados com a entrega do 1º Laboratório de Ciências e Tecnologia da Rede de Ensino. O prefeito José Irlando de Souza Lima conferiu o resultado do trabalho.

“Estamos deixando aqui um legado. É o 1º Laboratório de Ciência e Tecnologia que a gente implanta na nossa rede. Tem biologia, tem química, física, matemática, mas tem também a parte de tecnologia, robótica, um laboratório completo que reúne tudo o que se pode fazer de experimento e desenvolvimento para as crianças.”, detalhou o gestor municipal durante a visita.

Os novos espaços beneficiarão um total de 730 estudantes do 1º ao 9º Ano. E não só, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deseja que os laboratórios, possam favorecer alunos de outras escolas da rede. A implantação dos laboratórios para os alunos do 1º ao 9º ano faz parte das ações da gestão que tem como um dos pilares a inovação. As atividades desenvolvidas dentro de um ambiente de ciências e tecnologia ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a incluir digitalmente os estudantes.

Os laboratórios seguem um padrão e dispõem de uma metodologia de aprendizagem inovadora distribuída em quatro quadrantes: Robótica, Experimentação, Espaço Maker e Ciências. “Esses investimentos melhoram a qualidade pedagógica e o ambiente para a comunidade escolar. Incentivamos que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas”, pontuou Luciene Barbosa, Secretária de Educação e Cultura de Santa Cruz da Baixa Verde.

Para melhor funcionalidade dos laboratórios e seus equipamentos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura buscou parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e conseguiu aprovar um projeto na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com apoio e parceria do Professor Doutor Antônio Carlos.

Além do laboratório, a Escola Professora Francisca Flor tem 12 salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais, biblioteca, pátio multiuso, quadra poliesportiva, cozinha, banheiros, sala de professores, salas administrativas, almoxarifado, arquivo e estacionamento. A unidade atende alunos do 1º ao 9º ano.

Todas as oito escolas da Rede Municipal de Ensino já foram contempladas com melhorias na gestão atual. Só no ano de 2022 os investimentos ultrapassaram a soma de R$ 1.000.000,00 de reais. Confira abaixo:

OBRAS – Reformas das escolas municipais João Bosco Rodrigues de Souza, Artur Viana Ribeiro, Lenalda Marques da Costa e Creche Prefeito Armando Nunes da Silva, pinturas das escolas Professora Francisca Flor e Júlio Balbino dos Santos, pintura, reforma e ampliação da Escola Manoel Pedro da Silva e continuação da construção do novo prédio da Escola Otacílio Carlos de Alencar.

EQUPAMENTOS PEDAGÓGICOS – Laboratório de Robótica, Mapoteca, Tenda da Cultura, Laboratório de Matemática, Projeto Hora do Soninho, Brinquedoteca, Projeto de Interação Social, Espaço Cultural Infantil, Projeto Base Educacionais, Projeto Biblioteca nas Escolas, entre outros.

Justiça rejeita denúncia contra ex-prefeito do Recife Geraldo Julio e mais 10 por supostos crimes no combate à Covid

A Justiça Federal de Pernambuco rejeitou denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) e outras dez pessoas por supostos crimes cometidos no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Geraldo Julio tinha sido denunciado por supostos falsidade ideológica, uso de papéis falsificados e perturbar ato em procedimento licitatório.

A denúncia foi feita no dia 14 de fevereiro e rejeitada em decisão judicial desta terça (9). O pedido de abertura da ação penal foi oferecido no inquérito da Operação Desumano, da Polícia Federal.

A investigação é relativa à contratação de uma ONG, chamada Instituto Humanize, localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para gerir um hospital de campanha municipal no bairro da Imbiribeira, na zona sul da capital pernambucana, durante a fase crítica da pandemia.

A investigação da Polícia Federal, segundo o MPF, concluiu que os denunciados desviaram mais de R$ 4 milhões das verbas para o combate à Covid-19 no contrato com o Instituto Humanize.

Na decisão em que rejeitou a denúncia, o juiz Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, da 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, apontou falhas na denúncia feita pelo Ministério Público.

O juiz do caso também apontou contradições entre laudos utilizados para cravar o valor de aplicação de recursos não comprovados no enfrentamento à Covid-19 no Recife. Para o magistrado, há divergências em documentos da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado também sobre possíveis despesas superfaturadas.

“Em suma, no sentir deste juízo, diante das lacunas apontadas, os laudos que instruem a denúncia não se revelam hábeis a demonstrar, de forma suficiente, o cometimento do desvio, quiçá no valor de R$ 4.272.370,64”, diz o juiz.

O magistrado também disse que pediu informações adicionais ao MPF antes da decisão e que o órgão respondeu que mais detalhes poderiam ser acrescentados durante a fase de instrução criminal, após eventual aceitação.

O juiz também citou que o MPF, embora possa abrir mão dessa prerrogativa, não fez oitivas dos investigados e que depoimentos foram solicitados em momento posterior ao oferecimento da denúncia com a finalidade de apurar o crime de associação criminosa. Para o magistrado, a escuta dos investigados poderia trazer elementos que contribuíssem para a investigação.

“O inquérito data dos idos de 2020, portanto, após decorridos mais de dois anos do início das apurações, sem justificativa aparente, mais da metade dos ora denunciados não foram ouvidos em sede policial”.

O juiz também apontou ausência da análise dos dados fiscais e bancários por parte do MPF.

“A análise dos dados bancários e patrimoniais dos denunciados e de demais documentos relacionados, inclusive notas de empenho, salvo melhor juízo, se apresentam relevantes para a compreensão dos fatos, podendo fomentar ou não as ilações e conjecturas acusatórias quanto à suposta prática dos crimes apresentados, além da competência da Justiça Federal”, diz o juiz.

“Neste cenário, reputo que a denúncia tal como posta não se mostra madura, tampouco apta a sustentar o início da ação penal, ao menos por ora”, escreveu o juiz.

O magistrado também disse que não há impeditivo para eventual apresentação de nova denúncia, desde que, na sua visão, com “lastro probatório suficiente”.

Segundo os autos do inquérito, as investigações começaram após uma representação feita pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco ao MPF que apontava irregularidades na dispensa de licitação.

O Ministério Público de Contas afirmou, à época, que a ONG não teria estrutura para desempenhar as funções.

Além de Geraldo Julio, foram acusados o ex-secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, o ex-assessor da prefeitura Felipe Soares Bittencourt, o ex-secretário de Governo do Recife João Guilherme Ferraz e o empresário Paulo Magnus.
Também foram denunciados: Mônica Lisboa da Costa Vasconcelos, então gerente-geral de Regulação da prefeitura; Luciana Lima Pinheiro Caúla Reis, então diretora-executiva de Assuntos Jurídicos; Jorge Luís Miranda Vieira, então secretário municipal de Planejamento; Marconi Muzzio Pires de Paiva Carvalho, então secretário de Administração do município; Jairo Luís Flores e Ana Carolina Spinelli.

“Os oito primeiros (Geraldo Julio, Jailson Correia, Felipe Bittencourt, Mônica Lisboa, Luciana Caúla, João Guilherme Ferraz, Jorge Vieira e Marconi Muzzio) [valeram-se] dos cargos que ocupavam, fraudaram diversos atos do processo de dispensa 115/2020, tendo, para tanto, inserido informações ideologicamente falsas em documentos públicos e particulares posteriormente utilizados no aludido processo de dispensa, com o intuito de alterar a verdade sobre fatos juridicamente relevantes”, disse a peça judicial do MPF, agora rejeitada pela Justiça.

Os procuradores mencionaram na denúncia um relatório da PF que apontou o ex-prefeito Geraldo Julio como suposto comandante dos atos investigados.

“De fato, a menção ao ex-prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho como articulador dos fatos criminosos atinentes à fraude ao processo de dispensa foi consubstanciada a partir do Relatório de Análise de Material Apreendido, datado de 01/02/2022, portanto, após o ex-prefeito deixar o cargo de prefeito do Recife”, afirmou a peça do MPF.