Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Eleição de Conselheiro do TCE-PE: Rodrigo terá 32 votos disse fonte da Alepe

Uma fonte da segura da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, em conversa com este blogueiro agora há pouco, disse que o placar da votação para Conselheiro do Tribunal de Contas,que vai acontecer na próxima terça-feira (23),  já está definido.

“Rodrigo Novaes terá 32 votos e será o novo Conselheiro do TCE-PE, quem vai assumir sua vaga e encontra-se trabalhando muito o sucesso de Rodrigo, é o querido da Alepe, Diogo Moraes”, concluiu a fonte,

Afogados agora tem atendimento especializado para o público LGBTQIA+

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Combate a Homofobia, a Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira implanta um serviço exclusivo de atendimentos ao público LGBTQIA+.

É mais uma forma de cuidado e acolhimento que o município fornece, com atendimentos e profissionais capacitados para o público LGBTQIA+.

Dentre os diversos serviços ofertados estão o acolhimento ERSIDA, o atendimento médico, testagem rápida, acompanhamento clínico, bem como o encaminhamento para outros serviços. O atendimento será na Unidade Básica de Saúde Mandacaru I, todas às sextas-feiras, das 14h às 16h30.

Os serviços foram visitados nesta sexta (19), pelo Prefeito Sandrinho Palmeira e pelo secretário municipal de saúde, Artur Amorim. Presenças da secretária de Assistência social, Madalena Leite, da vereadora Gal Mariano, gestores e profissionais de saúde.

“Hoje é a inauguração de um serviço muito importante, que começa aqui na mandacaru, de forma pioneira, mas que será ampliado para as demais unidades de saúde. Atendimento específico para essa população que muitas vezes é estigmatizada e sofre preconceito. Essa foi uma das demandas oriundas da conferência municipal de saúde, onde a população trouxe essa reivindicação,” afirmou o secretário de saúde de Afogados, Artur Amorim.

A vereadora Gal Mariano parabenizou a gestão municipal pela inciativa. “É fundamental ter esse olhar diferenciado, esse cuidado, essa sensibilidade com um público que precisa de um cuidado especializado,” destacou Gal.

Outro que prestigiou a atividade foi Gerson Carvalho, Presidente do grupo LGBTQI+ Filhos do Pajeú. “Enquanto vida tiver continuarei lutando. E hoje celebramos essa conquista, com a nossa participação nos conselhos de políticas municipais, e agora com a inauguração desse serviço,” destacou Gérson.

“A gente agradece aos parceiros dessa luta, na efetivação de direitos e no cumprimento de uma das pautas que estavam no plano de governo que apresentamos à sociedade, garantindo um atendimento especializado, humanizado, de acolhimento ao público LGBTQI+,” avaliou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Governadora Raquel Lyra inaugura UTI Cardiológica Pediátrica do Imip

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (19), um novo espaço para o atendimento especializado de Terapia Intensiva em Cardiologia Pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), situado na área central do Recife. O setor é composto por 10 leitos de UTI cardiológica para crianças e foi construído com recursos oriundos do Governo do Estado da ordem de R$ 2,3 milhões.
Na ocasião, a chefe do Executivo estadual ressaltou que o espaço será importante para reduzir a espera por cirurgias dessa especialidade, pois expande em 40% o número de leitos. “É um novo centro para atender as crianças com necessidade de UTI Cardiológica Pediátrica, com equipamentos de última geração e muita segurança. A expectativa é de quase dobrar a capacidade de cirurgias cardíacas em crianças no Imip para reduzir a espera e amenizar o sofrimento das famílias”, ressaltou a governadora. 
 
Antes, o atendimento de Terapia Intensiva de Cardiologia Pediátrica do Imip era realizado em seis leitos na área da UTI pediátrica geral, que recebe também crianças com outros tipos de patologias. Agora, além destes seis leitos, houve o acréscimo de quatro novos leitos e a criação de um espaço reservado exclusivamente para esta especialidade.
“A gente aumenta a capacidade de atender, especialmente às crianças com cardiopatia congênita, e aumenta também a complexidade da cirurgia”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
O serviço de Cardiologia Pediátrica do Imip é uma referência nacional no tratamento dos problemas cardíacos da infância para crianças do SUS, inclusive no transplante cardíaco pediátrico. “Além de ampliar o atendimento, será possível aumentar a complexidade dos procedimentos, evitando que as crianças precisem ir para outros estados”, disse o cirurgião cardíaco pediátrico do Imip, Fernando Moraes.

Prefeitura do Recife anuncia a construção de nova creche na Ilha do Joaneiro

A ampliação da oferta de vagas em creches é um dos principais compromissos da Prefeitura do Recife, que tem realizado ações concretas para transformar a realidade do ensino na cidade. Desde o início da gestão, em 2021, a capital pernambucana já ampliou  em 3.116 o número de vagas nesta etapa de ensino, o que representa um crescimento de 48% na quantidade já ofertada na Rede Municipal do Recife, saltando de 6,5 mil para 9,6 mil atualmente. E esse número vai aumentar ainda mais. No final da tarde desta sexta-feira (19), o prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para o início das obras da construção da Creche Escola Amadeu Clementino, na Ilha do Joaneiro, no bairro do Torreão, zona norte da cidade. 

“Aqui na Ilha do Joaneiro, ainda durante a campanha, assumimos esse compromisso de construir uma creche para a comunidade. E, agora, a gente pode voltar e ver que, o que a gente sonhou e o que a comunidade cobrou, está saindo do papel. E esta é uma semana muito importante, porque atingimos a marca de 3 mil novas vagas de creches abertas na nossa cidade nos últimos dois anos. Quando nós prometemos dobrar o número de vagas em creches, muita gente achou que era uma conversa pra boi dormir, assim como muita gente duvidou que a gente ia fazer essa creche aqui. Todos dizem que a educação é prioridade. Mas, nem todos fazem da educação uma prioridade, como nós estamos fazendo aqui no Recife. São 100 obras simultâneas na educação da nossa cidade. Além disso, estamos finalizando o maior concurso público da história da educação da cidade, com 1 mil vagas para professores – um grande reforço para a formação das nossas crianças e jovens”, destacou João Campos, ao lembrar que a nova unidade de ensino é um sonho antigo da comunidade e um dos principais compromissos assumidos, ainda durante a campanha, com os moradores da Ilha do Joaneiro.

Com investimentos na ordem de R$ 2 milhões e com a oferta de mais de 250 novas vagas para a educação infantil, a Creche Municipal da Ilha do Joaneiro será construída na Rua Professor Othon Paraíso e contará com uma estrutura composta por doze salas de aula, contemplando turmas do berçário ao grupo V, diretoria, secretaria, sala dos professores, refeitório, pátio, banheiros, lactário, área de convivência e playground. “Toda essa estrutura vai proporcionar um ambiente moderno e confortável para as nossas crianças. Os espaços são pensados exclusivamente para esta faixa etária e adequados para uma melhor aprendizagem”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

A pensionista Albaneide Gomes, conhecida como Dona Bainha, de 74 anos, era casada com Amadeu Clementino, que dá nome a futura nova creche. Ela agradeceu a homenagem da Prefeitura do Recife ao companheiro já falecido. “Meu marido, eu e outras pessoas fundamos uma associação para defender as comunidades daqui, foram muitos anos de luta. E, hoje, eu estou muito feliz. Essa creche era um sonho nosso. Eu nem esperava que fosse feita, mas como o Prefeito garantiu e está mostrando que vai fazer, estou muito alegre”. Dona Bainha nasceu na casa em que mora até hoje na Ilha do Joaneiro.

Para a autônoma Maria Luíza do Nascimento, de 19 anos, moradora da Ilha do Joaneiro, uma nova creche no bairro vai ser positiva para toda a comunidade e para ela mesma, já que tem uma filha pequena. “Essa construção é muito importante, porque não temos nenhuma creche aqui ainda. Vai ser muito bom ter uma creche perto de casa, perto de tudo. A gente vai ter confiança em deixar os filhos numa creche da Prefeitura e a gente vai trabalhar com tranquilidade”, comentou ela.

A construção da nova unidade infantil faz parte do Infância na Creche, programa que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife. A meta é criar 7 mil novas vagas até o final de 2014 e, para isto, estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões em um grande pacote de obras para a construção e ampliação de unidades de ensino em toda a cidade. O Infância na Creche envolve quatro eixos: construção de novas unidades; ampliação de unidades já existentes na Rede Municipal de Ensino do Recife; creches em parceria com instituições sem fins lucrativos; e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Para destravar obra, Governo de PE marca para junho audiência pública do licenciamento da duplicação da BR-423

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), oficializou a divulgação, nesta sexta-feira (19), do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da duplicação da BR-423. O empreendimento foi um dos pontos discutidos na reunião entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com o objetivo de destravar os trâmites para o andamento da obra, seguindo todas as regras, a CPRH prepara uma Audiência Pública nos dias 6 e 7 de junho de 2023, com a participação da sociedade civil, para tratar sobre o licenciamento ambiental da obra. 
 
“Estive hoje com o ministro Renan e acertamos um esforço conjunto para tirar a obra da BR-423 do papel. A nossa gestão está empenhada para que esse pleito antigo do nosso Estado se transforme em realidade e desenvolvimento para Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
 
De acordo com o edital de divulgação, fica estabelecido um prazo de 45 dias, a contar da publicação nesta sexta (19) no Diário Oficial, para recebimento de comentários relativos ao EIA/RIMA. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no início do segundo semestre. O EIMA/RIMA foi produzido pelo DNIT e está disponível no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br). O documento vai embasar os estudos de licenciamento ambiental a serem realizados pela órgão estadual, necessários para autorizar o início da obra.
 
A primeira etapa da adequação viária da BR-423 contemplará uma extensão total de 67,92 km, no segmento situado entre o km 18,20 – entroncamento BR-232 em São Caetano – ao km 86,12 (Lajedo). O trecho completo que será duplicado atravessa os municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Calçado, Jupi, Jucati e São João, todos na região Agreste, chegando até Garanhuns. 
 
A duplicação da malha viária da BR-423 vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.

Juiz designa membro da UVP para dar prosseguimento às eleições

Nesta sexta-feira (19), o juiz da Seção B da 1ª vara Cível da Capital, Cláudio Malta de Sá Barreto Sampaio, cumpriu a determinação do Desembargador, Dr. Bartolomeu Bueno, após anulação da eleição da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, designando como interventor, que dará andamento ao processo eleitoral da entidade, o Senhor Paulo dos Santos Tavares, Membro da Comissão Eleitoral.

Eleição forçada
De acordo com o magistrado, a comissão eleitoral da UVP tinha ciência da decisão judicial do último dia 31 de março que suspendeu a realização do pleito, mas, ainda assim, optou pelo descumprimento e deu prosseguimento à escolha da nova diretoria, tendo, na ocasião, reconduzido o presidente da Câmara Municipal de Gravatá, Léo do Ar (PSDB), para mais um mandato, à frente do biênio 2023-2024.

Léo do Ar foi multado em R$ 50 mil por ter desacatado a recomendação do Tribunal de Justiça e, posteriormente teve a multa dobrada para R$ 100 mil, além de fixar penalidade diária em R$ 10 mil ao parlamentar caso a UVP homologasse o resultado e desse posse à nova diretoria.

O vereador ainda recebeu multa de R$ 13 mil por atentar contra a dignidade da Justiça ao alegar que não tomou conhecimento da ordem para cancelar a eleição.

“A documentação acostada aos autos demonstra que houve reiterado descumprimento ao comando judicial por parte do agravado, que tenta ludibriar este juízo, ao afirmar que não fora intimado da decisão de urgência que determinava a suspensão da assembleia para a eleição da diretoria e do conselho fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco”, pontuou o desembargador Bartolomeu Morais.

Guilherme Uchoa Jr reafirma compromisso com os pernambucanos e retira sua candidatura para o TCE-PE

Quero tornar público a minha decisão e de todo nosso grupo político de manter fortalecido nosso mandato em Brasília. Temos muito a construir e defender a nossa bandeira de luta no Congresso Nacional. Com isso, anuncio que deixo a disputa pela vaga do TCE e desejo aos deputados muita responsabilidade na escolha e ao eleito que honre o legado da Casa de Contas de Pernambuco que é uma referência nacional.

Sem mais, agradeço a Deus, à minha família, amigos e e em especial aos meus colegas deputados estaduais por todo apoio.

Nosso trabalho ainda renderá muitos frutos para Pernambuco, seguimos com a nossa missão e o mesmo compromisso.

Após articulação nacional, governadora Raquel Lyra garante Transnordestina em Pernambuco

Pernambuco será reintegrado ao projeto da Transnordestina, com o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), após uma ampla articulação da governadora Raquel Lyra com o governo federal, deputados federais e estaduais. “Essa é uma excelente notícia para Pernambuco. A ferrovia Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para a integração e o desenvolvimento do Nordeste, pois integrará nossa região aos quatro cantos do Brasil, intensificando a produção e a competitividade da nossa economia”, destacou a governadora ao comemorar a decisão.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu a reintegração da Transnordestina a Pernambuco durante reunião de trabalho com a governadora, a vice-governadora Priscila Krause e dez secretários estaduais, no Palácio do Campo das Princesas. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros. O Governo Federal assegurou que vai entrar em tratativas com a concessionária responsável pelo projeto da Transnordestina para captar investidores privados para o ramal em Pernambuco.

“Vamos seguir em busca de investimentos privados. Mas, se não tiver, o presidente Lula já tomou a decisão de incluir o trecho de Salgueiro até Suape no plano de investimentos federais para garantir que a obra ande com recursos públicos. Isso permite que Pernambuco seja inserido na estratégia de desenvolvimento do Nordeste”, ressaltou o ministro.

Outras obras – Durante o encontro também foram abordadas outras obras estruturadoras para Pernambuco, como a duplicação da BR-423, entre os municípios de São Caitano e Garanhuns, no Agreste, e a manutenção da BR-232 e da BR-104, principal eixo viário de escoamento do Polo de Confecções do Agreste, com fluxo médio de 17 mil veículos por dia. O Arco Metropolitano, corredor rodoviário que vai conectar a BR-408 à BR-101, também foi discutido na reunião. “Com esse pacote de investimentos, acredito que Pernambuco vai avançar ainda mais, em parceria com o governo federal. Todo mundo fazendo a sua parte, a gente constrói um Brasil melhor”, finalizou Renan Filho.

Os secretários estaduais que participaram do encontro foram Túlio Vilaça (Casa Civil), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), José Wilson de Paula (Fazenda), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos), Érika Lacet (Controladoria-Geral), Bianca Teixeira (Procuradoria-Geral), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Filho; o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José de Anchieta dos Santos; o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Euclides Bandeira; e o superintendente regional do DNIT, Leandro Teixeira; também estiveram presentes.

Fotos: Miva Filho/Secom

Prefeitura do Recife entrega duas ciclofaixas na cidade

Rotas Paissandu e Marquês do Paraná totalizarão mais 5,5 quilômetros de extensão à malha cicloviária da cidade, realizando ligações importantes no Centro e na Zona Norte
default
Ampliando cada vez mais a oferta de mobilidade ativa para a população, a Prefeitura do Recife – através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) – inaugura mais duas rotas cicláveis na cidade: as ciclofaixas Paissandu e Marquês do Paraná. Ao todo serão mais 5,5 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas, realizando conexões importantes no Centro do Recife e na Zona Norte.

A ciclofaixa Paissandu vai ligar a Avenida Agamenon Magalhães ao Centro do Recife. Serão quatro quilômetros de extensão, começando pela Paissandu, passando pelas Ruas Dom Bosco, Visconde de Goiana, Barão de São Borja, Rua Velha, Ponte Velha, Rua da Aurora e Floriano Peixoto. “Será um reforço na conexão do Bairro da Boa Vista com o Centro da cidade, também com um novo acesso por mais uma ponte em nossa cidade”, explica o gerente geral de mobilidade humana da CTTU, Antônio Henrique.

Já a ciclofaixa Marquês de Paraná terá 1,5 quilômetro de extensão. O percurso inicia-se na Marquês de Paraná, passando pelas Ruas Fernando Allain e a pista local da Avenida Agamenon Magalhães, no trecho entre as Avenidas João de Barros e Norte. “Para esse projeto foi necessária a transformação, para sentido único, de um trecho da via local da Agamenon Magalhães, no sentido que vai da João de Barros para a Avenida Norte. Fizemos pesquisas que demonstraram o baixo fluxo de veículos na direção contrária e, para garantir uma ciclofaixa segura e protegida, optamos pela inversão do trânsito”, informa Antônio Henrique.

Com as duas novas rotas, o Recife chegará a 180 quilômetros de malha cicloviária. A ampliação das rotas cicláveis tem sido um fomento importante à mobilidade ativa. Com esses projetos o Recife possui 174,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 627% desde 2013, quando havia 24 km. A estrutura cicloviária conta, ainda, com mais de mil vagas para estacionamentos de bicicletas disponíveis na cidade, além de fiscalização e ações educativas para respeitar os ciclistas e garantir segurança viária.

Fotos: Samuel Caetano/CTTU

CTTU promove ordenamento do trânsito em eventos do final de semana

Corrida Night Run e Marcha da Maconha provocarão mudanças na circulação na área central do Recife, neste sábado (20)

A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) participará do ordenamento viário em dois eventos que acontecerão na área central do Recife, no próximo sábado (20). Agentes e orientadores estarão nas ruas para acompanhar a corrida Night Run e a Marcha da Maconha, garantindo a segurança viária de atletas e pedestres.

A Marcha da Maconha terá início às 14h, saindo da Rua da União e seguindo pelas Ruas João Lira, Rua da Saudade, Avenida Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Rua do Observatório e chegando à Praça do Arsenal, onde o evento está previsto para ser encerrado às 19h. Já a Night Run será realizada das 18h às 20h, com percurso entre o Cais da Alfândega e o Cais José Estelita.

No domingo (21), haverá uma Mini Maratona do Coren. O percurso será na Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e Cais do Apolo, com retorno pelo mesmo caminho. A saída será às 7h e os bloqueios serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Os agentes e orientadores da CTTU acompanharão os percursos dos dois eventos, e os bloqueios e desvios de trânsito serão desfeitos tão logo ambos estejam finalizados.